MAPA5 Flashcards
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:
As carcaças deverão ser lavadas em chuveiros de aspersão dotados de água sob adequada pressão, com jatos orientados no sentido de que toda a carcaça seja lavada, inclusive os pés, durante o processo de evisceração.
F
ANTES DA EVISCERAÇÃO!
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - 4.4.2. Antes da evisceração, as carcaças deverão ser lavadas em chuveiros de aspersão dotados de água sob adequada pressão, com jatos orientados no sentido de que toda a carcaça seja lavada, inclusive os pés. Em sistemas de evisceração não automatizados, esses chuveiros poderão ser localizados no início da calha de evisceração ou na entrada da sala de evisceração”.
Considerando a epidemiologia da doença de Newcastle, julgue o seguinte item.
O período de incubação nas infecções por APMV-1 em frangos varia de 7 a 21 dias e é comumente de 11 dias em galinhas infectadas com isolados velogênicos.
F
Epidemiologia
Período de Incubação
O período de incubação nas infecções por APMV-1 em frangos varia de 2 a 15 dias e é comumente de 2 a 6 dias em galinhas infectadas com isolados velogênicos. Períodos de incubação de até 25 dias foram relatados em outras espécies aviárias. Em pombos, PPMV-1 causa sinais clínicos após 4 a 14 dias, com alguns autores relatando períodos de incubação tão longos quanto 3 a 4 semanas.
Considerando a patogenia da Brucelose bovina, julgue o seguinte item.
A infecção do útero gestante ocorre por via linfática. As brucelas multiplicam-se inicialmente nos linfonodos localizados no colo uterino, infectando também as células adjacentes, levando a uma reação inflamatória da placenta.
F
Patogenia
…
A infecção do útero gestante ocorre por via hematógena. As brucelas multiplicam-se inicialmente no trofoblasto do placentoma, infectando também as células adjacentes, levando a uma reação inflamatória da placenta. Além disso, há infecção do feto, de igual modo por via hematógena.
Considerando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.
As carcaças suínas em bom estado, com lesões em linfonodos que drenam até dois sítios distintos, sendo linfonodos de órgãos distintos ou com presença concomitante de lesões em linfonodos e em um órgão, devem ser condenadas.
F
Conforme o parágrafo único do art. 200 do RIISPOA, nesses casos, as carcaças suínas devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, após condenação das áreas atingidas.
Art. 200. As carcaças de suínos que apresentem lesões de linfadenite granulomatosa localizadas e restritas a apenas um sítio primário de infecção, tais como nos linfonodos cervicais ou nos linfonodos mesentéricos ou nos linfonodos mediastínicos, julgadas em condição de consumo, podem ser liberadas após condenação da região ou do órgão afetado.
Parágrafo único. As carcaças suínas em bom estado, com lesões em linfonodos que drenam até dois sítios distintos, sendo linfonodos de órgãos distintos ou com presença concomitante de lesões em linfonodos e em um órgão, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, após condenação das áreas atingidas.
A lesões causadas pela Estomatite Vesicular ficam limitadas aos tecidos epiteliais da boca, tetos e patas.
V
ESTOMATITE VESICULAR
DIAGNÓSTICO
Lesões
Limitadas aos tecidos epiteliais da boca, tetos e patas.
Diagnóstico diferencial
Clinicamente indiferenciadas: Febre aftosa; Doença vesicular suína e Exantema vesicular do suíno.
Outros diagnósticos diferenciais: Rinotraqueíte infecciosa bovina; Diarreia viral bovina e Língua azul.
De acordo com a PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995, que aprova as NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS, julgue o seguinte item:
Quanto à Sede da Inspeção Federal, localizar-se-á dentro do perímetro do estabelecimento ficando situada a parte e mantendo afastamento adequado de qualquer outro prédio. A critério do DIPOA a sede da Inspeção Federal, poderá ainda ser localizada no conjunto das demais dependências auxiliares e preferencialmente deve haver a circulação direta da sede da IF com as vias públicas.
F
DEVE-SE EVITAR A CIRCULAÇÃO DIRETA DA SEDE DA IF COM AS VIAS PÚBLICAS…
PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995
CAPÍTULO IX PARTE GERAL
(…)
2 - DEPENDÊNCIAS AUXILIARES
2.1 - Sede da Inspeção Federal
a) deverá obedecer às plantas de orientação do DIPOA, sendo dimensionada de acordo com as necessidades numéricas de funcionários para o atendimento dos trabalhos de Inspeção e o porte do estabelecimento;
b) localizar-se-á dentro do perímetro do estabelecimento ficando situada a parte e mantendo afastamento adequado de qualquer outro prédio. A critério do DIPOA a sede da Inspeção Federal, poderá ainda ser localizada no conjunto das demais dependências auxiliares;
c) deve-se evitar a circulação direta da sede da IF com as vias públicas.
Aumentando a sensibilidade e a especificidade, aumenta-se o índice de acerto, independentemente da prevalência da doença.
F
Aumentar a sensibilidade e a especificidade do teste aumenta a capacidade do teste para detectar corretamente os indivíduos doentes e os indivíduos saudáveis, respectivamente. No entanto, a prevalência da doença na população também é importante, pois mesmo um teste com alta sensibilidade e especificidade pode ter baixo índice de acerto se a doença é rara na população.
