Bio - Aula 11 Flashcards

Sistema Excretor e Nervoso

1
Q

1) Quais são os 3 tipos de excretas nitrigenadas? Diferencie-as.

2) Classifique quanto ao tipo de excreta: Peixes ósseos, peixes cartilaginosos, anfíbios, répteis, aves, mamíferos e insetos.

3) Explique os mecanismos de osmorregulação dos peixes ósseos, peixes cartilaginosos, aves e répteis, indicando seus principais órgãos excretores.

4) Explique o que é o vacúolo pulsátil, quais seres e possuem e seus pontos negativos e positivos.

A

1) a) Amônia: Alta toxidez, alta solubilidade, baixo gasto energético para a produção.
b) Ureia: Média toxidez, média solubilidade, médio gasto energético para a produção.
c) Ácido Úrico: Baixa toxidez, Baixa solubilidade, Alto gasto energético para a produção.

2) Ureotélicos Condríctes, Mamíferos, Anfíbios adultos.
Uricotélicos: Répteis, Aves e insetos.
Amoniotélicos: Osteíctes, Larvas de anfíbios.

3) a) Osteíctes:
- De água salgada: Ingerem água salgada e absorvem sais por suas brânquias por transporte ativo, porém eliminam o excesso por trasporte ativo também pelas brânquias. Também, urinam para eliminar excretas, sendo a urina pouca volumosa e muito concentrada. Brânquias.
- De água doce: O meio é hipotônico em relação a eles, então há ganho excessivo de água. Eliminam parte dessa água com grande volume de urina muito diluída. Para evitar a perda excessiva de sair pelas brânquias, os mesmos captam sais do meio por transporte ativo. Não bebem a água q passa pelas brânquias, apenas respiram ela. Rins.
b) Condríctes: Produzem ureia e armazenam nos tecidos, a fim de aumentar a tonicidade e evitar a perda de água nos ambientes hipertônicos que vivem. Processo chamado de uremia fisiológica. Rins.
c) Aves: As aves marinhas ingerem grande quantidade de NaCl se alimentando, então, o excesso de sair é eliminado do seu corpo através das glândulas nasais.
d) Répteis: Semelhante às aves, eliminam o excesso de sair pelas glândulas lacrimais.

4) Presente em protozoários de água doce, para descartar o excesso de água no interior deles, visto que, por viverem em um meio hipotônico em relação a eles, ganham muita água por osmose. O ponto positivo é que permite a homeostase, mas o negativo é que é um mecanismo de baixa seletividade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

1) Explique quais são os 9 tipos de sistemas excretores.

2) Indique o sistema excretor de cada filo, indicando, ainda, as divergências nas classes, caso existam.

A

1) a) Difusão: Excretas saem pela superfície do corpo.
b) Células flama: Células ciliadas auxilliam na retirada de fluido extracelular, atraavés de poros excretores. São pouco especializados, então retiiram substâncias úteis também.
c) Células H: Eliminam excretas do pseudoceloma.
d) Metanefrídeos: Removem o fluido do celoma, liberando as excretas através de nefridióporos, que abrem para fora do copro do animal. As substâncias úteis são reabsorvidas ao passar pelos metanefrídeos.
e) Túbulos de Malpighi: Os túbulos de Malpighi captam fluido extracelular da cavidade celomática e os liberam na cavidade intestinal para eliminá-lo. Água e sais minerais presentes no fluido são reabsorvidos.
f) Glândulas coxais: Liberam as excretas pelas glândulas coxais.
g) Glândulas verdes: Liberam as excretas pelas glândulas verdes, presentes nas antenas.
h) Rins: Filtram o sangue e formam a urina, reabsorvendo compostos úteis.
i) Sistema ambulacral

2) a) Poríferos: Difusão
b) Cnidários: Difusão
c) Platelmintos: Células-flama
d) Nematelmintos: Células H
e) Anelídeos: Metanefrídeos
f) Artrópodes:
- Aracnídeos: Glândulas coxais
- Crustáceos: Glândulas verdes
- Demais: Túbulos de Malpighi
g) Moluscos: Metanefrídeos
h) Equinodermos: Sistema ambulacral
i) Cordados: Rins

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

1) Diferencie néfrons de nefrídeos.

2) Quais são os 3 tipos de rins?

3) Indique qual o tipo de rim de cada vertebrado. (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos)

A

1) Néfrons retiram as excretas diretamente do sangue, enquanto os nefrídeos tiram dos tecidos.

