MAPA2 Flashcards

1
Q

De acordo com a Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre o Sistema de Análise e Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC, julgue o item abaixo:

A implantação do Sistema APPCC é forçoso na reorientação dos programas nacionais da garantia da qualidade destes produtos para atendimentos às exigências internacionais.

A

De acordo com o item “Introdução, parágrafo 6º - página 24 (Apostila Inspeção CONVET 1) da Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998: “Dessarte, além de tratar-se de um mecanismo de prevenção e controle que atinge o segmento de industrialização dos produtos de origem animal, sua implantação passa a ser imprescindível na reorientação dos programas nacionais da garantia da qualidade destes produtos para atendimento às exigência internacionais”.

Além disso, como cita o parágrafo 5º, da mesma página, os Estados Unidos e a União Europeia exigem, em seus conceitos de equivalência de sistemas de inspeção, a aplicação de programas com base no Sistema APPCC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

De acordo com a Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre o Sistema de Análise e Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC, julgue o item abaixo:

Risco é a probabilidade de ocorrência de perda da qualidade de um produto ou de sua integridade econômica.

A

V

De acordo com o item “Definições”, página 27 da Apostila Inspeção Convet 1: “Risco é a PROBABILIDADE de ocorrência de um PERIGO à saúde pública, de perda da QUALIDADE de um produto ou alimento, ou de sua INTEGRIDADE ECONÔMICA”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

De acordo com a Portaria 368, de 04 de setembro de 1997, que dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Elaboração para Estabelecimentos Elaboradores/Industrializadores de Alimentos, julgue o item abaixo:

Uma vez ao turno, as embalagens ou recipientes deverão ser inspecionados imediatamente antes do uso, com o objetivo de que se assegure o seu bom estado e, se necessário, limpos e/ou desinfetados; quando lavados, deverão ser bem enxutos antes do envase.

A

F

De acordo com o item 7 – Requisitos de Higiene na Elaboração da Portaria 368, de 04 de setembro de 1997: “Requisitos de Higiene na Elaboração 7.5.2. As embalagens ou recipientes não deverão ter sido utilizados para nenhum fim que possa causar a contaminação do produto.

Sempre que seja possível, as embalagens ou recipientes deverão ser inspecionados imediatamente antes do uso, com o objetivo de que se assegure o seu bom estado e, se necessário, limpos e/ou desinfetados; quando lavados, deverão ser bem enxutos antes do envase. Na área de embalagem ou envase só deverão permanecer as embalagens ou recipientes necessários”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:

Os ovários recolhidos das aves, reprodutoras ou poedeiras, deverão ser resfriados, imediatamente, após a coleta a uma temperatura máxima de 4ºC. Devem ser armazenados e transportados sob refrigeração a 0ºC.

A

V

De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “4 - Particularidades quanto às Instalações e Equipamentos - 4.4.20. O recolhimento de ovários de aves (reprodutoras ou poedeiras comerciais) será permitido desde que:

4.4.20.1. A coleta somente será realizada após a liberação das aves por parte da Inspeção Federal (SIF);

4.4.20.2. A coleta deverá ser feita observando todos os princípios básicos de higiene recomendadas pela Inspeção Federal (SIF);

4.4.20.3. O produto deverá ser resfriado, imediatamente, após a coleta, a uma temperatura máxima de 4ºC;

4.4.20.4. O produto deverá ser armazenado e transportado sob refrigeração (0ºC) e destinado, exclusivamente, para pasteurização”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998, que dispõe sobre o Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves, julgue o item abaixo:

O matadouro deverá estar afastado dos limites da via pública, preferentemente a 5 metros, com entradas laterais que permitam a movimentação e circulação independente de veículos transportadores de aves vivas e veículos transportadores de produtos, quando possível com entradas independentes.

A

V

De acordo com a Portaria nº 210, de novembro de 1998: “1. Localização - O matadouro deverá ser instalado no centro de um terreno, elevado cerca de 1 m (um metro), afastado dos limites da via pública, preferentemente a 5 m (cinco metros), com entradas laterais que permitam a movimentação e circulação independente de veículos transportadores de aves vivas e veículos transportadores de produtos, quando possível com entradas independentes. Deverá dispor de áreas suficientes para as instalações previstas nas presentes normas e ter pavimentadas as áreas de circulação e, as demais áreas não construídas, devidamente urbanizadas”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Segundo o RIISPOA, apresuntado é o produto cárneo obtido a partir de recortes ou cortes das massas musculares dos membros anteriores ou posteriores de suínos, com adição ou não de miúdos, transformados em massa, condimentado, com adição de ingredientes e submetido a processo térmico específico.

