MAPA5 Flashcards

1
Q

De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:

As carcaças deverão ser lavadas em chuveiros de aspersão dotados de água sob adequada pressão, com jatos orientados no sentido de que toda a carcaça seja lavada, inclusive os pés, durante o processo de evisceração.

A

F

ANTES DA EVISCERAÇÃO!

De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - 4.4.2. Antes da evisceração, as carcaças deverão ser lavadas em chuveiros de aspersão dotados de água sob adequada pressão, com jatos orientados no sentido de que toda a carcaça seja lavada, inclusive os pés. Em sistemas de evisceração não automatizados, esses chuveiros poderão ser localizados no início da calha de evisceração ou na entrada da sala de evisceração”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Considerando a epidemiologia da doença de Newcastle, julgue o seguinte item.

O período de incubação nas infecções por APMV-1 em frangos varia de 7 a 21 dias e é comumente de 11 dias em galinhas infectadas com isolados velogênicos.

A

F

Epidemiologia

Período de Incubação

O período de incubação nas infecções por APMV-1 em frangos varia de 2 a 15 dias e é comumente de 2 a 6 dias em galinhas infectadas com isolados velogênicos. Períodos de incubação de até 25 dias foram relatados em outras espécies aviárias. Em pombos, PPMV-1 causa sinais clínicos após 4 a 14 dias, com alguns autores relatando períodos de incubação tão longos quanto 3 a 4 semanas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Considerando a patogenia da Brucelose bovina, julgue o seguinte item.

A infecção do útero gestante ocorre por via linfática. As brucelas multiplicam-se inicialmente nos linfonodos localizados no colo uterino, infectando também as células adjacentes, levando a uma reação inflamatória da placenta.

A

F

Patogenia

A infecção do útero gestante ocorre por via hematógena. As brucelas multiplicam-se inicialmente no trofoblasto do placentoma, infectando também as células adjacentes, levando a uma reação inflamatória da placenta. Além disso, há infecção do feto, de igual modo por via hematógena.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Considerando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.

As carcaças suínas em bom estado, com lesões em linfonodos que drenam até dois sítios distintos, sendo linfonodos de órgãos distintos ou com presença concomitante de lesões em linfonodos e em um órgão, devem ser condenadas.

A

F

Conforme o parágrafo único do art. 200 do RIISPOA, nesses casos, as carcaças suínas devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, após condenação das áreas atingidas.

Art. 200. As carcaças de suínos que apresentem lesões de linfadenite granulomatosa localizadas e restritas a apenas um sítio primário de infecção, tais como nos linfonodos cervicais ou nos linfonodos mesentéricos ou nos linfonodos mediastínicos, julgadas em condição de consumo, podem ser liberadas após condenação da região ou do órgão afetado.

Parágrafo único. As carcaças suínas em bom estado, com lesões em linfonodos que drenam até dois sítios distintos, sendo linfonodos de órgãos distintos ou com presença concomitante de lesões em linfonodos e em um órgão, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, após condenação das áreas atingidas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A lesões causadas pela Estomatite Vesicular ficam limitadas aos tecidos epiteliais da boca, tetos e patas.

A

V

ESTOMATITE VESICULAR

DIAGNÓSTICO

Lesões

Limitadas aos tecidos epiteliais da boca, tetos e patas.

Diagnóstico diferencial

Clinicamente indiferenciadas: Febre aftosa; Doença vesicular suína e Exantema vesicular do suíno.

Outros diagnósticos diferenciais: Rinotraqueíte infecciosa bovina; Diarreia viral bovina e Língua azul.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

De acordo com a PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995, que aprova as NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS, julgue o seguinte item:

Quanto à Sede da Inspeção Federal, localizar-se-á dentro do perímetro do estabelecimento ficando situada a parte e mantendo afastamento adequado de qualquer outro prédio. A critério do DIPOA a sede da Inspeção Federal, poderá ainda ser localizada no conjunto das demais dependências auxiliares e preferencialmente deve haver a circulação direta da sede da IF com as vias públicas.

