MAPA9 Flashcards

1
Q

Considerando a IN nº 45/2004, que trata das Normas para a Prevenção e o Controle da Anemia Infecciosa Equina - A.I.E, julgue o seguinte item.

A contraprova deverá ser solicitada ao Serviço de Sanidade Animal da DFA da respectiva UF, no prazo máximo de 8 (oito) dias, contados a partir do recebimento da notificação do resultado e será efetuada no laboratório que realizou o primeiro exame.

A

V

Art. 13. É facultado ao proprietário do animal requerer exame de contraprova. A contraprova deverá ser solicitada ao SSA da DFA da respectiva UF, no prazo máximo de 8 (oito) dias, contados a partir do recebimento da notificação do resultado. A contraprova será efetuada no laboratório que realizou o primeiro exame.

Para relembrar:

Contraprova: exame laboratorial para diagnóstico da A.I.E. realizado a partir da amostra original, identificada, lacrada e conservada a -20ºC (vinte graus Celsius negativos), para fins de confirmação do diagnóstico.

Reteste: exame laboratorial para diagnóstico da A.I.E. realizado em laboratório oficial, a partir de nova colheita de material de animal com resultado positivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Considerando a IN nº 06/2018, que trata das Diretrizes Gerais para Prevenção, Controle e Erradicação do Mormo, julgue o seguinte item.

Os testes para fins de investigação epidemiológica de suspeitas ou para a eliminação de focos serão realizados em laboratórios oficiais ou públicos credenciados pelo Serviço Veterinário Oficial.

A

F

A PORTARIA MAPA Nº 593, DE 30 DE JUNHO DE 2023 alterou o texto da IN06/2018 que passou a ser:

'’Art. 3º Os testes laboratoriais a serem empregados para o diagnóstico do mormo, assim como sua utilização como teste de triagem ou complementar e sua interpretação, serão definidos em atos normativos complementares da Secretaria de Defesa Agropecuária, e em conformidade com o recomendado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Parágrafo único. Os testes para fins de investigação epidemiológica de suspeitas ou para a eliminação de focos serão realizados em laboratórios oficiais pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).’’ (NR)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o item a seguir:

A critério do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DIPOA/DAS/MAPA), em casos de emergência sanitária ou de desabastecimento, a reinspeção de matérias-primas e de produtos de origem animal importados será realizada apenas em estabelecimentos registrados ou relacionados no DIPOA

A

F

DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017

Art. 482-C. A critério do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em casos de emergência sanitária ou de desabastecimento, por tempo determinado, PODERÁ ser autorizado que a reinspeção de matérias-primas e de produtos de origem animal importados seja realizada em estabelecimentos registrados ou relacionados, observado o disposto no art. 487. (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

………..

Art. 487. A circulação no território nacional de matérias-primas e de produtos de origem animal importados somente deve ser autorizada após:

I - fiscalização pela área competente da vigilância agropecuária internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e (Redação dada pelo Decreto nº 9.069, de 2017)

II - reinspeção pela área competente da vigilância agropecuária internacional, exceto nas hipóteses dos art. 482-B e art. 482-C. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

§ 1º Após o procedimento de fiscalização, deve ser fornecido documento de trânsito, com base nos elementos constantes do certificado sanitário expedido no país exportador, que deve seguir até o local de reinspeção.

§ 2º A critério do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a reinspeção de matérias-primas e de produtos de origem animal importados pode ser dispensada e sua circulação fica autorizada após a fiscalização de que trata o inciso I do caput, observado o disposto no art. 479. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

De acordo com a PORTARIA Nº 137, DE 5 DE JUNHO DE 2006, que aprova o Regulamento Técnico do Programa Nacional de Sanidade Apícola - PNSAp, julgue a seguinte assertiva:

A habilitação de assessores técnicos será conduzida pelo DSA e concedida a profissionais que obtiveram aprovação em curso específico de treinamento reconhecido pelo MAPA e ministrado em Universidade ou Faculdade aprovada pelo MAPA, para tal.

