ONCOLOGIA Flashcards
Paciente feminina, queixa de rubor em região cervical e face e episódios diarreicos. Durante o acompanhamento teve broncoespasmo e emagrecimento. Evoluiu com quadro de constipação e distensão abdominal acentuada. RX que demonstrou alças do intestino delgado dilatadas e níveis hidroaéreos.
O melhor exame para a confirmação da síndrome carcinoide é a dosagem do ácido 5-hidroxi-indol-acético na urina de 24h
síndrome carcinoide quadro clínico
flushing, DIARREIA, dor abdominal, telangiectasia, alterações cardíacas e pelagra
Qual tumor de ovário apresenta caráter sólido-cístico e não apresenta vascularização ao Doppler?
O cisto dermoide
.
O uso de contraceptivos apenas com progestágenos pode estar associado a uma maior incidência de x bem como no uso de DIU-LNG e implante subdérmico de etonogestrel.
cistos foliculares, ao ultrassom, tais cistos aparecem como paredes finas, regulares e unilocular
Qual o tumor de ovário que apresenta vascularização aumentada, podemos observar o sinal do “anel de fogo” ao Doppler (esse sinal também pode estar presente na gestação ectópica
Cisto de corpo lúteo
Os cistos ovarianos funcionais assintomáticos pequenos costumam regredir em cerca de quatro semanas, já os maiores que 5 cm de diâmetro podem levar até três meses para resolução completa. Portanto, recomenda-se o seguimento com repetição do exame de imagem em quatro a 12 semanas, para avaliar a regressão. Nos casos em que houver crescimento do cisto ou surgimento de sintomas, pode-se discutir a retirada cirúrgica, principalmente naqueles com diâmetros superiores a 10 cm.
TORÇÃO X cisto hemorrágico
TORÇÃO; massa pélvica, sem vascularização (isquemia), presença de CALCIFICAÇÕES, náuseas, vômitos.Ao ultrassom, aumento ovariano, edema e hemorragia ANEL FOLICULAR. Líquido livre na pelve pode estar presente.
Cisto hemorrágico: sem calcificações, anemia leve, vascularização no doppler
Presença de massa cística unilocular ou multilocular, geralmente contendo ecos internos homogêneos (com aspecto de “vidro fosco”).estão entre as causas mais comuns de aumento ovariano na 4.ª e 5.ª décadas de vida. Se refere a que?
Endometriomas ou “cistos de chocolate”) são uma forma de endometriose. Trata-se de uma massa anexial benigna, decorrente do crescimento ectópico do tecido endometria
lesão retrouterina/ anexial complexa, multilocular, com interior repleto de imagens hiperecoicas heterogêneas, septações e paredes grossas e irregulares. Se refere a que?
Abscesso tubo-ovariano
Qual é a neoplasia ovariana benigna mais comum
Teratoma maduronou tumor dermoide
Qual o tumor de ovário que acomete os 3 tecidos ectodérmicas (pele, pelos e glândulas sebáceas e dentes), mesodérmica (tecido muscular) e endodérmica (tecidos pulmonar ou gastrointestinal).
Teratoma
Tumor de ovário que possui ecos brilhantes)
Teratoma
Tto teratoma
Apesar de ser uma neoplasia benigna, tem tendência à bilateralidade e pode sofrer malignização. Por isso, recomenda-se a cistectomia.
Qual tumor de ovario apresenta lesão anexial cística, anecoica e unilocular, sem projeções papilares, com septações ausentes ou FINAS e sem fluxo ao Doppler. Em 10% a 20% dos casos são bilaterais.
Cisto adenoma seroso
Qual o tumor que ocorre principalmente durante a 3.ª à 6.ª décadas de vida, mas também pode ocorrer em mulheres mais jovens. É UNILATERAL em 95% dos casos e apresenta-se com tumor MULTILOCULAR que pode atingir grandes dimensões.
Cistoadenoma mucinoso
lesão anexial cística, multiloculada, com inúmeras septações finas no seu interior e com conteúdo hipoecogênico (lembre-se que existe muco no seu interior).
Qual o tumor de ovário se associa a síndrome de Meigs tumor ovariano benigno + ascite + derrame pleural/dispneia ).
Fibroma
Qual é a neoplasia sólidas mais comuns dos ovário
Fibroma. Não são tumores produtores de hormônios e podem provocar elevação do CA 125.
Qual o tumor de ovário que costumam surgir em mulheres na pós-menopausa e são produtores de estrogênio. Portanto, essas pacientes desenvolvem sinais clínicos de excesso de estrogênio: sangramento uterino anormal, hiperplasia endometrial e até mesmo evolução para adenocarcinoma de endométrio. .
Tecomas, são tumores benignos e a resseccao cirúrgica é curativa
Qual o tumor,or de ovário se associa a virilização
Células de Leydig
pseudomixoma peritoneal se associa a que
Trata-se do acúmulo intraperitoneal progressivo de ascite mucinosa, geralmente causada por um tumor mucinoso do apêndice.
tumor maligno de células germinativas mais frequente
Disgerminoma
Qual o tumor de ovário aumenta o ldh
Disgermiona
carcinoma em anel de sinete se associa a
Tumor de Krukenberg
Tto câncer de ovário
⤵️O diagnóstico e estadiamento do câncer de ovário é cirúrgico, realizado no momento do tratamento, e a sua grande particularidade é que, mesmo em quadros avançados, está indicada a cirurgia (citorredutora).
