REA III - Objeto - Fases- Nível de SVÇ- Contribuição Flashcards
Qual é o objeto dos contratos de concessão de aeroportos?
É a concessão dos serviços públicos para a ampliação, manutenção e exploração de infraestrutura aeroportuária do complexo aeroportuário.
A concessão de aeroportos inclui a prestação de serviços destinados a apoiar e garantir a segurança à navegação aérea em área de tráfego aéreo do aeroporto?
Não. Com exceção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, não fazem parte do escopo da concessão, sendo atribuição exclusiva do Poder Público.
Quando começa a vigência dos contratos?
A partir de sua data de EFICÁCIA.
O que é a data de eficácia?
É aquela em que estiverem implementadas as seguintes condições suspensivas: 1. publicação do extrato do contrato no DOU; 2. ciência das concessionárias da emissão da ordem de serviço da Fase I pela ANAC (expedida em até 30 dias a contar da publicação no DOU do extrato do contrato)
Quais são as fases da realização do objeto das concessões?
Fase I-A; Fase I-B; Fase I-C; Fase II.
As fases I-A e I-B se iniciam ao mesmo tempo. A fase II somente após o término das Fases I-A, I-B e I-C.
Caracterize a Fase I-A.
Fase de transferência das operações do aeroporto da INFRAERO para a concessionária;
Caracterize a Fase I-B
fase de ampliação e melhoria do nível de serviço do aeroporto;
Caracterize a Fase I-C
fase de ampliação e adequação da infraestrutura para a recomposição total do nível de serviço do aeroporto; Em alguns contratos não há a fase I-C, sendo as obrigações incorporadas à fase I-B.
Caracterize a Fase II
demais fases de ampliação, manutenção, exploração do aeródromo, visando a manutenção de serviço.
A fase I-A está dividida em quantos estágios?
3.
Caracterize o estágio 1 da Fase I-A.
- apresentação do Plano de Transferência Operacional(PTO) à ANAC para assunção de todas as atividades do aeroporto; 2. PTO demonstra capacidade em segurança operacional, operações de acordo com o cronograma e operações aeroportuárias sem interrupções; 3. Equipe de Transição;
Caracterize o estágio 2 da Fase I-A.
- Inicia-se com a aprovação do PTO; 2. Constitui-se o Comitê de Transição; 3. treinar e mobilizar mão-de-obra para iniciar a assunção das atividades do aeroporto.
Quem participa do Comitê de Transição?
Liderado pela concessionária, tem a participação de toda a comunidade aeroportuária: ANAC, Infraero, DECEA, Receita Federal, PF, ANVISA, Vigiagro, companhias aéreas, representantes dos empregados do aeroporto.
Quais as funções da Infraero durante o estágio 2?
- Continua e executa as suas atividades, sendo assistida pelos prepostos das concessionárias; 2. Guarda dos bens existentes e integrantes do aeroporto. 3. Despesas e receitas incidentes sobre as atividades do aeroporto relativas ao estágio 2.
O que ocorre quando finda o prazo previsto para o estágio 2?
A concessionária deverá assumir a efetiva operação do aeroporto, mediante assinatura do Termo de Aceitação Definitiva e de Permissão de Uso de Ativos das instalações do aeroporto, observada a aplicação do PTO.
Caracterize o estágio 3 da Fase I-A.
Inicia-se com a ssinatura do Termo de Aceitação Definitiva e de Permissão de Uso de Ativos, tendo prazo inicial de 3 meses, prorrogável por até 6 meses, mediante acordo entre a concessionária e a Infraero.
O que acontece com os funcionários da Infraero alocados ao aeroporto durante o estágio 3 da Fase I-A?
Continuam na condição de contratados da Infraero, mas cedidos à concessionária. A Infraero é reembolsada de todos os custos e encargos.