A

F

A habilitação de assessores técnicos será conduzida pelo MAPA…

PORTARIA Nº 137, DE 5 DE JUNHO DE 2006

Art. 8º A habilitação de assessores técnicos será conduzida pelo MAPA e concedida a profissionais que obtiveram aprovação em curso específico de treinamento reconhecido pelo MAPA e ministrado em Universidade ou Faculdade aprovada pelo MAPA, para tal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

De acordo com a Instrução Normativa nº 4, de fevereiro de 2015, que institui o Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo - ‘‘Aquicultura com Sanidade’’, julgue o item seguinte:

No caso de utilização de produto de uso veterinário, dever-se-á respeitar o período de carência, ou seja, o intervalo de tempo, em dias, que deverá ser observado entre a aplicação do produto de uso veterinário e o consumo humano

A

F

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4 DE FEVEREIRO DE 2015

Art. 19. No caso de utilização de produto de uso veterinário, dever-se-á respeitar o período de carência, ou seja, o intervalo de tempo, em dias, que deverá ser observado entre a aplicação do produto de uso veterinário e a despesca de acordo com as instruções do fabricante.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

De acordo com a PORTARIA Nº 137, DE 5 DE JUNHO DE 2006, que aprova o Regulamento Técnico do Programa Nacional de Sanidade Apícola - PNSAp, julgue a seguinte assertiva:

O MAPA fomentará, diretamente, as atividades de pesquisa relacionadas à sanidade apícola que contribuam para a proteção do patrimônio pecuário e agrícola nacional.

A

F

PORTARIA Nº 137, DE 5 DE JUNHO DE 2006

Art 21. O MAPA fomentará, direta ou indiretamente, as atividades de pesquisa relacionadas à sanidade apícola que contribuam para a proteção do patrimônio pecuário e agrícola nacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

De acordo com a Instrução Normativa nº 4, de fevereiro de 2015, que institui o Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo - ‘‘Aquicultura com Sanidade’’, julgue o item seguinte:

O transporte de animais aquáticos, seu material de multiplicação e matéria-prima suspeitos ou acometidos por doenças parasitárias, infecciosas ou transmissíveis, poderá ocorrer quando previsto em plano de contingência oficial ou legislação específica

A

V

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4 DE FEVEREIRO DE 2015

Art. 36. O transporte de animais aquáticos, seu material de multiplicação e matéria-prima suspeitos ou acometidos por doenças parasitárias, infecciosas ou transmissíveis, poderá ocorrer:

……….

II - quando previsto em plano de contingência oficial ou legislação específica;

……….

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

De acordo com a Instrução normativa nº 15, de 2 de abril de 2008, que aprova os procedimentos para a atuação em caso de suspeita ou ocorrência de paraplexia enzoótica dos ovinos (scrapie), julgue o seguinte item:

Em caso de regressão dos sintomas, ao fim do período de isolamento e observação, por 15 dias, o estabelecimento deverá ser imediatamente desinterditado, sendo a suspeita encerrada por meio do formulário de atendimento complementar, estipulado pelo Departamento de Saúde Animal - DSA/SDA/MAPA

A

V

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 15, DE 2 DE ABRIL DE 2008

Art. 10 No caso de resultados laboratoriais negativos em testes realizados apenas em tecido linfoide, os animais suspeitos deverão ser mantidos em observação, e em isolamento no caso de fêmeas, por mais 15 (quinze) dias.

……….

§ 2º Em caso de regressão dos sintomas ao fim do período citado no caput deste artigo, o estabelecimento deverá ser imediatamente desinterditado, sendo a suspeita encerrada por meio do formulário de atendimento complementar, estipulado pelo Departamento de Saúde Animal - DSA/SDA/MAPA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:

O serviço de inspeção federal deverá verificar, antes do início da matança, a apresentação dos trabalhadores quando a limpeza do uniforme de serviço, com duas ou mais trocas por semanas.

