Emergências Psiquiátricas. Flashcards
O que são consideradas urgências/emergências psiquiátricas?
Alterações psíquicas ou comportamentais que indiquem risco iminente à integridade física do indivíduo, pessoas em contato com ele ou ao meio.
Quais são os grupos de urgências psiquiátricas?
Urgências cérebro-orgânicas (delirium) e urgências comportamentais.
O que caracteriza as urgências cérebro-orgânicas?
Estão associadas ao rebaixamento da consciência e incluem condições como o delirium.
O que caracteriza as urgências comportamentais?
São comportamentos de natureza emergencial de diversas patologias psiquiátricas e da personalidade, ou disfunções comportamentais graves de pessoas sem diagnóstico aparente.
Quais são as características do delirium?
Piora rápida, flutuação de sintomas (agitação, sonolência, períodos de alerta e psicomotricidade adequada), piora dos sintomas à noite, evolução do quadro flutuante, história de uso de substâncias psicoativas, agudização de doença conhecida, sintomas psiquiátricos graves em idoso sem antecedentes, redução do nível de consciência, comprometimento cognitivo, anormalidades atencionais, alterações da psicomotricidade (para mais ou para menos) e transtornos do ciclo sono-vigília.
Qual é a duração típica do delirium?
O delirium é uma síndrome autolimitada, que pode durar mais tempo em idosos do que em jovens. No entanto, o tratamento inadequado pode levar a quadros demenciais irreversíveis ou ao óbito.
De que depende o tratamento do delirium?
Depende da identificação das causas da síndrome, que podem incluir intoxicações (por drogas ou venenos), abstinência, encefalopatias metabólicas, infecções, TCEs, epilepsia, neoplasia, transtornos cerebrovasculares e doenças cardiovasculares.
Quais condições podem facilitar a instalação do delirium?
Idade avançada, patologias cerebrais crônicas como doença de Alzheimer ou outras demências, privação de sono e imobilização prolongada.
Quais alterações comportamentais podem ser consideradas urgências?
Prejuízos do comportamento sensorial e de autopreservação (ou autoproteção), comportamento heteroagressivo, prejuízo do comportamento pragmático, perda da contenção psicomotora.
O que ocorre após o início do tratamento direcionado à causa subjacente do delirium?
A progressão geralmente é rápida e positiva, sem a necessidade de iniciar ou manter qualquer medicação psicotrópica.
Quais situações podem requerer contenção física ou medicamentosa?
Quadros agudos de agitação e confusão mental com agressividade ou comportamento que impeça ou dificulte os cuidados médicos e da enfermagem.
Qual é a importância da capacidade de reconhecimento das condições de urgência comportamental?
Ela possibilita a tomada de decisão no atendimento dos pacientes, independente do diagnóstico psiquiátrico subjacente.
Onde devem ser atendidas as urgências e emergências em saúde mental?
Na rede de atenção às urgências, podendo os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) atender também casos de urgência, ou prestar suporte ao atendimento feito por demais técnicos da rede de saúde.
O que a Resolução do COFEN nº 427/2012 normatiza?
Os procedimentos da enfermagem no emprego de contenção mecânica de pacientes.
De que depende o comportamento adaptativo?
Da saúde de todos os aspectos funcionais da atividade mental, incluindo a vigília plena, o controle de impulsos, a organização dos processos cognitivos e sensopercepção, e o juízo crítico da realidade.
Quando os profissionais da Enfermagem podem empregar contenção mecânica?
Excetuando-se as situações de urgência e emergência, somente sob supervisão direta do enfermeiro e conforme protocolos estabelecidos pelas instituições de saúde.