PED 2 - Aleitamento, Crescimento e desenvolvimento Flashcards
Se o RN estiver em aleitamento materno exclusivo, as suas fezes tendem a ser mais _____________ (amolecidas/endurecidas) devido à maior quantidade de __________.
Se o RN estiver em aleitamento materno exclusivo, as suas fezes tendem a ser mais amolecidas devido à maior quantidade de lactose.
A gordura do leite materno, diferentemente do leite de vaca, é composta por ácidos graxos de cadeia ______ (longa/média/curta).
A gordura do leite materno, diferentemente do leite de vaca, é composta por ácidos graxos de cadeia longa.
O ferro contido no leite materno é mais biodisponível para o RN devido à presença de ___________ que impede que as bactérias que metabolizam ferro o consumam.
O ferro contido no leite materno é mais biodisponível para o RN devido à presença de lactoferrina que impede que as bactérias que metabolizam ferro o consumam.
Diferentemente do colostro que apresenta mais proteína do soro, eletrólitos e vitamina A (cor amarelada), o leite maduro apresenta mais ________ e _________.
Diferentemente do colostro que apresenta mais proteína do soro, eletrólitos e vitamina A (cor amarelada), o leite maduro apresenta mais lactose e gordura.
Por que a mãe deve ser estimulada a permitir que o bebê esvazie toda a mama?
Para que ele consuma o leite posterior que é mais rico em gordura, promovendo maior saciedade e ganho ponderal adequado.
O leite materno ordenhado pode ser conservado em pote de vidro fervido por 15 minutos.
Em geladeira, o leite deve ser consumido em até _____ horas. Congelado, o leite dura até ______ dias e deve ser descongelado em banho maria fora do fogo no momento do consumo.
O leite materno ordenhado pode ser conservado em pote de vidro fervido por 15 minutos.
Em geladeira, o leite deve ser consumido em até 12 horas. Congelado, o leite dura até 15 dias e deve ser descongelado em banho maria fora do fogo no momento do consumo.
O leite humano ordenhado deve ser oferecido em ___________ (mamadeira/copinho) para a criança.
O leite humano ordenhado deve ser oferecido em copinho para a criança.
Na impossibilidade de aleitamento materno, deve-se preferir o(a) __________ ou, em última instância, o(a) ________________.
Na impossibilidade de aleitamento materno, deve-se preferir o(a) fórmula infantil ou, em última instância, o(a) leite de vaca.
Quando houver a necessidade de se utilizar o leite de vaca, ele deve ser diluído na proporção ___ parte(s) de leite para ____ parte(s) de água potável quando o RN for menor do que ____ meses. Além disso, deve-se acrescentar uma colher de ______ (chá/café/sopa) de óleo de cozinha.
Quando houver a necessidade de se utilizar o leite de vaca, ele deve ser diluído na proporção 2 parte(s) de leite para 1 parte(s) de água potável quando o RN for menor do que 4 meses. Além disso, deve-se acrescentar uma colher de chá de óleo de cozinha.
V ou F
O aleitamento materno deve ser iniciado na sala de parto.
Verdadeiro (quando isso for possível).
Descreve a técnica de posicionamento da criança para a amamentação.
Posicionamento para a amamentação
- Criança bem apoiada
- Cabeça e tronco no mesmo eixo
- corpo próximo ao da mãe
- Rosto de frente para a mama
Descreve a técnica de pega areolar da criança para a amamentação.
pega areolar da criança para a amamentação
- Boca bem aberta
- Lábio inferior evertido
- Aréola mais visível acima da boca
- Queixo toca a mama
V ou F
Na presença de fissuras mamilares e ingurgitamento mamário, recomenda-se que a mãe ordenhe um pouco do leite antes da criança iniciar a mamada.
Verdadeiro
V ou F
Recomenda-se exposição dos mamilos ao sol para o tratamento das fissuras mamilares.
Falso.
Recomenda-se exposição dos mamilos ao sol para a prevenção das fissuras mamilares.
Compressas frias _________ (estimulam/inibem) a lactogênese.
