Da alteração do contrato de trabalho Flashcards
Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
certo ou errado
certo
Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança.
certo ou errado
certo
A alteração de que trata o § 1o deste artigo, com ou sem justo motivo, não assegura ao empregado o direito à manutenção do pagamento da gratificação correspondente, que não será incorporada, independentemente do tempo de exercício da respectiva função.
certo ou errado
certo
Ao empregador é permitido transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio .
certo ou errado
errado
nao é permitido
Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, independente de que esta decorra de real necessidade de serviço.
certo ou errado
errado
QUANDO DECORRA DE REAL NECESSIDADE
É licita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado.
certo ou errado
certo
Em caso de necessidade de serviço o empregador poderá transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, não obstante as restrições do artigo anterior, mas, nesse caso, ficará obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 20% (vinte por cento) dos salários que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situação. As despesas resultantes da transferência correrão por conta do empregador.
certo ou errado
errado
25 por cento
Exceção a regra do mutuo consentimento Alterações nitidamente benéficas ao empregado (ex.: aumento salarial, redução de jornada sem prejuízo do salário, concessão cesta básica voluntariamente etc.).
Exceção ao muto consentimento: Alterações decorrentes de imposição legal ou decorrentes de norma coletiva, desde que a norma seja constitucional e não haja invalidade da norma coletiva.
Exceção ao muto consentimento: Exercício do jus variandi: é o poder que o empregador possui de reorganizar a sua dinâmica produtiva, promovendo alterações que entenda cabíveis quanto às condições e formas de exercício do trabalho de seus empregados.
jus variandi
Modificações permitidas:
c.1) modificações na estrutura funcional da empresa;
c.2) modificações em aspectos da remuneração;
c.3) modificações do local da prestação de serviços.
Limitações do Jus Variandi:
a) o próprio contrato de trabalho, incluindo eventual regulamento;
b) os direitos fundamentais do trabalhador;
c) os princípios gerais do Direito, os constitucionais e os específicos do Direito do Trabalho;
d) a moral e os bons costumes;
e) as normas coletivas;
f) as regras heterônomas estatais
O princípio do direito de resistência consiste em resistir às ações do empregador que tenta se valer do jus variandi de forma injusta.
certo ou errado
certo
Se um empregado for transferido para um lugar onde ele tenha que mudar seu domicílio, é necessário haver concordância
certo ou errado
certo
Presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, sem comprovação da necessidade do serviço
certo ou errado
certo