MAPA7 Flashcards

1
Q

Em relação à Instrução Normativa nº 8, de 3 de abril de 2007, em que aprova as normas para o Controle e a Erradicação da Doença de Aujeszky (DA) em suídeos domésticos, a serem observadas em todo o território nacional:

Em casos de abate sanitário, o serviço de inspeção do estabelecimento de destino deverá ser notificado com antecedência mínima de doze (doze) horas, de forma a permitir a adoção de medidas previstas na legislação pertinente.

A

A antecedência mínima é de 24 horas.

“2.1.3 Abate sanitário

a) Os suídeos sadios e contatos indiretos do mesmo estabelecimento de criação (foco) serão submetidos a uma avaliação de risco, podendo ser encaminhados ao sacrifício sanitário ou ao abate sanitário imediato, a critério do serviço veterinário oficial;

b) No caso de abate sanitário, os animais serão destinados a abatedouros de suídeos reconhecidos pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

c) O embarque dos suídeos deverá ser acompanhado pelo serviço veterinário oficial, que lacrará o veículo de transporte e fará constar o número do lacre no documento de trânsito;

d) O serviço de inspeção do estabelecimento de destino deverá ser notificado com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas, de forma a permitir a adoção de medidas previstas na legislação pertinente”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Leitões que nascem em rebanhos infectados tem grande probabilidade de sofrer infecção e apresentarem sinais clínicos e transmiti-la a outros rebanhos para os quais são vendidos.

A

F

Cuidado! Os leitões que nascem em rebanhos já infectados têm grande probabilidade de sofrer infecção e não apresentarem sinais clínicos, transmitindo a doença para outros rebanhos.

“Um rebanho pode se infectar através da introdução de portadores no plantel, por veículos que transportam animais doentes ou portadores assintomáticos, através de visitantes ou outros reservatórios como cães, ratos, aves, moscas e mosquitos. Destaca-se, portanto a importância da quarentena. Leitões que nascem em rebanhos infectados tem grande probabilidade de sofrer infecção sem apresentarem sinais clínicos e transmiti-la a outros rebanhos para os quais são vendidos”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Entres outras, é vantagem do estudo seccional a desnecessidade de acompanhamento dos indivíduos participantes.

A

V

2.2- INVESTIGAÇÃO DE HIPÓTESES

c) Estudos populacionais

2.2.2.1- Estudos observacionais

3o - Estudo seccional

Vantagens:

  • Simplicidade e baixo custo.
  • Rapidez - os dados sobre exposições, doenças e características dos indivíduos e do ambiente referem-se a um único momento e podem ser coletados em curto intervalo de tempo.
  • Objetividade na coleta dos dados.
  • Não há necessidade de acompanhamento dos indivíduos participantes.
  • Facilidade para obter amostra representativa da população.
  • Boa opção para descrever as características dos eventos na população, para identificar casos na comunidade e para detectar grupos de alto risco.
  • Único tipo de estudo possível em numerosas situações para obter informação relevante com tempo e recursos limitados.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o item a seguir:

Os produtos que, na reinspeção, permitam aproveitamento condicional ou rebeneficiamento devem ser submetidos a processamento térmico, e devem ser novamente reinspecionados antes da liberação.

A

F

Art. 481 ………

§ 2º Os produtos que, na reinspeção, permitam aproveitamento condicional ou rebeneficiamento devem ser submetidos a processamento específico autorizado e estabelecido pelo SIF e devem ser novamente reinspecionados antes da liberação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

De acordo com o RIISPOA, unto fresco ou gordura suína em rama é a gordura cavitária dos suínos, tais como as porções adiposas do peritônio visceral, do envoltório dos rins e de outras vísceras prensadas.

A

F

De acordo com o art. 285 do RIISPOA, unto fresco ou gordura suína em rama é a gordura cavitária dos suínos, tais como as porções adiposas do mesentério visceral… e não do peritônio.

Art. 285. Para os fins deste Decreto, unto fresco ou gordura suína em rama é a gordura cavitária dos suínos, tais como as porções adiposas do mesentério visceral, do envoltório dos rins e de outras vísceras prensadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Em infecções por L. monocytogenes durante a gravidez, a mãe normalmente sobrevive. As infecções podem ocorrer sem a presença de sintomas, resultando em excreção fecal de Listeria infecciosa. Como consequência, cerca de 1% das amostras fecais e 94% das amostras de esgoto são positivas para L. monocytogenes.

