36) CONTRAVENÇÕES PENAIS + ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA + ESTATUTO DO IDOSO + CRIMES ELEITORAIS Flashcards

1
Q

No crime de CORRUPÇÃO ELEITORAL, pune-se a conduta de DAR, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita: Pena - reclusão até 4 anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Constitui-se crime do código eleitoral, a conduta de Usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados não sejam conseguidos: Pena - reclusão até 4 anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa. Esse crime exige de que o crime deste artigo tenha sido praticado necessariamente durante o período eleitoral. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO - não exigência de que o crime deste artigo tenha sido praticado necessariamente durante o período eleitoral; a ausência de poder de gestão de programa social não afasta eventual configuração do delito deste artigo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Constitui-se crime do código eleitoral, as condutas de: Votar ou TENTAR VOTAR mais de uma vez, ou em lugar de outrem; Violar ou TENTAR VIOLAR o sigilo do voto; Violar ou TENTAR VIOLAR o sigilo da urna ou dos invólucros. Esses crimes, podem ser classificados como?

A

o Trata-se de um crime de atentado, também chamado de crime de empreendimento, que é aquele no qual a tentativa é punida da mesma forma que a conduta consumada, afastando a incidência do art. 14, II, do CP. Esses crimes inspiram-se na teoria subjetiva da tentativa, de acordo com a qual, para a punição, deve-se observar a intenção do agente. Se o crime é subjetivamente completo (mesmo que objetivamente tentado) deve ser punido como se consumado fosse.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O código eleitoral, não possui crime de FAKE NEWS. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

  • (FAKE NEWS) previsto no Art. 323. Divulgar, na propaganda eleitoral ou durante período de campanha eleitoral, fatos que SABE inverídicos em relação a PARTIDOS ou a CANDIDATOS e capazes de exercer influência perante o eleitorado: Pena - detenção de 2 meses a 1 ano, ou pagamento de 120 a 150 dias-multa.
  • § 1º Nas mesmas penas incorre quem produz, oferece ou vende vídeo com conteúdo inverídico acerca de partidos ou candidatos.
  • § 2º Aumenta-se a pena de 1/3 até 1/2 se o crime: I - é cometido por meio da imprensa, rádio ou televisão, ou por meio da internet ou de rede social, ou é transmitido em tempo real; II - Envolve menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O código eleitoral, pune as condutas de CALUNIAR alguém; Difamar alguém e de Injuriar alguém, porém nesses casos diferente do CP, o tipo exige que ocorra na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda eleitoral. Ademais, diferente do CP que aumenta nesses crimes a pena de 1/3 apenas, no código eleitoral, As penas cominadas nos CRIMES DE CALUNIA, DIFAMAÇÃO, INJURIA aumentam-se de 1/3 até 1/2, se qualquer dos crimes é cometido: I - Contra o Presidente da República ou chefe de governo estrangeiro; II - Contra funcionário público, em razão de suas funções; III - na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da ofensa. IV - Com menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia; V - Por meio da internet ou de rede social ou com transmissão em tempo real. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Assinale a alternativa que não contém um crime eleitoral: Mafalda, com fins eleitorais, registrou boletim de ocorrência contra Irineu pelo crime de estupro, mesmo sabendo que ele era inocente. O boletim deu origem a um inquérito policial contra Irineu. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO - Caso hipotético apresentado é uma modalidade especial de denunciação caluniosa (art. 339 do CP). O que diferencia os delitos é que, naquele, há o dolo específico eleitoral, ou seja, o fim especial de afetar, de alguma forma, as eleições. O crime do art. 326-A do CE foi incluído em 2019 pela Lei nº 13.834.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Assinale a alternativa que não contém um crime eleitoral: Priscila, vereadora, foi humilhada por Roberto, também vereador, que utilizou de menosprezo à condição de mulher, com o fim de dificultar o desempenho do mandato eletivo, ao dizer que Priscila era incapaz para o cargo e que deveria voltar para a cozinha. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO - O dispositivo foi inserido no CE pela Lei nº 14.192/2021, editada para estabelecer “normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher.” A discriminação de gênero, como se vê, não é a única. O crime pode acontecer mesmo se a discriminação for em virtude de cor, raça ou etnia. O sujeito passivo, porém, deve ser candidata a cargo eletivo ou detentora de mandado eletivo.