A

F

De acordo com o art. 302 do RIISPOA, apresuntado não possui adição de miúdos.

Art. 302. Para os fins deste Decreto, apresuntado é o produto cárneo obtido a partir de recortes ou cortes das massas musculares dos membros anteriores ou posteriores de suínos, transformados em massa, condimentado, com adição de ingredientes e submetido a processo térmico específico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Considerando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.

Os produtos cárneos cozidos que necessitam ser mantidos sob refrigeração devem ser resfriados até duas horas após o processamento térmico, em tempo e temperatura que preservem sua inocuidade.

A

F

Conforme o art. 318 do RIISPOA, produtos cárneos cozidos que necessitam ser mantidos sob refrigeração devem ser resfriados logo após o processamento térmico…

Art. 318. Os produtos cárneos cozidos que necessitam ser mantidos sob refrigeração devem ser resfriados logo após o processamento térmico, em tempo e temperatura que preservem sua inocuidade.

Parágrafo único. Produtos cárneos cozidos conservados em temperatura ambiente devem atender às especificações fixadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o item a seguir:

Os procedimentos de emissão dos certificados sanitários nacionais ou internacionais, das guias de trânsito e das declarações de conformidade ou de destinação industrial ou condenação, emitidos para os produtos de origem animal, serão definidos em normas complementares

A

V

DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017

Art. 490. Os certificados sanitários nacionais ou internacionais, as guias de trânsito e as declarações de conformidade ou de destinação industrial ou condenação emitidos para os produtos de origem animal devem atender aos modelos estabelecidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

§ 1º Os procedimentos de emissão dos documentos de que trata o caput serão definidos em normas complementares. (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

§ 2º A certificação sanitária de produtos não comestíveis observará ainda as disposições do art. 322. (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Segundo o RIISPOA, queijo em pó é o produto lácteo ou produto lácteo composto obtido por meio da trituração, da mistura, da fusão e da emulsão, por meio de calor e de agentes emulsionantes de uma ou mais variedades de queijo, com ou sem adição de outros produtos lácteos, de sólidos de origem láctea, de especiarias, de condimentos ou de outras substâncias alimentícias, no qual o queijo constitui o ingrediente lácteo utilizado como matéria-prima preponderante na base láctea do produto.

A

F

Conforme o art. 398 do RIISPOA, essa é a definição de queijo processado ou fundido.

Art. 398. Para os fins deste Decreto, queijo processado ou fundido é o produto lácteo ou produto lácteo composto obtido por meio da trituração, da mistura, da fusão e da emulsão, por meio de calor e de agentes emulsionantes de uma ou mais variedades de queijo, com ou sem adição de outros produtos lácteos, de sólidos de origem láctea, de especiarias, de condimentos ou de outras substâncias alimentícias, no qual o queijo constitui o ingrediente lácteo utilizado como matéria-prima preponderante na base láctea do produto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Brucella sp pode sobreviver, em água poluída, de 30 - 150 dias.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Calor seco é mais efetivo do que calor úmido para eliminação de o príons infecciosos.

A

F

Calor seco é menos efetivo do que calor úmido; alguns príons podem sobreviver a calor seco a temperaturas maiores que 360°C por uma hora, e um grupo relatou que a infectividade persistiu após a incineração a 600°C.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Considerando a patogenia da Tuberculose Bovina, julgue o seguinte item.

A terceira fase da patogenia começa quando cessa a multiplicação dos bacilos dentro dos macrófagos, cerca de uma semana após a inalação do agente infeccioso, e é caracterizada por resposta imune mediada por células e reação de hipersensibilidade retardada.

