DCA - Conselho Tutelar Flashcards
O conselho tutelar faz parte do poder judiciário?
Não. É órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
O Conselho Tutelar é competente para apurar atos infracionais cometidos por crianças?
Sim.
O Conselho Tutelar pode aplicar medidas cabíveis diretamente a adolescentes infratores?
Não.
Os conselheiros tutelares têm direitos previdenciários e trabalhistas?
Sim.
Todo Município ou Região Administrativa do Distrito Federal deve ter um Conselho Tutelar?
MM: A Regra de ouro dos Conselhos Tutelares é 1, 5, 4, R.
Todo Município ou Região Administrativa do Distrito Federal deve ter ao menos 1 Conselho Tutelar.
Cada conselho tutelar deve ter quantos Conselheiros?
MM:1,5,4,R.
5
Cada conselheiro deve ter mandados de quantos anos?
MM:1,5,4,R.
4
É permitida a recondução de Conselheiros por novos processos de escolha.
MM:1,5,4,R.
Sim, é permitida a Recondução.
Quais são as exigências (3) para candidatura a Conselheiro de Conselho Tutelar?
Image: um jovem, nem tão jovem (1), anjinho (2) perto de casa (3).
1- Idoneidade moral;
2- Idade superior a 21 anos;
3- Residência no município.
Obs.: o STJ admitiu a possibilidade de previsão de outros requisitos além dos 3 (três) previstos expressamente no ECA.
Qual lei deve prever sobre local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar? Federal, Estadual ou Municipal?
Lei municipal ou distrital.
O exercício efetivo da função de conselheiro presume idoneidade moral?
Sim. O exercício efetivo da função de conselheiro constituirá serviço público relevante e estabelecerá presunção de idoneidade moral.
O Conselho Tutelar pode determinar as medidas protetivas de inclusão de criança ou adolescente em programa de acolhimento familiar ou de colocação em família substituta?
Não. O Conselho Tutelar não pode determinar as medidas protetivas de inclusão de criança ou adolescente em programa de acolhimento familiar ou de colocação em família substituta.
Conselho Tutelar pode aplicar as medidas de perda de guarda, destituição de tutela, suspensão ou destituição do poder familiar?
Não. Conselho Tutelar não pode aplicar as medidas de perda de guarda, destituição de tutela, suspensão ou destituição do poder familiar.
Se, no exercício de suas atribuições, o Conselho Tutelar entender necessário o afastamento de criança ou adolescente do convívio familiar, a quem deve comunicar?
Ao MP. Para afastamento do convívio familiar, é necessário decisão judicial.
O Conselho Tutelar pode representar à autoridade judicial ou policial para requerer o afastamento do agressor do lar, nos casos de violência doméstica contra a criança e o adolescente? Pode representar à autoridade judicial para requerer medida protetiva de urgência à criança ou ao adolescente vítima ou testemunha de violência doméstica ou familiar?
Sim. Sim.
O Conselho Tutelar pode representar ao MP para requerer a propositiura de ação cautelar de antecipação de produção de provas nas causas que envolvam violência contra a criança e o adolescente?
Sim.
O Conselho Tutelar pode representar à autoridade policial ou ao MP para requerer a concessão de medidas cautelares direta ou indiretamente relacionada à eficácia da proteção de noticiante ou denunciante de informações de crimes que envolvam violência doméstica contra a criança e o adolescente?
Sim.
As decisões do Conselho Tutelar podem ser revistas pelo judiciário? A pedido de quem?
Sim, a pedido de quem tenha legítimo interesse.
Que lei deve prever o processo para a escolha dos membros do Conselho tutelar? Sob responsabilidade de qual órgão? Sob fiscalização de que órgão?
O processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar será estabelecido em Lei Municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e sob fiscalização do MP.
O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorrerá em data unificada ou em data divergente em cada município? Qual sua periodicidade?
O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorrerá em data unificada em todo o território nacional a cada 4 (quatro) anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.
Qual o dia da posse dos Conselheiros Tutelares?
10 de janeiro do ano subsequente ao processo de escolha.
É necessária a participação da Justiça Eleitoral para eleição dos Conselhos Tutelares?
Não.
Os eleitores são obrigados a votar em eleição para vaga de Conselheiro Tutelar?
Não. A eleição é por voto direto, secreto, universal e facultativo.
No processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, é permitido ao candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal?
Não, nem mesmo brindes de pequeno valor.
Há impedimentos de servir no mesmo Conselho Cautelar para parentes?
Sim. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.