A

F

DEVE-SE EVITAR A CIRCULAÇÃO DIRETA DA SEDE DA IF COM AS VIAS PÚBLICAS…

PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995

CAPÍTULO IX PARTE GERAL

(…)

2 - DEPENDÊNCIAS AUXILIARES

2.1 - Sede da Inspeção Federal

a) deverá obedecer às plantas de orientação do DIPOA, sendo dimensionada de acordo com as necessidades numéricas de funcionários para o atendimento dos trabalhos de Inspeção e o porte do estabelecimento;

b) localizar-se-á dentro do perímetro do estabelecimento ficando situada a parte e mantendo afastamento adequado de qualquer outro prédio. A critério do DIPOA a sede da Inspeção Federal, poderá ainda ser localizada no conjunto das demais dependências auxiliares;

c) deve-se evitar a circulação direta da sede da IF com as vias públicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Aumentando a sensibilidade e a especificidade, aumenta-se o índice de acerto, independentemente da prevalência da doença.

A

F

Aumentar a sensibilidade e a especificidade do teste aumenta a capacidade do teste para detectar corretamente os indivíduos doentes e os indivíduos saudáveis, respectivamente. No entanto, a prevalência da doença na população também é importante, pois mesmo um teste com alta sensibilidade e especificidade pode ter baixo índice de acerto se a doença é rara na população.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”, julgue o item abaixo:

O estabelecimento deve fornecer aos laboratórios do MAPA as informações necessárias para a identificação dos produtores, incluindo a localização georreferenciada e a quantificação do volume de leite produzido.

A

F

LABORATÓRIOS DA RBQL

De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”: “Instrução Normativa 77/2018: Art. 62. O estabelecimento deve fornecer aos laboratórios da RBQL as informações necessárias para a identificação dos produtores, incluindo a localização georreferenciada e a quantificação do volume de leite produzido”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”, julgue o item abaixo:

O iogurte é um produto lácteo cuja fermentação é realizada com cultivos protossimbióticos de Streptococcus salivarius subsp. Bulgaricus e Lactobacillus delbruecki subsp. Termophilus.

A

F

CUIDADO! Os nomes dos cultivos estão trocados!

Streptococcus salivarius subsp termophilus e Lactobacillus delbruecki subsp bulgaricus

De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”: “Fluxograma de Produção de Leite e Derivados – Iogurte pode ser definido como o produto lácteo cuja fermentação se realiza com cultivos protossimbióticos de Streptococcus salivarius subsp. termophilus e Lactobacillus delbruecki subsp. bulgaricus, aos quais se podem acompanhar, de forma complementar, outras bactérias ácido-lácticas que, por sua atividade, contribuem para a determinação das características do produto final”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”, julgue o item abaixo:

A bebida láctea pode ser classificada como bebida láctea fermentada quando mediante ação de cultivo de micro-organismos específicos e/ou adicionado de leite fermentado e que deverá ser submetido a tratamento térmico após a fermentação.

A

F

NÃO PODE SER SUBMETIDO A TRATAMENTO TÉRMICO.

De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”: “Fluxograma de Produção de Leite e Derivados – Ainda, pode ser classificada como bebida láctea fermentada quando mediante a ação de cultivo de micro-organismos específicos e/ou adicionado de leite fermentado e que não poderá ser submetido a tratamento térmico após a fermentação. A contagem total de bactérias lácticas viáveis deve ser no mínimo de 106 UFC/g no produto final, para o cultivo láctico específico empregado, durante todo o prazo de validade”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”, julgue o item abaixo:

Os leites fermentados são obtidos por desidratação e acidificação do pH do leite ou do leite reconstituído.

A

F

Os leites fermentados são obtidos por COAGULAÇÃO E DIMINUIÇÃO DO PH!

De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”: “Fluxograma de Produção de Leite e Derivados – Entende-se por leites fermentados os produtos adicionados ou não de outras substâncias alimentícias, obtidas por coagulação e diminuição do pH do leite, ou reconstituídos, adicionados ou não de outros produtos lácteos, por fermentação lática mediante ação de micro-organismos específicos.