⤵️O tumor NÃO deve ser puncionado para realizar biópsia,principal via de metástase é a transcelômica
LLA
⤵️ 2 e 5 anos
⤵️ neoplasia mais comum na infância
⤵️dor óssea refratária a analgésicos
⤵️anemia ( normocítica normocrômica ) palidez e astenia e a plaquetopenia como petéquias e equimoses. Hepatoesplenomegalia e linfonodomegalia
⤵️ síndrome de down
Linfoma não Hodgkin (LNH)
⤵️crianças predomina o linfoma de Burkit
⤵️ vírus epstein barr
⤵️Já nos adolescentes, o linfoma difuso de grandes células B e o linfoma folicular são mais frequentes.
⤵️ 10 anos
⤵️ crescimento de massa cervical
Linfoma de Hodgkin (LH)
⤵️células de Reed-Sternberg
⤵️sintomas b
⤵️inicialmente ocorre linfadenomegalia periférica indolor, aderida a planos profundos, com conglomerado nodal, principalmente cervical ou supraclavicular. A massa mediastinal está presente em cerca de 75% dos adolescentes e 35% das crianças mais novas.
Tumores de sistema nervoso centra
⤵️segundo tipo de neoplasia mais comum na infância
⤵️são os tumores de órgão sólido mais comuns na infância, com pico de incidência entre 5 e 10 anos.
⤵️localização mais comum é em fossa posterior
⤵️tríade de Cushing: bradicardia + hipertensão arterial + alteração do padrão respiratório.
⤵️A cefaleia (sintoma mais comum) costuma piorar ao decúbito, é contínua ou recorrente, e desperta o paciente durante a noite. Os vômitos em jato costumam ser associados à cefaleia e são mais comuns ao acordar. Apresenta alterações de comportamento. O papiledema pode ser visto ao exame do fundo de olho na maioria dos casos. Se houver paralisia do VI par craniano (nervo abducente), o paciente apresenta estrabismo convergente e diplopia; na tentativa de compensar a alteração, mantém a cabeça inclinada para o mesmo lado da lesão(torcicolo)
⤵️rnm padrao ouro
Neuroblastoma
Os sítios de metástase mais comuns são medula óssea, fígado e órbitas. Nesses casos, o paciente pode apresentar dor óssea, proptose e equimose palpebral!!!!! Por ser uma massa tumoral com capacidade de produção de catecolaminas, pode gerar sintomas como hipertensão arterial, rubor, sudorese e palpitação. Febre também é um sintoma frequente. Dependendo da localização pode gerar compressão de estruturas e sintomas de síndrome de Horner e de compressão medular!!!. A investigação deve ser iniciada com ultrassonografia de abdome para avaliar a localização da massa. O diagnóstico é realizado por meio de tomografia e/ou ressonância magnética
triângulo de Codman”
Osteossarcoma -aumento de fosfatase alcalina e LDH.
A base do tratamento é através de cirurgia e quimioterapia quimioterapia, e esse tumor NÃO é responsivo à radioterapia!!!!!!!!!
Rabdomiossarcoma
Sarcoma de partes moles mais frequente
Abaixo de 14 anos.
Crescimento rápido
Alteração de pares cranianos, irritação meníngea e alterações respiratórias.
Os sítios de metástase mais comuns são o pulmão, ossos e a medula óssea
Neutropenia febril
⤵️neutrófilos periféricos menor do que 500/mm³ ou < 1.000/mm³, com perspectiva de queda nas 48 horas seguintes.
⤵️antibiótico de escolha deve ser de amplo espectro e com cobertura contra Pseudomonas aeruginosa, como betalactâmico antipseudomonas, cefalosporina de quarta geração ou carbapenêmico—– mais usado cefepime!!!
Síndrome de lise tumoral
⤵️Hipercalemia: potássio sérico ≥ 6 ou aumento de 25% do valor basal. O potássio é o principal íon intracelular, por isso, ocorre a elevação do seu nível sérico quando ocorre a lise celular.
⤵️ • Hiperuricemia: ácido úrico sérico ≥ 8 mg/dL (≥ 476 μmol/L) ou aumento de 25% do valor basal. Causada pela quebra de DNA intracelular, promovendo liberação de ácidos nucleicos.
⤵️• Hiperfosfatemia: fósforo sérico ≥ 6,5 mg/dL (≥ 2,1 mmol/L) ou aumento de 25% do valor basal.
⤵️ Hipocalcemia: cálcio sérico ≤ 7 g/dL (≤ 1,75 mmol/L) ou diminuição de 25% do valor basal. Com o aumento de fosfato, há maior precipitação de fosfato de cálcio, reduzindo o nível de cálcio na corrente sanguínea.
Tratamento síndrome lise tumoral
hidratação endovenosa abundante com solução isotônica sem potássio, cálcio e fósforo. Para a prevenção de hiperuricemia deve ser utilizado o alopurinol. Se o paciente tiver alto risco para SLT ou se a hiperuricemia já estiver presente, deve-se utilizar a rasburicase
Câncer do corpo de pâncreas QC
perda de peso, dor abdominal, diabetes por insuficiência pancreática e síndrome Trousseau (tromboflebite migratória em MMII)