A

V

De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “ANEXO VI - ESQUEMA DE TRABALHO DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO FEDERAL - 1. ANTES DO INÍCIO DA MATANÇA 1.5. Verificação da apresentação dos trabalhadores, quanto: 1.5.1. A correção e limpeza do uniforme de serviço (inclusive gorros), com duas ou mais trocas por semanas, facultando-se o uso de aventais plásticos ou transparentes; 1.5.2. A ausência de feridas purulentas nas mãos e braços, protegidos ou não por esparadrapo, gaze, etc.; 1.5.3. As condições higiênicas das mãos (unhas aparadas e limpas, sem esmalte, dedeira ou qualquer outra proteção de pano ou couro)”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

De acordo com a Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre o Sistema de Análise e Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC, julgue o item abaixo:

Limite crítico é o valor ou atributo estabelecido, que não deve ser excedido, no ponto de controle.

A

F

Não deve ser excedido no CONTROLE DO PONTO CRÍTICO.

De acordo com o item “Definições”, página 29 da Apostila Inspeção Convet 1: “Limite crítico é o valor ou atributo estabelecido, que não deve ser excedido, no controle do ponto crítico”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

De acordo com a PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995, que aprova as NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS, julgue o seguinte item:

São obrigatoriamente incisados nas “Linhas de Inspeção” os seguintes nodos linfáticos: Apical, Brônquicos, Cervicais, Gástricos, Hepáticos, Inguinais superficiais ou retromamários, Mandibulares, Mesentéricos, Parotidianos e Retrofaríngeos, sendo que estes e os demais são examinados na Inspeção Final.

A

F

O exame dos nodos linfáticos HEPÁTICOS não é obrigatório nas linhas de inspeção…

PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995

São obrigatoriamente incisados nas “Linhas de Inspeção” os seguintes nodos linfáticos: Apical, Brônquicos, Cervicais, Gástricos, Inguinais superficiais ou retromamários, Mandibulares, Mesentéricos, Parotidianos e Retrofaríngeos, sendo que estes e os demais são examinados na Inspeção Final.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

De acordo com a PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995, que aprova as NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS, julgue o seguinte item:

Na “Linha F” é realizada a inspeção dos rins. A fase preparatória consiste em libertar os rins da gordura peri-renal e da sua cápsula, desprendendo-os da carcaça.

A

F

SEM NUNCA DESPRENDÊ-LOS DA CARCAÇA…

PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995

3.7 - “Linha F” - Inspeção de rins:

3.7.1 - Fase preparatória

Libertar os rins da gordura peri-renal e da sua cápsula sem nunca desprendê-los da carcaça.

3.7.2 - Técnica de Inspeção

a) retirar os rins da carcaça examinando-os visualmente, apalpando-o e apreciando a sua coloração, aspecto, volume e consistência, destinando-os, após, às bandejas específicas;

b) incisar, quando necessário, a gordura peri-renal, visando a pesquisa de estefanurose;

c) cortar o parênquima, se necessário, verificando o estado das camadas cortical e medular;

d) condenar os rins cujas causas de rejeição não determinem a apreensão da carcaça (congestão, quistos urinários, nefrite, infarto, estefanurose, etc.) e computar as condenações no quadro marcador próprio, transportando estes dados para a papeleta “modelo B4”. No caso de lesões que possam ter relação patológica com a carcaça (peste suína, abscessos por Stefanurus spp, peritonite, etc.) deve-se proceder o exame sem retirar os rins, marcando-os com chapinhas vermelhas “tipo 1”, e as carcaças e vísceras correspondentes, de interesse da Inspeção Final, com as chapinhas numéricas “tipo 2” enviando todo o conjunto à Inspeção Final.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Considerando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.

Quando depois da esterilização forem identificadas embalagens mal fechadas ou defeituosas, estas podem, conforme o caso, ser reparadas, e seu conteúdo reaproveitado quando quando o defeito for verificado no final da produção e as embalagens forem conservadas em câmaras frigoríficas em temperatura não superior a 1ºC , devendo ser realizado novo envase no dia subsequente, seguido de esterilização.

A

V

Conforme o inciso II, §1º do art. 319 do RIISPOA:

Art. 319. Todos os produtos cárneos esterilizados devem ser submetidos a processo térmico em no máximo duas horas após o fechamento das embalagens.