Esses micro-organismos específicos devem ser viáveis, ativos e abundantes no produto final e durante a vida de prateleira”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Segundo o RIISPOA, ingrediente é qualquer substância empregada na fabricação ou na preparação de um produto, exceto os aditivos alimentares, e que permaneça ao final do processo, ainda que de forma modificada, conforme estabelecido em legislação específica e normas complementares.

A

F

Conforme o art. 269 do RIISPOA, a definição de ingrediente incluí os aditivos alimentares.

Art. 269. Para os fins deste Decreto, ingrediente é qualquer substância empregada na fabricação ou na preparação de um produto, incluídos os aditivos alimentares, e que permaneça ao final do processo, ainda que de forma modificada, conforme estabelecido em legislação específica e normas complementares.

MVIG

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:

A temperatura da água do sistema de pré-resfriamento por imersão não deve ser superior a 4ºC.

A

V

De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos – A temperatura da água do sistema de pré-resfriamento por imersão não deve ser superior a 4ºC”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”, julgue o item abaixo:

O queijo parmesão é um queijo gordo (45% a 59,9%) com baixo teor de umidade e consistência dura.

A

F

O queijo parmesão é um QUEIJO SEMI-GORDO (25% A 44,99%).

De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”: “Fluxograma de Produção de Leite e Derivados – É considerado um queijo semi-gordo, com baixo teor de umidade, consistência dura, textura compacta e granulosa, com crosta espessa, de 4mm a 8mm, lisa e de cor amarelo-palha”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Considerando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.

Ao abatedouro frigorífico de pescado permite-se o recebimento, a manipulação, a industrialização, o acondicionamento, a rotulagem, a armazenagem e a expedição de produtos comestíveis.

A

F

O enunciado, ainda que incompleto, está de acordo com o RIISPOA (Decreto Nº 9.013, de 29 de março de 2017):

Art. 19. Os estabelecimentos de pescado e derivados são classificados em:

§ 2º Para os fins deste Decreto, entende-se por abatedouro frigorífico de pescado o estabelecimento destinado ao abate de anfíbios e répteis, à recepção, à lavagem, à manipulação, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição dos produtos oriundos do abate, que pode realizar o recebimento, a manipulação, a industrialização, o acondicionamento, a rotulagem, a armazenagem e a expedição de produtos comestíveis. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Considerando as características das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis, julgue o seguinte item.

Os métodos de controle estabelecidos para EEB-L, EEB-H ou Scrapie atípico/Nor98 são os mesmo já utilizados para as formas clássicas de EEB e Scrapie.

A

F

Não há métodos de controle estabelecidos para EEB-L, EEB-H ou Scrapie atípico/Nor98, os quais podem ser doenças genéticas espontâneas. Atualmente, esses príons não afetam o status nacional de EEB ou Scrapie para comércio internacional.

17
Q

De acordo com o Decreto 5.741/2006, que organiza e regulamento o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e dá outras providências, julgue o seguinte o item.

Os Laboratórios serão organizados em rede, sem hierarquia ou regionalização, tendo, entre outros fundamentos para a sua estruturação, os critérios epidemiológicos, sanitários, demográficos e geográficos que orientem a delimitação de suas bases territoriais.

A

F

Seção V - Da Gestão dos Laboratórios

Art. 42. As autoridades competentes, em cada Instância do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, designarão os laboratórios credenciados para análise das amostras de controles oficiais, na forma definida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior.

§ 3º Os Laboratórios serão organizados em rede, de forma hierarquizada e regionalizada, tendo como fundamento para a sua estruturação:

I - o nível de complexidade de suas instalações laboratoriais;

II - os critérios epidemiológicos, sanitários, demográficos e geográficos que orientem a delimitação de suas bases territoriais; e

III - as atividades na sua respectiva jurisdição.