A

F

Patogenia

Aproximadamente 90% das infecções pelo M. bovis em bovinos e bubalinos ocorrem pela via respiratória por meio da inalação de aerossóis contaminados com o micro-organismo. Uma vez atingido o alvéolo, o bacilo é capturado por macrófagos, sendo o seu destino determinado pelos seguintes fatores: virulência do micro-organismo, carga infectante e resistência do hospedeiro. Na fase seguinte, caso não sejam eliminados, os bacilos multiplicar-se-ão dentro dos macrófagos até destruí-los. Os bacilos liberados pelos macrófagos infectados serão fagocitados por outros macrófagos alveolares ou por monócitos recém-chegados da corrente circulatória, atraídos pelos próprios bacilos liberados, ou por fatores quimiotáticos produzidos pelo hospedeiro. A terceira fase começa quando cessa essa multiplicação, cerca de 2 a 3 semanas após a inalação do agente infeccioso, e é caracterizada por resposta imune mediada por células e reação de hipersensibilidade retardada. Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da necrose de caseificação para conter o crescimento intracelular das micobactérias. Com a mediação dos linfócitos T, ocorre a migração de novas células de defesa, culminando com a formação dos granulomas. Tais granulomas são constituídos por uma parte central, por vezes com área de necrose de caseificação, circundada por células epitelióides, células gigantes, linfócitos, macrófagos e uma camada periférica de fibroblastos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Em relação à patogenia da Brucelose bovina, julgue o seguinte item.

A porta de entrada mais importante é o trato respiratório, sendo que a infecção se inicia quando um animal suscetível inspira gotícula suspensas contendo o agente, principalmente em criações intensivas.

A

F

Epidemiologia

Mecanismos de Transmissão

A porta de entrada mais importante é o trato digestivo, sendo que a infecção se inicia quando um animal suscetível ingere água e alimentos contaminados ou pelo hábito de lamber as crias recém-nascidas. Uma vaca pode adquirir a doença apenas por cheirar fetos abortados, pois a bactéria também pode entrar pelas mucosas do nariz e dos olhos.

O tempo transcorrido entre a exposição ao agente infeccioso e o aparecimento dos sintomas visíveis é o que se define como período de incubação. No caso da brucelose, esse período pode ser de poucas semanas e até mesmo de meses ou anos.

Considerando-se o momento em que ocorre a infecção, o período de incubação é inversamente proporcional ao tempo de gestação, ou seja, quanto mais adiantada a gestação, menor será o período de incubação.

A transmissão pelo coito parece não ser de grande importância entre bovinos e bubalinos. Na monta natural, o sêmen é depositado na vagina, onde há defesas inespecíficas que dificultam o processo de infecção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

As infecções por Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa emética) são exemplos clássicos de toxinfecções.

A

F

A cepa emética do B. cereus se enquadra como uma intoxicação.

“Toxinfecções – são causadas por micro-organismos toxigênicos (que produzem toxinas), cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Essas toxinas atuam nos mecanismos de secreção/absorção da mucosa do intestino. As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O sistema imune elimina toxinas de alto peso molecular. Entretanto, compostos de baixo peso molecular e não polares, como micotoxinas, não são eliminados e, portanto, são rapidamente absorvidos no trato intestinal.

A

V

“O sistema imune elimina toxinas de alto peso molecular. Entretanto, compostos de baixo peso molecular e não polares, como micotoxinas, não são eliminados e, portanto, são rapidamente absorvidos no trato intestinal. Micotoxinas são metabolizadas no fígado por um processo chamado de “biotransformação”. Todavia, a biotransformação pode tornar um composto mais tóxico. Por exemplo, aflatoxina B1 é convertida em um epóxido reativo, o qual reage com o DNA nuclear, causando danos que podem levar a câncer de fígado”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Algumas bactérias possuem características diferenciais, como o Clostridium perfringens, que desenvolve formas esporuladas que são resistentes ao frio, mas inativadas pelas altas temperaturas.

A

F

A assertiva inverteu os conceitos.

“Algumas bactérias possuem características diferenciais, como o Clostridium perfringens, que desenvolve formas esporuladas que são resistentes a altas temperaturas, mas inativadas pelo frio. Com relação às toxinas, sabe-se que algumas são termolábeis (lábil = instável; inativadas pelo calor), como a toxina do botulismo e outras são termoestáveis (não são inativadas pelo calor), como as toxinas produzidas pelo Staphylococcus aureus e o Bacillus cereus”.

