HEM 2 - Leucemias e mieloma Flashcards
Qual é o câncer mais comum em crianças?
câncer mais comum em crianças
LLA
Qual é a leucemia típica de adultos?
leucemia típica de adultos
LMA
Qual é a leucemia típica de idosos?
leucemia típica de idosos
LLC
As leucemias agudas representam o bloqueio __________ (precoce/tardio) de células hematopoiéticas, enquanto que as leucemias crônicas representam o bloqueio __________ (precoce/tardio) dessas células.
As leucemias agudas representam o bloqueio precoce (linhagens jovens/imaturas) de células hematopoiéticas, enquanto que as leucemias crônicas representam o bloqueio tardio (linhagens maduras) dessas células.
O diagnóstico das leucemias agudas é feito pela observação de ___________ nas medula óssea ≥ ____%.
O diagnóstico das leucemias agudas é feito pela observação de blastos nas medula óssea ≥ 20%.
Os dois métodos que são utilizados na prática clínica para observação do ambiente intramedular são: biópsia e aspirado (mielograma).
A biópsia é utilizada para avaliar a _______________ e o aspirado é utilizado para avaliar a ____________.
Os dois métodos que são utilizados na prática clínica para observação do ambiente intramedular são: biópsia e aspirado (mielograma).
A biópsia é utilizada para avaliar a celularidade (%) e o aspirado é utilizado para avaliar a morfologia/tipos celulares.
A LMA acomete mais frequentemente indivíduos adultos.
O subtipo M2 é o mais comum entre os subtipos de LMA e tipicamente manifesta-se com ________. O subtipo M3 pode apresentar _______ e os subtipos M4 e M5 apresentam, tipicamente, ______________.
A LMA acomete mais frequentemente indivíduos adultos.
O subtipo M2 é o mais comum entre os subtipos de LMA e tipicamente manifesta-se com cloroma. O subtipo M3 pode apresentar CIVD e os subtipos M4 e M5 apresentam, tipicamente, hiperplasia gengival.
Na análise do material de medula óssea da LMA é possível identificar uma característica morfológica celular que sugere esse diagnóstico.
A característica morfológica que marca os precursores eritroides neoplásicos é o(a) ______________.
Além disso, os marcadores imunofenotípicos dessas células são os CD___, CD___, CD____ e CD____.
Na análise do material de medula óssea da LMA é possível identificar uma característica morfológica celular que sugere esse diagnóstico.
A característica morfológica que marca os precursores eritroides neoplásicos é o(a) bastoneses de Auer.
Além disso, os marcadores imunofenotípicos dessas células são os CD34, CD33, CD14 e CD13.
O tratamento específico para LMA subtipo M3 (pró-mielocítica) é o(a) ______________.
O tratamento específico para LMA subtipo M3 (pró-mielocítica) é o(a) ácido trans-retinoico.
O tratamento de suporte da LMA visa manter os níveis de Hb dos pacientes acima de 6-7 g/dL (ou ≥ _____ em cardiopatas), exceto se o paciente tiver diagnóstico de _________________.
A transfusão de plaquetas deverá sempre ser indicada quando a contagem for < _________. Na vigência de febre/infecção, a tranfusão de plaquetas deverá ser feita quando for ≤ _______ e na presença de sangramentos ativos quando for ≤ _______.
O tratamento de suporte da LMA visa manter os níveis de Hb dos pacientes acima de 6-7 g/dL (ou ≥ 8-9 em cardiopatas para evitar isquemia cardíaca), exceto se o paciente tiver diagnóstico de anemia hemolítica crônica.
A transfusão de plaquetas deverá sempre ser indicada quando a contagem for < 10.000. Na vigência de febre/infecção, a tranfusão de plaquetas deverá ser feita quando for ≤ 20.000 e na presença de sangramentos ativos quando for ≤ 50.000.
Quais são os critérios diagnósticos (2) de neutropenia febril?
Neutropenia Febril
- Neutropenia (seg+bast) < 500/mm3
+
- Febre
- ≥ 1 pico 38,3oC ou
- ≥ 38oC por mais de 1h
Na LMA, o antibiótico de escolha utilizado na neutropenia febril é o(a) ______________ pela sua ação anti-pseudomonas. Se houver cateter, infecção pulmonar ou hipotensão, deve-se associar o(a) ___________ e, se não houver melhora em 4-7 dias, deve-se acrescentar um(a) _____________.
Na LMA, o antibiótico de escolha utilizado na neutropenia febril é o(a) cefepime pela sua ação anti-pseudomonas. Se houver cateter, infecção pulmonar ou hipotensão, deve-se associar o(a) vancomicina e, se não houver melhora em 4-7 dias, deve-se acrescentar um(a) antifúngico.
V ou F
Se a neutropenia febril for uma reação esperada e previsível como acontece nas sessões de QT da LMA, o tratamento pode ser ambulatorial.
Verdadeiro
A imunofenotipagem do material da medula óssea de uma LLA (típica em ________) mostra os marcadores CD___, CD___ e CD___ para linhagem B e CD___ e CD___ para a linhagem T.
A imunofenotipagem do material da medula óssea de uma LLA (típica em ________) mostra os marcadores CD10, CD19 e CD20 para linhagem B e CD3 e CD7 para a linhagem T.
O cromossomo philadelphia está presente na _________ e na ______________ (LMA/LLA/LMC/LLC).
O cromossomo philadelphia está presente na LLA e na LMC.
Determine o que acontece com a concentração dos elementos citados abaixo na Síndrome da Lise Tumoral.
- Potássio: _______________
- Fósforo: _______________
- Cálcio: _______________
- Ácido úrico: _______________
Determine o que acontece com a concentração dos elementos citados abaixo na Síndrome da Lise Tumoral.
- Potássio: aumenta
- Fósforo: aumenta
- Cálcio: cai
- Ácido úrico: aumenta
Basofilia está presente na ____________ (LMA/LLA/LMC/LLC).
Basofilia está presente na LMC.
Na LMC a fosfatase leucocitária está _________ (alta/baixa).
Na LMC a fosfatase leucocitária está baixa.
O diagnóstico da LMC é dado pela constatacação do(a) ___________________ ou do(a) _____________ nas células da _____________ (medula óssea/periferia), preferencialmente.
O diagnóstico da LMC é dado pela constatacação do(a) gene bcr/abl ou do cromossomo philadelphia, t(9,22) nas células da periferia, preferencialmente.
Na LMC, o gene bcr/abl produz uma tirosina quinase responsável por induzir a proliferação celular da linhagem neoplásica. Nessa doença, o tratamento específico é feito com um inibidor da tirosina quinase, o(a) __________.
Na LMC, o gene bcr/abl produz uma tirosina quinase responsável por induzir a proliferação celular da linhagem neoplásica. Nessa doença, o tratamento específico é feito com um inibidor da tirosina quinase, o(a) imatinibe.
Apesar de seu caráter crônico, a LMC pode complicar numa agudização, o(a) ______________.
Apesar de seu caráter crônico, a LMC pode complicar numa agudização, o(a) crise blástica (“leucemização aguda”).
Suspeita-se de LLC quando há leucocitose às custas de ________________ (linfócitos/basófilos/eosinófilos/neutrófilos).
Suspeita-se de LLC quando há leucocitose às custas de linfócitos.