§1º Quando depois da esterilização forem identificadas embalagens mal fechadas ou defeituosas, estas podem, conforme o caso, ser reparadas, e seu conteúdo reaproveitado, nas seguintes condições:

II - quando o defeito for verificado no final da produção e as embalagens forem conservadas em câmaras frigoríficas em temperatura não superior a 1ºC (um grau Celsius), devendo ser realizado novo envase no dia subsequente, seguido de esterilização.

§2º Quando não for realizada nova esterilização, de acordo com os incisos I ou II do § 1º, o conteúdo das embalagens deve ser considerado impróprio para o consumo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o item a seguir:

A partir de 180 dias da edição deste Regulamento, fica proibida a fabricação de produtos de origem animal não previstos neste Decreto ou em normas complementares

A

F
DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017

Art. 429. É PERMITIDA a fabricação de produtos de origem animal não previstos neste Decreto ou em normas complementares, desde que seu processo de fabricação e sua composição sejam aprovados pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Considerando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.

Os estabelecimentos de carnes e derivados são classificados em abatedouro frigorífico e entreposto de produtos cárneos.

A

F

De acordo com o RIISPOA (Decreto Nº 9.013, de 29 de março de 2017):

Art. 17. Os estabelecimentos de carnes e derivados são classificados em:

I- abatedouro frigorífico; e

II- unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Os erros que provêm da amostragem são: erro de medida, erro de não resposta, erro de processamento e erro de seleção das unidades.

A

F

  1. NOÇÕES DE AMOSTRAGEM EM SAÚDE ANIMAL

10.5. Erros na amostragem

Os erros que não provêm da amostragem são: erro de medida, erro de não resposta, erro de processamento e erro de seleção das unidades.

17
Q

A variação ou tendência longo prazo é uma flutuação na ocorrência de doenças cuja periodicidade envolve espaços de tempo que ultrapassam o período de um ano.

A

F

  1. TENDÊNCIAS OU VARIAÇÕES NA DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DAS DOENÇAS

1- Tipos de variação

1.2- Variação ou tendência cíclica

É uma flutuação na ocorrência de doenças cuja periodicidade envolve espaços de tempo que ultrapassam o período de um ano. Está associada a alterações periódicas na densidade de hospedeiros susceptíveis, permitindo a transmissão do agente etiológico.

1.3- Variação ou tendência secular ou de longo prazo

É uma variação na ocorrência de determinada enfermidade observada após LONGOS PERÍODOS DE TEMPO. Essa tendência pode ser influenciada por diversos fatores, mas geralmente resulta de ação humana.

Um exemplo é o aumento na ocorrência das chamadas doenças da civilização no ser humano, tais como as doenças cardiovasculares. Outro exemplo é a diminuição na ocorrência da doença decorrente da melhoria das medidas profiláticas, como no caso da varíola ou da tuberculose, pelo uso de vacinas, ou a cólera, pela adoção do tratamento da água de consumo, entre tantas outras.

18
Q

O que é infectividade?

a.
A capacidade do agente infeccioso de poder alojar-se e multiplicar-se dentro de um hospedeiro

b.
A capacidade do agente infeccioso de produzir doença em pessoas infectadas

c.
O isolamento da fonte de infecção durante o período máximo de transmissibilidade da doença

d.
A capacidade de um agente de permanecer em uma população de hospedeiros por tempo prolongado

e.
A capacidade do agente infeccioso de causar infecção em um indivíduo suscetível

A

Gabarito: a

A resposta correta é:
A capacidade do agente infeccioso de poder alojar-se e multiplicar-se dentro de um hospedeiro

19
Q

Em uma situação de surto de uma doença infecciosa, qual é a medida mais eficaz para controlar a transmissão do agente etiológico?

a.
Isolamento dos indivíduos infectados

b.
Vacinação em massa

c.
Tratamento dos indivíduos infectados

d.
Identificação e eliminação da fonte de infecção

e.
Todas as opções são eficazes

A

Sua resposta está incorreta.
Gabarito: D

Comentário: Identificação e eliminação da fonte de infecção é a medida mais eficaz para controlar a transmissão do agente etiológico em uma situação de surto.