17
Q

De acordo com a PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995, que aprova as NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS, julgue o seguinte item:

A linha “G” (inspeção de cérebro) somente será realizada a partir do momento em que a indústria seja exportadora.

A

A linha “G” (inspeção de cérebro) somente será realizada a partir DO MOMENTO EM QUE A INDÚSTRIA COMERCIALIZE OU INDUSTRIALIZE O CÉREBRO…

PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995

Os locais ou pontos da sala de matança onde se realizam esses exames são denominados “Linhas de Inspeção”, as quais estão assim padronizadas:

Linha “A1”- Inspeção de cabeça e nodos linfáticos da “papada”;

Linha “A”- Inspeção do útero;

Linha “B”- Inspeção de intestinos, estômago, baço, pâncreas e bexiga;

Linha “C”- Inspeção de coração e língua;

Linha “D”- Inspeção de fígado e pulmão;

Linha “E”- Inspeção de carcaça;

Linha “F”- Inspeção de rins;

Linha “G”- Inspeção de cérebro.

A linha “G” (inspeção de cérebro) somente será realizada a partir do momento em que a indústria comercialize ou industrialize o cérebro.

18
Q

De acordo com a PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995, que aprova as NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS, julgue o seguinte item:

São obrigatoriamente incisados nas “Linhas de Inspeção” os seguintes nodos linfáticos: Apical, Brônquicos, Cervicais, Gástricos, Hepáticos, Inguinais superficiais ou retromamários, Mandibulares, Mesentéricos, Parotidianos e Retrofaríngeos, sendo que estes e os demais são examinados na Inspeção Final.

A

F

O exame dos nodos linfáticos HEPÁTICOS não é obrigatório nas linhas de inspeção…

PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995

São obrigatoriamente incisados nas “Linhas de Inspeção” os seguintes nodos linfáticos: Apical, Brônquicos, Cervicais, Gástricos, Inguinais superficiais ou retromamários, Mandibulares, Mesentéricos, Parotidianos e Retrofaríngeos, sendo que estes e os demais são examinados na Inspeção Final.

19
Q

De acordo com a PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995, que aprova as NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS, julgue o seguinte item:

São obrigatoriamente incisados nas “Linhas de Inspeção” os seguintes nodos linfáticos: Apical, Brônquicos, Cervicais, Gástricos, Inguinais superficiais ou retromamários, Ilíacos, Mandibulares, Mesentéricos, Parotidianos, Renais, Retrofaríngeos.

A

F

Os Renais e os Ilíacos são examinados na Inspeção Final.

PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995

São obrigatoriamente incisados nas “Linhas de Inspeção” os seguintes nodos linfáticos: Apical, Brônquicos, Cervicais, Gástricos, Inguinais superficiais ou retromamários, Mandibulares, Mesentéricos, Parotidianos e Retrofaríngeos, sendo que estes e os demais são examinados na Inspeção Final.

20
Q

De acordo com a PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995, que aprova as NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS, julgue o seguinte item:

Proíbe-se beneficiamento de gorduras de carcaças com vistas à obtenção de resíduo proteico quando provenientes de casos de aproveitamento condicional para banha.

A

V

PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995

2 - RESÍDUO PROTÉICO

a) a obtenção de resíduo proteico pelos processos contínuos de fabricação de banha, somente será permitido quando as matérias primas procederem de suínos depilados, não se permitindo em hipótese alguma o uso de toucinho de raspagem;

b) proíbe-se beneficiamento de gorduras de carcaças com vistas à obtenção de resíduo proteico quando provenientes de casos de aproveitamento condicional para banha;

c) os resíduos proteicos derivados da fusão de gorduras a baixa temperatura, pelos processos contínuos, somente poderão entrar na composição de conservas de 2ª (segunda) qualidade e embutidos cozidos, sendo limitada a sua proporção a um máximo de 5%. Em qualquer dos processos previstos a presença do resíduo proteico deverá constar no rótulo.