  • Art. 326-B. Assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo. Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Parágrafo único. Aumenta-se a pena em 1/3, se o crime é cometido contra mulher: I - Gestante; II - Maior de 60 anos; III - com deficiência.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Não há a figura típica de DESOBEDIÊNCIA ELEITORAL, respondendo o agente pelo crime de desobediência do CP. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

  • (DESOBEDIÊNCIA ELEITORAL)  Art. 347. Recusar alguém cumprimento ou obediência a diligências, ordens ou instruções da Justiça Eleitoral ou opor embaraços à sua execução: Pena - detenção de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Em se tratando das contravenções penais, As penas principais são a PRISÃO SIMPLES, de duração não pode ser superior a 5 anos, cumprida, SEM RIGOR PENITENCIÁRIO, em REGIME SEMIABERTO ou ABERTO. Bem como a pena de MULTA. Ademais, A lei brasileira só é aplicável à contravenção praticada no território nacional. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Em se tratando das contravenções penais, o Art. 3 dessa lei diz que, Para a existência da contravenção, basta a ação ou omissão voluntária. Deve-se, todavia, ter em conta o dolo ou a culpa, se a lei faz depender, de um ou de outra, qualquer efeito jurídico, nesse caso é valido o artigo?

A
  • NÃO. Pois a DOUTRINA, a partir do momento em que foi adotada a teoria finalista no Brasil e tendo em vista a proibição de responsabilidade objetiva no direito penal (sem dolo e sem culpa), o artigo 3° da lei das contravenções penais não se aplica mais.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Em se tratando das contravenções penais, é punível a tentativa de contravenção. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

  • Art. 4º Não é punível a tentativa de contravenção.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em se tratando das contravenções penais, No caso de ignorância ou de errada compreensão da lei, quando escusáveis, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

  • Art. 8º No caso de ignorância ou de errada compreensão da lei, quando escusaveis, a pena pode deixar de ser aplicada.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Em se tratando das contravenções penais, Criminaliza a conduta de Fabricar, importar, exportar, ter em depósito ou vender, sem permissão da autoridade, arma ou munição, bem como a conduta de Trazer consigo arma fora de casa ou de dependência desta, sem licença da autoridade. Tais fatos continuam em vigor?

A
  • Continuam a aplicar-se para as armas brancas: faca, punhal, soco inglês, espada etc. No que tange às armas de fogo, o art. 19 da Lei de Contravenção Penal foi tacitamente revogado Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). O porte ilegal de arma de fogo caracteriza, atualmente, o crime previsto nos arts. 14 ou 16 do Estatuto do Desarmamento, conforme seja a arma permitida ou proibida.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Em se tratando das contravenções penais, Constitui-se fato atípico a conduta de Anunciar processo, substância ou objeto destinado a provocar aborto. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

  • Art. 20. Anunciar processo, substância ou objeto destinado a provocar aborto: Pena - multa de um mil cruzeiros a dez mil cruzeiros.

É preciso que o agente queira que o anúncio chegue a número indeterminado de pessoas. Narrar um método abortivo a pessoa determinada não constitui infração penal, podendo, contudo, configurar participação em crime de aborto se a destinatária da informação pretende fazer uso de referido meio para interromper uma gestação e o agente sabe disso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Em se tratando das contravenções penais, Praticar VIAS DE FATO contra alguém: Pena – prisão simples, de 15 dias a 3 meses, ou multa, de cem mil réis a um conto de réis, se o fato não constitui crime. Contudo, tal crime não possui causa de aumento de pena expressa. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

  • Parágrafo único. Aumenta-se a pena de 1/3 até a 1/2 se a vítima é maior de 60 anos.
  • O que distingue a contravenção de vias de fato e o crime de tentativa de lesão corporal é a INTENÇÃO DO AGENTE. Verifica-se que o conceito é residual, ou seja, se não houve dolo de lesionar nem de matar, por exclusão ocorreu vias de fato. No crime de lesão corporal tentada, o agente quer lesionar, mas não consegue, enquanto na contravenção não existe tal intenção por parte do agressor. Se o agente desfere um violento soco, tencionando quebrar o nariz da vítima, mas está se esquiva e o golpe a atinge muito levemente, causando simples eritema (vermelhidão), o agente responde por tentativa de lesão corporal. Se, entretanto, desfere um tapa no rosto, responde pela contravenção.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Em se tratando das contravenções penais, Constitui crime a conduta de Fabricar, ceder ou vender gazua ou instrumento empregado usualmente na prática de crime de furto, bem como a de Portar instrumentos empregados usualmente na prática de furto. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

