C3RV1CITES E UR3TR1TES Flashcards
Como pe feito o diagnóstico da cervicite pelo gonococo e pela Clamydia?
A identificação do agente etiológico pode ser realizada, mas como tem alto custo, geralmente recomenda-se o tto para os dois agentes.
Cervicite
Gonococo
O diagnóstico pelo método de Gram da cervicite pela Neisseria, na mulher, diferentemente da uretrite gonocócica no homen, tem baixa sensibilidade (30%), mas a cultura do conteúdo endocervical pode ser realizada na tentativa de esclarecer a etiologia, além de técnicas de biologia molecular (NAAT) e captura híbrida.o tto deve ser recomendado para os parceiros sexuais e para homens portadores de uretrite.
Clamídia
O diagnóstico definitivo da cervicite causada por Chlamydia trachomatis é realizado pela cultura em células de McCoy (pouco acessível na prática e muito complexa sua realização), pela imunofluorescência direta de material coletado do colo uterino, PCR e ELISA de material endocervical ou de urina que tem ainda maior sensibilidade. Como são métodos disponíveis apenas em centros referenciados de pesquisa, está recomendada a busca por exame clinico especialmente em gestantes (riscos de complicações) e adolescentes (infertilidade)
.
Quanto a oftalmopatia do RN pelo gonococo e pela Clamydia:
Oftalmopatia
Quanto à oftalmia neonatal, está recomendado o esfregaço do exsudato conjuntival corado pelo Gram, o qual é altamente sensível e específico, pode-se também fazer a análise de células epiteliais conjuntivais, coradas pelo Giemsa, na presença de C. trachomatis será possível identificar inclusões intracitoplasmáticas, contudo essa técnica é complexa para ser aplicada na atenção básica. Uma outra técnica para identificação de oftalmia por Clamydia é a imunofluorescência direta. Na prática, na presença de oftalmopatia realiza-se tto para gonorreia e clamídia na criança, na mãe e parceiro. E a mãe deve ser submetida a exame ginecológico, teste para HIV, HBV e sífilis.
Qual o tto da Infecção anogenital não complicada?
Infecção anogenital não complicada:
(uretra, colo uterino e reto) Ciprofloxacina 500 mg, VO, dose única;
MAIS
Azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, VO, dose única;
OU
Ceftriaxona 500 mg, IM, dose única;
MAIS
Azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, VO, dose única;
Em menores de 18 anos e gestantes:
A ciprofloxacina é contraindicada, sendo a ceftriaxona o medicamento de escolha
Qual o tto da Infecção gonocócica de faringe ?
Infecção gonocócica de faringe
Ceftriaxona 500 mg, IM, dose única;
MAIS
Azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, VO, dose única;
Qual o tto da Infecção gonocócica disseminada?
Infecção gonocócica disseminada
Ceftriaxona 1 g IM ou IV /dia;
Manter até 24-48h após a melhora, quando o tratamento pode ser trocado para Ciprofloxacina
500 mg, VO, 2x/dia, completando ao menos 7 dias de tratamento.
Qual o tto da Conjuntivite gonocócica no adulto ?
Conjuntivite gonocócica no adulto
Ceftriaxona 1 g, IM, dose única.
Qual o tto da infecção pela Clamidia?
Clamidia
Azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, VO, dose única;
OU
Doxiciclina 100 mg, VO, 2x/dia, 7 dias (exceto gestantes);
OU
Amoxicilina 500 mg, VO, 3x/dia, 7 dias.
Qual o tto da Cervicite na gestante ?
Cervicite na gestante Clamidia: Azitromicina 1g DU OU Amoxicilina 500mg 8/8h por 7 dias OU Eritromicina 500mg 6/6h por 7 dias
Gonorréia
Ceftriaxona 250mg IM DU
OU – se alergia às Penicilinas
Espectinomicina 2g IM DU
Quais as observações sobre o tto da cervicite?
Observações:
1ª) O uso da ciprofloxacina está contraindicado nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, considerando estudos realizados nos últimos anos, os quais demonstraram a circulação de cepas de gonococos com taxas de resistência antimicrobiana igual ou maior que 5%, limite determinado internacionalmente para aceitação do uso de um antibiótico.
2ª) Na indisponibilidade de ceftriaxona, poderá ser utilizada outra cefalosporina de terceira geração no tratamento de infecção pelo gonococo, como a cefotaxima 1.000 mg IM, dose única.
3ª) Apenas a amoxicilina 500 mg, VO, 3x/dia, 7 dias consta como opção terapêutica à azitromicina e à doxiciclina nas infecções por clamídia.
Qual o tto da uretrite e da proctite na coinfecção Clamidia e Neisseria?
Infecção Gonocócica e por Clamídia não Complicada
(Uretrite e Proctite)
Ciprofloxacina 500 mg, VO, dose única;
MAIS
Azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, VO, dose única;
OU
Ceftriaxona 500 mg, IM, dose única;
MAIS
Azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, VO, dose única.
Em menores de 18 anos e gestantes:
A ciprofloxacina é contraindicada, sendo a ceftriaxona o medicamento de escolha
Qual o tto da Uretrite por Clamídia ?
Uretrite por Clamídia Azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, VO, dose única; OU Doxiciclina 100 mg, VO, 2x/dia, 7 dias (exceto gestantes); OU Amoxicilina 500 mg, VO, 3x/dia, 7 dias.
Qual o tto da uretrite por Mycoplasma genitalium?
Uretrite por Mycoplasma genitalium
Azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, VO, dose única
Considerações sobre o tto de uretrites:
-1ª) O uso da ciprofloxacina está contraindicado nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, considerando estudos realizados nos últimos anos, os quais demonstraram a circulação de cepas de gonococos com taxas de resistência antimicrobiana igual ou maior que 5%, limite determinado internacionalmente para
aceitação do uso de um antibiótico
2ª) Na indisponibilidade de ceftriaxona, poderá ser utilizada outra cefalosporina de terceira geração no tratamento de infecção pelo gonococo, como a cefotaxima 1.000 mg IM, dose única.
3ª) A ofloxacina 400 mg VO dose única e a espectinomicina 2 g IM dose única não estão mais entre a segunda opção de tratamento das uretrites gonocócicas.
4ª) Apenas a amoxicilina 500 mg, VO, 3x/dia, 7 dias consta como opção terapêutica à azitromicina e à doxiciclina nas infecções por clamídia.
Qual a profilaxia para HIV em gestantes vítimas de violência sexual com IG menor de 14 semanas?
E para gestantes com IG >14 semanas?
<14 semanas Tenofovir Lamivudina Atazanavir Ritonavir
> 14 semanas
Tenofovir
Lamivudina
Raltegravir
O que explica a reação de Jarisch Herxheimer?
Se trata de um efeito adverso, que ocorre em pessoas com sífilis recente, onde após administração de penicilina, há grande liberação de antígenos das espiroquetas na circulação sanguínea causando: exacerbação das lesões cutâneas, exantema, febre, mialgia, hipotensão, cefaléia. Inicia-se geralmente em 24h e involui espontaneamente em até 48h.