De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”, julgue o item abaixo:
O estabelecimento deve fornecer aos laboratórios do MAPA as informações necessárias para a identificação dos produtores, incluindo a localização georreferenciada e a quantificação do volume de leite produzido.
F
LABORATÓRIOS DA RBQL
De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”: “Instrução Normativa 77/2018: Art. 62. O estabelecimento deve fornecer aos laboratórios da RBQL as informações necessárias para a identificação dos produtores, incluindo a localização georreferenciada e a quantificação do volume de leite produzido”.
De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”, julgue o item abaixo:
O iogurte é um produto lácteo cuja fermentação é realizada com cultivos protossimbióticos de Streptococcus salivarius subsp. Bulgaricus e Lactobacillus delbruecki subsp. Termophilus.
F
CUIDADO! Os nomes dos cultivos estão trocados!
Streptococcus salivarius subsp termophilus e Lactobacillus delbruecki subsp bulgaricus
De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”: “Fluxograma de Produção de Leite e Derivados – Iogurte pode ser definido como o produto lácteo cuja fermentação se realiza com cultivos protossimbióticos de Streptococcus salivarius subsp. termophilus e Lactobacillus delbruecki subsp. bulgaricus, aos quais se podem acompanhar, de forma complementar, outras bactérias ácido-lácticas que, por sua atividade, contribuem para a determinação das características do produto final”.
De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”, julgue o item abaixo:
A bebida láctea pode ser classificada como bebida láctea fermentada quando mediante ação de cultivo de micro-organismos específicos e/ou adicionado de leite fermentado e que deverá ser submetido a tratamento térmico após a fermentação.
F
NÃO PODE SER SUBMETIDO A TRATAMENTO TÉRMICO.
De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”: “Fluxograma de Produção de Leite e Derivados – Ainda, pode ser classificada como bebida láctea fermentada quando mediante a ação de cultivo de micro-organismos específicos e/ou adicionado de leite fermentado e que não poderá ser submetido a tratamento térmico após a fermentação. A contagem total de bactérias lácticas viáveis deve ser no mínimo de 106 UFC/g no produto final, para o cultivo láctico específico empregado, durante todo o prazo de validade”.
De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”, julgue o item abaixo:
Os leites fermentados são obtidos por desidratação e acidificação do pH do leite ou do leite reconstituído.
F
Os leites fermentados são obtidos por COAGULAÇÃO E DIMINUIÇÃO DO PH!
De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”: “Fluxograma de Produção de Leite e Derivados – Entende-se por leites fermentados os produtos adicionados ou não de outras substâncias alimentícias, obtidas por coagulação e diminuição do pH do leite, ou reconstituídos, adicionados ou não de outros produtos lácteos, por fermentação lática mediante ação de micro-organismos específicos.
Esses micro-organismos específicos devem ser viáveis, ativos e abundantes no produto final e durante a vida de prateleira”.
Segundo o RIISPOA, ingrediente é qualquer substância empregada na fabricação ou na preparação de um produto, exceto os aditivos alimentares, e que permaneça ao final do processo, ainda que de forma modificada, conforme estabelecido em legislação específica e normas complementares.
F
Conforme o art. 269 do RIISPOA, a definição de ingrediente incluí os aditivos alimentares.
Art. 269. Para os fins deste Decreto, ingrediente é qualquer substância empregada na fabricação ou na preparação de um produto, incluídos os aditivos alimentares, e que permaneça ao final do processo, ainda que de forma modificada, conforme estabelecido em legislação específica e normas complementares.
MVIG
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:
A temperatura da água do sistema de pré-resfriamento por imersão não deve ser superior a 4ºC.
V
De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos – A temperatura da água do sistema de pré-resfriamento por imersão não deve ser superior a 4ºC”.
De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”, julgue o item abaixo:
O queijo parmesão é um queijo gordo (45% a 59,9%) com baixo teor de umidade e consistência dura.
F
O queijo parmesão é um QUEIJO SEMI-GORDO (25% A 44,99%).
De acordo com a “Tecnologia de Produtos Lácteos”: “Fluxograma de Produção de Leite e Derivados – É considerado um queijo semi-gordo, com baixo teor de umidade, consistência dura, textura compacta e granulosa, com crosta espessa, de 4mm a 8mm, lisa e de cor amarelo-palha”.
Considerando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.
Ao abatedouro frigorífico de pescado permite-se o recebimento, a manipulação, a industrialização, o acondicionamento, a rotulagem, a armazenagem e a expedição de produtos comestíveis.
F
O enunciado, ainda que incompleto, está de acordo com o RIISPOA (Decreto Nº 9.013, de 29 de março de 2017):
Art. 19. Os estabelecimentos de pescado e derivados são classificados em:
…
§ 2º Para os fins deste Decreto, entende-se por abatedouro frigorífico de pescado o estabelecimento destinado ao abate de anfíbios e répteis, à recepção, à lavagem, à manipulação, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição dos produtos oriundos do abate, que pode realizar o recebimento, a manipulação, a industrialização, o acondicionamento, a rotulagem, a armazenagem e a expedição de produtos comestíveis. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)