21
Q

De acordo com a PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995, que aprova as NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS, julgue o seguinte item:

Os exames realizados nas “Linhas de Inspeção” são da responsabilidade exclusiva do Médico Veterinário, sendo executados por auxiliares de inspeção devidamente capacitados, que trabalham sob a supervisão do médico veterinário, que também é responsável pela Inspeção Final e pelo cumprimento das medidas de ordem higiênico-sanitária constantes destas normas.

A

F

SÃO DA RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DA INSPEÇÃO FEDERAL…

PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995

Os exames realizados nas “Linhas de Inspeção” são da responsabilidade exclusiva da Inspeção Federal, sendo executados por auxiliares de inspeção devidamente capacitados, que trabalham sob a supervisão do médico veterinário, que também é responsável pela Inspeção Final e pelo cumprimento das medidas de ordem higiênico-sanitária constantes destas normas.

22
Q

De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o item a seguir:

Os rótulos podem ser utilizados somente nos produtos registrados aos quais correspondam

A

F

DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017

Art. 442. Os rótulos podem ser utilizados somente nos produtos registrados OU isentos de registro aos quais correspondam. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

§ 1º As informações expressas na rotulagem devem retratar fidedignamente a verdadeira natureza, a composição e as características do produto. (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

§ 2º Na venda direta ao consumidor final, é vedado o uso do mesmo rótulo para mais de um produto. (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

§ 3º Para os fins do § 2º, entende-se por consumidor final a pessoa física que adquire um produto de origem animal para consumo próprio. (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

23
Q

Considerando a Norma Interna IN 56/2007, que estabelece os Procedimentos para Registro, Fiscalização e Controle de Estabelecimentos Avícolas de Reprodução, Comerciais e de Ensino ou Pesquisa, julgue o seguinte item.

Os limites internos de outros estabelecimentos avícolas de reprodução são de 200 metros entre os núcleos e os limites periféricos da propriedade.

A

V

Conforme o inciso III do art. 10 da IN 56/2007:

Art. 10. Os Estabelecimentos Avícolas de que trata esta Instrução Normativa devem estar localizados em área não sujeita a condições adversas que possam interferir na saúde e bem-estar das aves ou na qualidade do produto, devendo ser respeitadas as seguintes distâncias mínimas entre o estabelecimento avícola e outros locais de risco sanitário:

III - limites internos de outros estabelecimentos avícolas de reprodução:

a) 200 m (duzentos metros) entre os núcleos e os limites periféricos da propriedade;

b) 300 m (trezentos metros) entre os núcleos.

24
Q

Considerando a epidemiologia da Peste Suína Clássica (PSC), julgue o seguinte item.

Suínos são infectados com o vírus da Peste Suína Clássica (VPSC) principalmente pelas vias respiratória e intestinal.

A

F

Peste Suína Clássica

Epidemiologia

Transmissão

Suínos são infectados principalmente pelas vias oral ou oronasal. VPSC também pode entrar no corpo através de outras membranas mucosas (incluindo a transmissão genital via sêmen), e abrasões cutâneas. Pode ser disseminado através de secreções oronasais e oculares, urina, fezes e sêmen; um estudo relatou que suínos infectados com cepas de baixa virulência excretaram o vírus principalmente em secreções oronasais.

25
Q

Considerando a morbidade e a mortalidade da doença de Newcastle, julgue o seguinte item.

De acordo com os dados da OIE, as últimas ocorrências registradas da enfermidade no Brasil foram em 2016, em criações não industriais de aves, no estado do Paraná.

A

F

Situação no Brasil

De acordo com os dados da OIE as últimas ocorrências registradas da enfermidade no Brasil foram em 2006 em aves de fundo de quintal, no estado do Mato Grosso (27 casos em um total de 78 aves), Rio Grande do Sul (17 casos em um total de 44 aves) e quatro surtos no Amazonas (6 casos em um total de 128 aves).

26
Q

De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o item a seguir:

O estabelecimento que desenvolver e aplicar um plano de amostragem delineado com base em critérios científicos para realização de análises laboratoriais terá amostras coletadas pela mesma empresa e analisadas em laboratório próprio ou credenciado

A

V

DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017

Art. 495-A. O SIF poderá determinar que o estabelecimento desenvolva e aplique um plano de amostragem delineado com base em critérios científicos para realização de análises laboratoriais, cujos resultados respaldarão a manutenção da retomada do processo de fabricação quando a causa que motivou a adoção da medida cautelar for relacionada às deficiências do controle de processo de produção. (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

Parágrafo único. As amostras de que trata o caput serão coletadas pela empresa e as análises serão realizadas em laboratório próprio ou credenciado, observado o disposto no art. 475. (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

27
Q

Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.

