Remuneração e Salário Flashcards
Remuneração e Salário não significam a mesma coisa. Dentro da remuneração, há o salário e as gorjetas. Salário está dentro da remuneração. Dentro do salário, há o salário básico, comissões, adicionais, gratificações legais etc. O salário se refere à situação em que o empregador paga ao empregado. O salário é de responsabilidade do empregador. O terceiro é quem paga as gorjetas.
certo ou errado
certo
Remuneração= Salario e gorjeta
Salario= salario basico e comissoes e adicionais e gratificações legais
Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais,
além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber
certo ou errado
certo
Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados.
certo ou errado
certo
As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de serviço ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remuneração do empregado, não servindo de base de cálculo para as parcelas de avisoprévio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado.
certo ou errado
certo
Se o trabalhador recebe salário e gorjetas, tudo é considerado para o valor de férias, porque tem como base a remuneração. O 13º salário é calculado com base na remuneração de dezembro, por isso, as gorjetas irão constar no valor. O FGTS é calculado pela remuneração, o que também inclui gorjeta. Todavia, há parcelas que são apenas calculadas sobre o salário e a gorjeta não entra no cálculo: aviso prévio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado.
certo ou errado
certo
A estimativa das gorjetas é anotada na CTPS
certo ou errado
certo
As anotações concernentes à remuneração devem especificar o salário, qualquer que seja sua forma de pagamento, seja êle em dinheiro ou em utilidades, bem como a estimativa da gorjeta.
certo ou errado
certo
Salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas
necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;
certo ou errado
certo
a) características do salario minimo
• Imperatividade: o salário mínimo decorre de norma imposta pelo Estado e deve ser respeitada
• Generalidade: não há categoria que esteja excluída de sua incidência. Qualquer tipo de trabalhador está dentro da proteção do salário mínimo. Quem trabalha uma jornada cheia tem direito a receber um salário mínimo
a) características do salario minimo
• Irrenunciabilidade: o empregado não pode renunciar o direito ao salário mínimo se ele trabalha a jornada padrão da categoria. Há profissões que possuem jornadas especiais previstas em lei.
• Intransacionabilidade: o salário mínimo não pode ser transacionado, nem mesmo por norma coletiva. Não se pode firmar cláusulas em que o salário seja menor do que o nacional unificado. Esse tipo de cláusula é nulo.
b) o que integra o salário-mínimo? Apenas o salário-base?
A verificação do respeito ao direito ao salário-mínimo não se apura pelo confronto isolado do salário-base com o mínimo legal, mas deste com a soma de todas as parcelas de natureza salarial recebidas pelo empregado diretamente do empregador.
Na realidade, existem determinadas parcelas que não se podem usar para dizer que chegou no salário mínimo. É o caso do salário condição, é o trabalho que se recebe por trabalhar em condições específicas. O adicional de insalubridade, por exemplo, é recebido por estar trabalhando em condições insalubres. Logo, ele não entra na conta para completar ao salário mínimo. Esse também é o caso do adicional de periculosidade, adicional noturno.
certo ou errado
certo
o pagamento de salário inferior ao mínimo quando a jornada pactuada for inferior à legalmente contratada
O normal é ganhar 1 salário mínimo por 8h por dia, 44h por semana. ao trabalhar 4h por dia, 22h por semana, é possível ganhar ½ de salário mínimo, porque o valor hora está sendo respeitado
I – Havendo contratação para cumprimento de jornada reduzida, inferior à previsão constitucional de oito horas diárias ou quarenta e quatro semanais, é lícito o pagamento do piso salarial ou do salário mínimo proporcional ao tempo trabalhado.
certo ou errado
certo
Na Administração Pública direta, autárquica e fundacional não é válida remuneração de empregado público inferior ao salário mínimo, ainda que cumpra jornada de trabalho reduzida. Precedentes do Supremo Tribunal Federal
certo ou errado
certo
É devido o salário mínimo ao trabalhador em domicílio, considerado este como
o executado na habitação do empregado ou em oficina de família, por conta de empregador que o remunere
certo ou errado
certo
Quando o salário-mínimo mensal do empregado a comissão ou que tenha direito a percentagem for integrado por parte fixa e parte variável, ser-lhe-á sempre garantido o salário-mínimo, vedado qualquer desconto em mês subsequente a título de compensação.
certo ou errado
certo
Quando o salário for ajustado por empreitada, ou convencionado por tarefa ou
peça, será garantida ao trabalhador uma remuneração diária nunca inferior à do salário mínimo por dia normal da região, zona ou subzona.
certo ou errado
certo
Salário-base ou contratual
É o valor básico, sem qualquer outro acréscimo
Sobre -salário é o conjunto das outras parcelas que não estão incluídas no salário básico
certo ou errado
certo
Nula é a cláusula contratual que fixa determinada importância ou percentagem para atender englobadamente vários direitos legais ou contratuais do trabalhador. Salario complessivo
certo ou errado
certo
o pagamento do repouso semanal em conjunto com o salário não tem sido considerado salário complessivo.
certo ou errado
certo
Nessa esteira, a jurisprudência dessa Corte firmou entendimento de que não caracteriza salário complessivo o pagamento do adicional de insalubridade e/ou periculosidade embutido no salário contratual quando autorizado por meio de negociação coletiva
certo ou errado
certo
O salário-condição é o salário pago para o trabalho em condições especiais, singulares.
