13) ECA - LEI N. 8.069/90 Flashcards
DE QUEM É A COMPETÊNCIA PARA JULGAR O CRIME DE ESTUPRO PRATICADO CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE NO CONTEXTO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR (quais as 3 opções)?
- 1ª opção: juizado ou vara especializada em crimes contra a criança e ao adolescente (caput do art. 23 da Lei nº 13.431/17);
- 2ª opção: caso não exista a vara especializada em crimes contra a criança e o adolescente, esse crime será julgado no juizado ou vara especializada em violência doméstica, independentemente de considerações acerca da idade, do sexo da vítima ou da motivação da violência (parágrafo único do art. 23 da Lei nº 13.431/2017);
- 3ª opção: nas comarcas em que não houver varas especializadas em violência contra crianças e adolescentes ou juizados/varas de violência doméstica, a competência para julgar será da vara criminal comum. STJ. 3ª Seção. EAREsp 2099532/RJ, Rel. Min. Sebastião Reis Júnior, julgado em 26/10/2022 (Info 755). STJ. 6ª Turma. REsp 2005974/RJ, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 14/2/2023 (Info 765).
Aos crimes cometidos contra a criança e o adolescente (Considera-se ATO INFRACIONAL a conduta descrita como CRIME ou CONTRAVENÇÃO PENAL), independentemente da pena prevista, não se aplica a Lei nº 9.099. Bem como, é vedada a aplicação de penas de cesta básica ou de outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa. Os efeitos da condenação prevista no inciso I do caput do art. 92 do Código Penal, para os crimes previstos nesta Lei, praticados por servidores públicos com abuso de autoridade, são condicionados à ocorrência de reincidência. A perda do cargo, do mandato ou da função, nesse caso, independerá da pena aplicada na reincidência. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
Considera-se criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade. Contudo, quais penas cada um pode sofrer?
- CRIANÇA - (MEDIDAS DE PROTEÇÃO) Art. 105. Ao ato infracional praticado por criança corresponderão as medidas de proteção previstas no art. 101. I - encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade; II - orientação, apoio e acompanhamento temporários; III - matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental; IV - inclusão em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente; V - requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial; VI - inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos; VII - acolhimento institucional; VIII - inclusão em programa de acolhimento familiar; IX - colocação em família substituta.
- ADOLECENTE - (MEDIDA SOCIO EDUCATIVA) Art. 112. Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas socio educativas: I - advertência; II - obrigação de reparar o dano; III - prestação de serviços à comunidade; IV - liberdade assistida; V - inserção em regime de semiliberdade; VI - internação em estabelecimento educacional; VII - qualquer uma das previstas no art. 101, I a VI (medidas de proteção).
Em se tratando das MEDIDAS DE PROTEÇÃO – crianças até 12 anos que cometem ato infracional, sem prejuízo da tomada de medidas emergenciais para proteção de vítimas de violência ou abuso sexual e das providências a que alude o art. 130 desta Lei, o afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar é de COMPETÊNCIA ????????? e importará na deflagração, a pedido do Ministério Público ou de quem tenha legítimo interesse, de procedimento judicial contencioso, no qual se garanta aos pais ou ao responsável legal o exercício do contraditório e da ampla defesa.
1) EXCLUSIVA DA AUTORIDADE JUDICIÁRIA;
2)
DA PRÁTICA DE ATO INFRACIONAL, Nenhum adolescente será privado de sua liberdade SENÃO EM FLAGRANTE DE ATO INFRACIONAL ou POR ORDEM ESCRITA E FUNDAMENTADA DA AUTORIDADE JUDICIÁRIA COMPETENTE. Bem como, o adolescente tem direito à identificação dos responsáveis pela sua apreensão, devendo ser informado acerca de seus direitos. Ademais, a apreensão de qualquer adolescente e o local onde se encontra recolhido serão incontinenti COMUNICADOS à AUTORIDADE JUDICIÁRIA competente e à família do apreendido ou à pessoa por ele indicada e por fim, examinar-se-á, desde logo e sob pena de responsabilidade, a possibilidade de liberação imediata. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
* Como se pode perceber, o procedimento ocorre da mesma forma que a prisão em flagrante prevista no 306 do CPP, a apreensão do adolescente deve ser comunicada imediatamente ao Juiz e à família do apreendido - ou à pessoa por ele indicada.
Não há, no Estatuto da Criança e do Adolescente, previsão expressa de custódia cautelar do adolescente infrator. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* Art. 108. A internação, ANTES DA SENTENÇA, pode ser determinada pelo prazo máximo de 45 dias (INTERNAÇÃO PROVISÓRIA). Parágrafo único. A decisão deverá ser fundamentada e basear-se em INDÍCIOS suficientes de autoria e materialidade, demonstrada a necessidade imperiosa da medida.