A

V

4.3 Patógenos de origem alimentar: bactérias

4.3.5 Listeria monocytogenes

Em infecções durante a gravidez, a mãe normalmente sobrevive. As infecções podem ocorrer sem a presença de sintomas, resultando em excreção fecal de Listeria infecciosa. Como consequência, cerca de 1% das amostras fecais e 94% das amostras de esgoto são positivas para L. monocytogenes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Dados disponíveis de surtos apontam como agentes mais frequentes responsáveis pelas DTAs são os de origem bacteriana, dentre eles a Escherichia coli O157H7.

A

F

O sorotipo O157H7 não está entre os mais frequentes e sim a “Escherichia coli”.

“Agentes etiológicos mais comuns – dados disponíveis de surtos apontam como agentes mais frequentes os de origem bacteriana, e dentre eles, Salmonella spp, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Shigella spp, Bacillus cereus e Clostridium perfringens”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

De acordo com a IN 79/2018, que aprova os procedimentos de inspeção ante e post mortem de suínos com base em risco na forma desta Instrução Normativa, julgue o item a seguir:

Devem ser enviados para o exame complementar do MVR o fígado acompanhado da carcaça, do conjunto cabeça, papada e língua e das demais vísceras quando apresentar abcesso ou quando for detectado defeito ou lesão com repercussão na carcaça.

A

V

CAPITULO VI

DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO DE CARCAÇAS, PARTES DE CARCAÇA E VÍSCERAS

Seção IV

Da avaliação e classificação do fígado.

Art. 68. Devem ser enviados para o exame complementar do MVR o fígado acompanhado da carcaça, do conjunto cabeça, papada e língua e das demais vísceras quando apresentar abcesso ou quando for detectado defeito ou lesão com repercussão na carcaça.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

De acordo com a IN 67/2019, que estabelece os requisitos para que os Estados e o Distrito Federal realizem a concessão do Selo Arte, aos produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal, na forma desta Instrução Normativa, julgue o item a seguir:

Para obtenção do Selo Arte, devem ser apresentados ao órgão concedente, dentre outros documentos e informações, nome do estabelecimento, CPF ou CNPJ, endereço de localização, endereço de correspondência, endereço eletrônico, telefone, nome do responsável técnico do estabelecimento e outras informações solicitadas pelo órgão concedente.

A

F

Nome do REPRESENTANTE LEGAL, e não do responsável técnico.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 67, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2019

Art. 4º Para obtenção do Selo Arte, devem ser apresentados, ao órgão concedente, os seguintes documentos e informações:

I - registro do estabelecimento no serviço de inspeção oficial;

II - nome do estabelecimento, CPF ou CNPJ, endereço de localização, endereço de correspondência, endereço eletrônico, telefone, nome do representante legal e outras informações solicitadas pelo órgão concedente;

III - relatório de fiscalização, emitido pelo serviço oficial, que comprove o atendimento às Boas Práticas Agropecuárias e de Boas Práticas de Fabricação, nos termos dos regulamentos específicos; e

IV - memorial descritivo, contendo composição, descrição do processo de fabricação, controle de qualidade, armazenamento e transporte além da descrição das características específicas do produto, demonstrando atendimento aos requisitos estabelecidos para os produtos artesanais, de acordo com o Decreto 9.918/2019.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

De acordo com a IN 60/2018, que estabelece o controle microbiológico em carcaça de suínos e em carcaça e carne de bovinos em abatedouros frigoríficos, registrados no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), com objetivo de avaliar a higiene do processo e reduzir a prevalência de agentes patogênicos, julgue o seguinte item:

O relatório de ensaio para as análises de autocontrole deve conter, dentre outras informações, presença ou ausência de E. coli O157:H7 em 400 (quatrocentos) gramas.