18
Q

As bactérias do gênero Brucella são parasitas intracelulares obrigatórios, com capacidade de se multiplicar e sobreviver dentro de macrófagos.

A

F

Resposta Imune contra a Brucelose na Infecção e na Vacinação

As bactérias do gênero Brucella são parasitas intracelulares facultativos, com capacidade de se multiplicar e sobreviver dentro de macrófagos. Em razão dessa habilidade, a proteção contra a infecção e a eliminação da bactéria do organismo hospedeiro dependem primariamente da resposta imune mediada por células.

Tal resposta dá-se pela interação de células fagocitárias – neutrófilos e macrófagos – e de células específicas, linfócitos T auxiliares e citotóxicos. Apesar de existirem metodologias para se medir a intensidade dessa resposta imune celular, essas técnicas, por serem complexas e de difícil execução, não são utilizadas na rotina de diagnóstico da infecção por Brucella sp.

19
Q

Entre os fatores que podem contribuir para que Tuberculose se propague com maior eficiência, destacam-se de modo especial a aglomeração dos animais em estábulos e a inadequação das instalações zootécnicas. Esses fatores não ampliam a sobrevivência da bactéria no ambiente, mas podem propiciar o contato estreito e frequente entre os animais infectados e suscetíveis.

A

F

Mecanismos de Transmissão

Em estábulos, ao abrigo da luz, o M. bovis tem condições de sobreviver por vários meses. Alguns fatores podem contribuir para que a enfermidade se propague com maior eficiência. Entre eles, destacam-se de modo especial a aglomeração dos animais em estábulos e a inadequação das instalações zootécnicas. Ambos os fatores podem ampliar a sobrevivência da bactéria no ambiente e propiciar o contato estreito e frequente entre os animais infectados e suscetíveis.

20
Q

No ser humano, o período médio de incubação do vírus da raiva (RabV) é de 4 a 10 dias, embora haja relatos de períodos excepcionalmente longos.

A

F

Período de incubação:

No ser humano, o período médio de incubação é de 20 a 60 dias, embora haja relatos de períodos excepcionalmente longos. Por sua vez, a determinação do período de incubação da raiva natural em animais é de difícil comprovação, dada a dificuldade em registrar o momento exato da inoculação do vírus. Entretanto, estudos de infecção experimental realizados em diferentes animais, usando amostras virais de diferentes origens, têm mostrado variações, com períodos extremamente longos ou demasiadamente curtos.

21
Q

Considerando os métodos indiretos de diagnóstico da Brucelose Bovina e Bubalina, julgue o seguinte item.

Em geral, os testes sorológicos são classificados segundo o antígeno utilizado na reação. Nos testes de aglutinação (lenta, com antígeno acidificado, do anel em leite, de Coombs), de fixação do complemento ou imunofluorescência indireta, o antígeno é representado pelo lipopolissacarídeo da parede celular da B. abortus semipurificado.

A

F

Diagnóstico

Métodos Indiretos ou Sorológicos

A quantidade de testes indiretos disponíveis para o diagnóstico de brucelose é bastante ampla; cada país, segundo suas disponibilidades e características, deve escolher aqueles que melhor se adaptem à sua estratégia. Em geral, os testes sorológicos são classificados segundo o antígeno utilizado na reação. Nos testes de aglutinação (lenta, com antígeno acidificado, do anel em leite, de Coombs), de fixação do complemento ou imunofluorescência indireta, o antígeno é representado por células inteiras de B. abortus.

Nos testes de imunodifusão em gel (dupla ou radial), Elisa (indireto e competitivo), hemólise indireta e Western blot, o antígeno é representado pelo lipopolissacarídeo da parede celular da B. abortus semipurificado.

22
Q

Considerando o vírus da Estomatite Vesicular, julgue o seguinte item.

O período de incubação pode durar até 6 meses.

