CONSTITUCIONAL 2 Flashcards

1
Q

A educação básica em todas as suas fases — educação infantil e ensino fundamental — constitui direito fundamental de todas as crianças e jovens, assegurado por normas constitucionais de eficácia plena e aplicabilidade direta e imediata.

A

ERRADO

A alternativa suprimiu o ensino médio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A educação infantil compreende creche (de zero a 3 anos) e a pré-escola (de 4 a 5 anos). Sua oferta pelo Poder Público pode ser exigida individualmente, como no caso examinado neste processo.

A

CERTO

STF. Plenário. RE 1008166/SC, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 22/9/2022 (Repercussão Geral – Tema 548) (Info 1069).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

As únicas limitações do Poder Constituinte Originário são as circunstâncias sociais e políticas que motivam suas ações.

A

ERRADO

As limitações do Poder Constituinte Originário incluem os valores éticos, religiosos e culturais compartilhados pelo povo, além das circunstâncias sociais e políticas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Não é cabível a condenação de empresa jornalística à publicação do resultado da demanda quando o ofendido não tenha pleiteado administrativamente o direito de resposta ou retificação de matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social no prazo decadencial estabelecido no art. 3º da Lei nº 13.188/2015, bem ainda, à adequação do montante indenizatório fixado.

A

CERTO

STJ. 4ª Turma. REsp 1.867.286-SP, Rel. Min. Marco Buzzi, julgado em 24/08/2021 (Info 706).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Cabe à União fornecer, em termos excepcionais, medicamento que, embora não possua registro na Anvisa, tem a sua importação autorizada pela agência de vigilância sanitária, desde que comprovada a incapacidade econômica do paciente, a imprescindibilidade clínica do tratamento, e a impossibilidade de substituição por outro similar constante das listas oficiais de dispensação de medicamentos e os protocolos de intervenção terapêutica do SUS.

A

ERRADO

Cabe ao Estado!

STF. Plenário. RE 1165959/SP, Rel. Marco Aurélio, redator do acórdão Min. Alexandre de Moraes, julgado em 18/6/2021 (Repercussão Geral – Tema 1161) (Info 1022).
Julgado acima é mais uma exceção ao Tema 500 do próprio STF

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por um de seus objetivos a redução da hipossuficiência socioeconômica de famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza.

A

ERRADO

Olha a pegadinha!

a redução da vulnerabilidade !

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A vaga de Senador aberta em decorrência de cassação da chapa pela Justiça Eleitoral deve ser preenchida somente após eleição suplementar, não podendo assumir nem mesmo interinamente o candidato imediatamente mais votado.

A

CERTO

STF. Plenário. ADPF 643/DF e ADPF 644/DF, Rel. Min. Rosa Weber, redator do acórdão Min. Edson Fachin, julgado em 21/11/2023 (Info 1117).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A impugnação da norma municipal que desafia tanto o texto federal quanto o estadual desafia ação de controle concentrado perante o Tribunal de Justiça local, afastando-se o cabimento da ADPF.

A

CERTO

A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal exige a aplicação do princípio da subsidiariedade às ações de descumprimento de preceito fundamental (art. 4º, §1º, da Lei 9.882/1999), configurado pela inexistência de meio capaz de sanar a controvérsia de forma geral, imediata e eficaz no caso concreto. A impugnação da norma municipal que desafia tanto o texto federal quanto o estadual, pode ser feita perante o Tribunal local por meio do ajuizamento de ação de controle concentrado. Logo, ausente o requisito da subsidiariedade apto a ensejar o cabimento da ADPF. STF. Plenário. ADPF 723/DF AgR, Rel. Min. Edson Fachin, julgado em 08/04/2021.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

São exemplos de crimes de responsabilidade, conforme a redação apresentada pela Constituição da República, exceto: Atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais.

A

ERRADO

Art. 85: São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:
III - o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

São exemplos de crimes de responsabilidade, conforme a redação apresentada pela Constituição da República, exceto: Atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra a existência de Estados e Municípios.

A

CERTO

Art. 85: São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra: I - a existência da União;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O controle externo da Câmara Municipal será exercido _________ Tribunais de Contas dos Estados ou __________ ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas ______________, onde houver.

A) diretamente pelos / dos Municípios / do Município

B) com o auxílio dos / do Município / dos Municípios

A

B) com o auxílio dos / do Município / dos Municípios

CRFB/88, Art. 31, § 1º O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

CF Art.131 § 2º O ingresso nas classes iniciais das carreiras da instituição de que trata este artigo far-se-á mediante concurso público de provas e títulos.

§ 3º Na execução da dívida ativa ___________, a representação da União cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei.