A

F

Conforme a IN 60/2018, deve constar presença ou ausência de E. coli O157:H7 em 325 (TREZENTOS E VINTE E CINCO) gramas. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 60, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018

CAPÍTULO V

DOS PROCEDIMENTOS LABORATORIAIS

Art. 45. O relatório de ensaio para as análises de autocontrole deve conter:

I - um título, por exemplo, “Relatório de Ensaio”;

II - nome e endereço do laboratório;

III - nome e informações de contato do responsável pela coleta da amostra;

IV - data da coleta da amostra;

V - data do recebimento da amostra no laboratório;

VI - identificação da amostra;

VII - condições da amostra no recebimento;

VIII - data de início e fim da realização da análise no laboratório;

IX - data de emissão do relatório;

X - identificação do método analítico utilizado;

XI - resultados com a unidade de medida de acordo com o disposto nesta Instrução Normativa:

a) UFC/cm2paraEnterobacteriaceae;

b) presença ou ausência em 400 (quatrocentos) cm2paraSalmonellaspp.;

c) presença ou ausência E. coliO157:H7 em 325 (trezentos e vinte e cinco) gramas; e

d) presença ou ausência de E. coliO26, O45, O103, O111, O121 e O145 em 325 (trezentos e vinte e cinco) gramas.

XII - identificação da pessoa que assina o relatório de ensaio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Considerando a resposta imune contra a Brucelose na infecção e na vacinação, julgue o seguinte item.

A resposta humoral de bovinos infectados por B. abortus ou vacinados com B19, caracteriza-se pela síntese dos quatro isotipos principais de imunoglobulinas (IgG1, IgG2, IgM e IgA). A resposta sorológica pós-infecção ou vacinação produz-se a partir da terceira semana, aparecendo, em primeiro lugar, o isotipo IgM e, logo após, o IgG1.

A

F

Resposta Imune contra a Brucelose na Infecção e na Vacinação

Além da resposta imune celular, anticorpos específicos (imunidade humoral) contra a cadeia “O” também são produzidos durante a infecção. Os anticorpos dirigidos contra o lipopolissacarídeo (LPS) de Brucella sp têm sido bastante estudados, de modo especial por serem detectados com facilidade em provas sorológicas. A maioria das imunoglobulinas presentes no soro de bovinos e bubalinos é da classe G (IgG1 e IgG2), seguidas das classes M (IgM) e A (IgA).

A resposta humoral de bovinos infectados por B. abortus ou vacinados com B19, caracteriza-se pela síntese dos quatro isotipos principais de imunoglobulinas. A resposta sorológica pós-infecção ou vacinação produz-se a partir da primeira semana, aparecendo, em primeiro lugar, o isotipo IgM e, logo após, o IgG1. As respostas de IgG2 e IgA aparecem mais tarde, aumentam gradativamente, mas permanecem em níveis baixos (Figura 1). A observação por períodos prolongados da resposta humoral em animais infectados demonstra que há um leve decréscimo dos níveis de IgM, enquanto que os de IgG1 permanecem altos, inalterados. A IgG2 e IgA permanecem em níveis mais baixos e estáveis. A observação por período prolongado em animais vacinados com B19, quando vacinados até 8 meses, demonstra que o nível de anticorpos decresce rapidamente, atingindo títulos inferiores a 25 UI depois de 12 meses. Por outro lado, se a vacinação for realizada acima de 8 meses de idade, os títulos vacinais tendem a permanecer elevados por mais tempo, podendo gerar reações falso positivas nos testes indiretos de diagnóstico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Considerando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.

As carcaças de suínos que apresentem lesões de linfadenite granulomatosa localizadas e restritas a apenas um sítio primário de infecção, julgadas em condição de consumo, devem ser destinados ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.

A

fF

Conforme o art. 200 do RIISPOA, nesse caso, as carcaças podem ser liberadas após condenação da região ou do órgão afetado.

Art. 200. As carcaças de suínos que apresentem lesões de linfadenite granulomatosa localizadas e restritas a apenas um sítio primário de infecção, tais como nos linfonodos cervicais ou nos linfonodos mesentéricos ou nos linfonodos mediastínicos, julgadas em condição de consumo, podem ser liberadas após condenação da região ou do órgão afetado.

Parágrafo único. As carcaças suínas em bom estado, com lesões em linfonodos que drenam até dois sítios distintos, sendo linfonodos de órgãos distintos ou com presença concomitante de lesões em linfonodos e em um órgão, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, após condenação das áreas atingidas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Considerando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.

As disposições do RIISPOA não se aplicam aos produtos fabricados a partir do processamento posterior dos produtos não comestíveis, tais como as enzimas e os produtos enzimáticos.

