GEANAC II Flashcards
Qual é o conceito e classificação de risco?
A avaliação das consequências (resultado potencial) de um perigo (condição que potencialmente pode causar danos), expresso em termos de probabilidade e severidade (R = P x S).
Como se gerencia o risco?
1- identifica-se as condições inseguras (perigo), 2- indentifica-se o nível do risco (probabilidade e severidade), 3- determina-se a aceitabilidade do risco, 4- toma-se a decisão de continuar, de continuar com implementação de medidas de mitigação ou de interromper.
O que é o GASP?
Política de alto nível direcionada aos Estados membros da OACI voltada para a manutenção e melhoria protativa da segurança operacional diante de um cenário de crescimento das operações aéreas. O GASP estabelece objetivos globais de segurança operacional da aviação, incluindo metas específicas e prioridades a serem adotadas pelos estados. Também fornece uma estrutura familiar de planejamento para ajudar os estados e as regiões na melhoria da segurança (elementos facilitadores - enablers), prevê a criação de esforços regionais para para atender aos objetivos e prioridades globais. Prevê também a supervisão da segurança operacional pelos estados (implementação do SSP (PSO)).
Quais e quantos são os elementos facilitadores (enablers) do GASP?
Os elementos facilitadores são 4: 1- padronização, 2- colaboração (criação dos RASG’s), 3- Recursos, e 4- Intercâmbio de dados e informações de segurança operacional.
Quais e quantos são os elementos críticos previstos no GASP para a implementação da supervisão da segurança operacional pelos estados?
Os elementos críticos são 8: 1- legislação primária, 2- regulamentos, 3- organização, 4- pessoal qualificado, 5- material guia, 6- certificação, 7- vigilância continuada, e 8- resolução de deficiências.
Como que a OACI avalia o nível de implementação dos elementos críticos?
Através do USOAP (programa universal de auditoria da supervisão da segurança operacional).
O que é o PSO (SSP)?
É o programa de de segurança operacional e compreende normas e diretrizes para o gerenciamento da segurança operacional pelo estado e estabelece, dentre outros, a exigência de os PSAC’s implementaresm seus SGSO’s, que no mínimo identifique os perigos à segurança das operações, garanta que sejam implantadas ações corretivas para minizar os riscos, promova monitoramento continuo e avaliação permanente do nível de segurança alcançado pelos regulados e objetive a melhora continua do SGSO.
O que é o NADSO?
É o nível aceitavel de segurança operacional expressa em metas ou expectativas de segurança operacional do estado. Ele estabelece um objetivo em termos de desempenho da segurança operacional que os PSAC’s deverão atingir ao executarem suas funções comerciais básicas, em um mínimo aceitável para o órgão regulador. Na prática, o conceito de NADSO é expresso por indicadores (IDSO) e metas (MDSO) de desempenho da segurança operacional..
O que é o SGSO?
É um conjunto de ferramentas gerenciais e métodos organizados de forma sistêmica para apoiar as decisões a serem tomadas por um provedor de serviço da aviação civil em relação ao risco de suas atividades diárias.
Qual o objetivo do SGSO?
Incorporar princípios e ferramentas de gestão organizacional às atividades desenvolvidas pelos PSAC’s para produzir como resultado mensurável a mitigação e controle eficaz dos riscos operacionais de sua operação, condição requerida para a obtenção e manutenção dos seus certificados.
Quais e quantas são as caracteríticas do SGSO?
São 6 as características do SGSO: 1- sistemático (planejado e estruturado), 2- pró-ativo (age antes que os erros ocorram), 3- explícito (todos envolvidos tem acesso), 4- accountability (a alta gestão se compromete), 5- melhoria contínua, e 6- objetivo final (elevação do safety).
Como se dá a implementação do SGSO?
O SGSO é implementado em 4 fases: 1- documentação do sistema (PISGSO e MGSO), 2- reativa (investigação e análise), 3- preventiva, 4- preditiva (monitoramento). Tais fases ocorrem em um cronograma fiscalizado pela ANAC.
Em qual método se espelha o SGSO?
O SGSO se espelha no metódo SGQ (sistema de gestão da qualidade), que abrange os 9 itens: 1- PDCA/abordagem sistêmica, 2- controle de documentos, 3- controle de registros, 4- manual, 5- política e objetivos, 6- melhoria continua, 7- accountability, 8- foco no produto/serviço, e 9- satisfação de requisitos de clientes.
Para fins de escalabilidade dos SGSO’s, quantos seguimentos foram estabelecidos? E qual é o critério de escalabilidade?
Foram definidos 7 seguimentos. O grau de exigência e regulação aumenta à medida em que maiores forem os riscos de maior severidade.
A quais e quantos seguimentos de PSAC’s é requerido o SGSO?
O SGSO é requerido de 7 seguimentos, são eles: 1- escolas, aeroclubes e centros de treinamento, 2- empresas de transporte aéreo, 3- operadores aeroagricolas, 4- oficinas de manutenção de produtos aeronáuticos, 5- empresas de projeto e fabricantes de aeronaves, 6- aeródromos certificáveis, e 7- outros PSAC’s conforme definição específica da diretoria da anac.