Princípios da Anestesia Flashcards
Qual o objetivo da anestesia geral?
Promover hipnose e amnésia, analgesia e relaxamento muscular.
Quais as drogas com maior potência dentro dos anestésicos inalatórios (voláteis)?
Halotano, enflurano, isoflurano, desflurano e sevoflurano.
Qual o mecanismo de ação dos anestésicos inalatórios?
Predominantemente a ativação dos neurônios GABAérgicos (receptores GABA-A) em várias regiões do SNC. São capazes de produzir os 3 componentes da anestesia (exceto o óxido nitroso).
Qual o incoveniente dos anestésicos voláteis?
Que a dose para produzir o relaxamento muscular é muito maior do que para provocar amnésia, hipnose e analgesia, sendo prática rotineira empregar eles junto com bloqueadores neuromusculares (para evitar essas doses muito elevadas dos voláteis).
Comente sobre o óxido nitroso.
Poder anestésico fraco e sem efeito relaxante muscular. É empregado com os outros voláteis potentes para reduzir a dose necessária deles, diminuindo os efeitos colaterais.
Qual cuidado deve ser tomado em relação ao óxido nitroso?
Ele apresenta elevadíssima capacidade de se difundir em meios que contém ar, promovendo expansão dessas regiões, sendo CI em pneumotórax, obstrução intestinal de delgado e cx de retina e orelha média, pois podem formar bolhas de ar nesses locais.
Comente sobre o halotano.
Maior potência, pode promover efeitos CV graves (depressão da função miocárdica e sensibilização do miocárdio às catecolaminas, predispondo a arritmias). É raro, mas pode causar uma hepatite fulminante.
Comente sobre o enflurano.
Menos efeitos colaterais graves que o halotano, porém pode levar à disfunção renal e predispor à epilepsia no EEG (CI em pacientes com histórico de desordem convulsiva).
Quais as vantagens do isoflurano em relação ao halotano?
Metabolismo mínimo no organismo (difusão nos alvéolos), reduz menos o DC e sensibiliza menos o miocárdio às catecolaminas.
Qual efeito indesejável do isoflurano?
Pode causar discreto aumento no fluxo sanguíneo cerebral, podendo aumentar a PIC, podendo ser catastrótico em pacientes com HIC. Outro inconveniente é seu cheiro insuportável, requerindo um anestésico venoso antes.
Comente sobre o sevoflurano.
Induz rapidamente a anestesia, apresenta menor duração e menor incidência de sonolência e náusea na recuperação. Cheiro agradável.
Comente sobre o desflurano.
Idem sevoflurano, porém o cheiro é intolerável, não podendo ser usado isoladamente.
Quais os anestésicos venosos?
Tiopental, midazolam, opioides, propofol, etomidato e quetamina.
Qual a diferença dos anestésicos venosos para os voláteis?
Os venosos apresentam menor desconforto durante a indução anestésica e oferecem um risco mais baixo, porém nenhuma droga venosa é considerada um anestésico completo
Comente sobre o tiopental.
Barbitúrico, potente efeito hipnótico e sedativo. Estímulo dos receptores GABA-A. Indesejáveis: depressão miocárdica, da ventilação, vasodilatação intensa, hipotensão. Evitar em hipotensos ou com função miocárdica prejudicada.
Comente sobre o midazolam.
BZD, rápida ação, causa poucos efeitos CV. É ansiolítico e amnésico.
Quais os principais opioides?
Fentanil (e outros -fentanil), morfina e meperidina.
Quais os efeitos anestésicos dos opioides?
Excelentes analgésicos, porém sem efeito hipnótico-sedativo consistente.
Quais as vantagens do uso de opioides?
Redução na dose dos anestésicos voláteis potentes, sem efeito depressor do miocárdio e atenuam resposta adrenérgica.
Qual a principal desvantagem dos opioides?
A depressão respiratória.
Quais as características e usos do propofol?
Droga de início e término rápidos com efeito hipnótico e sedativo, podendo ser usado tanto na indução quanto na manutenção anestésica. É a medicação ideal para indução em asmáticos e DPOCíticos, pois faz broncodilatação. Por possuir ação antiemética em doses sub-hipnóticas, pode tratar as náuseas do PO.
Quais os efeitos adversos do propofol?
Redução da PA, apneia, queda no DC, na RVP e outros parâmetros cardíacos.
Comente sobre o etomidato.
Imidazólico hipnótico de ação rápida, ótima para pacientes com dç CV, não provoca depressão respiratória. Efeitos adversos: queimação no local inicialmente, mioclonia e insuf suprarrenal quando adm em infusão contínua em pacientes críticos.