A

F

O período de incubação pode durar até 21 dias

Diagnóstico clínico

A sintomatologia é semelhante à da febre aftosa, com a qual se pode confundir facilmente (mas os cavalos são resistentes à febre aftosa e suscetíveis à estomatite vesicular)

  • Salivação excessiva
  • Vesículas esbranquiçadas, elevadas ou abertas, de distintos tamanhos na boca:
  • Cavalos: superfície superior da língua, superfície dos lábios e ao redor dos olhos, comissuras da boca e gengivas
  • Bovinos: língua, lábios, gengivas, parte interna da boca (palato duro) e, às vezes, focinho e ao redor do focinho e narina
  • Suínos: focinho
  • Lesões nas patas de equinos e ovinos não são raras
  • Lesões dos tetos no gado leiteiro
  • As lesões nas patas e coceira são frequentes nos suínos
  • Recuperação em, aproximadamente, 2 semanas
  • Complicações: diminuição da produção e mastite no gado leiteiro devido a infecções secundárias, lesões que dificultam a locomoção nos cavalos
23
Q

De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o item a seguir:

A coleta de amostras de produtos de origem animal registrados no SIF pode ser realizada em estabelecimentos atacadistas, em caráter associativo, com vistas a atender a programas e a demandas da autoridade sanitária competente.

A

F

DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017

Art. 476. A coleta de amostras de produtos de origem animal registrados no SIF pode ser realizada em estabelecimentos varejistas, em caráter supletivo, com vistas a atender a programas e a demandas específicas.

24
Q

De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o item a seguir:

São características do carimbo “modelo 4”: a) dimensões: 3cm (três centímetros) de lado quando aplicado em rótulos ou etiquetas; ou 15cm (quinze centímetros) de lado quando aplicado em sacarias impressas; b) forma: quadrada; c) dizeres: idênticos e na mesma ordem que aqueles adotados nos carimbos precedentes e dispostos todos no sentido horizontal; a expressão “Ministério da Agricultura” deve estar disposta ao longo da borda superior externa; e d) uso: para rótulos, etiquetas ou sacarias de produtos não comestíveis

A

F

DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017

Art. 467. Os diferentes modelos de carimbos do SIF a serem usados nos estabelecimentos inspecionados e fiscalizados pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal devem obedecer às seguintes especificações, além de outras previstas em normas complementares:

……….

IV - modelo 4:

a) dimensões:

  1. 3cm (três centímetros) de lado quando aplicado em rótulos ou etiquetas; ou
  2. 15cm (quinze centímetros) de lado quando aplicado em sacarias impressas; (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

b) forma: quadrada;

c) dizeres: idênticos e na mesma ordem que aqueles adotados nos carimbos precedentes e dispostos todos no sentido horizontal; a expressão “Ministério da Agricultura” deve estar disposta ao longo da borda superior externa; e

d) uso: para rótulos, etiquetas ou sacarias de produtos não comestíveis;

25
Q

Segundo o RIISPOA, creme de leite cru refrigerado de uso industrial é o produto transportado em carros-tanques isotérmicos.

A

F

Conforme o §1º do art. 369 do RIISPOA, o creme de leite A GRANEL de uso industrial é o produto transportado em carros-tanques isotérmicos.

Art. 369. Para os fins deste Decreto, creme de leite de uso industrial é o creme transportado em volume de um estabelecimento industrial a outro para ser processado e que não seja destinado diretamente ao consumidor final.

§ 1º Para os fins deste Decreto, creme de leite a granel de uso industrial é o produto transportado em carros- tanques isotérmicos.

26
Q

Considerando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.

Os produtos da pesca e da aquicultura infectados com endoparasitas transmissíveis ao homem não podem ser destinados ao consumo cru sem que sejam submetidos previamente ao congelamento à temperatura de -24°C por vinte horas ou a -35°C durante quinze horas.

A

F

Art. 216. Os produtos da pesca e da aquicultura infectados com endoparasitas transmissíveis ao homem não podem ser destinados ao consumo cru sem que sejam submetidos previamente ao congelamento à temperatura de -20°C (vinte graus Celsius negativos) por vinte e quatro horas ou a -35°C (trinta e cinco graus Celsius negativos) durante quinze horas.