20
Q

Em que consiste a amostragem do tipo casual simples?

a.
Uma forma de selecionar elementos da amostra com auxílio de especialistas

b.
Uma forma de selecionar elementos da amostra com base na facilidade de acesso

c.
Uma forma de selecionar elementos da amostra com ou sem reposição, usando mecanismos aleatórios

d.
Uma forma de selecionar elementos da amostra que atribui uma probabilidade conhecida a priori de cada elemento fazer parte da amostra

e.
Uma forma de selecionar elementos da amostra que evita o erro sistemático e o viés de seleção

A

Gabarito: C

Comentário: A amostragem do tipo casual simples consiste em uma forma de selecionar elementos da amostra com ou sem reposição, usando mecanismos aleatórios. Com reposição, todos os membros da amostra sempre têm a mesma chance de serem sorteados, e um elemento pode ser sorteado mais de uma vez. Sem reposição, um elemento só pode ser sorteado uma vez. Esta forma de amostragem tem vantagens como evitar o erro sistemático e o viés de seleção e tende a ser simples de se planejar e executar.

21
Q

Quais são as medidas de controle de doenças transmissíveis em situação de surto?

a.
Medidas de eliminação da doença

b.
Medidas de erradicação da doença

c.
Medidas de controle da população

d.
Medidas de isolamento dos casos

e.
Nenhuma das alternativas anteriores

A

Gabarito: d

Comentário: Medidas de isolamento dos casos são as medidas de controle de doenças transmissíveis em situação de surto, essas medidas incluem a separação dos pacientes infectados, identificação e acompanhamento dos contatos, uso de medidas de proteção individual, como uso de máscaras e vacinação de contatos.

22
Q

O que é um indicador de saúde?

a.
Uma medida direta que reflete o estado de saúde das pessoas dentro de uma comunidade

b.
Uma medida indireta que reflete o estado de saúde das pessoas dentro de uma comunidade

c.
Um estudo que avalia a frequência e distribuição dos eventos de saúde

d.
Uma medida de risco de doença

e.
Nenhuma das alternativas anteriores

A

Comentário: Um indicador de saúde é uma variável que pode ser medida diretamente para refletir o estado de saúde das pessoas dentro de uma comunidade. Exemplo: IDH – índice de desenvolvimento humano.

23
Q

De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”, julgue o item abaixo:

A coleta do leite deve ser realizada no local de refrigeração e armazenagem do leite.

A

V

De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”: “Instrução Normativa 77/2018: CAPÍTULO VI DA COLETA E DO TRANSPORTE DO LEITE

Art. 20. A coleta do leite deve ser realizada no local de refrigeração e armazenagem do leite.

Art. 21. O processo de coleta de leite cru refrigerado na propriedade rural consiste em recolher o produto em veículo com tanque isotérmico, através de mangueira e bomba sanitárias, diretamente do tanque de refrigeração, em circuito fechado.

Parágrafo único. As partes metálicas do carro-tanque isotérmico que entram em contato com o leite cru devem ser construídas em aço inoxidável austenítico pertencente à série AISI 300 que atenda à especificação do fabricante para contato com alimentos, especialmente o leite cru, e para as substâncias higienizantes empregadas em sua limpeza”.

24
Q

Considerando a Norma Interna IN 56/2007, que estabelece os Procedimentos para Registro, Fiscalização e Controle de Estabelecimentos Avícolas de Reprodução, Comerciais e de Ensino ou Pesquisa, julgue o seguinte item.

Para os estabelecimentos produtores de ovos e aves SPF e ovos controlados para produção de vacinas inativadas, as análises microbiológicas da água devem ser realizadas trimestralmente.

