SIM 9 Flashcards
“Na” é a combinação da preposição “em “ com o artigo definido “a”.
VERDADE
não usamos o artigo definido antes do pronome “todo”
VERDADE
gerúndio indica uma ação gradual, que ocorre gradualmente, aos poucos.
VERDADE
DECRETO No 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017.
Os estabelecimentos de leite e derivados são classificados em:
granja leiteira;
posto de refrigeração;
usina de beneficiamento;
fábrica de laticínios; e
queijaria.
DECRETO No 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017.
granja leiteira:
estabelecimento destinado à produção, ao pré-beneficiamento, ao beneficiamento, ao envase, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição de leite para o consumo humano direto, podendo também elaborar derivados lácteos a partir de leite exclusivo de sua produção, envolvendo as etapas de:
pré- beneficiamento, beneficiamento, manipulação, fabricação, maturação, ralação, fracionamento, acondicionamento, rotulagem, armazenagem e expedição.
usina de beneficiamento:
estabelecimento destinado à recepção, ao pré-beneficiamento, ao beneficiamento, ao envase, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição de leite para o consumo humano direto, facultando-se a transferência, a manipulação, a fabricação, a maturação, o fracionamento, a ralação, o acondicionamento, a rotulagem, a armazenagem e a expedição de derivados lácteos, sendo também permitida:
a expedição de leite fluido a granel de uso industrial.
Não se pode afirmar que na fábrica de laticínios ocorra pré-beneficiamento do leite.
VERDADE
Os testes para tuberculose para certificação de propriedade livre podem ser iniciados em animais a partir de 6 semanas, com intervalo de 6 a 12 meses.
VERDADE
O teste cervical simples é recomendado para gado de leite com objetivo de rastrear a doença. Sob caso inconclusivo após realização do teste cervical simples, devem ser submetidos a realização do teste cervical comparativo em um período de 60 a 90 dias.
dessensibilização em testes de tuberculinização significa um período em que, após o teste, um animal, mesmo sendo tuberculoso, não apresentará reação alguma se for submetido a um novo teste de tuberculinização. Na prática, significa que:
Para realizar novo teste, será preciso aguardar no mínimo 60 dias.
No período de dessensibilização, o animal será considerado, se for feito o teste, como falso-negativo.
- mínimo 60 dias para um novo teste.
- no período de dessensibilização a capacidade do animal ter uma resposta à injeção de tuberculina fica diminuída. O animal pode ter a doença, porém não responder ao teste.
O transporte transmembrana pode ser dividido em dependente e independente de proteínas transmemrana.
Difusão simples = processo de transporte transmembrana que independe de proteínas.
Nele, o soluto se move através da bicamada lipídica, ao longo de seu gradiente de concentração. Não há gasto de energia.
O transporte dependente de proteínas transmembrana pode ser dividido em dois grandes grupos: Transporte passivo/difusão facilitada E Transporte ativo:
Transporte passivo/difusão facilitada: movimento espontâneo do soluto através da membrana, por um canal ou proteína de transporte, ao longo de seu gradiente de concentração. Não há gasto de energia.
Transporte ativo: movimento do soluto através da membrana, contra seu gradiente de concentração. É realizado por proteínas transportadoras especiais (muitas vezes chamadas de bombas), que utilizam alguma fonte de energia no processo.
No Box de insensibilização, a amperagem do choque é feita em:
alta voltagem e baixa amperagem (0,5 a 2 amp).
As principais células efetoras da imunidade inata são: macrófagos, neutrófilos, células dendríticas, células Natural Killer (NK) e células linfóides inatas (ILCs).
VERDADE
As células linfóides inatas (ILCs) são uma parte do sistema imune inato, mas se desenvolvem a partir da linhagem linfóide. Elas necessitam de receptores de reconhecimento de padrões e receptores reorganizados, e com isso não podem direcionar diretamente as respostas específicas do antígeno.
As células NK (Natural Killer) são um tipo de linfócitos citotóxicos necessários para o funcionamento do sistema imunitário inato. Têm um papel importante no combate a infecções virais e células tumorais.
LINFÓCITOS B: Papel na imunidade humoral e é um essencial componente do Sistema imune adaptativo. A função principal é a:
síntese de anticorpos contra antígenos. Os linfócitos B ao serem ativados, podem sofrer diferenciação em plasmócitos ou células B de memória.
LINFÓCITOS T: representam a maior parte dos linfócitos sanguíneos e originam-se de células-tronco na medula óssea, porém, antes de se diferenciar completamente, eles migram para o timo onde, por fim, terminam seu processo de maturação. Fazem parte da resposta imune adaptativa. No timo, os linfócitos T diferenciam-se em diferentes subpopulações:
- linfócitos T-helper / célula T-helper: estimulam a transformação dos linfócitos B em plasmócitos.
- T-supressora: linfócitos T-supressores inibem as respostas humoral e celular e apressam o término da resposta imunitária.
- T-citotóxica (células NK – natural killer).