VERIFICADA A PRÁTICA DE ATO INFRACIONAL, a autoridade competente PODERÁ aplicar ao adolescente as seguintes medidas: ADVERTÊNCIA; OBRIGAÇÃO DE REPARAR O DANO; PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE; LIBERDADE ASSISTIDA; INSERÇÃO EM REGIME DE SEMILIBERDADE; INTERNAÇÃO EM ESTABELECIMENTO EDUCACIONAL; MEDIDA SOCIOEDUCATIVA IMPRÓPRIA – CRIANÇAS ATÉ 12 ANOS INCOMPLETOS. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
- Art. 114. A imposição das medidas previstas nos incisos II a VI do art. 112 pressupõe a existência de provas suficientes da autoria e da materialidade da infração, ressalvada a hipótese de remissão, nos termos do art. 127. Parágrafo único. A advertência poderá ser aplicada sempre que houver prova da materialidade e INDÍCIOS suficientes da autoria.
A prestação de serviços comunitários consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a 6 meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais. As tarefas serão atribuídas conforme as aptidões do adolescente, devendo ser cumpridas durante jornada máxima de 8 horas semanais, aos sábados, domingos e feriados ou em dias úteis, de modo a não prejudicar a frequência à escola ou à jornada normal de trabalho. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
A liberdade assistida será adotada sempre que se afigurar a medida mais adequada para o fim de acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente. A autoridade designará pessoa capacitada para acompanhar o caso, a qual poderá ser recomendada por entidade ou programa de atendimento. A liberdade assistida será fixada pelo prazo ???????????, podendo a qualquer tempo ser prorrogada, revogada ou substituída por outra medida, ouvido o orientador, o Ministério Público e o defensor.
Prazo mínimo de 6 meses.
O regime de semiliberdade pode ser determinado desde o início, ou como forma de transição para o meio aberto, possibilitada a realização de atividades externas, DEPENDENDO DE AUTORIZAÇÃO JUDICIAL. São obrigatórias a escolarização e a profissionalização, devendo, sempre que possível, ser utilizados os recursos existentes na comunidade.
INDEPENDENTEMENTE
No ECA, a INTERNAÇÃO EM ESTABELECIMENTO EDUCACIONAL, constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos PRINCÍPIOS de ??????? , ?????? e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, SALVO EXPRESSA DETERMINAÇÃO JUDICIAL EM CONTRÁRIO. Bem como, a medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção SER REAVALIADA, mediante decisão fundamentada, no máximo ??????. Ademais, em NENHUMA HIPÓTESE o período máximo de internação excederá a ?????, pois caso atinja esse limite máximo, o ADOLESCENTE DEVERÁ SER LIBERADO, COLOCADO EM REGIME DE SEMILIBERDADE ou de LIBERDADE ASSISTIDA. Em qualquer hipótese a desinternação será precedida de autorização judicial, ouvido o Ministério Público e terá a LIBERAÇÃO será COMPULSÓRIA aos ???? de idade. Por fim, se INTERNADO PROVISORIAMENTE, será de ?????? no máximo.
1) BREVIDADE;
2) EXCEPCIONALIDADE;
3) A cada 6 meses;
4) Excederá a 3 anos;
5) 21 anos.
6) 45 dias.
A medida de internação só poderá ser aplicada quando (rol taxativo) se?
o I - Ato infracional cometido com GRAVE AMEAÇA ou VIOLÊNCIA A PESSOA;
o II - Por REITERAÇÃO no cometimento de outras infrações graves;
o III - Por DESCUMPRIMENTO REITERADO E INJUSTIFICÁVEL da medida anteriormente imposta.
A REMISSÃO: É UM PERDÃO CONCEDIDO AO ADOLESCENTE QUE PRATICA ATO INFRACIONAL. Antes de iniciado o procedimento judicial para apuração de ato infracional, o representante do Ministério Público poderá CONCEDER A REMISSÃO, como forma de EXCLUSÃO do processo, atendendo às circunstâncias e consequências do fato, ao contexto social, bem como à personalidade do adolescente e sua maior ou menor participação no ato infracional. A remissão, como forma de extinção ou suspensão do processo, poderá ser aplicada em qualquer fase do procedimento, antes da sentença. Ela não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, NEM PREVALECE PARA EFEITO DE ANTECEDENTES, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semiliberdade e a internação. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO
No ECA, O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será, desde logo, encaminhado à autoridade judiciária. (VERDADEIRO ou FALSO)?
FALSO.
* Art. 172. O adolescente apreendido em FLAGRANTE DE ATO INFRACIONAL será, desde logo, encaminhado à AUTORIDADE POLICIAL competente. Parágrafo único. HAVENDO REPARTIÇÃO POLICIAL ESPECIALIZADA para atendimento de adolescente e em se tratando de ato infracional praticado em coautoria com maior, prevalecerá a atribuição da repartição especializada, que, após as providências necessárias e conforme o caso, encaminhará o adulto à repartição policial própria.
Em caso de FLAGRANTE DE ATO INFRACIONAL cometido mediante VIOLÊNCIA ou grave ameaça a pessoa, a AUTORIDADE POLICIAL, sem prejuízo do disposto nos (arts. 106, PU – identificação dos resp. de sua prisão), e (107 – comunicação ao juiz), poderá: I - Lavrar auto de apreensão, ouvidos as testemunhas e o adolescente; II - Apreender o produto e os instrumentos da infração; III - requisitar os exames ou perícias necessárias à comprovação da materialidade e autoria da infração.
ERRADO.
1) DEVERÁ;