§ 1º Nos casos em que o pescado tiver infestação por endoparasitas da família Anisakidae, os produtos poderão ser destinados ao consumo cru somente após serem submetidos ao congelamento à temperatura de -20oC (vinte graus Celsius negativos) por sete dias ou a -35oC (trinta e cinco graus Celsius negativos) durante quinze horas. (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

§ 2º Nas hipóteses de que tratam o caput e o § 1º, podem ser utilizados outros processos que, ao final, atinjam as mesmas garantias, com embasamento técnico-científico e aprovação do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

27
Q

De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o item a seguir:

Nas hipóteses de emissão de certificação sanitária para o trânsito de matérias-primas ou de produtos de origem animal destinados ao aproveitamento condicional ou à condenação determinados pelo SIF, e da emissão de documentação de destinação industrial ou de condenação determinadas pelo estabelecimento, é obrigatória a comprovação do recebimento das matérias-primas e dos produtos pelo estabelecimento de destino junto ao emitente, no prazo de setenta e duas horas, contado do recebimento da carga

A

F

Art. 493. É obrigatória a emissão de certificação sanitária para o trânsito de matérias-primas ou de produtos de origem animal destinados ao aproveitamento condicional ou à condenação determinados pelo SIF e a emissão de documentação de destinação industrial ou de condenação determinadas pelo estabelecimento. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

§ 1º Nas hipóteses do caput, é obrigatória a comprovação do recebimento das matérias-primas e dos produtos pelo estabelecimento de destino junto ao emitente, no prazo de quarenta e oito horas, contado do recebimento da carga. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

28
Q

O principal interesse do inquérito epidemiológico consiste no estabelecimento de índices ou coeficientes utilizados para avaliar o estado de saúde de uma população.

A

F

  1. ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS

1- RELAÇÃO CAUSAL

O principal interesse do inquérito epidemiológico consiste no estabelecimento de relações causais.

Considerando uma doença e um fator a ela associado, dá-se a ambos o nome de variáveis.

1.1- Tipos de relação entre duas variáveis

A relação entre duas variáveis pode ser de três tipos:

Relação simétrica: nenhuma das variáveis influi sobre a outra

Relação recíproca: ambas as variáveis se influenciam mutuamente

Relação assimétrica: apenas uma influi sobre a outra - é o caso da relação causal

29
Q

Entre outras, são vantagens do estudo de casos-controles a seleção dos controles é relativamente simples e os dados referentes à exposição são conhecidos antes da ocorrência da doença.

A

F

As vantagens apresentadas pertencem ao estudo de coortes (e não ao estudo de casos-controles).

  1. ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS

2.2- INVESTIGAÇÃO DE HIPÓTESES

c) Estudos populacionais

2.2.2.1- Estudos observacionais

2o - Estudo de casos-controles

Vantagens e limitações do estudo de casos-controles

Vantagens

  • Fácil execução.
  • Os resultados são obtidos rapidamente.
  • Baixo custo.
  • Aplicável a doenças raras de baixa incidência.
  • O número de participantes nos grupos pode ser pequeno.
  • Não há necessidade de acompanhamento dos participantes.
  • Permite a análise de muitos fatores de risco simultaneamente.
  • Reprodutibilidade.
30
Q

Precisão é a capacidade do teste de fornecer resultados que, na média, se aproximam do valor verdadeiro, embora possam apresentar variação entre si.

A

F

3- CARACTERÍSTICAS DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS

3.1- Precisão

Precisão é a capacidade do teste de fornecer medições consistentes quando repetido, isto é, capacidade de apresentar elevada reprodutibilidade. Um método preciso oferece, ao exame repetido de um mesmo material, resultados sempre próximos uns dos outros, mesmo que difiram do valor real a ser aferido.

3.2- Exatidão

Exatidão é a capacidade do teste de fornecer resultados que, na média, se aproximam do valor verdadeiro, embora possam apresentar variação entre si.