A vacinação contra a febre aftosa é de encargo do responsável legal pelos animais, que deverá comprovar, ao SVO, a compra de vacinas em quantidade compatível com os animais a serem vacinados , na forma e nos prazos estabelecidos.

A

F

onforme o inciso IV do art. 14 da IN 48/2020, … deve comprovar, ao SVO, a realização da vacinação, na forma e nos prazos estabelecidos.

Art. 14. A vacinação contra a febre aftosa é de encargo do responsável legal pelos animais, que deverá adotar os seguintes procedimentos:

IV - comprovar, ao SVO, a realização da vacinação, na forma e nos prazos estabelecidos.

28
Q

De acordo com a Apostila “Tecnologia de Carnes e Inspeção de Bovinos”, julgue o item abaixo:

O DIF, ao receber a carcaça e órgãos do animal abatido de emergência, já deve ter em seu poder papeleta respectiva (Modelo 2), que leva o mesmo número da chapa de identificação da rês (Tipo 4). Nesta papeleta estão consignados os dados clínicos da Inspeção “Ante-Mortem”. E com base nesses dados e no exame do inteiro conjunto das peças do animal, o Veterinário tem elementos para um perfeito julgamento do caso e criteriosa destinação das carnes.

A

V

De acordo com a Apostila “Tecnologia de Carnes e Inspeção de Bovinos”: “3.15 - Animais de Matança de Emergência: O D.I.F. ao receber a carcaça e órgãos do animal abatido de emergência, já tem em seu poder a papeleta respectiva (Modelo 2), que leva o mesmo número da chapa de identificação da rês (Tipo 4). Nesta papeleta estão consignados os dados clínicos da Inspeção “Ante-Mortem”. E com base nesses dados e no exame do inteiro conjunto das peças do animal, o Veterinário tem elementos para um perfeito julgamento do caso e criteriosa destinação das carnes. Estas terão aproveitamento condicional ou serão condenadas, conforme o caso: nunca, porém, serão liberadas para o consumo direto. Todos os animais abatidos de emergência, como já foi referido no item 2.2.3 deste Capítulo, são endereçados compulsoriamente ao D.I.F., exceção feita para o abate realizado fora dos dias e horas das matanças normais. Em tais caos, por se tratar de animal ou animais isolados, os exames podem ser feitos todos na mesa de inspeção de vísceras, passando esta e o equipamento de trabalho, necessariamente, pelos cuidados de lavagem e esterilização, de rotina. Os dados do exame são anotados na Papeleta Modelo 8 e também no verso da de Modelo 2”

29
Q

De acordo com a Apostila “Tecnologia de Carnes e Inspeção de Bovinos”, julgue o item abaixo:

As carcaças destinadas à conserva são carimbadas com o carimbo retangular Modelo 10, do RIISPOA.

A

F

De acordo com a Apostila “Tecnologia de Carnes e Inspeção de Bovinos”:

3.14.3 - Carcaças Destinadas à Conserva (Esterilização): Têm cortadas suas grandes massas musculares, com duas incisões profundas em forma de C, praticadas, respectivamente, no coxão duro (quarto traseiro) e na região braço-paleta (quarto dianteiro); são ainda cortados o “patinho”, coxão mole, lombo e “filet-mignon”, obedecendo à ilustração do Desenho Nº 45 - B - pág. 166. São, ainda, carimbadas com o carimbo retangular Modelo 6, do RIISPOA, nos mesmos locais especificados no item 3.14.1.

