Direito civil 2 Flashcards
Art. 361. Não havendo ânimo de novar, ____________, a segunda obrigação confirma simplesmente a primeira.
A)expresso e inequívoco
B)expresso ou tácito mas inequívoco
B)expresso ou tácito mas inequívoco
CC Art. 361. Não havendo ânimo de novar, expresso ou tácito mas inequívoco, a segunda obrigação confirma simplesmente a primeira.
Se o imóvel objeto de locação for vendido, o adquirente não está obrigado a respeitar o contrato, salvo se contrato por prazo determinado e houver cláusula de vigência no caso de alienação.
ERRADO
#SELIGA! Para que o adquirente NÃO seja obrigado a respeitar a locação, deverá haver o preenchimento de 3 requisitos CUMULATIVOS:
a)contrato por prazo determinado;
b) cláusula de vigência no caso de alienação;
c)averbação do contrato na matrícula do imóvel.
Fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a invalidade total da garantia.
ERRADOOO
ineficácia !
Súmula 332 do STJ: Fiança prestada sem autorização de um dos cônjuges implica a ineficácia total da garantia.
Art. 1.225 do CC. São direitos reais:
XII - a concessão de direito real de habitação.
ERRADO
DE USOOO!
Art. 1.260 do CC. Aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante dois anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade.
ERRADO
3 ANOS!
Se do contrato de comissão constar a cláusula del credere, responderá o comissário solidariamente com as pessoas com que houver tratado em nome do comitente, caso em que, mesmo com estipulação em contrário, prevalece que o comissário tem direito a remuneração mais elevada, para compensar o ônus assumido.
NOVIDADELEGISLATIVA
ERRADO
SALVO estipulação em contrário
CÓDIGO CIVIL
Art. 698
Imóvel bem de família oferecido como caução imobiliária em contrato de locação pode ser objeto de penhora.
NÃOCONFUNDA!
ERRADO
Imóvel bem de família oferecido como caução imobiliária em contrato de locação NÃO pode ser objeto de penhora. STJ. 3ª Turma. REsp 1873203-SP, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 24/11/2020 (Info 683).
Caução não se confunde com fiança! São dois tipos de garantia diferentes e a lei apenas insere a FIANÇA como hipótese de exceção à impenhorabilidade!
Art. 130. Ao titular do direito eventual, nos casos de condição suspensiva, é permitido praticar os atos destinados a conservá-lo.
ERRADO
suspensiva ou resolutiva!
Segundo disposição expressa da lei de locações, o prazo máximo da renovação compulsória do contrato de locação comercial será de 5 anos, ainda que a vigência da avença locatícia supere esse período.
ERRADOOOOO
#ATENÇÃO #SELIGA: A lei de locações não limita o prazo de renovação de contrato de locação comercial. Essa limitação é uma construção jurisprudencial do STJ.
Em sede da ação renovatória de locação comercial prevista no art. 51 da Lei nº 8.245/91, o prazo máximo de prorrogação contratual será de 5 anos. Assim, ainda que o prazo da última avença supere o lapso temporal de 5 anos, a renovação compulsória não poderá excedê-lo, porquanto o quinquênio estabelecido em lei é o limite máximo.
Possibilitar que a ação renovatória de aluguel comercial seja capaz de compelir o locador a renovar e manter a relação locatícia, quando já não mais possui interesse, por prazo superior ao razoável lapso temporal de 5 anos, certamente desestimularia os contratos de locação comercial mais longos, pois ensejaria, de certa forma, a expropriação do imóvel de seu proprietário, especialmente se levar-se em conta que sucessivas ações renovatórias da locação poderão ser movidas.
STJ. 4ª Turma.REsp 1990552-RS, Rel. Min. Raul Araújo, julgado em 17/05/2022 (Info 737).
Na locação por prazo determinado, embora possa ser enviada notificação exoneratória ao locador durante a vigência do contrato, o fiador somente irá se exonerar de sua obrigação ao término do contrato por prazo determinado, ainda que haja alteração no quadro social da empresa afiançada, ou em 120 dias a partir da data em que o contrato se torna indeterminado, por razões específicas.
ERRADOOOO
por qualquer razão. !!!!!!!!!!
O acordo prévio de vontades é requisito à meação das despesas de construção do muro comum aos proprietários lindeiros.
ERRADO
#VEMDEJURIS: O direito de tapagem disposto do art. 1.297 do Código Civil prevê o direito ao compartilhamento de gastos decorrentes da construção de muro comum aos proprietários lindeiros. O acordo prévio de vontades não é requisito à meação das despesas de construção do muro pretendidas. STJ. 4ª Turma. REsp 2.035.008-SP, Rel. Min. Maria Isabel Gallotti, julgado em 2/5/2023 (Info 774)
A doação do cônjuge adúltero ao seu cúmplice pode ser anulada pelo outro cônjuge, ou por seus herdeiros necessários, até dois anos depois de dissolvida a sociedade conjugal.
CERTO
Art. 550. A doação do cônjuge adúltero ao seu cúmplice pode ser anulada pelo outro cônjuge, ou por seus herdeiros necessários, até dois anos depois de dissolvida a sociedade conjugal.
Não havendo acordo, o locador ou locatário, após três anos de vigência do contrato ou do acordo anteriormente realizado, poderão pedir revisão judicial do aluguel, a fim de ajustá-lo ao preço de mercado.
CERTO
Lei nº 8.245/91: Art. 19.
A via processual adequada para a retomada, pelo proprietário, da posse direta de imóvel locado é a ação de despejo, admitindo-se, excepcionalmente, o ajuizamento de ação possessória.