  • O art. 25 da Lei de Contravenções Penais (Portar instrumentos empregados usualmente na prática de furto) não foi recepcionado pela CF/88 por violar os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da isonomia. STF. Plenário. RE 583523/RS e RE 755565/RS, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgados em 3/10/2013 (Info 722).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Em se tratando das contravenções penais, O crime de Disparar arma de fogo em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, bem como a equiparação de Incorre na pena, quem, em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, sem licença da autoridade, causa deflagração perigosa, QUEIMA FOGO DE ARTIFÍCIO ou solta balão aceso, foi totalmente revogado pelo estatuto do desarmamento e a lei dos crimes ambientais. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO - Continua em vigor a conduta de QUEIMA FOGO DE ARTIFÍCIO.

 Se o agente, vender, fornecer ou entregar à criança ou adolescente fogos de artifício configura este crime do 244 ECA, exceto se o fogo de artifício for absolutamente inofensivo.

18
Q

Em se tratando das contravenções penais, é típico a conduta de Conduzir animal perigoso sem coleira em via pública?

A

SIM - Art. 31. Deixar em liberdade, confiar à guarda de pessoa inexperiente, ou não guardar com a devida cautela animal perigoso: Pena – prisão simples, de dez dias a dois meses, ou multa, de cem mil réis a um conto de réis. Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem: a) na via pública, abandona animal de tiro, carga ou corrida, ou o confia à pessoa inexperiente; b) excita ou irrita animal, expondo a perigo a segurança alheia; c) conduz animal, na via pública, pondo em perigo a segurança alheia.

  • EX.: Conduzir animal perigoso sem coleira em via pública configura essa contravenção penal, independentemente de resultado concreto, pois o que o legislador pune é o perigo que essa conduta gera. Se o animal efetivamente atacar alguém, o responsável poderá responder por homicídio ou lesão corporal culposa ou até por dolo eventual, ficando absorvida a contravenção penal que trata este artigo.

o Cuida-se de contravenção de perigo abstrato, não sendo necessário que alguém seja efetivamente exposto à situação de perigo, pois a Lei o presume com a realização das condutas do tipo. Assim, existe a contravenção mesmo que o animal perigoso não tenha investido contra alguém.

19
Q

Em se tratando das contravenções penais, é típico a conduta de PERTURBAR ALGUÉM O TRABALHO OU O SOSSEGO ALHEIO, realizando as condutas de Com gritaria ou algazarra; Exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais; Abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos; Provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda. Por fim, nesses casos Esta contravenção é dolosa, portanto, se a pessoa por culpa acaba perturbando alguém não há a contravenção. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

20
Q

Em se tratando das contravenções penais, é típico a conduta de Fingir-se funcionário público, qual a sua diferença para os crimes do CP de falsa identidade e o de usurpação de função pública?

A
  • Na contravenção, em regra, ele atua por vaidade ou para OBTER PEQUENAS VANTAGENS MORAIS. Se o agente se limita a se passar por funcionário público, sem assumir especificamente a função de qualquer funcionário e sem praticar atos inerentes ao cargo, responde pela contravenção. Ex.: Sujeito que se passa por policial para receber atendimento prioritário em hospital público.
  • Se a INTENÇÃO DO AGENTE, AO SE PASSAR POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO, É A DE OBTER VANTAGEM INDEVIDA OU CAUSAR PREJUÍZO a outrem, incorre no crime de falsa identidade do art. 307 do Código Penal. Ex.: ao ser parado por policial rodoviário por excesso de velocidade, o sujeito mente que é promotor de justiça e diz que está atrasado para uma audiência, a fim de que o policial não lavre a multa.
  • Se vai além, chegando a REALIZAR ATOS PRÓPRIOS E EXCLUSIVOS DA FUNÇÃO PÚBLICA, comete crime de usurpação de função pública, previsto no art. 328 do Código Penal. Pratica o crime, por exemplo, quem, passando-se por policial de trânsito, começa a parar veículos em via pública e revistar os automóveis e as pessoas.
21
Q

Em se tratando das contravenções penais, é típico a conduta de Usar, publicamente, de uniforme, ou distintivo de função pública que não exerce; usar, indevidamente, de sinal, distintivo ou denominação cujo emprego seja regulado por lei. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

22
Q

Qual a diferença entre os jogos ou apostas proibidos, permitidos e tolerados? Qual é contravenção penal?

