Simulado FGV - HAS Flashcards
Diretrizes SBC 2020: O que é Hipertenso arterial resistente?
PA de consultório que permanece com valores ≥140/90 mmHg, com o uso de três ou mais classes de fármacos anti-hipertensivos com ações sinérgicas, em doses máximas preconizadas ou toleradas, sendo um deles preferencialmente um diurético tiazídico.
VALORES DE ANORMALIDADE PARA PA NO CONSULTÓRIO E FORA DO CONSULTÓRIO: Quando é Normotensão e Hipertensão Controlada?
< 140/90 mmHg e médias de PA na MAPA 24 horas ou pela MRPA < 130/80 mmHg SEM med .
Diretrizes SBC 2020: O que é Hipertenso refratária (HARf)?
definida como um subgrupo de pacientes com HAR verdadeira, que mantém a PA não controlada (PA ≥ 140/90 mmHg), mesmo estando em uso de cinco ou mais fármacos anti-hipertensivos, incluindo a espironolactona e um diurético de longa ação
VALORES DE ANORMALIDADE PARA PA NO CONSULTÓRIO E FORA DO CONSULTÓRIO: Quando é Hipertensão Sustentada?
valores de PA são anormais pelas medidas de PA no consultório (≥ 140/90 mmHg) e médias de PA anormais pela MAPA 24 horas ou MRPA (≥ 130/80 mmHg)
VALORES DE ANORMALIDADE PARA PA NO CONSULTÓRIO E FORA DO CONSULTÓRIO: Quando é Hipertensão controlada?
< 140/90 mmHg e médias de PA obtidas pela MAPA 24 horas ou pela MRPA < 130/80 mmHg COM o uso de medicação anti-hipertensiva
VALORES DE ANORMALIDADE PARA PA NO CONSULTÓRIO E FORA DO CONSULTÓRIO: Quando é Hipertensão Sustentada Não Controlada?
valores de PA são anormais pelas medidas de PA no consultório (≥ 140/90 mmHg) e médias de PA anormais pela MAPA 24 horas ou MRPA (≥ 130/80 mmHg COM o uso de medicamento anti-hipertensivo, é definido como indivíduo com HSNC.
VALORES DE ANORMALIDADE PARA PA NO CONSULTÓRIO E FORA DO CONSULTÓRIO: O que é a Hipertensão do Avental Branco X Hipertensão do Avental Branco Não Controlada?
A HAB se caracteriza por valores anormais na medida da PA no consultório (≥ 140/90 mmHg) e normais de PA pela MAPA 24 horas (< 130/80 mmHg) ou pela MRPA (< 130/80 mmHg) em indivíduos sem tratamento. Quando esse comportamento ocorre em pacientes sob tratamento, denomina-se HABNC.
VALORES DE ANORMALIDADE PARA PA NO CONSULTÓRIO E FORA DO CONSULTÓRIO: O que é o Efeito do Avental Branco?
Exacerbação da PA na presença do médico que pode ocorrer na faixa de normotensão ou hipertensão. A presença desse efeito não muda o diagnóstico do comportamento de HA do paciente. MAPA significativo quando PAS ≥ 20 mmHg PAD ≥ 10 mmHg para a PA diastólica. MRPA significativo (reação de alarme) PAS ≥ 15 mmHg PAD ≥ 9 mmHg.
VALORES DE ANORMALIDADE PARA PA NO CONSULTÓRIO E FORA DO CONSULTÓRIO: O que é a Hipertensão Mascarada e Hipertensão Mascarada Não Controlada?
valores normais de PA no consultório (< 140/90 mmHg) e anormais de PA pela MAPA durante o período de 24 horas (≥ 130/80 mmHg), ou pela MRPA (≥ 130/80 mmHg). Quando esse comportamento ocorre em pacientes sob tratamento anti-hipertensivo, denomina-se HMNC.
Quais são os Valores de PA considerados anormais nas medidas casuais (consultório), pela MAPA (nas 24 horas, vigília e durante o sono) e na MRPA para definição de diagnósticos (GR: 1- NE: B)1,18?
