AIR II - Certificação de projeto de aeronave Flashcards
que é certificação de projeto de tipo
é um dos meios pelos quais ANAC promove a segurança de voo. é a confirmação devidamente certificado por autoridade técnica e legalmente competente de que o projeto de um determinado produto aeronáutico satisfaz os requisitos de segurança de voo estabelecidos por essa mesma autoridade.
como se inicia o processo de certificação?
para um programa de desenvolvimento ou um novo modelo o processo começa durante a etapa de desenvolvimento do produto. se for necessário alterar o modelo de aeronave já em produção, a certificação começa com a solicitação de mudança ou modificação ao projeto de tipo.
quais são os passos mais comuns do processo de certificação
planejar como os requisitos serão cumpridos, coletar dados não relativos à teste de Voo Para comprovar a conformidade da aeronave, fazer testes de voo para demonstrar a conformidade e o encerramento
Quais aspectos distintos e complementares a certificação deve abranger?
o projeto, a fabricação(capacidade de reproduzir com qualidade), a operação(segurança) e a manutenção(ao longo da vida operacional, as premissas de segurança serão satisfeitas).
Quais as quatro fases típicas de um processo de certificação de aeronave?
1.projeto conceitual ou pré-requerimento; 2.Definição dos requisitos aplicáveis e planejamento do programa; 3.implementação/execução; 4.atividades pós emissão do certificado.
o que é o projeto conceitual ou pré-requerimento?
é a fase que deve preceder o requerimento formal. 1. Permite o conhecimento mútuo do requerente e da ANAC. A ANAC avalia o grau de conhecimento que o requerente possui, permite esclarecer Quais são os objetivos da certificação, desenvolve um processo de certificação e mostra as responsabilidades da ANAC e do requerente.
2.permite que o requerente apresente na versão preliminar de seu planejamento
Caracterize a fase Definição dos requisitos aplicáveis e planejamento do programa.
nesta fase o requerente submete o requerimento formal, o processo de certificação inicia-se oficialmente.
Existem dois produtos primários nesta fase: 1. base de certificação, que consiste no conjunto de requisitos aplicáveis ao projeto; 2. plano de certificação, que consiste na base de certificação, na aceitação dos métodos de comprovação, macrocronograma e forma de atuação da ANAC.
como ANAC avalia a adequabilidade dos métodos propostos de comprovação no plano de certificação?
ensaios em laboratórios, inspeções físicas, ensaios na aeronave em solo, ensaios na aeronave em voo, simuladores, comprovações analíticas etc
o que é a fase de implementação/execução?
determina o cumprimento com todos os requisitos aplicáveis. é fundamental ter em conta que cabe ao requerente demonstrar o cumprimento com os requisitos aplicáveis. A ANAC determina que a alegação do requerente É de fato válida.
Quais são os principais eventos e atividades que marcam a fase de implementação e execução?
submissão de dados técnicos pelo requerente, inspeções de conformidade nos protótipos pela aprovação das propostas de ensaio, testemunho de ensaios no solo, reunião pré-voo e emissão da autorização para inspeção de tipo, ensaios em voo, inspeções de engenharia, aprovação da documentação de serviço, instruções para a aeronavegabilidade continuada, avaliações operacionais e de aeronavegabilidade, reunião final, emissão do certificado e da folha de especificação.
quais são as principais atividades pós-emissão do certificado?
aprovação de modificações; emissão de diretrizes de aeronavegabilidade; revisão das limitações de aeronavegabilidade; reabertura do processo de certificação;
quando deve ser emitida uma diretriz de aeronavegabilidade?
sempre que a experiência em serviço ou uma análise circunstanciada mostrarem que existe uma condição insegura em um produto aeronáutico aprovado, com o objetivo de reduzir o risco e restaurar o nível de segurança
Como podem ser classificadas as modificações de um projeto e quais suas características?
Podem ser classificadas em grandes ou pequenas. A pequena modificação é aquela que não tem apreciável efeito no peso, balanceamento, resistência estrutural, confiabilidade, características operacionais e outras características que possam afetar a aeronavegabilidade do produto. Todas as demais modificações são consideradas grandes modificações.
Como são aprovadas as modificações?
as pequenas modificações podem ser aprovadas segundo método aceitável pela ANAC, sem apresentação prévia de quaisquer dados comprobatórios. Todas as grandes modificações devem ser submetidas para a aprovação da ANAC antes de sua incorporação no produto. A aprovação da ANAC se dará por meio de uma emenda ao CT ou por um CST.
O que é a validação?
é o processo pelo qual a ANAC concede CT a uma aeronave, motor ou hélice estrangeiro (previamente certificado pela autoridade de Aviação Civil do país de origem), precisamente porque está fundamentado no trabalho que já foi executado pela autoridade de Aviação Civil do país exportador.