Direito Eleitoral (Lei das Eleições) OFICIAL- Parte 1 Flashcards
As eleições para Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado do Distrito Federal, Prefeito e Vice-Prefeito, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual, Deputado Distrital e Vereador dar-se-ão em todo o país no
primeiro domingo de outubro do ano respectivo.
Serão realizadas simultaneamente as eleições para Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Deputado Distrital, para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador.
Certo
Será considerado eleito o candidato a presidente ou governador que obtiver a maioria absoluta de votos não contados os em brancos e os nulos.
Certo
Se nenhum candidato alcançar a maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição no último domingo de outubro, concorrendo os dois candidatos mais votados, e considerando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos.
Certo
Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de
maior votação.
Em uma eleição municipal, os candidatos A, B e C competem no primeiro turno. No segundo turno, antes da realização das eleições, o candidato A anuncia sua desistência oficial de sua candidatura devido a motivos de saúde. Com base nos parágrafos mencionados, o que deve ser feito diante dessa situação de desistência do candidato A antes do segundo turno? E se, por acaso, dois candidatos remanescentes terminarem em segundo lugar com a mesma quantidade de votos, como decidir qual deles se qualifica para o segundo turno?
Conforme os parágrafos, devido à desistência do candidato A antes do segundo turno, os candidatos remanescentes B e C devem competir no segundo turno. Se, por ventura, ambos tiverem a mesma quantidade de votos e terminarem em segundo lugar, o critério de desempate será a idade, qualificando-se o candidato mais idoso para competir no segundo turno.
A eleição do presidente importará a do candidato a vice-presidente com ele registrado, o mesmo se aplicando à eleição de governador.
Certo
Será considerado eleito prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos não computados os em branco e os nulos. A eleição do prefeito importará do candidato a vice-prefeito com ele registrado. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores,
terá segundo turno.
Poderá participar das eleições o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, conforme o disposto em lei e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição de acordo com o respectivo estatuto.
Certo
Nas eleições proporcionais, apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias são considerados
Válidos
É facultado aos partidos políticos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para a eleição majoritária.
Certo
A coligação terá denominação própria, que poderá ser a junção de todas as siglas dos partidos que a integram, sendo a ela atribuídas as prerrogativas e obrigações de partido político no que se refere ao processo eleitoral, e devendo funcionar como um só partido no relacionamento com a justiça eleitoral e no trato dos interesses interpartidários.
Certo
É permitido que a denominação de uma coligação eleitoral inclua o nome de um candidato e faça referência ao número do partido político, desde que seja uma estratégia adotada pela coligação para facilitar a identificação dos eleitores.
Errada. A denominação da coligação não poderá coincidir, incluir ou fazer referência a nome ou número de candidato, nem conter pedido de voto para partido político.
Na propaganda para eleições majoritárias, a coligação pode escolher usar apenas a legenda de um dos partidos que a compõem, em vez de exibir todas as legendas dos partidos envolvidos.
Errada. Na propaganda para eleições majoritárias, a coligação deve obrigatoriamente utilizar todas as legendas dos partidos que a integram, sobre sua denominação. Não é permitido escolher usar apenas a legenda de um dos partidos.
Na formação de coligações, os candidatos só podem ser inscritos na chapa se forem filiados a um partido político específico que faça parte da coligação.
Errada. Na chapa da coligação, podem inscrever-se candidatos filiados a qualquer partido político dela integrante.
O pedido de registro dos candidatos deve ser subscrito pelos presidentes dos partidos coligados, por seus delegados, pela maioria dos membros dos respectivos órgãos executivos de direção ou para o representante da coligação, na forma do inciso 3.
Certo
Na formação de coligações, os partidos integrantes não precisam designar um representante, pois o presidente de um dos partidos coligados pode assumir as atribuições de representação da coligação no processo eleitoral.
Errado. Os partidos integrantes da coligação devem designar um representante que terá atribuições equivalentes às de presidente de partido político no trato dos interesses e na representação da coligação no que se refere ao processo eleitoral.
A coligação pode ser representada perante a Justiça Eleitoral por uma pessoa designada de acordo com o inciso III, ou por delegados indicados pelos partidos que a compõem. Ela pode nomear até
3 delegados perante o Juízo Eleitoral, 4 delegados perante o Tribunal Regional Eleitoral e 5 delegados perante o Tribunal Superior Eleitoral.