Compressas frias inibem a lactogênese.
Domperidona e metoclopramida ___________ (estimulam/inibem) a lactogênese.
Domperidona e metoclopramida estimulam a lactogênese.
Cabergolina ___________ (estimula/inibe) a lactogênese.
Cabergolina inibe a lactogênese.
Quais são as contraindicações absolutas ao aleitamento materno?
contraindicações absolutas ao aleitamento materno
- HIV
- HTLV
- Psicose puerperal
Cite contraindicações relativas ao aleitamento materno.
contraindicações relativas ao aleitamento materno
- Herpes simples (se vesículas no mamilo)
- CMV (se infecção < 30-32 sem)
- Varicela (esperar fase de crostas)
- Sarampo (após isolamento materno por 4 dias)
- D. Chagas (se houver lesões sangrantes ou parasitemia)
- Hanseníase (se houver lesões e não tiver sido tratada)
V ou F
Tuberculose pulmonar é uma contraindicação absoluta de amamentação.
Falso.
V ou F
Tuberculose mamária é uma contraindicação absoluta de amamentação.
Verdadeiro
V ou F
COVID-19 é uma contraindicação absoluta de amamentação.
Falso.
A única doença do lactente que contraindicada o aleitamento materno de maneira absoluta é o(a) __________.
A única doença do lactente que contraindicada o aleitamento materno de maneira absoluta é o(a) galactosemia.
Quais são os principais medicamentos contraindicados de maneira absoluta durante a lactação?
principais medicamentos contraindicados de maneira absoluta durante a lactação
- Amiodarona
- Imunossupressores/citotóxicos
- Radiofármacos
- Linezolina
- Ganciclovir
V ou F
Para iniciar a alimentação complementar, a criança deve ser capaz de sustentar a cabeça, o pescoço e o tronco.
Verdadeiro.
Prescreva a suplementação de ferro para um RN que nasceu com 950 g.
suplementação de ferro para um RN que nasceu com 950 g
- 4 mL/kg/dia de Fe no primeiro ano
- 1 mL/kg/dia de Fe no segundo ano
Prescreva a suplementação de ferro para um RN que nasceu com peso 1.420 g.
suplementação de ferro para um RN que nasceu com peso 1.420 g
- 3 mL/kg/dia de Fe no primeiro ano
- 1 mL/kg/dia de Fe no segundo ano
Prescreva a suplementação de ferro para um RN que nasceu prematuro com peso de 3000 g.
suplementação de ferro para um RN que nasceu prematuro com peso de 3000 g
- 2 mL/kg/dia de Fe no primeiro ano
- 1 mL/kg/dia de Fe no segundo ano
RNs a termo e peso de nascimento > 2.500 devem receber suplementação de ferro a partir de ____ meses. Todos os outros RNs devem receber suplementação de ferro a partir de _______ dias.
RNs a termo e peso de nascimento > 2.500 devem receber suplementação de ferro a partir de 3 meses. Todos os outros RNs devem receber suplementação de ferro a partir de 30 dias.
A partir da primeira semana de vida, até os 12 meses, recomenda-se ______ UI/dia de vitamina. No segundo ano, recomenda-se ______ UI/dia de vitamina.
A partir da primeira semana de vida, até os 12 meses, recomenda-se 400 UI/dia de vitamina. No segundo ano, recomenda-se 600 UI/dia de vitamina.
Quando indica-se aleitamento com fórmula infantil, deve-se orientar o preparo da fórmula na proporção de 1 medida de preparado para 30 mL de água.
O volume final de cada mamada pode ser estimado multiplicando-se o peso da criança por ______ mL.
Quando indica-se aleitamento com fórmula infantil, deve-se orientar o preparo da fórmula na proporção de 1 medida de preparado para 30 mL de água.
O volume final de cada mamada pode ser estimado multiplicando-se o peso da criança por 30 mL.
A higiene oral da criança deve ser iniciada precocemente. Atualmente, recomenda-se utilizar pequenas quantidades de pasta de dente _____ (com/sem) fluor de quantidade equivalente a um grão de arroz até 12 meses e um grão de ervilha até que a criança consiga cuspir.