A) de natureza tributária

B) de natureza tributária ou não

A

A) de natureza tributária

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O método normativo-estruturante baseia-se na ideia de que a interpretação deve levar em conta os valores subjacentes ao texto constitucional, seu sentido estrutural.

A

ERRADO

  • Preconiza que a interpretação é buscada a partir do âmbito normativo, ou seja, os dados da realidade social a serem regulados, e do programa normativo, ou seja, os elementos linguísticos da norma jurídica. A interpretação, assim, abrange a delimitação do alcance da norma e a sua aplicação.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O método tópico-problemático defende que a interpretação deve ter um caráter prático, buscando resolver problemas concretos. A interpretação deve ser orientada pela tópica.

A

CERTO

  • Proposto por Theodor Viehweg
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A procuradoria jurídica estadual ou municipal possui legitimidade para interpor recurso em face de acórdão de tribunal de justiça proferido em representação de inconstitucionalidade, ainda que a peça não seja assinada também pelo Chefe do Poder Executivo.

A

CERTOOOOOOOOOOOOOO

Prevaleceu o entendimento de que a ausência de assinatura do chefe do Poder Executivo na petição recursal não constitui óbice para a análise do recurso, sendo suficiente que a peça seja subscrita pelo procurador, que também detém legitimidade recursal em ações de controle de constitucionalidade. ARE 873804 AgR-segundo-ED-EDv-AgR/RJ, relatora Min. Cármen Lúcia, julgado em 13.10.2022. (Info 1072 - STF)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Não ensejam habeas data os registros ou bancos de dados não compartilhados com terceiros, servindo as informações deles constantes apenas para orientação da política interna de negócios da própria entidade privada detentora, a qual somente dá conhecimento deles internamente, ao próprio corpo de dirigentes e empregados.

A

CERTO

STJ. 4ª Turma. REsp 1.267.619/SP, Rel. Min. Marco Buzzi, Rel. p/acórdão Min. Raul Araújo, julgado em 6/10/2020.

16
Q

É possível a utilização de ação exibitória como substitutiva de habeas data.

A

ERRADO

Não é cabível ação de exibição de documentos que tenha por objeto a obtenção de informações detidas pela Administração Pública que não foram materializadas em documentos (eletrônicos ou não), ainda que se alegue demora na prestação dessas informações pela via administrativa. STJ. 2ª Turma. REsp 1415741-MG, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, julgado em 3/12/2015 (Info 575).

16
Q

É parte legítima para impetrar habeas data o cônjuge sobrevivente na defesa de interesse do falecido.

A

CERTO
STJ. 3ª Seção. HD 147/DF, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, julgado em 28/02/2008 (Info 342).

17
Q

Quando a sentença conceder o habeas data, o recurso terá efeito _________.

A) suspensivo

B) devolutivo

A

DEVOLUTIVO

18
Q

HD: O requerimento será apresentado ao órgão ou entidade depositária do registro ou banco de dados e será deferido ou indeferido no prazo de _________________.

A) vinte e quatro horas

B) quarenta e oito horas

A

48 HORAS!

19
Q

MI: A petição inicial deverá indicar, além do órgão impetrado, necessariamente a pessoa jurídica que ele integra.

A

ERRADO

a pessoa jurídica que ele integra OUUUUUUUUUU aquela a que está vinculado.

20
Q

O rol dos legitimados ativos do mandado de injunção coletivo é semelhante ao do mandado de segurança coletivo (art. 21 da Lei nº 12.016/2009).

A

ERRAAAADO

O rol dos legitimados ativos do mandado de injunção coletivo é maior do que os legitimados que podem propor mandado de segurança coletivo (art. 21 da Lei nº 12.016/2009), sendo de se destacar a legitimidade do MP e da Defensoria Pública.

21
Q

A Lei nº 13.300/2016 não prevê a possibilidade de concessão de medida liminar.

A

CERTO
Antes da regulamentação, o STF já possuía precedentes afirmando não ser cabível liminar.

22
Q

A _____________ é um ato legislativo de comunicação, aos destinatários da lei, de que esta foi criada com determinado conteúdo, que passará, a partir desse momento, a gerar efeitos.

C) Promulgação

E) Publicação

A

C) Promulgação

lei nasce com a sanção ou com a rejeição do veto, mas seus efeitos somente se produzem a partir da promulgação’

23
Q

É ________________ medida provisória que, ao tratar sobre os órgãos vinculados à Presidência da República, confere status de Ministro de Estado ao chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, ainda que seu titular a ser nomeado, venha a ter foro por prerrogativa de função no STF.

