GEANAC I Flashcards
Quais são as perspectivas de análise pelo método BSC? Como a ANAC os usou?
O BSC basea-se na análise de 4 perspectivas: 1- aprendizagem e crescimento organizacional, 2- processos internos, 3- clientes e 4- financeiro. A ANAC adaptou essas perspectivas para: 1- recursos financeiros, 2- aprendizagem e crescimento, 3- processos internos e sociedade.
O que é “Agenda Regulatória”?
É instrumento que indica formalmente os temas que demandarão atuação prioritária no processo de normatização da ANAC, considerando os impactos a serem gerados à sociedade.
Defina o método BSC.
O BSC integra indicadores financeiros e não financeiros com a estratégia da instituição. Identifica uma relação de causa e efeito entre objetivos principais e secundários, em um encadeamento lógico.
O que é “Grupo de Desenvolvimento Técnico” (GDT)?
É um dos elementos do PFI e é formado por superintendências das áreas finalisticas mais a SPI. Objetiva promover o diagnóstico integrado das demandas que importem nas ações finalísticas e a implementação das soluções propostas de forma articulada.
Quais são os 4 compomentes principais do PFI?
1- Grupo de Desenvolvimento Institucional. 2- Grupo de Desenvolvimento técnico. 3- Novo Modelo de Governança. 4- Novo Modelo de Gestão.
O que é o “Novo Modelo de Governança”?
Um dos elementos do PFI. Busca melhorar definições de atribuições para possibilitar melhor delegação de tarefas técnicas da Diretoria às Superintendências, liberando-a para assuntos mais importantes para a sociedade e agência (nível estratégico).
O que é o “Novo Modelo de Gestão”?
É um dos elementos do PFI e busca fortalecer a atividade de planejamento. Institui o ciclo de planejamento periódico, caracterizando a relação agência x meio externo, analisando meio interno e definindo estratégia e prioridades e objetivos institucionais. Passou-se a trabalhar com foco na metodologia da gestão de processos e de projetos.
Quais o efeitos externos da “Agenda Regulatória”?
1- transparência, 2- previsibilidade, 3- segurança jurídica.
Quais são as diretrizes do PFI?
1- reforço da gestão estratégica, 2- fortalecimento e integração da área corporativa, 3- comunicação interna, 4- aprimoramento das metodologias de gestão, 5- incremento da qualidade dos serviços, 6- uso intensivo da TI, 7- valorização dos recursos humanos (centro de tudo).
Quais são os objetivos da “Agenda Regulatória”?
1- maior transparência, 2- maior e melhor participação social, 3- maior eficiência da atividade normativa, 4- melhoria das regulamentações produzidas.
O que é o “Grupo de Desenvolvimento Institucional” (GDI)?
É um dos elementos do PFI formado pelos superintendentes das áreas corporativas (meio). Busca integrar ações e iniciativas de gestão e instância de qualificação metodológica relacionada à gestão estratégica.
Quais os efeitos internos da “Agenda Regulatória”?
1- planejamento, 2- foco, 3- eficiência.
Quais são os intrumentos de accountability e transparência da ANAC e seus objetivos?
1- Relatório Anual de Atividades: Dar visibilidade à ações da agência e transparência para a sociedade em geral e ao Congresso Nacional. 2- Relatório de Gestão: prestação de contas ao TCU em relação a questões administrativas, operacionais, financeiras e orçamentárias. Tem caráter técnico em formato preestabelecido pelo TCU.
Qual o objetivo do ESPRO e as sua funções?
O ESPRO objetiva promover o gerenciamento coordenado dos projetos prioritários, seu alinhamento estratégico e suporte. Suas funções são: 1- suporte aos gerentes de projetos, 2- organização do portfolio, 3- guardar a metodologia, 4- difundir conhecimento, 5- providenciar a capacitação, 6- organizar informações e documentos, 7- dar visibilidade às informações de andamento e performance dos projetos.
Quais são os principais atores da gestão de projetos?
1- gerente de projetos, 2- UORG proponente, 3- UORG envolvida, 4- diretor patrocinador, 5- equipe de projeto.