2) Pronefros: Só nefrídeos
Mesonefros: Nefrídeos + Néfrons
Metanefros: Só néfrons

3) Alevinos e larva de anfíbio: Protonefros
Peixes e anfíbios adultos: Mesonefros
Répteis, aves e mamíferos: Metanefros

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

1) Explique o ciclo da ornitina. Aonde ele ocorre?

2) Explique o processo de formação da urina.

3) O que é o sistema multiplicador de contracorrente?

A

1) Ocorre no fígado. A ornitina reage com NH4+, CO2, gastando ATP, formando citrulina. A citrulina se liga a uma amina, formando arginina. Depois disso, a arginina é hidrolisada, formando ureia e uma nova ortinina.

2) Primeiramente, ocorre a filtração glomerular na cápsula de bowman, a qual possui uma rede de capilares chamada de glomérulo. As artérias aferentes chegam na cápsula renal trazendo sangue em alta pressão, contendo diferentes substâncias que serão filtradas no glomérulo, uma estrutura permeável que seleciona substâncias que iram formam filtrado glomerular, semelhante ao plasma sem proteínas, porém impermeável a grandes moléculas. O filtrado glomerulas é absorvido pela cápsula e encaminhado para o túbulo contorcido proximal (TCP). Nesse local, a maior parte do filtrado glomerulas é reabsorvida, sendo as principais substâncias a maior parte de água e solutos dele. Solutos como Na+, glicose e aminoácidos são transportados ativamente pelas células do tubo, sendo levados ao fluido intersticial e depois para os capilares ao redor do néfron. Com essa reabsorção, o meio intersticial fica hipertônico e a água presente no interior do néfrin é reabsorvida. Depois do TCP, o filtrado chega na alça néfrica, dividida em descendente (impermeável a sais e permeável a água) e (permeável a sais e impermeável a água) ascendente. Na alça ascendente ocorre o bombeamento ativo de Na+ para o intertíscio, fazendo a pressão osmótica ao redor da alça aumentar, promovendo a reabsorção de H2O na alça descendente, ao passarem pelas aquaporinas. Depois disso, segue ao túbulo contorcido distal (TCD), o qual possui a parte inicial semelhante à alça néfrica ascendente e a final permeável a água. No TCD, também, há secreção ativa de substâncias do plasma para o túbulo, como a secreção de H+ para a regulação do pH. Por fim, o fluido vai para o ducto coletor, aonde há mais absorção de água pelo sangue, aonde o ducto fica progressivamente menos permeável para evitar a perda de água da urina que vai ficando progressivamente mais concentrada. Então, no final do ducto há a formação da urina, composta principalmente de H+, K+, água, resíduos nitrogenados e NaCl, que passa pelos ureteres para chegar na bexiga, aonde é acumulada até ser eliminada do organismo por meio daa uretra, após a micção.

3) O mecanismo de bombeamento de sais na alça descendente concentra o intertíscio renal de forma desigual, estabelecendo um gradiente onde quanto mais para a parte interna do rim, mais concentrado fica o tecido e, assim, mais fluido percorre a alça descendente e mais água é reabsorvida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

1) O que o ADH faz? Qual o seu nome não abreviado?

2) Qual a relação entre o álcool e o ADH?

3) O que a aldosterona faz?

4) Explique o sistema renina-angiotensina-aldosterona.

A

1) Controla o volume da urina com o aumento a permeabilidade do túbulo contorcido distal e do ducto coletor, elevando a absorção de água. Estimulado em caso de estresse hídrico. Hormônio antidiurético.

2) O álcool inibe a secreção do ADH, fazendo o volume da urina aumentar.

3) Estimula a reabsorção de sódio pelos rins, tornando a reabsorção de água mais eficiente, auxiliando no aumento da pressão sanguínea com o volume sanguíneo.

4) A diminuição da pressão arterial provoca a produção de renina pelos rins, que ativa o angiotensinogênio, transformando-o em angiotensina I. Essa é convertida pela ECA (Enzima conversora de angiotensina), a qual é produzida pelos pulmões, transformando-a em angiotensina II. A angiotensina II já possui a capacidade de reter água e sais e de fazer vasoconstrição, mas estimula a produção de aldosterona para maior vasoconstrição. Com isso, a pressão arterial aumenta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

1) Explique quais são os 3 tipos de sistemas excretores.