A higiene oral da criança deve ser iniciada precocemente. Atualmente, recomenda-se utilizar pequenas quantidades de pasta de dente com fluor de quantidade equivalente a um grão de arroz até 12 meses e um grão de ervilha até que a criança consiga cuspir.
De acordo com o MS, qual é o calendário de consultas pediátricas de puericultura?
calendário de consultas pediátricas de puericultura pelo MS
- 1 semana
- 1 mês
- 2 meses
- 4 meses
- 6 meses
- 9 meses
- 12 meses
- 18 meses
- 24 meses
- Após, anualmente
O canal de crescimento é a maneira pela qual estimamos a estatura final da criança com base na estatura dos pais.
Quais são as fórmulas para prever a estatura final de uma criança?
Canal de crescimento
- Meninos: (Epai + Emae + 13) /2
- Meninas: (Epai - 13 + Emae) /2
Sobre o desenvolvimento da dentição, espera-se que os incisivos centrais inferiores apareçam com ______ meses de idade e que os incisivos centrais superiores apareçam com _____ meses de idade.
Sobre o desenvolvimento da dentição, espera-se que os incisivos centrais inferiores apareçam com 5-7 meses de idade e que os incisivos centrais superiores apareçam com 6-8 meses de idade.
Ausência completa de dentição primária, i. e., bebê sem erupção dentária até os 13 meses, pode indicar condições mórbidas subjacentes. Cite pelo menos duas condições que levam à ausência completa de dentição primária.
ondições que levam à ausência completa de dentição primária
- Idiopática (mais comum)
- hipotireoidismo
- hipoparatiroidismo
- história familiar
No primeiro ano de vida, espera-se que o bebê tenha um ganho de peso mensal de ______ g no 1o trimestre, ______ g no 2o trimestre, ______ g no 3o trimestre e ______ g no 4o trimestre.
Desse modo, espera-se que o bebê duplique de peso aos _______ meses e triplique de peso aos _______ meses.
No primeiro ano de vida, espera-se que o bebê tenha um ganho de peso mensal de 700 g no 1o trimestre, 600 g no 2o trimestre, 500 g no 3o trimestre e 400 g no 4o trimestre.
Desse modo, espera-se que o bebê duplique de peso aos 4-5 meses e triplique de peso aos 12 meses.
Ao final do primeiro ano, a estatura do bebê cresce 50%. No primeiro semestre, espera-se um crescimento de _____ cm e no segundo semestre espera-se um crescimento de ____ cm.
Ao final do primeiro ano, a estatura do bebê cresce 50%. No primeiro semestre, espera-se um crescimento de 15 cm e no segundo semestre espera-se um crescimento de 10 cm.
Sabe-se que o crescimento do perímetro cefálico é mais rápido do que o crescimento em peso e em estatura.
No primeiro ano, espera-se que o PC aumente em 12 cm, de modo que seja _____ cm/mês no 1o trimestre, _____ cm/mês no 2o trimestre e _____ cm/mês nos 3o e 4o trimestres.
Sabe-se que o crescimento do perímetro cefálico é mais rápido do que o crescimento em peso e em estatura.
No primeiro ano, espera-se que o PC aumente em 12 cm, de modo que seja 2 cm/mês no 1o trimestre, 1 cm/mês no 2o trimestre e 0,5 cm/mês nos 3o e 4o trimestres.
Sabemos que os diferentes tipos de crescimento não são simultâneos.
Em relação aos crescimentos somático, neural, linfoide e genital, qual é o único desses tecidos que cresce desproporcionalmente durante a idade escolar e regride durante a puberdade?
único tecido que cresce desproporcionalmente durante a idade escolar e regride durante a puberdade
Crescimento linfoide
De acordo com a OMS, a adolescência vai dos ____ aos ____ anos de idade. O estatuto da criança e do adolescente (ECA), entretanto, define que a adolescência está entre ____ e _____ anos.