RIISPOA

Art. 467. Os diferentes modelos de carimbos do SIF…

VI - modelo 6:

a) dimensões: 7cm x 6cm (sete centímetros por seis centímetros);

b) forma: retangular no sentido horizontal;

c) dizeres: a palavra “Brasil” colocada horizontalmente no canto superior esquerdo; abaixo no canto inferior esquerdo, as iniciais “S.I.F.”; na lateral direita, dispostas verticalmente as letras “E”, “S” ou “C” com altura de 5cm (cinco centímetros); ou “TF” ou “FC” com altura de 2,5cm (dois centímetros e meio) para cada letra; e

d) uso: para carcaças ou partes de carcaças destinadas ao preparo de produtos submetidos aos processos de esterilização pelo calor (E), de salga (S), de cozimento (C), de tratamento pelo frio (TF) ou de fusão pelo calor (FC); e

30
Q

De acordo com a Apostila “Tecnologia de Carnes e Inspeção de Bovinos”, julgue o item abaixo:

O tempo de instalação do rigor mortis depende de fatores internos e externos. Os fatores internos mais importantes são as reservas de glicogênio e creatino fosfato. Quanto menor é o conteúdo de glicogênio e creatino fosfato no momento do abate, mais tarde aparece o rigor mortis e vice-versa.

A

F

Quanto MAIOR o conteúdo de glicogênio e CP, mais tarde aparece o rigor mortis.

De acordo com a Apostila “Tecnologia de Carnes e Inspeção de Bovinos”: “O tempo de instalação do rigor mortis depende de fatores internos e externos. Os fatores internos mais importantes são as reservas de glicogênio e creatino fosfato. Quanto maior é o conteúdo de glicogênio e creatino fosfato no momento do abate, mais tarde aparece o rigor mortis e vice-versa. Como fatores externos pode-se citar como o mais importante a temperatura. A glicólise e, consequentemente, a queda do pH ocorre mais lentamente quanto menor for a temperatura da carne. Com o resfriamento rápido da carne, os processos post mortem são retardados e o rigor mortis aparece mais tardiamente do que quando a temperatura da carne é maior. Os processos bioquímicos são quase completamente interrompidos quando a carne é congelada antes do aparecimento do rigor mortis. Neste caso, o rigor se completará somente após o descongelamento da carne”.

31
Q

Considerando os sinais clínicos da Doença de Aujeszky (pseudoraiva), julgue a seguinte assertiva.

Em suínos desmamados, a doença de Aujeszky é principalmente respiratória, com sinais clínicos que comumente incluem febre, anorexia, perda de peso, tosse, espirros, conjuntivite e dispneia.

A

V

Sinais Clínicos

Suídeos

Em suínos desmamados, a doença de Aujeszky é principalmente respiratória, com sinais clínicos que comumente incluem febre, anorexia, perda de peso, tosse, espirros, conjuntivite e dispneia. A doença respiratória pode ser complicada por infecções bacterianas secundárias. Sinais nervosos geralmente são vistos. Leitões desmamados geralmente se recuperam após 5-10 dias.

32
Q

Considerando a IN 20/2016, que dispõe sobre o controle de Salmonella spp. nos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte, julgue o seguinte item.

Quando ocorrer violação do ciclo de monitoramento de Salmonella spp. em frangos e perus, o estabelecimento de abate deverá identificar a causa da violação, revisar os programas de autocontrole, adotar ações corretivas e paliativas com o objetivo de restabelecer a conformidade em relação a esse agente.

A

F

Conforme a IN 20/2016, o estabelecimento de abate deverá adotar ações corretivas e preventivas com o objetivo de restabelecer a conformidade em relação a esse agente.
Art. 57. Quando ocorrer violação do ciclo de monitoramento de Salmonella spp. em frangos e perus, o estabelecimento de abate deverá identificar a causa da violação, revisar os programas de autocontrole, adotar ações corretivas e preventivas com o objetivo de restabelecer a conformidade em relação a esse agente.

33
Q

Considerando a IN 20/2016, que dispõe sobre o controle de Salmonella spp. nos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte, julgue o seguinte item.

O abate de lotes de frangos e perus de corte e de galinhas e perus de reprodução positivos para Salmonella spp., exceto Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium, será realizado em separado dos demais lotes, seguido de imediata higienização das instalações e equipamentos.

A

V

Conforme a IN 20/2016:
Art. 53. O abate de lotes de frangos e perus de corte e de galinhas e perus de reprodução positivos para Salmonella spp., exceto Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium, será realizado em separado dos demais lotes, seguido de imediata higienização das instalações e equipamentos.