C) Constitucional

E) Inconstitucional

A

C) Constitucional

Não há desvio de finalidade na edição deste ato. A norma, ao estabelecer a organização básica dos Ministérios e demais órgãos ligados à Presidência da República, é matéria que está no âmbito decisório do chefe do Poder Executivo da União. Não se sustenta, do ponto de vista jurídico, o argumento de que a criação da Secretaria-Geral com status de Ministério de Estado implicaria burla aos postulados constitucionais de moralidade e probidade na Administração, porque a criação ou extinção de ministérios e órgãos da Presidência também está no campo de decisão do chefe do Poder Executivo. A nomeação de determinada pessoa para o cargo de Ministro de Estado é um ato subsequente e que, em princípio, está na alçada político-administrativa do Presidente da República (art. 84), desde que presentes os requisitos do art. 87 da CF/88. STF. Plenário. ADI 5717/DF, ADI 5709/DF, ADI 5716/DF e ADI 5727/DF, Rel. Min. Rosa Weber, julgados em 27/3/2019 (Info 935).

24
Q

Em relação aos direitos sociais, a proibição do retrocesso, também conhecida como efeito non-cliquet, constitui limite material implícito, de forma que os direitos fundamentais sociais já constitucionalmente assegurados não poderão ser suprimidos por emenda constitucional ou por legislação infraconstitucional, a não ser que se tenham prestações alternativas.

A

CERTO

25
Q

No âmbito municipal, a iniciativa popular de projetos de lei de interesse específico do Município, da cidade ou de bairros, será manifestada através de manifestação de, pelo menos, cinco por cento do eleitorado.

A

CERTO

26
Q

No âmbito federal, a iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos cidadãos de cada um deles.

A

ERRADO

três décimos por cento dos ELEITORES de cada um deles.

27
Q

Diante da reserva de jurisdição, em hipótese alguma, é possível a própria CPI determinar buscas e apreensões.

A

ERRADO

No MS 21.872 o STF voltou a reconhecer a possibilidade de a CPI do Orçamento determinar busca e apreensão e também o STJ, no HC 3.985, já reconheceu esse poder às CPIs e, consequentemente, a licitude das provas advindas dessa providência.

28
Q

A CPI pode determinar medidas cautelares como arresto e sequestro.

A

CERTO!!!

29
Q

Os débitos de natureza alimentícia cujos titulares, originários ou por sucessão hereditária, tenham 65 (sessenta e cinco) anos de idade, ou sejam portadores de doença grave, ou pessoas com deficiência, assim definidos na forma da lei, serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, até o valor equivalente ao dobro fixado em lei para os fins de enquadramento como requisição de pequeno valor, admitido o fracionamento para essa finalidade, sendo que o restante será pago na ordem cronológica de apresentação do precatório.

A

ERRADO

60 ANOS!

ATÉ O TRIPLO !

30
Q

No recurso extraordinário o recorrente deverá demonstrar a repercussão geral das questões constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admissão do recurso, somente podendo recusá-lo pela manifestação de maioria absoluta de seus membros.

A

ERRADO!!!
2/3!

31
Q

O efeito vinculante da súmula não atinge o Supremo Tribunal Federal, inclusive por meio de seus órgãos fracionários, que podem decidir de forma diversa da súmula vinculante.

A

ERRADO

os órgãos fracionários do STF não podem decidir de forma diversa.!!

32
Q

Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para garantir a observância de enunciado de súmula vinculante e de decisão do Supremo Tribunal Federal em controle difuso de constitucionalidade.

A

ERRADO

CONTROLE CONCENTRAAAADO

33
Q

Em caso de descumprimento de decisão do STF proferida em ADI, ADC ou ADPF, cabe reclamação mesmo que a decisão reclamada seja de 1ª instância, não se exigindo o esgotamento de instâncias.

A

CERTOOOOOOOOO

Em caso de descumprimento de decisão do STF proferida em ADI, ADC, ADPF: cabe reclamação mesmo que a decisão “rebelde” seja de 1ª instância. Não se exige o esgotamento de instâncias
(X)
Em caso de descumprimento de decisão do STF proferida em recurso extraordinário sob a sistemática da repercussão geral: cabe reclamação, mas exige-se o esgotamento das instâncias ordinárias (art. 988, § 5º, II, do CPC/2015).

34
Q

Na reclamação fundada no descumprimento de decisão emanada pelo STF, o ato alvo de controle deve ser _____________ ao paradigma.

A) anterior

B) posterior

A

Posterior

só há que se falar em reclamação se o ato impugnado por meio desta ação é posterior à decisão paradigma. STF. 2ª Turma. Rcl 32655 AgR/PR, Rel. Min. Edson Fachin, julgado em 23/4/2019 (Info 938).