A

V

Art. 322. Para os fins deste Decreto, produtos não comestíveis são os resíduos da produção industrial e os demais produtos não aptos ao consumo humano, incluídos aqueles: (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

§ 1º As disposições deste Decreto não se aplicam aos produtos fabricados a partir do processamento posterior dos produtos de que trata o caput, tais como: (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

I - as enzimas e os produtos enzimáticos; (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

II - os produtos opoterápicos; (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

III - os produtos farmoquímicos ou seus produtos intermediários; (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

IV - os insumos laboratoriais; (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

V - os produtos para saúde; (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

VI - os produtos destinados à alimentação animal com ou sem finalidade nutricional; (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

VII -os produtos gordurosos; (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

VIII - os fertilizantes; (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

IX - os biocombustíveis; (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

X - os sanitizantes; (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

XI - os produtos de higiene e limpeza; (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

XII - a cola animal; (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

XIII - o couro e produtos derivados; e (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

XIV - os produtos químicos. (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O mel e o mel de abelhas sem ferrão, quando submetidos ao processo de descristalização, pasteurização ou desumidificação, devem respeitar o binômio tempo e temperatura e o disposto no RIISPOA.

A

F

Conforme o art. 266 do RIISPOA, devem respeitar o binômio tempo e temperatura e o disposto em NORMAS COMPLEMENTARES.

Art. 266. O mel e o mel de abelhas sem ferrão, quando submetidos ao processo de descristalização, pasteurização ou desumidificação, devem respeitar o binômio tempo e temperatura e o disposto em normas complementares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

De acordo com a Instrução Normativa nº 4, de fevereiro de 2015, que institui o Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo - ‘‘Aquicultura com Sanidade’’, julgue o item seguinte:

A despesca deverá ser realizada da forma mais calma possível

A

F

NSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4 DE FEVEREIRO DE 2015

Art. 20. Todos os procedimentos de despesca e armazenamento temporário da matéria prima para fins de manipulação e processamento nos estabelecimentos industriais deverão ser realizados em condições higiênico-sanitárias de forma a não provocar a sua contaminação.

……….

§2º A despesca deverá ser realizada da forma mais célere possível.

……….

16
Q

De acordo com a PORTARIA Nº 137, DE 5 DE JUNHO DE 2006, que aprova o Regulamento Técnico do Programa Nacional de Sanidade Apícola - PNSAp, julgue a seguinte assertiva:

Para o trânsito de abelhas e a importação e exportação de abelhas e produtos devem ser atendidos os requisitos previstos nesta Portaria.

A

F

Nesse caso, devem ser atendidos os requisitos previstos em NORMATIVA ESPECÍFICA DO MAPA.

PORTARIA Nº 137, DE 5 DE JUNHO DE 2006

Art. 16. Para o trânsito de abelhas e a importação e exportação de abelhas e produtos devem ser atendidos os requisitos previstos em normativa específica do MAPA.

17
Q

De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:

As aves poderão ser escaldadas por pulverização de água quente e vapor, por imersão em tanque com água fervente através de vapor ou outro processo aproado previamente pelo DIPOA.

A

F

Água AQUECIDA e não fervente!!!

De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - As aves poderão ser escaldadas pelos seguintes processos:

4.3.2.1. por pulverização de água quente e vapor;

4.3.2.2. por imersão em tanque com água aquecida através de vapor;

4.3.2.3. outro processo aprovado previamente pelo DIPOA”.

18
Q

De acordo com a Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre o Sistema de Análise e Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC, julgue o item abaixo:

O Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC é instituído considerando a necessidade de atendimento aos compromissos internacionais no âmbito da OMC – Organização Mundial do Comércio

A

V

De acordo com o segundo parágrafo da Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, página 22 (Apostila Inspeção CONVET 1): “Considerando a necessidade de atendimento aos compromissos internacionais assumidos no âmbito da Organização Mundial de Comércio e consequentes disposições do Codex Alimentarius, assim como no do Mercosul, resolve: Art 1º Instituir o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC”.

19
Q

De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:

As aves que morrerem na plataforma de recepção ou durante o transporte, serão encaminhadas, com presteza, em recipientes fechados e identificados, à necropsia, sempre sob controle da Inspeção Federal.

A

F

AO FORNO CREMATÓRIO OU À GRAXARIA!!!