Ex.: adicional de insalubridade, por trabalhar em lugar insalubre. Quando se elimina a condição insalubre, deixa-se de receber o adicional.
É possível que a lei estabeleça um piso e um salário profissão. Para a profissão específica, se vai receber pelo menos um valor especificado. Esse piso está respeitando, pelo menos, o salário mínimo. Geralmente, a lei estabelece um valor maior, devido a complexidade da profissão
certo ou errado.
Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador
certo ou errado
certo
As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.
certo ou errado
certo
Como regra, o adicional é salarial.– adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;
certo ou errado
certo
Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua
natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
certo ou errado
certo
é possível estar sujeito a agentes químicos, biológicos ou físicos. Eles podem ser
nocivos à saúde. Ex.: hidrocarbonetos, agentes biológicos, frio. No entanto, não é
automático, porque algumas situações precisam ser respeitadas.
Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
certo ou errado
certo
O Ministério do Trabalho aprovará o quadro das atividades e operações insalubres e adotará normas sobre os critérios de caracterização da insalubridade, os limites de tolerância aos agentes agressivos, meios de proteção e o tempo máximo de exposição do empregado a esses agentes
certo ou errado
certo
As normas referidas neste artigo incluirão medidas de proteção do organismo do trabalhador nas operações que produzem aerodispersóides tóxicos, irritantes, alérgicos ou incômodos.
certo ou errado
certo
O trabalho executado em condições insalubres, em caráter intermitente, não afasta, só por essa circunstância o direito à percepção do respectivo adicional.
certo ou errado
certo
O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.
certo ou errado
certo
INSALUBRIDADE Grau máximo = 40%, Grau médio = 20%, Grau mínimo = 10%. Não existe a figura do salário-mínimo regional. O salário mínimo é nacionalmente unificado.
Salvo nos casos previstos na Constituição, o salário mínimo não pode ser usado comoindexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado, nem ser substituído por decisão judicial.
CERTO OU ERRADO
CERTO
Uniformizou o entendimento no sentido de que, mesmo após a edição da Súmula Vinculante n. 4, enquanto não houver lei ou norma coletiva prevendo nova base de cálculo para o adicional de insalubridade, o salário mínimo é o parâmetro a ser adotado
CERTO OU ERRADO
CERTO
Exposição a mais de um agente insalubre
Nesse caso, utiliza-se o de grau mais elevado, não havendo cumulação.
certo ou errado
certo
A eliminação da insalubridade mediante fornecimento de aparelhos protetores aprovados pelo órgão competente do Poder Executivo exclui a percepção do respectivo adicional.
certo ou errado
certo
O simples fornecimento do aparelho de proteção pelo empregador não o exime do pagamento do adicional de insalubridade. Cabe-lhe tomar as medidas que conduzam à diminuição ou eliminação da nocividade, entre as quais as relativas ao uso efetivo do equipamento pelo empregado.
certo ou errado
certo
A eliminação ou a neutralização da insalubridade ocorrerá:
I – com a adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;
II –com a utilização de equipamentos de proteção individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância.
A reclassificação ou a descaracterização da insalubridade, por ato da
autoridade competente, repercute na satisfação do respectivo adicional, sem ofensa a direito adquirido ou ao princípio da irredutibilidade salarial.
certo ou errado
certo
Quando o agente é retirado da lista de produtos nocivos, descaracteriza-se a insalubridade, refletindo no adicional.
O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.
certo ou errado
certo
Não basta a constatação da insalubridade por meio de laudo pericial para que o empregado tenha direito ao respectivo adicional, sendo necessária a classificação da atividade insalubre na relação oficial elaborada pelo Ministério do Trabalho.
certo ou errado
certo
Ausente previsão legal, indevido o adicional de insalubridade ao trabalhador em atividade a céu aberto, por sujeição à radiação solar
certo ou errado
certo
Tem direito ao adicional de insalubridade o trabalhador que exerce atividade exposto ao calor acima dos limites de tolerância, inclusive em ambiente externo com carga solar, nas condições previstas no Anexo 3 da NR 15 da Portaria n. 3214/78 do TEM
certo ou errado
certo
radião solar= nao tem direito
CARGA SOLAR= tem direito
A higienização de instalações sanitárias de uso público ou privado de qualquer tamanho de circulação, e a respectiva coleta de lixo, por se equiparar à limpeza em residências e escritórios, enseja o pagamento de adicional de insalubridade em grau médio, incidindo o disposto no Anexo 1
certo ou errado
errado
publico ou COLETIVO
nao é qualquer tamanho é GRANDE circulação
grau MAXIMO
por NAO se equipararem
Estar exposto a maneira intermitente pode gerar direito ao adicional de insalubridade
certo ou errado
certo
São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador.
certo ou errado
certo
São atividades ou operações perigosas
I – inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;
II – roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial
CERTO OU ERRADO
CERTO
São atividades ou operações perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta.
