Cuidados de Enfermagem :Sondas Urinárias /Ostomias/Enemas/Tipos De Limpeza /Leitos Flashcards
Quais são os diferentes tipos de cateteres urinários?
Os cateteres urinários variam em tamanho, formato, comprimento e configuração. A escolha do tipo de cateter depende do seu propósito específico.
Quais são os objetivos do cateterismo vesical?
- Aliviar a obstrução do sistema urinário. 2. Ajudar na drenagem pós-operatória em cirurgias urológicas ou outras cirurgias. 3. Proporcionar um meio para monitorar o débito urinário de modo acurado em pacientes gravemente enfermos. 4. Promover a drenagem urinária em pacientes com bexiga neurogênica ou retenção urinária. 5. Evitar o extravasamento de urina em pacientes com lesões por pressão nos estágios II e IV.
Por que deve-se evitar o cateterismo vesical a menos que seja absolutamente necessário?
Porque essa prática frequentemente resulta em infecções do trato urinário. Os cateteres urinários podem comprometer as defesas naturais do trato urinário, obstruir os ductos periuretrais, irritar a mucosa da bexiga e criar uma rota artificial para a entrada de microrganismos.
Quais complicações podem estar associadas ao uso de cateteres vesicais?
Complicações como espasmos vesicais, estenoses uretrais e necrose por pressão podem estar associadas ao uso de cateteres urinários.
O que é o cateterismo vesical?
O cateterismo vesical consiste na inserção de um tubo através da uretra até a bexiga para a drenagem urinária. Ele pode ser realizado de forma intermitente (alívio) ou por mais tempo (cateterismo de demora).
O que é o cateterismo intermitente ou de alívio?
O cateterismo intermitente ou de alívio consiste na introdução de um cateter descartável na bexiga para remover a urina acumulada, obter urina para exame, monitorar o débito urinário horário ou determinar a urina residual em caso de bexiga neurogênica que não possua controle esfincteriano. Pode ser repetido se necessário, porém seu uso recorrente pode aumentar o risco de infecção e traumas na região uretral.
Como os microrganismos podem ser introduzidos na bexiga durante o processo de cateterização?
Os microrganismos podem ser introduzidos na bexiga pela uretra ou migrar ao longo da superfície do cateter durante o processo de cateterização.
O que é o cateterismo de demora ou Sondagem Vesical de Demora (SVD)?
O cateterismo de demora pode ser de curto prazo (2 semanas ou menos) ou de longo prazo (mais de 1 mês).
Quando o cateterismo de demora pode ser indicado?
Pode ser indicado pela necessidade de monitoramento preciso do débito urinário, em procedimentos perioperatórios ou pós-operatórios, em casos urológicos ou ginecológicos, e quando a bexiga se esvazia de maneira inadequada devido a uma obstrução ou condição neurológica.
Quantas vias geralmente possui um cateter de demora (SVD)?
Geralmente possui 2 ou 3 vias (sonda Foley de Látex).
Qual é a recomendação de alguns fabricantes sobre a troca da SVD?
Alguns fabricantes afirmam que a troca da SVD deve ser feita a cada 12 semanas.
Por que a SVD deve ser removida assim que não for mais necessária?
Porque essa intervenção demonstrou reduzir a ocorrência e a prevalência de infecções do trato urinário adquiridas em ambiente hospitalar (POTTER et al., 2018).
Qual é a recomendação da ANVISA (2017) sobre a troca de cateteres vesicais?
Os cateteres vesicais não devem ser trocados rotineiramente. Cada caso deve ser avaliado individualmente ou seguir a recomendação de cada fabricante.
Qual é a recomendação atual sobre o uso do balonete do cateter?
Recomenda-se o uso exclusivo de água destilada no balonete, uma vez que soluções salinas ou com outros eletrólitos podem levar à cristalização após períodos prolongados, dificultando o processo de desinflação (RODRIGUES et al., 2020).
Qual é o volume geralmente recomendado para a insuflação do balão do cateter?
Geralmente recomenda-se o volume de 10ml ou 15-20ml de água destilada para a insuflação do balão. Volumes maiores podem causar desconforto, irritação e trauma uretral.
Que tipo de cateter deve ser preferido para reduzir o trauma?
Use o cateter de menor calibre possível para reduzir ao máximo o trauma.
Qual é a recomendação de ingestão de água para pacientes com cateteres?
Pacientes com cateteres devem tomar aproximadamente 2-2,5 litros de água diariamente para ajudar a reduzir o risco de infecção urinária.
Deve-se utilizar de forma rotineira cateter impregnado com prata ou outro antimicrobiano?
Não, não se deve utilizar de forma rotineira cateter impregnado com prata ou outro antimicrobiano.
Onde deve ser mantida a bolsa coletora de urina para evitar refluxo intravesical?
A bolsa coletora deve ser mantida abaixo do nível de inserção do cateter e não deve tocar o solo para evitar contaminação acidental durante o esvaziamento.