A

1) Proibidos (ilícitos), O resultado depende exclusivamente da sorte. São, por isso, chamados de “jogos de azar”, é punida como contravenção penal. Ex.: jogo do bicho, roleta do cassino, jogo de dados, víspora, bacará etc.
* Jogo de azar - Art. 50. Estabelecer ou explorar jogo de azar em lugar público ou acessível ao público, mediante o pagamento de entrada ou sem ele: Pena - prisão simples, de três meses a um ano, e multa, de dois a quinze contos de réis, estendendo-se os efeitos da condenação à perda dos móveis e objetos de decoração do local. § 1º A pena é aumentada de 1/3, se existe entre os empregados ou participa do jogo pessoa menor de 18 anos.

2) Permitidos (autorizados), O resultado não decorre exclusivamente da sorte, sendo influenciado pela habilidade, força ou inteligência dos participantes. Ex.: campeonatos esportivos autorizados pelo Poder Público (futebol, vôlei, boxe, sinuca, xadrez, dominó), Megasena, Loto mania.

3) Tolerados, O resultado não decorre exclusivamente da sorte, sendo influenciado pela habilidade, força ou inteligência dos participantes. Ex.: disputas informais de esportes, isto é, sem um campeonato regulamentado, “bolões de apostas entre amigos”.

23
Q

Em se tratando das contravenções penais, é típico a conduta de Jogo do bicho, a conduta se pune a conduta de Explorar ou realizar a loteria denominada JOGO DO BICHO, ou praticar qualquer ato relativo à sua realização ou exploração: Pena – prisão simples, de quatro meses a um ano, e multa, de dois a vinte contos de réis. Incorre na pena de multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis, aquele que participa da loteria, visando a obtenção de prêmio, para si ou para terceiro. A punição do intermediador, no jogo do bicho, independe da identificação do “apostador” ou do “banqueiro”. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

24
Q

Em se tratando das contravenções penais, é típico a conduta de Deixar de comunicar à autoridade competente: Crime de ação pública, de que teve conhecimento no exercício de função pública, desde que a ação penal não dependa de representação; Crime de ação pública, de que teve conhecimento no exercício da medicina ou de outra profissão sanitária, desde que a ação penal não dependa de representação e a comunicação não exponha o cliente a procedimento criminal. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

25
Q

Em se tratando das contravenções penais, é típico a conduta de Recusar à autoridade, quando por esta, justificadamente solicitados ou exigidos, dados ou indicações concernentes à própria identidade, estado, profissão, domicílio e residência. Incorre na pena, se faz declarações inverídicas a respeito de sua identidade pessoal, estado, profissão, domicílio e residência. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

26
Q

No ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, constitui-se crime a conduta de Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência: Pena - reclusão, de 1 a 3 anos, e multa (Segregar ou incentivar a segregação de deficiente). Nesse crime, Aumenta-se a pena em 1/3 se a vítima se encontrar sob cuidado e responsabilidade do agente. Bem como, QUALIFICA-SE, qualquer dos crimes previstos no caput deste artigo é cometido por intermédio de meios de comunicação social ou de publicação de qualquer natureza. E por fim, nos casos desse crime qualificado, poderá o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência: Recolhimento ou busca e apreensão dos exemplares do material discriminatório; Interdição das respectivas mensagens ou páginas de informação na internet. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO.