De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “ANEXO III - HIGIENE DO AMBIENTE DA INSPEÇÃO ANTE MORTEM E POST MORTEM - 2.2.3. As aves que morrerem na plataforma de recepção ou durante o transporte, serão encaminhadas, com presteza, em recipientes fechados e identificados, ao forno crematório ou à graxaria, sempre sob controle da Inspeção Federal”.

20
Q

De acordo com a Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre o Sistema de Análise e Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC, julgue o item abaixo:

Garantia da Qualidade são todas as ações planejadas e sistemáticas necessárias para prover a confiabilidade adequada de que um produto atenda aos padrões de identidade e qualidade específicos e aos requisitos estabelecidos no sistema de APPCC.

A

V

De acordo com o item “Definições”, página 30 da Apostila Inspeção Convet 1: “Garantia da Qualidade são todas as ações planejadas e sistemáticas necessárias para prover a confiabilidade adequada de que um produto atenda aos padrões de identidade e qualidade específicos e aos requisitos estabelecidos no sistema de APPCC”.

Memorize essas palavras:

  • Controle da Qualidade: “Técnicas operacionais e ações de controle”.
  • Garantia da Qualidade: “Ações planejadas e sistemáticas para prover a confiabilidade adequada”.
21
Q

Julgue o item, conforme os equipamentos de insensibilização mecânica presentes na Portaria 365/2021:

Os equipamentos de insensibilização mecânica devem possuir compressor de ar inclusivo ou cartucho de pólvora compatível com a espécie e tamanho do animal a ser abatido

A

F

Da insensibilização Subseção I

Dos requisitos específicos relacionados aos equipamentos para insensibilização

Art. 39. Os equipamentos de insensibilização mecânica devem:

III - possuir compressor de ar exclusivo ou cartucho de pólvora compatível com a espécie e tamanho do animal a ser abatido; e

IV - dispor de equipamento visível que mostre a intensidade da pressão do ar, que deve estar regulada para cada categoria e espécie animal

22
Q

Considerando os métodos indiretos de diagnóstico da Brucelose Bovina e Bubalina, julgue o seguinte item.

Nos testes de imunodifusão em gel (dupla ou radial), Elisa (indireto e competitivo), hemólise indireta e Western blot, o antígeno é representado por células inteiras de B. abortus.

A

Métodos Indiretos ou Sorológicos

A quantidade de testes indiretos disponíveis para o diagnóstico de brucelose é bastante ampla; cada país, segundo suas disponibilidades e características, deve escolher aqueles que melhor se adaptem à sua estratégia. Em geral, os testes sorológicos são classificados segundo o antígeno utilizado na reação. Nos testes de aglutinação (lenta, com antígeno acidificado, do anel em leite, de Coombs), de fixação do complemento ou imunofluorescência indireta, o antígeno é representado por células inteiras de B. abortus.

Nos testes de imunodifusão em gel (dupla ou radial), Elisa (indireto e competitivo), hemólise indireta e Western blot, o antígeno é representado pelo lipopolissacarídeo da parede celular da B. abortus semipurificado.

23
Q

Considerando os métodos de prevenção da Salmonelose, julgue o seguinte item.

A vacinação é a base da prevenção contra Salmonella spp. em rebanhos.

A

F

A biosseguridade é a base da prevenção contra Salmonella spp. em fazendas. O risco de introduzir a bactéria no rebanho pode ser reduzida comprando animais ou ovos a partir de fontes livres de Salmonella spp.; isolando animais recém adquiridos; e praticando all-in/all-out no manejo do rebanho, quando apropriado.

24
Q

Considerando os sinais clínicos da Doença de Aujeszky (pseudoraiva), julgue a seguinte assertiva.

Em suínos desmamados, a doença de Aujeszky é principalmente neurológica, com sinais clínicos que comumente incluem febre, anorexia e dispneia.

A

V

Suídeos

Em suínos desmamados, a doença de Aujeszky é principalmente respiratória, com sinais clínicos que comumente incluem febre, anorexia, perda de peso, tosse, espirros, conjuntivite e dispneia. A doença respiratória pode ser complicada por infecções bacterianas secundárias. Sinais nervosos geralmente são vistos. Leitões desmamados geralmente se recuperam após 5-10 dias.