A

V

Art. 21. Os estabelecimentos avícolas comerciais e de reprodução deverão adotar as seguintes ações:

VIII - tratar a água utilizada para o consumo das aves e para o sistema de nebulização dos aviários com cloro, obtendo uma concentração residual mínima de 3 ppm, ou realizar outro tratamento com eficácia cientificamente comprovada para inativação dos agentes patogênicos de controle do Programa Nacional de Sanidade Avícola PNSA, e realizar análises microbiológicas da água, que deverão atender aos padrões previstos nas normativas vigentes, devendo as amostras serem colhidas nas seguintes periodicidades:

a) para os estabelecimentos produtores de ovos e aves SPF e ovos controlados para produção de vacinas inativadas, a análise deve ser realizada trimestralmente;

b) para os demais estabelecimentos avícolas de reprodução, a análise deve ser realizada semestralmente; e

c) para os estabelecimentos avícolas comerciais, a análise deve ser realizada anualmente.

25
Q

Considerando a IN 20/2016, que dispõe, entre outros assuntos, sobre o dos controles de salmonella spp. nos estabelecimentos de abate de aves registrados no SIF, julgue o seguinte item.

Para determinação dos ciclos de amostragem será utilizada a classificação dos estabelecimentos de acordo com o volume de abate, na qual serão considerados estabelecimentos médios (M) aqueles que possuem abate diário de cem mil e um a duzentos mil frangos e galinhas.

A

F

Art. 39. Para determinação dos ciclos de amostragem será utilizada a classificação dos estabelecimentos de acordo com o volume de abate conforme segue:

I - estabelecimentos pequenos (P) com um abate diário inferior a cinquenta mil frangos e galinhas ou dezesseis mil perus;

II - estabelecimentos médios (M) com um abate diário de cinquenta mil e um a cem mil frangos e galinhas ou superior a dezesseis mil e um perus;

III - ESTABELECIMENTOS GRANDES (G) COM UM ABATE DIÁRIO DE CEM MIL E UM A DUZENTOS MIL FRANGOS E GALINHAS; e

IV - estabelecimentos muito grandes (GG) com um abate diário superior a duzentos mil e um frangos e galinhas.

26
Q

De acordo com a lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, que dispõe sobre a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, avalie e julgue o item a seguir:

Incumbe concorrentemente ao órgão competente do Ministério da Agricultura a inspeção sanitária dos produtos e subprodutos e matérias primas de origem animal, nos portos marítimos e fluviais e nos postos de fronteiras, sempre que se destinarem ao comércio internacional ou interestadual.

A

F

LEI Nº 1.283, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1950.

Art 8º Incumbe privativamente ao órgão competente do Ministério da Agricultura a inspeção sanitária dos produtos e subprodutos e matérias primas de origem animal, nos portos marítimos e fluviais e nos postos de fronteiras, sempre que se destinarem ao comércio internacional ou interestadual.

27
Q

As toxinas botulínicas bloqueiam a produção do neurotransmissor acetilcolina, resultando em fraqueza muscular e subsequente paralisia.

A

F

4.3.9 Cl. botulinum

As toxinas botulínicas bloqueiam a liberação do neurotransmissor acetilcolina, resultando em fraqueza muscular e subsequente paralisia.

OBS.: Para promover o relaxamento muscular, a toxina botulínica se liga ao receptor colinérgico na extremidade nervosa e entra na terminação nervosa por endocitose. A cadeia leve da toxina botulínica é liberada no citosol e cliva proteínas do complexo SNARE quebrando a ligação peptídica do transportador de proteínas para bloquear a exocitose e a secreção de acetilcolina.

28
Q

Sobre inspeção post mortem, julgue o seguinte item:

Quando são identificadas alterações nas patas ou nos lábios que afetam a carcaça, somente essas partes afetadas precisam ser identificadas para desvio.

A

V

Verdadeiro. Quando forem detectadas alterações nas patas ou nos lábios que reflitam na carcaça, as peças afetadas devem ser identificadas para desvio, junto com os demais órgãos, cabeça e carcaça correspondentes.

29
Q

Sobre inspeção post mortem, julgue o seguinte item:

A comunicação entre os funcionários nas linhas de inspeção não deve ser permitida, pois influenciará no desempenho.

A

Gabarito: Falso

Comentário: Falso. Uma comunicação eficaz entre os funcionários nas linhas de inspeção é de fundamental importância para garantir a coordenação adequada das atividades.

30
Q
A