Trabalho Infectologia Flashcards
Como funcionam as 4 gerações do ELISA para HIV?
- 1ª Geração: Tem formato indireto, ou seja, a presença de anticorpos específicos é detectada por um conjugado constituído por um anticorpo anti-IgG humana. Na fase sólida, os antígenos são originados de um lisado viral de HIV. Janela de soroconversão de 6-8 semanas.
- 2ª Geração: Formato indireto também, porém utiliza antígenos recombinantes ou peptídeos sintéticos derivados de proteínas do HIV. Janela de 28-30 dias.
- 3ª geração: Formato sanduíche. A característica desse ensaio é utilizar antígenos recombinantes ou peptídeos sintéticos tanto na fase sólida quanto sob a forma de conjugado. Esse formato permite a detecção simultânea de anticorpos anti-HIV IgM e IgG. Como a IgG é bivalente, ou seja, possui dois sítios de ligação ao antígeno (chamados de região Fab da imunoglobulina) e a IgM é pentavalente, um desses sítios liga-se ao antígeno adsorvido à fase sólida e o(s) outro(s) Fab fica(m) livre(s) para posteriormente
ligar-se aos mesmos antígenos solúveis, sob a forma de conjugado. Dessa forma, o anticorpo fica “entre dois” antígenos. Janela de 22-25 dias. - 4ª Geração: detecta simultaneamente o antígeno p24 e anticorpos específicos anti-HIV. O componente de detecção de antígeno p24 é constituído por um
anticorpo monoclonal na fase sólida (para capturar o antígeno p24 presente no soro) e de um conjugado constituído por um antissoro (anticorpo) poliespecífico contra a proteína p24. Janela de 15 dias.
Como pode ocorrer a coleta por via oral?
Ocorre no teste rápido. O FO contém uma menor quantidade de IgG do que amostras de sangue, mas, em quantidade ainda suficiente para permitir
o diagnóstico seguro da infecção pelo HIV. Os anticorpos presentes no FO são transferidos passivamente do sangue circulante para o fluido gengival (chamado de fluido crevicular)
Como funcionam os testes complementares?
O WB envolve o uso de tiras de membrana com proteínas nativas do HIV que são separadas por eletroforese. Essas tiras são incubadas com amostras de soro ou plasma. Antígeno nativo –> Anticorpo específico –> Anticorpo anti- IgG humana.
Quais os estágios da Fiebig?
- Estágio 0 (ou período de eclipse): é caracterizado pela ausência de marcadores virais em amostras de sangue.
- Estágio I: o RNA viral é consistentemente detectável em amostras de sangue e nenhum outro ensaio laboratorial é positivo.
- Estágio II: os testes para RNA viral e antígeno p24 são positivos, mas os anticorpos estão ausentes.
- Estágio III: RNA, antígeno p24 e IE de terceira geração (sensíveis à detecção de IgM anti-HIV) são reagentes, mas o Western blot não.
- Estágio IV: como o estágio III, mas com padrão indeterminado no Western blot, ou seja, a presença de bandas específicas de
HIV-1, mas que não preenchem os critérios de interpretação de WB positivo. - Estágio V: como o estágio IV, mas com padrão positivo de Western blot, exceto pela ausência de reatividade da proteína p31. Estágio mais longo.
- Estágio VI: como o estágio V, mas com o padrão de reatividade do Western blot completo, incluindo a banda p31.