25
Q
  1. A raiva é uma doença zoonótica (doença transmitida entre animais e humanos) que acomete todos os
    mamíferos. Trata-se de uma das zoonoses de maior importância em Saúde Pública em todo mundo, com
    elevado custo social e econômico. Diante dos principais aspectos relacionados a esta enfermidade, assinale
    a alternativa correta.
    A. É causada por um vírus RNA da família Rhabdoviridae, gênero Retrovirus;
    B. O vírus possui a forma de um projétil e apresenta um antígeno de superfície e outro interno;
    C. A glicoproteína do vírus da raiva é interna à estrutura viral;
    D. As nucleoproteínas do vírus da raiva induzem à adsorção vírus-célula;
    E. O vírus da raiva não é capaz de induzir a formação de anticorpos neutralizantes.
A

B

A. A alternativa “A” está ERRADA, pois a raiva é causada por um vírus do gênero Lyssavirus;

C. Alternativa “C” está ERRADA, pois a glicoproteína está localizada na superfície do vírion

D. Alternativa “D” está ERRADA, pois a adsorção vírus-célula é proporcionada pela glicoproteína;

E. Alternativa “E” está ERRADA, pois a indução da formação de anticorpos neutralizantes é proporcionada pela glicoproteína de superfície do vírus da raiva.

26
Q

A investigação dos casos de doença vesicular perpassa pelas fases de notificação, investigação inicial,
alerta e conclusão. Considerando isso, marque alternativa que contemple corretamente um procedimento
realizado no momento de “investigação inicial” das suspeitas de doença vesicular.
A. Remessa de amostras ao laboratório de triagem;
Concursos Convet 13
B. Bloqueio cautelar da emissão de GTAs;
C. Processamento das amostras em laboratório;
D. Lançamento do FORMIN, FORMLAB e FORMSV no e-Sisbravet;
E. Envio dos resultados laboratoriais para DSA, SVE e SFA.

A

B

GABARITO: B

REFERÊNCIA

Brasil. Ministério da Agricultura e Pecuária. Investigação de doença vesicular [online]. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/febre-aftosa/FluxoinformacaoSV.png

A. Alternativa “A” está ERRADA, pois corresponde a um procedimento adotado na “fase de alerta”;

C. Alternativa “C” está ERRADA, pois corresponde a um procedimento adotado na “fase de alerta”;

D. Alternativa “D” está ERRADA, pois corresponde a um procedimento adotado na “fase de alerta”;

E. Alternativa “E” está ERRADA, pois corresponde a um procedimento adotado na “fase de alerta”;

27
Q
  1. A Peste Suína Africana (PSA) é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus composto por
    DNA fita dupla, pertencente à família Asfarviridae. A enfermidade não acomete o homem, sendo exclusiva de
    suídeos domésticos e asselvajados (javalis e cruzamentos com suínos domésticos). Assim, é correto afirmar
    que:
    A. apesar do potencial para rápida disseminação e das significativas consequências socioeconômicas, a
    ocorrência de PSA não requer notificação imediata e obrigatória aos órgãos oficiais;
    B. na ocorrência de surtos de PSA, é obrigatório o abate sanitário dos animais e a destinação adequada das
    carcaças;
    C. a vacina e o tratamento clínico a ser adotado para os animais doentes variam conforme a região de
    ocorrência, o número de infectados e a gravidade dos sinais clínicos;
    D. o período de incubação (em geral de 30 a 42 dias) e a severidade da doença estão relacionados a diferentes
    fatores, como, por exemplo, à virulência da cepa viral e à via e dose de infecção;
    Concursos Convet 14
    E. a doença se caracteriza principalmente por sua forma respiratória. Todavia, as manifestações clínicas
    variam de uma doença hiperaguda a crônica, além da ocorrência de animais portadores
A

B

A. Alternativa “A” está ERRADA, pois a PSA é uma doença de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal;

C. Alternativa “C” está ERRADA, pois não existe vacina ou tratamento para a PSA;

D. Alternativa “D” está ERRADA, pois o período de incubação varia de 4 a 19 dias;

E. Alternativa “E” está ERRADA, pois a principal manifestação clínica é hemorrágica.

28
Q

s. Diante do exposto, analise as seguintes afirmações.
I. Colmeia é a unidade estável que comporta uma rainha, centenas a milhares de operárias, zangões, e crias,
podendo ocasionalmente estar ausentes as crias, os zangões ou a rainha;
II. O DSA coordenará a criação e manutenção de cadastro dos estabelecimentos, o qual será implementado e
atualizado mensalmente pelas Secretarias Estaduais de Agricultura ou pelos Órgãos Estaduais de Defesa
Sanitária Animal;
Concursos Convet 17
III. Ocorrendo, na região, foco de doença exótica ou daquelas que constam de programas oficiais de
erradicação, o serviço veterinário oficial poderá estabelecer medidas restritivas para a realização do evento.
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmação(ções):
A. I;
B. II;
C. III;
D. I e III;
E. II e III

