SEMANA 12 Flashcards
Segundo o Código Penal, a ofensa irrogada em juízo, na discussão da causa, pela parte ou por seu procurador, não constitui calúnia ou difamação punível.
ERRADO
Não constituem injúria ou difamação punível!!
Apesar de não possuir natureza de crime hediondo, é possível utilizar a Prisão Temporária em hipótese de Sequestro ou Cárcere Privado.
CERTO
Caso concreto: réu atropelou o pedestre e não parou o veículo, arrastando a vítima por 500 metros, assumindo, portanto, o risco de produzir o resultado morte; mesmo tendo havido dolo eventual, deve-se reconhecer também a qualificadora do meio cruel
CERTO
Não há incompatibilidade entre o dolo eventual e o reconhecimento do meio cruel
Constitui forma qualificada do homicídio o seu cometimento por milícia privada, sob o pretexto de prestação de serviço de segurança, ou por grupo de extermínio
ERRADO
porque se trata de causa de aumento de pena e não figura qualificada!
Crimes contra a honra praticados pela internet são formais, consumando-se no momento da disponibilização do conteúdo ofensivo no espaço virtual, por força da imediata potencialidade de visualização por terceiros
CERTO
Para tipificação da Calúnia, o fato imputado deve ser falso e determinado no tempo e no espaço, além de individualizado quanto à existência e à autoria, e qualificado como crime, ou seja, não pode ser contravenção ou improbidade administrativa.
CERTO!
Em relação ao crime de omissão de socorro - Não há possibilidade de concurso de pessoas na modalidade coautoria.
CERTO
Em sede de crime de Omissão de Socorro, não há possibilidade coautoria, pois o dever de agir é pessoal, individual e indecomponível, não havendo que se falar em divisão de tarefas. Cada pessoa transgride o seu particular dever e, assim, responde individualmente pela Omissão de Socorro.
A medida cautelar de internação provisória exige que o fato apurado tenha sido praticado com violência ou grave ameaça e que o acusado inimputável ou semi-imputável apresente risco de reiteração de conduta.
CERTO!
- internação provisória do acusado nas hipóteses de crimes praticados com violência ou grave ameaça,
quando os peritos concluírem ser inimputável ou semi-imputável (art. 26 do Código Penal) e houver risco de reiteração.
O valor da fiança quando a pena privativa de liberdade não for superior a 4 anos será fixada de 10 a 100 salários mínimos.
ERRADO
de 1 (um) a 100 (cem) salários mínimos!
A prisão preventiva decretada com base na conveniência da instrução criminal subsiste enquanto persistir a instrução processual. Em outras palavras, uma vez encerrada a instrução processual, o juiz deverá revogar a prisão preventiva decretada com base nessa hipótese
CERTO
Em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial.
CERTO! 311 DO CPP
Art. 311. Em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial. (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019) (Vigência)
O poder regulamentar só pode ser exercido secundum legem.
CERTO
impossibilidade de que os atos regulamentares inovem no ordenamento jurídico.
O poder hierárquico não depende de previsão legal.
CERTO
não depende de prévia existência legal, pois se presume pela estrutura naturalmente verticalizada da Administração. Esse poder é exercido dentro do âmbito interno de uma mesma entidade.
Na aplicação do poder disciplinar, o direito administrativo utiliza, em regra, o sistema da rígida tipicidade, onde cada conduta ilícita é minuciosamente descrita na lei.
ERRADO
Direito administrativo o legislador costuma fazer uso de normas gerais de conduta, enumerando deveres e obrigações que, uma vez não observados pelos agentes públicos, implica a ocorrência de ilícito funcional. No Direito Administrativo, a regra é o uso de tipos abertos.
A legislação de cada ente deverá prever o prazo prescricional da sanção de polícia. No âmbito federal o prazo é de 5 anos, com fundamento na Lei n.º 9.873/99
CERTO
Trata-se do entendimento do STJ, segundo o qual a legislação de cada ente deverá prever o prazo prescricional da sanção de polícia. No âmbito federal o prazo é de 5 anos, com fundamento na Lei n.º 9.873/99.
Caso não haja lei estadual ou municipal sobre o assunto, deverá ser aplicado o prazo prescricional de 5 anos por força, não da Lei n. 9.873/99, mas sim do art. 1º do Decreto 20.910/32
O crime de dano será qualificado se cometido contra o patrimônio da União, de Estado, de Município ou de autarquia, fundação pública, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviços públicos, mas não do Distrito Federal.
ERRADO
INCLUSIVE DF!
O Pacote Anticrime (Lei º 13.964/2019) inclui no Código Penal o crime de Fraude Eletrônica, que ocorre quando a fraude é cometida com a utilização de informações fornecidas pela vítima ou por terceiro induzido a erro por meio de redes sociais, contatos telefônicos ou envio de correio eletrônico fraudulento, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.
ERRADO
não foi o Pacote Anticrime (Lei º 13.964/2019) que incluiu tal dispositivo, mas sim a Lei nº 14.155/2021
No crime de fraude eletrônica, considerada a relevância do resultado gravoso, aumenta-se de 1/3 a 2/3, se ele for praticado mediante a utilização de servidor mantido fora do território nacional.
CERTO
No furto qualificado pelo emprego de fraude por meio de dispositivo eletrônico ou informático, a pena é aumentada de um terço ao dobro se a vítima for idosa.
CERTO!
No cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de fazer ou de não fazer, o juiz poderá, para a efetivação da tutela específica ou a obtenção de tutela pelo resultado prático equivalente, determinar, somente a requerimento, as medidas necessárias à satisfação do exequente
ERRADO
o juiz poderá, de ofício ou a requerimento!
O Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas pode ser instaurado, de ofício, pelo juiz.
CERTO!
Pode ser entendido como exceção ao princípio da ação (ou da demanda) a possibilidade de o juiz decretar a falência, de ofício, durante o processo de recuperação judicial.
CERTO
O princípio da ação (ou da demanda) atribui à parte a iniciativa de provocar o exercício da demanda processual.
Todos os juízes são investidos de jurisdição, mas só poderão atuar naquele órgão competente para o qual foram designados, e somente nos processos distribuídos para aquele órgão. Isso se deve em razão do princípio do juiz natural.
ERRADO
A Improrrogabilidade traçará, então, os limites de atuação dos órgãos jurisdicionais
O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República, e dele participa o Presidente do Senado Federal.
CERTO
Os atos legislativos não acarretam responsabilidade extracontratual para o Estado.
ERRADO
a responsabilidade civil por atos legislativos pode surgir em quatro situações excepcionais:
1) Leis com danos desproporcionais;
2) Leis de efeitos concretos;
3) Leis inconstitucionais;
4) Omissão legislativa.
O CONAMA é órgão consultivo e deliberativo e não assessora diretamente o Presidente da República.
CERTO