- Consultório ≥ 140 e/ou 90
- MAРA 24 horas ≥ 130 e/ou ≥80
- MAPA Vigília ≥ 135 e/ou ≥85
- MAPA Sono ≥ 120 e/ou ≥70
- MRPA- MAPA 5d* ≥ 130 e/ou ≥80
Qual é o valor da PA normal?
120-129 e/ou 80-84
Qual é o valor da PA ótima?
PAS (mHg) PAD (mmHg)
<120 e <80
Qual é o valor da Pré-hipertensão?
130-139 e/ou 85-89
Qual é o valor da HA Estágio 1?
140-159 e/ou 90-99
Qual é o valor da HA Estágio 2?
160-179 e/ou 100-109
Qual é o valor da HA Estágio 3?
≥180 e/ou ≥110
Como é definida a Hipertensão Gestacional?
Hipertensão Gestacional é definida pela elevação da pressão arterial (PAS ≥140 mmHg ou PAD ≥90 mmHg) após a 20ª semana de gestação, SEM proteinúria ou sinais de gravidade.
Qual é a Técnica para aferição da PA?
Paciente sentada
Aparelho com manguito de 13 cm no MSD
A posição em decúbito lateral esquerdo será utilizada para o repouso da paciente, mas, para a aferição da PA, deve ser realizada preferencialmente na posição sentada e em mais que uma medida com intervalo de pelo menos 4-6 horas.
C ou E: Hipertensão Arterial Resistente (HAR) é definida como a PA de consultório que permanece com valores ≥139/90mmHg, com o uso de duas ou mais classes de fármacos anti-hipertensivos.
ERRADO!
Hipertensão Arterial Resistente (HAR) é definida como a PA de consultório que permanece com valores 140/90mmHg, com o uso de três ou mais classes de fármacos anti-hipertensivos.
C ou E: Para definir a Hipertensão Arterial como Refratária é necessário que o paciente esteja em uso de três ou mais fármacos anti-hipertensivos com ações sinérgicas e em doses máximas preconizadas.
ERRADO!
Para definir a Hipertensão Arterial como Refratária é necessário que o paciente esteja em uso de cinco ou mais fármacos anti-hipertensivos com ações sinérgicas e em doses máximas preconizadas.
O que é a Hipertensão Arterial Resistente e Refratária?
16.1. Definição e Classificação
Define-se hipertensão arterial resistente (HAR) como a PA de consultório que permanece com valores ≥140/90
mmHg, com o uso de três ou mais classes de fármacos anti-hipertensivos com ações sinérgicas, em doses máximas preconizadas ou toleradas, sendo um deles preferencialmente um diurético tiazídico. Quando o paciente necessita do uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos para alcançar o controle da PA, ele também é considerado um hipertenso resistente, porém controlado (PA < 140/90 mmHg) (Figura
16.1). Já a hipertensão refratária (HARf) é definida como um subgrupo de pacientes com HAR verdadeira, que mantém a PA não controlada (PA ≥ 140/90 mmHg), mesmo estando em uso de cinco ou mais fármacos anti-hipertensivos, incluindo a espironolactona e um diurético de longa ação (Figura 16.1).95
Classificação das síndromes hipertensivas: O que é a HAS crônica?
HAS identificada antes da 20ª semana e mantida após 12ª semana de gestação
Classificação das síndromes hipertensivas: O que é a Pré-eclâmpsia?
HAS em gestante previamente normotensa a partir da 20ª sem + proteinúria significativa.
Na ausência de proteinúria, também se considera PE quando a HAS for acompanhada de comprometimento sistêmico ou disfunção de órgãos-alvo (trombocitopenia, disfunção hepática, insuficiência renal, edema pulmonar, iminência de eclâmpsia ou eclâmpsia) ou de sinais de comprometimento placentário (restrição de crescimento fetal e/ou alterações dopplervelocimétricas).
Classificação das síndromes hipertensivas: O que é a Hipertensão gestacional?
2ª metade da gestação em gestante previamente normotensa. Sem proteinúria ou outros sinais
relacionados à PE. Pode evoluir para PE em 10% a 50%. Deve desaparecer até 12 semanas após o parto.
Controle da HAS gestacional: manter os valores da PA 110 a 140 x 85 mmHg, monitorar o
desenvolvimento de PE