A

C

Portaria nº 137, de 5 de junho de 2006

I. Afirmação I está ERRADA, haja vista que a definição apresentada se refere à “colônia”.

“Art. 2º Para efeito deste regulamento, entende-se por:

………….

COLMÉIA: unidade física que abriga uma colônia de abelhas, composta de tampa, fundo, ninhos, melgueiras e outros equipamentos usados para tal. Para o propósito deste regulamento, considera se também qualquer receptáculo ou colméia em uso ou que já tenha sido usado para abrigar abelhas.

COLÔNIA: unidade estável que comporta uma rainha, centenas a milhares de operárias, zangões, e crias, podendo ocasionalmente estar ausentes as crias, os zangões ou a rainha.

………….”

“II. Afirmação II está ERRADA, pois a atualização deverá ocorrer anualmente.

Art. 7º O DSA coordenará a criação e manutenção de cadastro dos estabelecimentos, o qual será implementado e atualizado anualmente pelas Secretarias Estaduais de Agricultura ou pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal.

29
Q

De acordo com a Portaria 365, de 16 de julho de 2021, que aprova o Regulamento Técnico de Manejo
Pré-Abate e Abate Humanitárioos, estabelecimentos de abate devem avaliar e monitorar, rotineiramente, os
seguintes aspectos relativos ao bem-estar dos animais, exceto:
A. sangria dos animais;
B. distância percorrida, por veículo, da propriedade de origem ao estabelecimento de abate e a velocidade
média do transporte;
C. data e hora do início e do término do embarque dos animais;
D. períodos de jejum e dieta hídrica dos animais, contados desde a retirada do alimento na propriedade rural
até o momento do abate.
E. condição dos animais que chegaram ao estabelecimento, identificando os exaustos, lesionados,
claudicantes e mortos;

A

D

A questão exigiu conhecimento acerca da PORTARIA 365, DE 16 DE JULHO DE 2021.

Art. 20. Os estabelecimentos de abate devem avaliar e monitorar, rotineiramente, os seguintes aspectos relativos ao bem-estar dos animais:

I - adequação dos veículos ao transporte das diferentes espécies e categorias animais, suas condições de manutenção e a capacidade e lotação;

II - data e horário de retirada da alimentação na propriedade de origem;

III - data e hora do início e do término do embarque dos animais;

IV - períodos de jejum e dieta hídrica dos animais, contados desde o início do embarque até o momento do abate

Letra D – incorreta e portanto gabarito da questão.

O tempo de jejum e dieta hidrída dos animais é contado desde o início do embarque até o momento do abate.

V - tempo total de viagem, por veículo, contado a partir do término do embarque até o final do desembarque no estabelecimento de abate;

VI - distância percorrida, por veículo, da propriedade de origem ao estabelecimento de abate e a velocidade média do transporte;

VII - condição dos animais que chegaram ao estabelecimento, identificando os exaustos, lesionados, claudicantes e mortos;

VII-A - presença de fêmeas de bovinos e bubalinos gestantes, que se encontrem nos últimos dez por cento do período gestacional ou que apresentem sinais de preparação para o parto e, quando pertinente, os respectivos laudos emitidos por médico veterinário recomendando o abate

VIII - procedimentos de manejo dos animais nas operações de transporte, desembarque, descanso e condução até o momento da insensibilização;

IX - suspensão ou pendura de animais vivos, quando aplicável;

X - imobilização dos animais para a insensibilização ou sangria;

XI - insensibilização e sua eficácia;

XII - sangria dos animais; e

XIII - quantificação e qualificação das contusões nas carcaças.

Parágrafo único. Os estabelecimentos devem comunicar ao serviço oficial de inspeção a chegada de animais em estado físico que requeira abate de emergência.

30
Q
A