De acordo com a OMS, a adolescência vai dos 10 aos 20 anos de idade. O estatuto da criança e do adolescente (ECA), entretanto, define que a adolescência está entre 12 e 18 anos.
Determine o período esperado de puberdade para meninas e meninos.
Períodos de puberdade
- Meninas: 8-13 anos
- Meninos: 9-14 anos
O primeiro sinal clínica da puberdade feminina é a _________ que corresponde ao ____ de Tanner.
O primeiro sinal clínica da puberdade feminina é a telarca que corresponde ao M2 de Tanner.
Neste estágio, não há evidência visível de mama, mas é possível palpar o broto mamário.
Ordene cronologicamente as fases do desenvolvimento sexual feminino quanto à menarca, pubarca e telarca.
Cronologia do desenvolvimento sexual feminino
- Telarca (M2)
- Pubarca (P2)
- Menarca
No menino, o primeiro sinal clínico de puberdade é o(a) ______________ que corresponde ao ___ de Tanner.
No menino, o primeiro sinal clínico de puberdade é o(a) aumento testicular ≥ 4 mL que corresponde ao G2 de Tanner.
Pela definição, puberdade precoce precisa conter algum caractere sexual secundário associado a _____________.
Pela definição, puberdade precoce precisa conter algum caractere sexual secundário associado a crescimento acelerado.
Só o caractere sexual secundária configura puberdade incompleta ou parcial.
Se a puberdade precoce for de causa central ela será __________ (isossexual/contrassexual).
Se a puberdade precoce for de causa central ela será isossexual.
A puberdade precoce periférica pode ser iso ou contrassexual, dependendo da causa.
Define-se atraso puberal quando os achados clínicos e puberdade não são encontrados em meninas maiores de ____ anos e meninos maiores de ____ anos.
Define-se atraso puberal quando os achados clínicos e puberdade não são encontrados em meninas maiores de 13 anos e meninos maiores de 14 anos.
Síndrome de ___________ é uma das causas de hipogonadismo hipogonadotrófico. Ela manifesta-se com hipo/anosmia, perda auditiva, retardo inleectual, manchas café com leite, agenesia renal e micropênis.
Síndrome de Kallmann é uma das causas de hipogonadismo hipogonadotrófico. Ela manifesta-se com hipo/anosmia, perda auditiva, retardo inleectual, manchas café com leite, agenesia renal e micropênis.
A Síndrome de Prader-Willi é uma causa de hipogonadismo ____________ (hipogonadotrófico/hipergonadotrófico).
A Síndrome de Prader-Willi é uma causa de hipogonadismo hipogonadotrófico.
Clínica de Sd. de Prader-Willi
- Obesidade precoce
- Falta de saciedade
- Deficiência intelectual
- Hipotonia
- Micropênis
A Síndrome de _____________ é uma causa de hipogonadismo hipergonadotrófico na qual os meninos apresentam envergadura maior do que a estatura.
A Síndrome de Klinefelter (47, XXY) é uma causa de hipogonadismo hipergonadotrófico na qual os meninos apresentam envergadura maior do que a estatura.
A Síndrome de _____________ é uma causa de hipogonadismo hipergonadotrófico na qual as meninas apresentam disgenesia gonadal, pescoço alado e baixa estatura.
A Síndrome de Turner (45, X) é uma causa de hipogonadismo hipergonadotrófico na qual as meninas apresentam disgenesia gonadal, pescoço alado e baixa estatura.
Determine os reflexos esperados para cada uma das idades listadas abaixo.
- Até 1m: _______________
- Até 2m: _______________
- Até 3-4m: _______________
- Até 4-6m: _______________
- Até 15m: _______________
Determine os reflexos esperados para cada uma das idades listadas abaixo.
- Até 1m: Extensor suprapúbico e reflexo extensor cruzado
- Até 2m: reflexo da marcha
- Até 3-4m: Tonico cervical assimétrico, preensão palmar, cutâneo plantar em extensão
OBS: cutâneo-plantar em flexão aparece aos 12m
- Até 4-6m: Moro, sucção
- Até 15m: Prensão plantar
o bebê começa a sustentar a cabeça com movimentos pendulares aos ____ m de idade.