Há impedimentos de servir em Conselho Cautelar para autoridade judiciária e representantes do MP?
Sim. Os impedimentos estendem-se à autoridade judiciária e ao representante do Ministério Público com atuação na Justiça da Infância e da Juventude, em exercício na comarca, foro regional ou distrital.
Desde que momento da vida há proteção da criança pelo Estado? Desde a concepção, a gestação, o nascimento?
Desde a concepção.
No atendimento pré-natal, se houver abandono do acompanhamento médico, cabe aos profissionais envolvidos a busca ativa da gestante ou essa é uma questão que cabe exclusivamente a ela?
Cabe busca ativa. O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da atenção primária, havendo, inclusive, busca ativa no caso de abandono do acompanhamento médico.
Durante o pré-natal, quando deve ser designado o local de realização do parto (pelos profissionais de saúde)?
No último trimestre da gestação, garantido o direito de opção da mulher.
A gestante e a parturiente têm direito a acompanhante nos períodos de pré-natal, parto e pós-parto imediato? Quantos?
Sim.
1 acompanhante.
Segundo a lei, a gestante tem direito a parto natural cuidadoso?
Sim. A aplicação de cesariana e outras intervenções cirúrgicas devem acontecer por motivos médicos.
A cesariana é uma opção da gestante?
Não, deve acontecer por motivos médicos.
O ECA prevê a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Quando deve ser realizada?
Na semana que incluir o dia 1° de fevereiro.
Os serviços de UTIN são obrigados a dispor de banco de leite humano?
Sim.
A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência será realizada anualmente, na semana que incluir o dia 1º de fevereiro. As ações serão dirigidas prioritariamente ao público adolescente. Pode haver também ações destinadas a adultos?
Sim. Pode e deve haver ações também destinadas a adultos, como, por exemplo, pais, mães e companheiros ou companheiras de adolescentes, para conscientização e prevenção da gravidez.
Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe?
Sim, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente.
Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido e prestar orientações aos pais?
Sim.
Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato?
Sim.
Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe?
Sim.
Segundo o CPP, é possível o deferimento prisão domiciliar para gestantes e mulheres com filhos até 12 anos incompletos? E para o homem que seja o único responsável pelos cuidados do filho de até 12 anos incompletos?
Sim. Sim.
Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes (como unidade de banco de leite) são obrigados a manter registro das atividades desenvolvidas pelo prazo de ___ anos.
18
Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes (como unidade de banco de leite) são obrigados a manter registro das atividades desenvolvidas pelo prazo de ___ anos.
18
O poder público deve fornecer gratuitamente medicamentos, órteses e próteses para crianças e adolescentes?
Sim.
As UTINs devem garantir condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsáveis?
Sim.
As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção devem ser encaminhadas a que órgão?
à Justiça da Infância e da Juventude.
Os profissionais de saúde devem informar a gestante e acompanhantes sobre a importância do teste do pezinho e sobre as eventuais diferenças existentes entre as modalidades oferecidas no SUS e na rede privada de saúde. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O simples descumprimento do art. 10, ECA (sobre atendimento hospitalar a gestantes, inclusive sobre o teste do pezinho), pode ser considerado crime?
Sim (art. 228, 229, ECA).
É obrigatória a vacinação de crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias?
Sim.
É garantido à criança e ao adolescente a liberdade de buscar refúgio?
Sim. A liberdade de buscar refúgio pode ser entendida como o direito da criança ou adolescente escapar de situações agressivas, buscando amparo fora da própria família.
Há algum programa de apoio à família obrigatoriamente aplicável a casos de castigos físicos ou tratamento cruel ou degradante de criança ou adolescente? É obrigatório o atendimento especializado da criança castigada ou degradada? Há alguma medida punitiva administrativa aplicada ao adulto agressor?
Sim. Sim. Sim (advertência). Qualquer pessoa encarregada de cuidar de criança ou adolescente, caso utilizem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante, estará sujeita ao encaminhamento a programa oficial ou comunitário de apoio à família, a tratamento psicológico ou psiquiátrico, a cursos ou programas de orientação, à obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado e a advertência.
Qual é o órgão responsável a aplicar a medida de advertência ao cuidador de criança ou adolescente que faça uso de castigo físico ou tratamento cruel?
O Conselho Tutelar.
É direito dos pais ou responsáveis a ter ciência do processo pedagógico, bem como participar das propostas educacionais, das escolas?
Sim.
É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente ensino fundamental, obrigatório e gratuito?
Sim. O acesso à educação básica é direito público subjetivo.