CERTO OU ERRADO
CERTO
Os empregados que operam em bomba de gasolina têm direito ao adicional de periculosidade
CERTO OU ERRADO
CERTO
A exposição do empregado à radiação ionizante ou à substância radioativa enseja a percepção do adicional de periculosidade, pois a regulamentação ministerial ao reputar perigosa a atividade, reveste-se de plena eficácia, porquanto expedida por força de delegação legislativa contida no art. 200, caput, e inciso VI, da CLT. No período de 12.12.2002 a 06.04.2003, enquanto vigeu a Portaria n. 496 do Ministério do Trabalho, o empregado faz jus ao adicional de insalubridade.
CERTO OU ERRADO
CERTO
não é devido o adicional de periculosidade a trabalhador que, sem operar o equipamento móvel de Raios X, permaneça, habitual, intermitente ou eventualmente, nas áreas de seu uso.
CERTO OU ERRADO
CERTO
É devido o pagamento do adicional de periculosidade ao empregado que desenvolve suas atividades em edifício (construção vertical), seja em pavimento igual ou distinto daquele onde estão instalados tanques para armazenamento de líquido inflamável, em quantidade acima do limite legal, considerando-se como área de risco toda a área interna da construção vertical
CERTO OU ERRADO
CERTO
O trabalho exercido em condições perigosas, embora de forma intermitente, dá direito ao empregado a receber o adicional de periculosidade de forma integral, porque a Lei n. 7.369, de 20.09.1985, não estabeleceu nenhuma proporcionalidade em relação ao seu pagamento
CERTO OU ERRADO
CERTO
Tem direito ao adicional de periculosidade o empregado exposto permanentemente ou que, de forma intermitente, sujeita-se a condições de risco. Indevido, apenas, quando o contato dá-se de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido
CERTO OU ERRADO
certo
A jurisprudência desta Corte pacificou entendimento no sentido de que a exposição ao gás GLP, mesmo que pelo período aproximado de cinco minutos, não pode ser configurada como contato eventual ou por tempo extremamente reduzido, em razão da possibilidade de explosões ocorrerem em fração de segundos
certo ou errado
certo
O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário com os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.
certo ou errado
ERRADO
SEM ACRESCIMOS RESULTANTES DE GRATIFICAÇÕES E ETC
INSALUBRIDADE = 40,20,10
PERICULOSIDADE = 30 FIXO
É assegurado ao Bombeiro Civil:
III – adicional de periculosidade de 30% (trinta por cento) do salário mensal sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa;
O adicional de periculosidade incide apenas sobre o salário básico e não sobre este acrescido de outros adicionais.
CERTO OU ERRADO
CERTO
O adicional de periculosidade do empregado eletricitário, contratado sob a égide da Lei n. 7.369/1985, deve ser calculado sobre a totalidade das parcelas de natureza salarial. Não é válida norma coletiva mediante a qual se determina a incidência do referido adicional sobre o salário básico.
CERTO OU ERRADO
CERTO
A alteração da base de cálculo do adicional de periculosidade do eletricitário promovida pela Lei n. 12.740/2012 atinge somente contrato de trabalho firmado a partir de sua vigência, de modo que, nesse caso, o cálculo será realizado exclusivamente sobre o salário básico, conforme determina o § 1º do art. 193 da CLT
CERTO OU ERRADO
CERTO
Antes de 2012 a periculosidade dos eletricitarios era calculada sobre todas as parcelas salariais, agora somente sobre o salario basico
certo ou errado
certo
Não é válida a cláusula de acordo ou convenção coletiva de trabalho fixando o adicional de periculosidade em percentual inferior ao estabelecido em lei e proporcional ao tempo de exposição ao risco, pois tal parcela constitui medida de higiene, saúde e segurança do trabalho, garantida por norma de ordem pública
certo ou errado
certo
O adicional de periculosidade, pago em caráter permanente, integra o cálculo de indenização e de horas extras.
certo ou errado
certo
As horas extras consideram as parcelas de natureza salarial. O adicional de periculosidade é salarial
certo ou errado
certo
Serão descontados ou compensados do adicional outros da mesma natureza eventualmente já concedidos ao vigilante por meio de acordo coletivo
certo ou errado
certo