GAS 2 - Síndromes disabsortivas Flashcards
Pela definição, diarreia acontece quando o paciente evacua ≥ _____ evacuações por dia.
Pela definição, diarreia acontece quando o paciente evacua ≥ 3 evacuações por dia.
Definimos diarreias agudas aquelas com < de ___ semanas de duração e a principal causa dessas diarreias é ____________.
Definimos diarreias agudas aquelas com < de 2 semanas de duração e a principal causa dessas diarreias é infecção.
Definimos diarreias crônicas aquelas com > de ___ semanas de duração. A principal causa dessas diarreias varia de acordo com as condições sanitárias do país, mas as quatro principais causas são 1) infecção, 2) _________, 3) ____________ e 4) ____________.
Definimos diarreias crônicas aquelas com > de ___ semanas de duração. A principal causa dessas diarreias varia de acordo com as condições sanitárias do país, mas as quatro principais causas são 1) infecção, 2) DII, 3) Sd. do intestino irritável e 4) Deficiência de lactase.
Após suspeitar de Sd. disabsortiva, deve-se confirmar o diagnóstico com ______________.
Após suspeitar de Sd. disabsortiva, deve-se confirmar o diagnóstico com dosagem de gordura nas fezes (esteatócrito é o mais utilizado).
Após confirmar a sd. disabsortiva com a dosagem de gordura nas fezes, deve-se diferenciar entre as etiologias que comprometem a absorção ou a digestão. Essa diferenciação (diagnóstico diferencial da disabsorção) é feito com _________________.
Após confirmar a sd. disabsortiva com a dosagem de gordura nas fezes, deve-se diferenciar entre as etiologias que comprometem a absorção ou a digestão. Essa diferenciação (diagnóstico diferencial da disabsorção) é feito com D-xilose urinária.
A D-xilose não depende da digestão para ser absorvida. Se a excreção urinária for > 5g ela é considerada normal e a etiologia da disabsorção é ______________ (digestiva/absortiva).
Se a excreção urinária for > 5g ela é considerada anormal e a etiologia da disabsorção é ______________ (digestiva/absortiva), sugerindo lesão na mucosa ou supercrescimento bacteriano.
A D-xilose não depende da digestão para ser absorvida. Se a excreção urinária for > 5g ela é considerada normal e a etiologia da disabsorção é digestiva.
Se a excreção urinária for > 5g ela é considerada anormal e a etiologia da disabsorção é absortiva, sugerindo lesão na mucosa ou supercrescimento bacteriano.
O sinal semiológico patognomônico da Doença de Whipple é o(a) _____________________.
O sinal semiológico patognomônico da Doença de Whipple é o(a) miorritmia oculomastigatória.
O agente etiológico da Doença de Whipple é uma bactéria chamada ___________.
O agente etiológico da Doença de Whipple é uma bactéria chamada Tropheryma whipplei.
O diagnóstico da Doença de Whipple é feito pela biópsia de intestino delgado que revela ______________.
O diagnóstico da Doença de Whipple é feito pela biópsia de intestino delgado que revela macrófagos corados pelo PAS.
O tratamento da doença de Whipple consiste em ataque e manutenção. No tratamento de ataque, usa-se ______________ por _____ semanas. No tratamento de manutenção, usa-se _________ por _______.
O tratamento da doença de Whipple consiste em ataque e manutenção. No tratamento de ataque, usa-se ceftriaxone por 2 semanas. No tratamento de manutenção, usa-se SMZ-TMP (bactrim) por 1 ano.
Qual é o gatilho para a doença celíaca?
Gatilho para a doença celíaca: gliadina
O quadro clínico clássico da doença celíaca apresenta 1) ______________, 2) _____________ e 3) _________________
O quadro clínico clássico da doença celíaca apresenta 1) diarreia, 2) esteatorreia e 3) distensão abdominal.
A doença celíaca pode causar uma lesão cutânea denomina dermatite ____________ caracterizada por lesões maculopapulares pruriginosas cujo tratamento é feito com ______________, além das modificações da dieta.
A doença celíaca pode causar uma lesão cutânea denomina dermatite herpetiforme caracterizada por lesões maculopapulares pruriginosas cujo tratamento é feito com dapsona, além das modificações da dieta.
O diagnóstico da doença celíaca pode ser feito com a dosagem do anticorpo _________________ + biópsia de duodeno, mostrando atrofia, hiperplasia de criptas e infiltrado ___________ (linfocítico/neutrofílico/eosinofílico).
O diagnóstico da doença celíaca pode ser feito com a dosagem do anticorpo antitransglutaminase IgA + biópsia de duodeno, mostrando atrofia, hiperplasia de criptas e infiltrado linfocítico.
Mais recentemente, a biópsia de delgado tem sido dispensada no fluxograma diagnóstico da doença celíaca em crianças, se a IgA total estiver normal ou alta.
Nesses casos, o diagnóstico pode ser confirmado dosando-se o anticorpo anti-___________.
Se a IgA total for baixa, deve-se solicitar ____________.
Mais recentemente, a biópsia de delgado tem sido dispensada no fluxograma diagnóstico da doença celíaca em crianças, se a IgA total estiver normal ou alta.
Nesses casos, o diagnóstico pode ser confirmado dosando-se o anticorpo anti-endomísio IgA.
Se a IgA total for baixa, deve-se solicitar endoscopia.
V ou F
Atualmente, a mudança na dieta para uma alimentação sem glúten não é mais necessária para confirmar o diagnóstico da doença celíaca.
Verdadeiro.
Qual é a principal (e mais temida) complicação da doença celíaca?
Linfoma não Hodgkin intestinal
Qual é a doença inflamatória intestinal que piora com o tabagismo?
Doença de Crohn
- Para lembrar…*
- DC = doença do cigarro*
A lesão mais comum da retocolite ulcerativa é a _________ (úlcera/erosão).
A lesão mais comum da retocolite ulcerativa é a erosão (lesão mais superficial).
A RCU evolui de maneira ascendente e ______________ (contínua/salteada).
A RCU evolui de maneira ascendente e contínua.