2) Indique o sistema respiratório de cada filo, indicando, ainda, as divergências nas classes, caso existam.

A

1) a) Sistema difuso: Tecido composto por células nervosas que formam uma rede. Não há centro de comando.

b) Sistema ganglionar: Possuem várias células nervosas espalhadas pelo corpo, sendo o maior número na cabeça.

c) Sistema encéfalo-raquidiano (Cérebro-espinhal): A maior parte das células nervosas se encontram no encéfalo e na medula espinhal, formando um sistema nervoso central e alguns localizam-se fora dele, no sistema nervoso periférico.

2) a) Poríferos: Sem sistema nervoso, guiados por irritabilidade.
b) Cnidários: Difuso
c) Platelmintos: Ganglionar
d) Nematelmintos: Ganglionar
e) Anelídeos: Ganglionar
f) Artrópodes: Ganglionar
g) Moluscos: Ganglionar
h) Equinodermos: Ganglionar
i) Cordados: Encéfalo-Raquidiano

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

1) Indique as 3 regiões do encéfalo, indicando, ainda, as 5 partes dele e em qual região cada uma se localiza.

2) Qual a função da medula espinhal?

3) Diferencie as substâncias cinzentas das brancas.

4) Explique o que é o ato reflexo e como funciona. Diferencie-o do arco reflexo.

A

1) a) Encéfalo anterior (cérebro):
- Telencéfalo: Controle de ações motoras voluntárias, integração de estímulos sensoriais, raciocínio, aprendizado, pensamento, fala e memória.
- Diencéfalo: Tálamo (Integra o córtex cerebral à medula espinhal) + Hipotálomo (Controla a fome, sede, manuntenção daa temperatura, regulação do sono e integra os sistemas nervoso e endócrino).
b) Encéfalo médio:
- Mesencéfalo: Região do cérebro médio. Estado de vigília e consciência. promove seleção dos estímulos auditivos.
c) Encéfalo posterior:
- Metencéfalo: Compreende as regiões da ponte e cerebelo. A ponte possui fibras que dirigem ou partem do encéfalo anterior, o que explica o porquê o hemisfério cerebral esquerdo controla o direito e vice-versa. O cerebelo controla o equilíbrio, o tônus muscular e a coordenação motora.
- Mielencéfalo: Região aonde se encontra o bulbo. Controla as atividades vitais, como a respiração, a pressão arterial, os movimentos peristáltivos e os vômitos.

2) Tem como função a passagem de informação do encéfalo para a periferia e vice versa.

3) Branca: Predominância de axônios
Cinzenta: Predominância de corpos celulares dos neurônios.

4) Atos reflexos são respostas sem o controle do encéfalo. O caminho seguido pleo impulso de reflexo é chamado de arco reflexo, no qual um nervo aferente leva o impulso até a medula e, sem passar pelo encéfalo, a medula envia um impulso por um neurônio eferente até o órgão efetor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

1) Diferencie os sistemas nervosos periféricos autônomo e somático.

2) Indique o número de neurônios e o número de sinapses envolvidas no comando do SNP somático e do SNP autônomo. Qual o neurotrasmissor de cada?

3) Diferencie o sistema nervoso simpático do parassimpático tanto funcionalmente quanto anatomicamente.

4) Qual o único momento em que ambos atuam juntos?

A

1) Somático: Voluntário.
Autônomo: Involuntário.

2) SNP Somático: 1 nervo e 1 sinapse. Acetilcolina.
SNP Autônomo Simpático: 2 nervos e 2 sinapses. Na primeira adrenalina e noradrenalina e na segunda acetilcolina.
SNP Autônomo Parassimpático: 2 nervos e 2 sinapses. Ambas as sinapses por acetilcolina.

3) a) Simpático: Atua como um sistema de alerta, colocando o corpo em condição de perigo, promovendo: Dilatação na pupila, inibição da salivação, impressão de boca seca, aumento da frequência cardíaca e respiratória, reduz o peristaltismo, relaxa a bexiga. Possui nervos toracolombares e ramos pré-ganglionares mais curtos.
b) Parassimpático: Faz o corpo gastar menos energia, promovendo: Contração da pupilaa, estimulação da salivação, redução da frequência cardíaca e respiratória, aumento do peristtaltismo e contração da bexiga. Possui nervos craniossacrais e ramos pré-ganglionares mais longos.

4) Reprodução. Com a ereção e a ejaculação peniana

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly