ONCOLOGIA Flashcards
Paciente feminina, queixa de rubor em região cervical e face e episódios diarreicos. Durante o acompanhamento teve broncoespasmo e emagrecimento. Evoluiu com quadro de constipação e distensão abdominal acentuada. RX que demonstrou alças do intestino delgado dilatadas e níveis hidroaéreos.
O melhor exame para a confirmação da síndrome carcinoide é a dosagem do ácido 5-hidroxi-indol-acético na urina de 24h
síndrome carcinoide quadro clínico
flushing, DIARREIA, dor abdominal, telangiectasia, alterações cardíacas e pelagra
Qual tumor de ovário apresenta caráter sólido-cístico e não apresenta vascularização ao Doppler?
O cisto dermoide
.
O uso de contraceptivos apenas com progestágenos pode estar associado a uma maior incidência de x bem como no uso de DIU-LNG e implante subdérmico de etonogestrel.
cistos foliculares, ao ultrassom, tais cistos aparecem como paredes finas, regulares e unilocular
Qual o tumor de ovário que apresenta vascularização aumentada, podemos observar o sinal do “anel de fogo” ao Doppler (esse sinal também pode estar presente na gestação ectópica
Cisto de corpo lúteo
Os cistos ovarianos funcionais assintomáticos pequenos costumam regredir em cerca de quatro semanas, já os maiores que 5 cm de diâmetro podem levar até três meses para resolução completa. Portanto, recomenda-se o seguimento com repetição do exame de imagem em quatro a 12 semanas, para avaliar a regressão. Nos casos em que houver crescimento do cisto ou surgimento de sintomas, pode-se discutir a retirada cirúrgica, principalmente naqueles com diâmetros superiores a 10 cm.
TORÇÃO X cisto hemorrágico
TORÇÃO; massa pélvica, sem vascularização (isquemia), presença de CALCIFICAÇÕES, náuseas, vômitos.Ao ultrassom, aumento ovariano, edema e hemorragia ANEL FOLICULAR. Líquido livre na pelve pode estar presente.
Cisto hemorrágico: sem calcificações, anemia leve, vascularização no doppler
Presença de massa cística unilocular ou multilocular, geralmente contendo ecos internos homogêneos (com aspecto de “vidro fosco”).estão entre as causas mais comuns de aumento ovariano na 4.ª e 5.ª décadas de vida. Se refere a que?
Endometriomas ou “cistos de chocolate”) são uma forma de endometriose. Trata-se de uma massa anexial benigna, decorrente do crescimento ectópico do tecido endometria
lesão retrouterina/ anexial complexa, multilocular, com interior repleto de imagens hiperecoicas heterogêneas, septações e paredes grossas e irregulares. Se refere a que?
Abscesso tubo-ovariano
Qual é a neoplasia ovariana benigna mais comum
Teratoma maduronou tumor dermoide
Qual o tumor de ovário que acomete os 3 tecidos ectodérmicas (pele, pelos e glândulas sebáceas e dentes), mesodérmica (tecido muscular) e endodérmica (tecidos pulmonar ou gastrointestinal).
Teratoma
Tumor de ovário que possui ecos brilhantes)
Teratoma
Tto teratoma
Apesar de ser uma neoplasia benigna, tem tendência à bilateralidade e pode sofrer malignização. Por isso, recomenda-se a cistectomia.
Qual tumor de ovario apresenta lesão anexial cística, anecoica e unilocular, sem projeções papilares, com septações ausentes ou FINAS e sem fluxo ao Doppler. Em 10% a 20% dos casos são bilaterais.
Cisto adenoma seroso
Qual o tumor que ocorre principalmente durante a 3.ª à 6.ª décadas de vida, mas também pode ocorrer em mulheres mais jovens. É UNILATERAL em 95% dos casos e apresenta-se com tumor MULTILOCULAR que pode atingir grandes dimensões.
Cistoadenoma mucinoso
lesão anexial cística, multiloculada, com inúmeras septações finas no seu interior e com conteúdo hipoecogênico (lembre-se que existe muco no seu interior).
Qual o tumor de ovário se associa a síndrome de Meigs tumor ovariano benigno + ascite + derrame pleural/dispneia ).
Fibroma