  • Constitui efeito da condenação, após o trânsito em julgado da decisão, a destruição do material apreendido.
27
Q

No ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, não constitui-se crime a conduta de Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão, benefícios, remuneração ou qualquer outro rendimento de pessoa com deficiência. Nesse caso, o agente responde pelo crime de apropriação indébita do CP. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

  • Art. 89. Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão, benefícios, remuneração ou qualquer outro rendimento de pessoa com deficiência: Pena - reclusão, de 1 a 4 anos, e multa.
  • Parágrafo único. Aumenta-se a pena em 1/3 se o crime é cometido:
  • I - Por tutor, curador, síndico, liquidatário, inventariante, testamenteiro ou depositário judicial;
  • II - Por aquele que se apropriou em razão de ofício ou de profissão.
28
Q

No ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, constitui-se crime a conduta de Abandonar pessoa com deficiência em hospitais, casas de saúde, entidades de abrigamento ou congêneres: Pena - reclusão, de 6 meses a 3 anos, e multa. Na mesma pena incorre quem não prover as necessidades básicas de pessoa com deficiência quando obrigado por lei ou mandado. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

29
Q

No ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, constitui-se crime a conduta de Reter ou utilizar cartão magnético, qualquer meio eletrônico ou documento de pessoa com deficiência destinados ao recebimento de benefícios, proventos, pensões ou remuneração ou à realização de operações financeiras, com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem: Pena - detenção, de 6 meses a 2 anos, e multa. Nesse crime não há causa de aumento de pena. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

  • Parágrafo único. Aumenta-se a pena em 1/3 se o crime é cometido por tutor ou curador.
30
Q

No ESTATUTO DO IDOSO, é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade IGUAL ou SUPERIOR a 60 anos. Com base nessa previsão, INCIDE segundo o CP, nos casos de Circunstâncias atenuantes na data da sentença; Redução dos prazos de prescrição pela 1/2; Ação penal no Estelionato. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO - Nesses casos NÃO incidem, pois a idade de forma diversa do ESTATUTO DO IDOSO é 70 anos.

o Circunstâncias atenuantes - Art. 65, I - ser o agente menor de 21 anos, na data do fato, ou maior de 70 anos, na data da sentença;

o Redução dos prazos de prescrição - Art. 115 - São reduzidos de metade os prazos de prescrição quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de 21 anos, ou, na data da sentença, maior de 70 anos.

o Ação penal no Estelionato § 5º. Somente se procede mediante representação, salvo se a vítima for: IV - maior de 70 anos de idade ou incapaz.

31
Q

No ESTATUTO DO IDOSO, é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade IGUAL ou SUPERIOR a 60 anos. Nos casos de SUSPEITA ou CONFIRMAÇÃO de VIOLÊNCIA praticada contra pessoas idosas serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: Ministério Público; III – Conselho Municipal da Pessoa Idosa; IV – Conselho Estadual da Pessoa Idosa; V – Conselho Nacional da Pessoa Idosa, não sendo comunicada a autoridade policial. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO - Lei nº 14.423, de 2022: I – Autoridade policial;

  • § 1º Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra a pessoa idosa qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.
32
Q

No ESTATUTO DO IDOSO, é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade IGUAL ou SUPERIOR a 60 anos. Nesses casos, aplica-se o Princípio do juízo imediato no Estatuto da Pessoa Idosa:
prevê a competência do foro do domicílio do idoso para processar e julgar as ações decorrentes de ofensas aos direitos assegurados à pessoa idosa por aquele diploma especial. Aos crimes previstos nesta Lei, cuja pena máxima privativa de liberdade não ultrapasse 4 anos, aplica-se o procedimento previsto na Lei 9.099/95, e, subsidiariamente, no que couber, as disposições do Código Penal e do Código de Processo Penal. Por outro lado, na ADI 3.096, o Supremo decidiu que, embora seja aplicado o rito sumaríssimo, não são cabíveis os institutos despenalizadores (da Lei nº 9.099/95 e do Código Penal) aos crimes da Lei nº 10.741, tais como a conciliação, a transação penal, composição civil dos danos ou conversão da pena. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO.

  • Art. 95. Os crimes definidos nesta Lei são de ação penal pública INCONDICIONADA, não se lhes aplicando os arts. 181 e 182 do Código Penal. (imunidades dos crimes contra o patrimônio)
33
Q

No ESTATUTO DO IDOSO, é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade IGUAL ou SUPERIOR a 60 anos. Sobre os crimes, configura-se no caso de DISCRIMINAR pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade: Pena – reclusão de 6 meses a 1 ano e multa (Segregar ou incentivar a segregação). Na mesma pena incorre quem desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo. A pena será aumentada de 1/3 se a vítima se encontrar sob os cuidados ou responsabilidade do agente. Contudo, constitui-se também crime a negativa de crédito motivada por superendividamento do idoso. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO - * § 3º Não constitui crime a negativa de crédito motivada por superendividamento do idoso. (Lei nº 14.423, de 2022)

