GEANAC II Flashcards
Qual é o conceito de segurança operacional?
É o estado no qual o risco de lesões às pessoas ou danos a bens se reduzem e se mantem em um nível aceitável ou abaixo desse, por meio de um processo contínuo de identificação de perigos e gerenciamento dos riscos.
Qual é o conceito e classificação de risco?
A avaliação das consequências (resultado potencial) de um perigo (condição que potencialmente pode causar danos), expresso em termos de probabilidade e severidade (R = P x S).
Como se gerencia o risco?
1- identifica-se as condições inseguras (perigo), 2- indentifica-se o nível do risco (probabilidade e severidade), 3- determina-se a aceitabilidade do risco, 4- toma-se a decisão de continuar, de continuar com implementação de medidas de mitigação ou de interromper.
O que é o GASP?
Política de alto nível direcionada aos Estados membros da OACI voltada para a manutenção e melhoria protativa da segurança operacional diante de um cenário de crescimento das operações aéreas. O GASP estabelece objetivos globais de segurança operacional da aviação, incluindo metas específicas e prioridades a serem adotadas pelos estados. Também fornece uma estrutura familiar de planejamento para ajudar os estados e as regiões na melhoria da segurança (elementos facilitadores - enablers), prevê a criação de esforços regionais para para atender aos objetivos e prioridades globais. Prevê também a supervisão da segurança operacional pelos estados (implementação do SSP (PSO)).
Quais e quantos são os elementos facilitadores (enablers) do GASP?
Os elementos facilitadores são 4: 1- padronização, 2- colaboração (criação dos RASG’s), 3- Recursos, e 4- Intercâmbio de dados e informações de segurança operacional.
Quais e quantos são os elementos críticos previstos no GASP para a implementação da supervisão da segurança operacional pelos estados?
Os elementos críticos são 8: 1- legislação primária, 2- regulamentos, 3- organização, 4- pessoal qualificado, 5- material guia, 6- certificação, 7- vigilância continuada, e 8- resolução de deficiências.
Quais elementos críticos previstos no GASP se relacionam ao macroprocesso de regulamentação da ANAC?
3 elementos críticos se relacionam com o macroprocesso de regulamentação: 1- legislação básica, 2- regulação técnica, 3- material guia para reguladores.
Quais elementos críticos previstos no GASP se relacionam ao macroprocesso de certificação e outorga da ANAC?
Apenas 1, o elemento da certificação.
Quais elementos críticos previstos no GASP se relacionam ao macroprocesso de fiscalização da ANAC?
2 elementos críticos se relacionam com o macroprocesso de fiscalização: 1- vigilância continuada, e 2- resolução de deficiências.
Quais elementos críticos previstos no GASP se relacionam ao macroprocesso de gestão interna da ANAC?
2 elementos criticos se relacionam com o macroprocesso de gestao interna: 1- recursos humanos e financeiros (organização), e 2- capacitação (pessoal qualificado).
Como que a OACI avalia o nível de implementação dos elementos críticos?
Através do USOAP (programa universal de auditoria da supervisão da segurança operacional).
Como se caracateriza a supervisão da segurança operacional baseada em prescrição?
1- regulamentação rígida, 2- programas fixos de vigilância (inspeções e auditorias), 3- checklists estaticos, 4- compliance, 5- box ticking, 6- assuntos isolados, 7- regulação é sinonimo de prescrição, 8- processos reativos.
Como se caracateriza a supervisão da segurança operacional baseada em desempenho?
1- regulação baseada em desempenho, 2- programas dinâmicos de vigilância, 3- comprometimento, 4- julgamento de especialistas, 5- visão geral do gerenciamento de riscos (identificação por dados e priorização), 6- regulação é sinônimo de ferramentas preventivas, 7- processos proativos.
O que é o PSO (SSP)?
É o programa de de segurança operacional e compreende normas e diretrizes para o gerenciamento da segurança operacional pelo estado e estabelece, dentre outros, a exigência de os PSAC’s implementaresm seus SGSO’s, que no mínimo identifique os perigos à segurança das operações, garanta que sejam implantadas ações corretivas para minizar os riscos, promova monitoramento continuo e avaliação permanente do nível de segurança alcançado pelos regulados e objetive a melhora continua do SGSO.
Quais e quantos são os elementos (estrutura) do PSO (SSP)?
Há 4 elementos no PSO: 1- política e objetivos de segurança operacional do estado, 2- gerenciamento dos riscos à segurança operacional do estado, 3- garantia da segurança operacional do estado, 4- promoção da segurança operacional do estado.