Aos ____ m, ele já sustenta a cabeça sem os movimentos pendulares.
o bebê começa a sustentar a cabeça com movimentos pendulares aos 3 m de idade.
Aos 4 m, ele já sustenta a cabeça sem os movimentos pendulares.
Aos ____ m, o bebê já é capaz de rolar e aos ____ m ele consegue sentar-se sozinho sem apoio e pode engatinhar.
Aos 6-7 m, o bebê já é capaz de rolar e aos 9-10 m ele consegue sentar-se sozinho sem apoio e pode engatinhar.
Aos ____ m, o bebê já consegue andar com apoio e aos ___ m ele não precisará no apoio para andar.
Aos 12 m, o bebê já consegue andar com apoio e aos 15 m ele não precisará no apoio para andar.
Com ___ m, o bebê consegue acompanhar objetos por até 90o. Aos ____ m, ele expande essa habilidade para 180o.
Com 1 m, o bebê consegue acompanhar objetos por até 90o. Aos 2 m, ele expande essa habilidade para 180o.
Aos ___ m, o bebê consegue pegar objetos, mas ainda se trata de uma pega cubital. A pega radial aparece aos ____ m e a pinça polegar-dedo aparece aos _____ m.
Aos 4 m, o bebê consegue pegar objetos, mas ainda se trata de uma pega cubital. A pega radial aparece aos 6-7 m e a pinça polegar-dedo aparece aos 9-10 m.
A pinça completa de polpas digitais está presente aos _____ m.
A pinça completa de polpas digitais está presente aos 12 m.
Aos ____ m, a criança já consegue fazer uma linha vertical com o lapis. A linha horizontal só vai ser feita aos _____ m e o desenho da cruz só vai aparecer aos ____m.
Aos 15 m, a criança já consegue fazer uma linha vertical com o lapis. A linha horizontal só vai ser feita aos 24 m e o desenho da cruz só vai aparecer aos 36m.
A menarca costuma acontecer ______ anos após a telarca.
A menarca costuma acontecer 2-2,5 anos após a telarca.
O sorriso social aparece aos ____ m, mas aos ____ m a criança começa a estranhar pessoas que não fazem parte do seu núcleo familiar.
O sorriso social aparece aos 2 m, mas aos 9-10 m a criança começa a estranhar pessoas que não fazem parte do seu núcleo familiar.
Sobre o desenvolvimento de linguagem.
A criança começa a vocalizar aos ____ m e começa a experimentar consoantes aos _____ m.
Aos _____ m, ela fala polissílabos organizados (“mama” e “papa”), mas ainda sem significado. As primeiras palavras com significado vão ser observadas aos ____ m.
Sobre o desenvolvimento de linguagem.
A criança começa a vocalizar aos 2 m e começa a experimentar consoantes aos 3 m.
Aos 9-10 m, ela fala polissílabos organizados (“mama” e “papa”), mas ainda sem significado. As primeiras palavras com significado vão ser observadas aos 12 m.
Aos _____ m, a criança começa a formar frases com sujeito, verbo e objeto e aos ____ m ela já reconhece o seu nome completo.
Aos 24 m, a criança começa a formar frases com sujeito, verbo e objeto e aos 30 m ela já reconhece o seu nome completo.
A Síndrome de Down é causada pela trissomia do cromossomo ____.
A Síndrome de Patau é causada pela trissomia do cromossomo ____.
A Síndrome de Edwards é causada pela trissomia do cromossomo ____.
A Síndrome de Down é causada pela trissomia do cromossomo 21.
A Síndrome de Patau é causada pela trissomia do cromossomo 13. (13 = PT = Pa_T_au)
A Síndrome de Edwards é causada pela trissomia do cromossomo 18.
Qual é o cariótico da síndrome de Turner?
síndrome de Turner = 45, X
A causa mais comum de deficiência intelectual é a síndrome _____________.
A causa mais comum de deficiência intelectual é a síndrome do X frágil.