34
Q

No ESTATUTO DO IDOSO, é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade IGUAL ou SUPERIOR a 60 anos. Sobre os crimes, configura-se no caso de Deixar de prestar assistência à pessoa idosa, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, em situação de iminente perigo, ou recusar, retardar ou dificultar sua assistência à saúde, sem justa causa, ou não pedir, nesses casos, o socorro de autoridade pública: Pena – detenção de 6 meses a 1 ano e multa. A pena é aumentada de 1/2, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

35
Q

No ESTATUTO DO IDOSO, é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade IGUAL ou SUPERIOR a 60 anos. Sobre os crimes, configura-se no caso de Abandonar a pessoa idosa em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado: Pena – detenção de 6 meses a 3 anos e multa. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO.

  • Crime omissivo próprio (sendo voluntaria e desimpedida em omitir dolosamente);
  • Abandono material (o sujeito se abstém do dever de assistência material dos cuidados com a pessoa idosa);
  • Crime de perigo abstrato (pois a pessoa idosa não é deixada em local onde se expõe a perigo concreto, uma vez que as pessoas ali tem estrutura para cuidar);
  • Consuma-se com a inação, não admitindo tentativa;
36
Q

No ESTATUTO DO IDOSO, é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade IGUAL ou SUPERIOR a 60 anos. Sobre os crimes, configura-se no caso de Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, da pessoa idosa, submetendo-a a condições desumanas ou degradantes ou privando-a de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado: Pena – detenção de 2 meses a 1 ano e multa. A pena é aumentada de 1/2, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO - Aqui diferente do crime Deixar de prestar assistência à pessoa idosa, se o agente Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, da pessoa idosa, o crime será:

  • Qualificado - § 1° Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave: Pena – reclusão de 1 a 4 anos.
  • Qualificado § 2° Se resulta a morte: Pena – reclusão de 4 a 12 anos.
37
Q

No ESTATUTO DO IDOSO, é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade IGUAL ou SUPERIOR a 60 anos. Sobre os crimes, configura-se no caso de Deixar de cumprir, retardar ou frustrar, sem justo motivo, a execução de ordem judicial expedida nas ações em que for parte ou interveniente a pessoa idosa: Pena – detenção de 6 meses a 1 ano e multa. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

38
Q

Se o funcionário do banco recebe o cartão e a senha da idosa para auxiliá-la a sacar um dinheiro do caixa eletrônico e, aproveitando a oportunidade, transfere quantias para a sua conta pessoal, tal conduta configura o crime FURTO MEDIANTE FRAUDE. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.

  • Art. 102. APROPRIAR-SE de ou DESVIAR bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento da pessoa idosa, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade: Pena – reclusão de 1 a 4 anos e multa. (Lei nº 14.423, de 2022)
  • Se o funcionário do banco recebe o cartão e a senha da idosa para auxiliá-la a sacar um dinheiro do caixa eletrônico e, aproveitando a oportunidade, transfere quantias para a sua conta pessoal, tal conduta configura o crime previsto no art. 102 do Estatuto do Idoso. STJ. 6ª Turma. REsp 1358865-RS, Rel. Min. Sebastião Reis Júnior, julgado em 4/9/2014 (Info 547).
39
Q

No ESTATUTO DO IDOSO, é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade IGUAL ou SUPERIOR a 60 anos. Sobre os crimes, configura-se no caso de Reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão da pessoa idosa, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dívida: Pena – detenção de 6 meses a 2 anos e multa. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

40
Q

No ESTATUTO DO IDOSO, é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade IGUAL ou SUPERIOR a 60 anos. Sobre os crimes, configura-se no caso de Exibir ou veicular, por qualquer meio de comunicação, INFORMAÇÕES OU IMAGENS DEPRECIATIVAS ou INJURIOSAS à pessoa idosa: Pena – detenção de 1 a 3 anos e multa. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO

41
Q

No ESTATUTO DO IDOSO, é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade IGUAL ou SUPERIOR a 60 anos. Sobre os crimes, configura-se no caso de Coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procuração: Pena – reclusão de 2 a 5 anos. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO