Estatuto do Idoso e Estatuto do Deficiente Flashcards
O benefício da gratuidade dos transportes coletivos se dá aos idosos a partir dos ___ anos.
65
Obs.: Guarde no seu coração que as idades que aparecem no Estatuto do Idoso são 60, 65 e 80.
Os descontos de, pelo menos, 50% nos ingressos se aplicam a todos os idosos, ou seja, a pessoa com idade igual a __ anos (ou superior).
60
Obs.: Guarde no seu coração que as idades que aparecem no Estatuto do Idoso são 60, 65 e 80.
O LOAS é um benefício que se aplica aos idosos a partir dos ___ anos
LOAS = Lei Orgânica de Assistência Social
65
Art. 34. Às pessoas idosas, a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de 1 (um) salário mínimo, nos termos da Loas.
Obs.: Guarde no seu coração que as idades que aparecem no Estatuto do Idoso são 60, 65 e 80.
___ anos é a idade necessária para que o idoso tenha prioridade especial de tramitação de seu processo judicial dentre os processos de outros idosos.
80
Obs.: Guarde no seu coração que as idades que aparecem no Estatuto do Idoso são 60, 65 e 80.
É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)?
Sim.
É vedado exigir o comparecimento da pessoa idosa enferma perante os órgãos públicos?
Sim.
É possível exigir o comparecimento da pessoa idosa enferma perante os órgãos públicos?
Não.
A assistência integral em casa-lar será prestada quando verificada inexistência de entidade de longa permanência para atendimento do idoso?
Não. É o contrário. A assistência integral na modalidade de entidade de longa permanência será prestada quando verificada inexistência de casa-lar.
Obs.: A assistência integral na modalidade de entidade de longa permanência será prestada quando verificada inexistência de grupo familiar, casa-lar, abandono ou carência de recursos financeiros próprios ou da família.
João, idoso, mora em casa própria em companhia de seu filho, Arthur, maior e capaz. Contudo, Arthur pratica constantemente violência verbal contra o pai, já furtou dinheiro guardado na residência e, recentemente, praticou violência física contra este. João, que está no gozo de sua capacidade civil plena, procurou a Defensoria Pública da Paraíba buscando orientação jurídica e providências a respeito da situação. O/a defensor/a público/a responsável pelo atendimento poderá requerer o afastamento do filho agressor do lar como medida protetiva?
Sim. O defensor poderá requerer medida protetiva em favor do idoso, inclusive o afastamento do filho agressor do lar, apesar da inexistência de previsão legal no Estatuto do Idoso, sem prejuízo de outras medidas cíveis e criminais cabíveis.
Moradia para a vida independente da pessoa com deficiência é moradia com estruturas adequadas capazes de proporcionar serviços de apoio coletivos e individualizados que respeitem e ampliem o grau de autonomia de jovens e adultos com deficiência?
Sim.
Profissional de apoio escolar é a pessoa que oferece, em todos os níveis e modalidades de ensino, quando necessário, suporte pedagógico ao professor regente de salas de aula inclusivas com uma ou mais pessoas com deficiência?
Não.
Profissional de apoio escolar é a pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
Profissional de apoio escolar é a pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas?
Sim.
Pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas?
Isso.
Modificações e ajustes necessários e adequados a promover a funcionalidade e remover as barreiras à participação, autonomia, qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência são chamadas de “adaptações assistivas”?
Não. Adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais são chamadas pela lei de “ADAPTAÇÕES RAZOÁVEIS”.
Adaptações razoáveis são adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais?
Isso.