METODOS CONTRACEPTIVOS Flashcards
Primípara puérpera teve parto vaginal há 1 semana. Gostaria de fazer uso de método contraceptivo. Está em aleitamento materno. O método contraceptivo que deve ser prescrito para ela, dentre as opções abaixo, é
A)DIU hormonal.
B)implante subcutâneo.
C)DIU de cobre.
D) injetável mensal.
CCQ: Saber que o implante subcutâneo pode ser usado no puerpério
Paciente amamentando e < 6 semanas pós-parto:
*Métodos hormonais combinados: categoria 4.
*Injetável progesterona: categoria 3.
*Minipílula, implante, DIU de progesterona: categoria 2.
*DIU de cobre: categoria 1.
Obs.: lembrando que o DIU (tanto de cobre quanto hormonal) só deve ser inserido nas primeiras 48h pós-parto ou após 4 semanas. Entre 48h até 4 semanas ele é considerado categoria 3.
Paciente amamentando e entre 6 semanas e 6 meses pós-parto:
*Métodos hormonais combinados: categoria 3.
*Demais métodos: categoria 1.
Paciente amamentando e > 6 meses pós-parto:
*Métodos hormonais combinados: categoria 2.
*Demais métodos: categoria 1.
Uma paciente em uso de anticonvulsivante, deve escolher qual método?
CCQ: Saber que a combinação de contracepção hormonal combinada e fenitoína não é recomendada e devemos optar por outro método
Em particular, os anticonvulsivantes como a fenitoína, a carbamazepina, os barbitúricos, a primidona, o topiramato e a oxcarbazepina, além da lamotrigina e rifampicina possuem critério de elegibilidade 3, ou seja, deve ser evitado o uso dos ACOs caso tenhamos opções melhores!
O uso do DIU representa um método muito mais adequado, com alta eficácia, dado que o uso dos ACOs possui contraindicação relativa nesse caso.
Paciente hígida, vítima de acidente automobilístico há 2 anos, evolui com trombose venosa profunda, foi tratada na época e hoje está sem uso de anticoagulantes. Segundo os critérios de elegibilidade da Organização Mundial da Saúde (OMS), essa paciente pode fazer uso de quais modalidades de contraceptivo?
A)Apenas dispositivos intrauterinos não hormonais.
B)Contraceptivos de progestágenos e dispositivos intrauterinos.
C)Contraceptivos combinados e dispositivos intrauterinos não hormonais.
D)Todos os métodos contraceptivos, sem restrição.
podemos usar contraceptivos de progestágenos e dispositivos intrauterinos como anticoncepção
Mulher procura o ambulatório de planejamento familiar, pois deseja inserir DIU de cobre. Assinale qual das condições listadas seria contraindicação dessa aplicação.
A)NIC II de colo do útero
B)Recém-operada de Ca de mama
C)Portadora de mioma submucoso.
D)Nuliparidade.
E)Hipotireóidea em terapêutica com tiroxina.
CCQ: Saber que mioma submucoso, que altere a anatomia da cavidade endometrial, é contraindicação à inserção de DIU
O NIC II representa uma lesão intraepitelial cervical de alto grau, sendo considerada uma lesão precursora de câncer. Por ainda não ser câncer de colo uterino propriamente dito, não é contraindicação ao uso do DIU de cobre.
Câncer de mama ativo ou recente é contraindicação ao uso de contraceptivos hormonais. No caso, o DIU de cobre é um dos poucos métodos disponíveis para essas pacientes, podendo ser usado (categoria 1 da OMS).
Miomas submucosos volumosos, que causam distorção da cavidade, podem aumentar o risco de expulsão e má adaptação do DIU. Por isso, nesses casos, este método não deve ser primeira escolha.
LARC (LARC – long acting reversible contraception). QUAIS SÃO ELES?
Os LARCs (Long Acting Reversible Contraceptives), são de alta efetividade e não dependem de “lembrar” do uso, é só colocar e pronto. Os métodos que se encaixam nessa categoria são os implantes subdérmicos e os DIUs de cobre e de progesterona.
O implante de etonogestrel tem ação sistêmica com inibição da ovulação, atrofia endometrial e espessamento do muco cervical, com efeito hormonal e com o menor índice de falha. Pode causar sangramento uterino anormal e tem duração de 3 anos
O DIU de cobre tem ação irritativa, espermicida e inflamatória, com duração de 10 anos e pode causar aumento de fluxo menstrual e dismenorreia. Não apresenta contraindicações de métodos hormonais e pode ser utilizado como contracepção de emergência.
Já o DIU de levonorgestrel inibe o crescimento endometrial e realiza espessamento do muco cervical. O DIU Mirena, um dos representantes, também é tratamento para espessamento endometrial.
Em mulher com ca de mama, qual o melhor método?
DIU DE COBRE
Qual o mecanismo dos ACO?
Inibir o LH -> bloqueia a ovulação, realizar espessamento de muco cervical, atrofia endometrial e comprometimento da motilidade tubária.
Através do estrogênio, o mecanismo é inibir o FSH -> bloqueia o desenvolvimento folicular e influencia a estabilização endometrial.
Quais são os beneficios dos ACOS?
🐵Anovulação: redução da síndrome pré-menstrual, dismenorreia e cistos ovarianos.
🐵Presença de estrogênio: melhora da densidade mineral óssea.
🐵Espessamento do muco cervical pela progesterona: redução do risco de doença inflamatória pélvica (DIP).
🐵Aumento da SHBG (estrogênio) e progesteronas antiandrogênicas: redução de hiperandrogenismo.
🐵Redução do risco de câncer de ovário, endométrio e colorretal.
interação medicamentosa que podem diminuir os efeitos dos acos
primidona, fenobarbital e rifampicina são medicações capazes de reduzir o efeito de contraceptivos orais
A história familiar de câncer de mama não contraindica o método. Verdadeiro ou falso?
VDD A história familiar de câncer de mama não contraindica o método. Ele está contraindicado se paciente com histórico pessoal de câncer de mama.
Pode usar ACO se a paciente tiver varizes?
SIM O uso de contraceptivos combinados na presença de veias varicosas é considerado categoria 1, ou seja, o método está indicado!
O que é o índice de PEARL?
CCQ: O índice de Pearl indica o número de mulheres que engravidaram durante 12 meses em uso do método, em um grupo de 100 mulheres
O que fazer caso a paciente com DIU desenvolva DIP?
Iniciar antibioticoterapia e manter o DIU. Se não houver melhora clínica após 48h, considerar a remoção do DIU.
Quais são as CI para o DIU?
Distorção da cavidade uterina por miomas, malformações uterinas, sangramento vaginal sem investigação, gravidez, sepese puerperal, DIP atual.
Qual o mecanismo de ação do DIU de cobre?
Ação irritativa, inflamatória e espermicida (NÃO é abortivo e NÃO é anovulatório!). Os principais efeitos adversos são a dismenorreia e aumento do fluxo menstrual.
Tempo de duração do DIU
COBRE - 10 ANOS
PROG - 5 ANOS