Em uma eleição municipal, quatro partidos políticos (Partido A, Partido B, Partido C e Partido D) formaram uma coligação. No entanto, após a convenção partidária e durante o período de registro de candidatos, o Partido C decide questionar a validade da coligação. De acordo com o parágrafo mencionado, o Partido C possui legitimidade para atuar de forma isolada no processo eleitoral para questionar a validade da coligação? Se sim, em que período ele pode fazê-lo?
Sim, o Partido C possui legitimidade para atuar de forma isolada no processo eleitoral para questionar a validade da coligação durante o período compreendido entre a data da convenção e o termo final do prazo para a impugnação do registro de candidatos.
A responsabilidade pelo pagamento de multas decorrentes de propaganda eleitoral é exclusivamente dos candidatos, não envolvendo os partidos, mesmo quando eles fazem parte de uma coligação.
Errada. A responsabilidade pelo pagamento de multas decorrentes de propaganda eleitoral é solidária entre os candidatos e os respectivos partidos, não alcançando outros partidos, mesmo quando integrantes de uma mesma coligação.
Aplicam-se à Federação de Partidos, que trata Lei dos Partidos Políticos, todas as normas que regem as atividades dos partidos políticos no que diz respeito às eleições, inclusive no que se refere à escolha e registro de candidatos para as eleições majoritárias e proporcionais, a arrecadação e aplicação de recursos em campanhas eleitorais, a propaganda eleitoral, a contagem de votos, a obtenção de cadeiras, a prestação de contas e a convocação de suplentes.
Certo
É permitido formar uma federação de partidos após o prazo de realização das convenções partidárias, desde que seja aprovado por unanimidade pelos partidos envolvidos.
Errada. De acordo com a descrição, é vedada a formação de uma federação de partidos após o prazo de realização das convenções partidárias. Isso significa que a formação da federação deve ocorrer antes desse prazo.
As normas para a escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações devem ser estabelecidas no Estatuto do Partido, e não é permitido ao órgão de direção nacional do Partido estabelecer normas em caso de omissão do Estatuto.
Errada. As normas para a escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações devem ser estabelecidas no Estatuto do Partido. No entanto, em caso de omissão do Estatuto, o órgão de direção nacional do Partido pode estabelecer essas normas e publicá-las no Diário Oficial da União até 180 dias antes das eleições.
Se a convenção partidária de nível inferior deliberar sobre coligações de forma contrária às diretrizes estabelecidas pelo órgão de direção nacional do Partido, o órgão de direção nacional não tem autoridade para anular essa deliberação, uma vez que as convenções de nível inferior têm autonomia total para tomar decisões sobre coligações.
Errada. Se a convenção partidária de nível inferior se opuser às diretrizes estabelecidas pelo órgão de direção nacional do Partido em relação a coligações, o órgão de direção nacional tem o poder de anular a deliberação e os atos dela decorrentes. Portanto, a afirmação de que o órgão de direção nacional não tem autoridade para anular tal deliberação está incorreta.
Em caso de anulação de deliberações e atos decorrentes de convenção partidária, a comunicação à justiça eleitoral deve ser feita imediatamente, sem a necessidade de cumprir um prazo específico após a data limite para o registro de candidatos.
Errada. As anulações de deliberações e atos decorrentes de convenção partidária, nos casos descritos, devem ser comunicadas à justiça eleitoral no prazo de 30 dias após a data limite para o registro de candidatos.
Após a anulação de deliberações que leve à necessidade de escolher novos candidatos, o pedido de registro dos novos candidatos deverá ser apresentado à Justiça Eleitoral nos 30 dias seguintes à deliberação.
Errada. O pedido de registro dos novos candidatos deve ser apresentado à Justiça Eleitoral nos 10 dias seguintes à deliberação que levou à anulação.
Um partido político decidiu escolher seus candidatos e deliberar sobre coligações no dia 16 de agosto do ano em que se realizam as eleições. A decisão do partido está de acordo com o artigo 8º da legislação eleitoral?
Errada. Conforme o artigo 8º, a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ser feitas no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano em que se realizarem as eleições.
Aos detentores de mandato de deputado federal, estadual, ou distrital, ou de vereador, e aos que tenham exercido esses cargos em qualquer período da legislatura que estiver em curso, é assegurado o registro de candidatura para o mesmo cargo pelo partido a que estejam filiados.
Certo
Para a realização das convenções de escolha de candidatos, os partidos políticos poderão usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se por danos causados com a realização do evento.
Certo