VEMDEJURIS: A via processual adequada para a retomada, pelo proprietário, da posse direta de imóvel locado é a ação de despejo, na forma do art. 5º da Lei nº 8.245/91, não servindo para esse propósito o ajuizamento de ação possessória. STJ. 4ª Turma. REsp 1.812.987-RJ, Rel. Min. Antonio Carlos Ferreira, julgado em 27/4/2023 (Info 774).
ERRADO
A responsabilidade civil tem as seguintes funções: reparatória, precaucional e punitiva.
GABARITO: CERTO
COMENTÁRIOS
A responsabilidade civil tem as seguintes funções:
Reparatória: é a função clássica e ainda dominante. Visa a transferência dos danos do patrimônio do lesante ao lesado como forma de reequilíbrio patrimonial.
Precaucional: a doutrina mais moderna reconhece a função de evitar riscos.
Punitiva: admite a aplicação de uma pena civil ao ofensor como forma de desestímulo de comportamentos reprováveis e proteção da dignidade da pessoa humana. O fato de o art. 944 do CC prever que a indenização será medida pela extensão do dano, não impede que se reconheça a função punitiva ou pedagógica da responsabilidade civil, isto é, a indenização também pode ser fixada considerando as condições econômicas e o grau de culpa do autor.
CC Art. 137. Considera-se não escrito o encargo ilícito ou impossível, salvo se constituir o motivo determinante da liberalidade, caso em que se ______ o negócio jurídico.
A)anula
B)invalida
B)invalida!
CC Art. 393. O devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado.
Parágrafo único. O caso fortuito ou de força maior verifica-se no __________, cujos efeitos não era possível evitar ou impedir.
A)fato necessário
B)fato eventual
A)fato necessário
Carla, adolescente, 16 anos, irritada com as músicas alta da casa ao lado, decidiu arremessar ovos na residência de sua vizinha, o que acabou gerando a quebra de uma das janelas do quarto. Depois de acessar as câmeras de segurança, a vizinha, Leila, procurou os pais da adolescente pedindo a reparação de seus danos. Neste caso, os pais de Carla: Respondem civilmente pela reparação de danos em relação ao vizinho somente se Carla não tiver condições de reparar o dano.
ERRADO
A responsabilidade dos filhos É SUBSIDIÁRIA porque apenas ocorrerá quando os seus genitores não tiverem meios para ressarcir a vítima.
Art. 928. O incapaz responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes.
Conforme entendimento do STJ, os pais devem responder de forma objetiva pelos atos de seus filhos. Esta responsabilidade será: SUBSTITUTIVA, EXCLUSIVA e NÃO SOLIDÁRIA. STJ (Info 599): “O filho menor não é responsável solidário com seus genitores, mas subsidiário. E a responsabilidade do pai, portanto, se o causador do dano for filho inimputável, será substitutiva, exclusiva, e não solidária”.
Quando os juros moratórios não forem convencionados, ou o forem sem taxa estipulada, ou quando provierem de determinação da lei, serão fixados de acordo _______________.
A)a taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional
B)a taxa legal que corresponde à SELIC
NOVIDADE
Art. 406. Quando não forem convencionados, ou quando o forem sem taxa estipulada, ou quando provierem de determinação da lei, os juros serão fixados de acordo com a taxa legal. (Redação dada pela Lei nº 14.905, de 2024) Produção de efeitos
§ 1º A taxa legal corresponderá à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), deduzido o índice de atualização monetária de que trata o parágrafo único do art. 389 deste Código. (Incluído pela Lei nº 14.905, de 2024) Produção de efeitos
O sublocatário responde ________ ao locador pela importância que dever ao sublocador, quando este for demandado e, ainda, pelos aluguéis que se vencerem durante a lide.
A)solidariamente
B)subsidiariamente
B)subsidiariamente
Lei 8.245/91
Art. 16. O sublocatário responde subsidiariamente ao locador pela importância que dever ao sublocador, quando este for demandado e, ainda, pelos aluguéis que se vencerem durante a lide.
São os negócios jurídicos _______ por dolo, quando este for a sua causa.
A)nulos
B)anuláveis
B)anuláveis
Art. 145. São os negócios jurídicos anuláveis por dolo, quando este for a sua causa.
O prazo para exercer o direito de preferência ou preempção na compra e venda não poderá exceder a cento e oitenta dias, se a coisa for móvel, ou a um ano, se imóvel.
ERRADO
ou a dois anos, se imóvel!!
Nos contratos de prestação de serviços advocatícios com cláusula de remuneração exclusivamente por verbas sucumbenciais, a revogação unilateral do mandato pelo mandante acarreta a remuneração do advogado pelo trabalho desempenhado até o momento da rescisão contratual.
CERTO
O cliente pode, sem dúvida, exercer o direito de não mais ser representado pelo advogado antes contratado, mas deve, por outro lado, assumir o ônus de remunerá-lo pelo trabalho desempenhado até aquele momento, sob pena de ser desconsiderado todo o trabalho desempenhado. Desse modo, é cabível o arbitramento judicial da verba honorária, levando em consideração as atividades desenvolvidas pelo causídico. STJ. 4ª Turma. AgInt no AREsp 1.560.257-PB, Rel. Min. Luis Felipe Salomão, julgado em 20/04/2020 (Info 670).
No silêncio do contrato, a empreitada é ________________, ________________ a obrigação de fornecer os materiais. ( mista ou de materiais - se presumindo / de lavor ou de mão de obra - não se presumindo)
DE LAVOR OU DE MÃO DE OBRA - NÃO SE PRESUMINDO