Leptospirose Flashcards

1
Q

Qual a definição de Leptospirose?

A

A leptospirose é uma doença febril aguda causada pela espiroqueta
Leptospira interrogans. Geralmente, cursa com quadro de Síndrome Febril, porém, em casos mais graves, pode ocorrer uma situação conhecida como Síndrome de Weil, que cursa com a tríade de icterícia, hemorragias e IRA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais as principais bactérias do Gênero?

A

Leptospira interrogans (patogênica) e Leptospira biflexa (não-patogênica). Dentro dessas espécies existem diversos sorotipos, sendo os principais em nosso meio a L. icterohaemorrhagiae e a L. pomona.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual a característica dos microorganismos da Leptospira?

A

São micro-organismos aeróbicos obrigatórios, helicoidais, flexíveis e móveis, podendo permanecer viáveis em solo úmido ou na água por semanas a meses, mas que precisam de um hospedeiro animal para manter seu ciclo vital. O principal é o rato, porém pode estar em outros animais como cachorros, gatos, suínos, bovinos, humanos. A eliminação das bactérias são pela urina. Ao se infectarem, tais animais não desenvolvem a doença e tornam-se portadores, albergando o germe nos rins, eliminando-o vivo no meio ambiente e contaminando, dessa forma, água, solo e alimentos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como é a transmissão?

A

A leptospira é capaz de penetrar ativamente por pequenas abrasões cutâneas, através de membranas mucosas (oral, faríngea e conjuntiva) ou pela inalação de gotículas microscópicas. A infecção se dá pelo contato da pele ou mucosa com a urina contaminada. Como a L. interrogans sobrevive em meio úmido ou aquoso, o contato com solo ou água contaminada passa a ser uma importante forma de transmissão. Histórias de casos após enchentes são muito comuns.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Epidemiologia

A

Alguns profissionais são mais propensos, como os que trabalham em abatedouros, com pesca, natação, esgoto, colheita de arroz. Enchentes e chuvas são também fatores relacionados e que ocorrem principalmente no verão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Patogenia

A
  1. Entram pela pele e mucosas, vão para a corrente sanguínea e se disseminam para vários órgãos (Fase de leptospiremia)
  2. Pela sua ativa movimentação helicoidal e pela produção de uma hialuronidase, a leptospira tem facilidade de se difundir pelo tecido conjuntivo, atingindo diversos compartimentos corporais, como o liquor e humor aquoso, sem causar reação inflamatória exuberante nesta fase.
  3. Seus mecanismos de patogênese são: (1) a lesão direta do endotélio vascular, levando a uma espécie de “capilarite generalizada”; (2) adesão das leptospiras à membrana das células, determinando lesão ou disfunção celular, desproporcional aos achados histopatológicos. Isso quer dizer que podemos ter disfunção orgânica com pouca ou nenhuma inflamação.
  4. A disfunção endotelial induzida pela leptospira determina extravasamento de líquido para o terceiro espaço e fenômenos hemorrágicos, característicos da doença, especialmente na sua forma grave.
  5. A segunda fase da leptospirose começa quando surgem os anticorpos IgM antileptospira, sendo, portanto, denominada fase imune. A resposta imune humoral é capaz de eliminar por opsonização as leptospiras de quase todos os órgãos, menos as meninges, os olhos e os rins (particularmente os túbulos proximais).
  6. O fenômeno de
    hipersensibilidade decorrente da resposta imunológica pode levar a
    novas manifestações clínicas, como meningite asséptica, uveíte
    recorrente e manutenção da febre por um período prolongado. A
    eliminação urinária de leptospiras viáveis pode persistir por seis
    semanas a três meses, tendo um importante significado epidemiológico,especialmente na leptospirose de animais próximos ao homem.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais os órgãos que mais podem ser afetados em casos mais graves?

A
  1. Fígado
  2. Rim
  3. Pulmão
  4. Coração
  5. Músculo esquelético
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais as principais alterações que podem acontecer nos rins, pulmão, coração, fígado e músculo esquelético?

A
  1. Fígado: Colestase / A disfunção hepática predomina nitidamente na excreção biliar, justificando grandes elevações da bilirrubina, mas com leves aumentos das aminotransferases.
  2. Rim: Nefrite intersticial, IRA pré-renal (hipovolemia). A disfunção tubular predomina no túbulo proximal, elevando significativamente a fração excretória de sódio e de potássio. Isso explica por que eventualmente a insuficiência renal aguda da leptospirose pode não ser oligúrica e frequentemente não cursa com hipercalemia (o potássio sérico, inclusive, costuma estar baixo). Hemorragias petequiais podem ser visualizadas em sua superfície.
  3. Pulmão: A lesão pulmonar é decorrente de uma capilarite difusa, levando ao extravasamento de líquido e sangue para os alvéolos. Surgem infiltrados hemorrágicos no pulmão que podem se expressar clinicamente com hemoptise e/ou insuficiência respiratória. Principal causa de morte na leptospirose.
  4. Coração: Miocardite mononuclear
  5. Músculos esqueléticos: Miosite
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual a principal causa de óbito na doença?

A

Hemorragia pulmonar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly