MAPA8 Flashcards

1
Q

Assinale a alternativa composta corretamente pela definição de mortadela segundo o Decreto Nº 9.013
De 29 De Março De 2017:
A. é o produto cárneo obtido de carnes cominuídas das diferentes espécies animais, condimentado, com
adição ou não de ingredientes, embutido em envoltório natural ou artificial e submetido a processo
tecnológico específico.
B. é o produto cárneo obtido da emulsão de carne de uma ou mais espécies de animais, com adição ou não
de gordura, de pele, de miúdos e de partes animais comestíveis, com adição de ingredientes e de
condimentos específicos, embutido em envoltório natural ou artificial de calibre próprio, e submetido a
processo térmico característico.
C. é o produto cárneo obtido da emulsão de carnes de diferentes espécies animais, com adição ou não de
toucinho, de pele, de miúdos e de partes animais comestíveis, de ingredientes e de condimentos específicos,
embutido em envoltório natural ou artificial de calibre próprio em diferentes formas, e submetido a processo
térmico característico.
D. é o produto cárneo obtido do corte íntegro da carcaça suína denominado de nuca ou sobrepaleta,
condimentado, curado, com adição ou não de ingredientes, maturado, dessecado, defumado ou não.
E. é o produto cárneo obtido a partir de recortes ou cortes das massas musculares dos membros anteriores
ou posteriores de suínos, transformados em massa, condimentado, com adição de ingredientes e submetido
Concursos Convet 20
a processo térmico específico.

A

C

Alternativa A – incorreta

Art. 297. Para os fins deste Decreto, linguiça é o produto cárneo obtido de carnes cominuídas das diferentes espécies animais, condimentado, com adição ou não de ingredientes, embutido em envoltório natural ou artificial e submetido a processo tecnológico específico.

Alternativa B – incorreta

Art. 300. Para os fins deste Decreto, salsicha é o produto cárneo obtido da emulsão de carne de uma ou mais espécies de animais, com adição ou não de gordura, de pele, de miúdos e de partes animais comestíveis, com adição de ingredientes e de condimentos específicos, embutido em envoltório natural ou artificial de calibre próprio, e submetido a processo térmico característico.

Alternativa C – correta

Art. 299. Para os fins deste Decreto, mortadela é o produto cárneo obtido da emulsão de carnes de diferentes espécies animais, com adição ou não de toucinho, de pele, de miúdos e de partes animais comestíveis, de ingredientes e de condimentos específicos, embutido em envoltório natural ou artificial de calibre próprio em diferentes formas, e submetido a processo térmico característico.

Alternativa D – incorreta

Art. 306. Para os fins deste Decreto, copa é o produto cárneo obtido do corte íntegro da carcaça suína denominado de nuca ou sobrepaleta, condimentado, curado, com adição ou não de ingredientes, maturado, dessecado, defumado ou não.

Alternativa E – incorreta

Art. 302. Para os fins deste Decreto, apresuntado é o produto cárneo obtido a partir de recortes ou cortes das massas musculares dos membros anteriores ou posteriores de suínos, transformados em massa, condimentado, com adição de ingredientes e submetido a processo térmico específico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

De acordo com a PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995, que aprova as NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS, julgue o seguinte item:

Na técnica de inspeção dos nodos linfáticos da “papada”, deve-se examinar externa e internamente de forma visual buscando encontrar possíveis lesões, verificando a coloração do tecido adiposo da região cervical e incisar longitudinalmente os nodos linfáticos cervicais, retrofaríngeos e mandibulares, usando faca e gancho de inspeção e marcar com chapas vermelhas “tipo 2” o preciso local de lesões observadas.

A

F

CHAPAS VERMELHAS “TIPO 1”…

PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995

3.1.2 - Técnica de Inspeção

3.1.2.2 - dos nodos linfáticos da “papada”:

a) examinar externa e internamente de forma visual buscando encontrar possíveis lesões, verificando a coloração do tecido adiposo da região cervical;

b) incisar longitudinalmente os nodos linfáticos cervicais, retrofaríngeos e mandibulares, usando faca e gancho de inspeção;

c) marcar com chapas vermelhas “tipo 1” o preciso local de lesões observadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

De acordo com a PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995, que aprova as NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS, julgue o seguinte item:

Durante a fase preparatória da linha A1, são libertados a língua, faringe, laringe, hióide e tecidos circunvizinhos de suas ligações, separando-os do freio lingual.

A

F

DEIXANDO-OS PRESOS APENAS PELO FREIO LINGUAL

PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995

3.1.1 - Fase preparatória

a) incisão ventral mediana da região cervical desde a entrada do peito até a região ventral anterior do corpo da mandíbula;

b) abertura e debridamento da “papada” de maneira a expor os músculos masséteres e pterigoideos (músculos mastigadores) a nodos linfáticos regionais;

c) libertar a língua, faringe, laringe, hióide e tecidos circunvizinhos de suas ligações, deixando-os presos apenas pelo freio lingual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

De acordo com a PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995, que aprova as NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS, julgue o seguinte item:

Durante os trabalhos de matança deve haver, para prevenir contaminações das carcaças, vísceras ou qualquer outra porção destinada a fins comestíveis e as consequentes e imperativas condenações, o controle com especial atenção, do cumprimento das seguintes exigências, dentre outros, do uso de ganchos inoxidáveis apropriados, quando da movimentação manual das carcaças nos trechos de trilho com nória, a partir da saída do chuveiro de carcaças e entrada nas câmaras de resfriamento.

A

F

NOS TRECHOS DE TRILHO SEM NÓRIA…

PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995

2 - DURANTE OS TRABALHOS DE MATANÇA

(…)

j) para prevenir contaminações das carcaças, vísceras ou qualquer outra porção destinada a fins comestíveis e as consequentes e imperativas condenações, exercer o controle com especial atenção, do cumprimento das seguintes exigências:

1 - nos casos em que for imprescindível a lavagem do piso com água quando houver animais sendo trabalhados todo o cuidado deve ser tomado a fim de prevenir respingos contaminantes sobre as carnes;

2 - na abertura abdominal-torácica, verificar o uso da faca especial para esta finalidade;

3 - na evisceração, para prevenir extravasamento de conteúdo fecal, controlar o deslocamento e oclusão eficientes do reto, através de grampo metálico, ou ligadura; controlar igualmente a retirada total do tubo digestivo (estômago e intestinos) com todo o cuidado para evitar rupturas. Na eventualidade destes acidentes, a observação deve ser dirigida no sentido do comportamento do eviscerador e dos funcionários das “Linhas de Inspeção”; o primeiro tem de higienizar a faca, mãos e braços; os segundos além destas exigências devem orientar a condenação das vísceras ao “chute” dos condenados;

4 - do uso de ganchos inoxidáveis apropriados, quando da movimentação manual das carcaças nos trechos de trilho sem nória, a partir da saída do chuveiro de carcaças e entrada nas câmaras de resfriamento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

e acordo com a PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995, que aprova as NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE SUÍNOS, julgue o seguinte item:

A raspagem do toucinho deverá ser procedida fora da sala de matança, em dependência destinada exclusivamente a esta finalidade, devendo ser atendidas exigências, dentre outras, a localização de forma a se comunicar com a zona suja da sala de matança, por meio de trilho aéreo, situado a uma altura não inferior a 2,50 m e mantendo um distanciamento das paredes, colunas e demais trilhos paralelos, de no mínimo 1 m. Proíbe-se a comunicação direta da raspagem de couro com a zona limpa da sala de matança e demais seções anexas.

A

F

MANTENDO UM DISTANCIAMENTO DAS PAREDES, COLUNAS E DEMAIS TRILHOS PARALELOS, DE NO MÍNIMO 0,6 m…

PORTARIA Nº 711, DE 1º DE NOVEMBRO DE 1995

CAPÍTULO X - DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

1 - “COUREAMENTO” DE SUÍNOS

(…)

1.5 - A raspagem do toucinho deverá ser procedida fora da sala de matança, em dependência destinada exclusivamente a esta finalidade, atendendo as seguintes exigências:

a) localização de forma a se comunicar com a zona suja da sala de matança, por meio de trilho aéreo, situado a uma altura não inferior a 2,50 m e mantendo um distanciamento das paredes, colunas e demais trilhos paralelos, de no mínimo 0,60 m. Proíbe-se a comunicação direta da raspagem de couro com a zona limpa da sala de matança e demais seções anexas;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Os leitões paridos por fêmeas imunes à Doença de Aujeszky podem estar protegidos por anticorpos maternos até 4 meses de idade.

A

V

“Sinais Clínicos e Lesões

O período de incubação em suínos é de 2 a 6 dias, bovinos ou ovinos é menor que 9 dias e em cães de 2 a 10 dias.

Em suínos, essa infecção viral tende a causar sinais nervosos em animais jovens (tremores, tonturas, sinais de envolvimento do SNC, paralisia de posterior, pedalagem, andar em círculos), doença respiratória em suínos mais velhos (tosse, espirros, conjuntivite e dispneia) e perdas reprodutivas em matrizes (reabsorção de fetos, aborto, neonatos fracos, natimortos – pode ocorrer sinais respiratórios). As taxas de mortalidade em leitões muito novos podem ser muito altas, embora animais mais velhos geralmente se recuperem. Cepas diferente na virulência, quando algumas podem causar morte mesmo em adultos. Os leitões paridos por fêmeas imunes podem estar protegidos por anticorpos maternos até 4 meses de idade. Como lesões em suínos, quando ocorrem, podem estar presentes a rinite fibrinonecrótica, focos necróticos no fígado e baço, edema, congestão ou consolidação pulmonar, além de meningoencefalite não purulenta”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Tendo como base a Instrução Normativa nº 19, de 15 de fevereiro de 2002:

Suídeo é qualquer animal do gênero Sus sp.

A

V

  1. DAS DEFINIÇÕES

1.1. Para efeito destas Normas, considera-se:

1.1.1. Suídeo: qualquer animal do gênero Sus sp;

1.1.2. Suídeos de reprodução: suídeos mantidos em uma granja e utilizados para a multiplicação da espécie;

1.1.3. Entidades mantenedoras de materiais de multiplicação de suídeos: centrais de inseminação artificial e unidades disseminadoras de genes;

1.1.4. Granja de reprodutores: estabelecimento ou propriedade onde são criados ou mantidos suídeos para a comercialização ou distribuição, cujo produto final seja destinado à reprodução;

1.1.5. Granja de reprodutores suídeos certificada (GRSC): granja que atenda integralmente às disposições básicas e específicas estabelecidas para a certificação. As granjas terão sua certificação baseada no monitoramento sorológico e na sua classificação sanitária previstos nessa Instrução Normativa;

1.1.6. Proprietário: qualquer pessoa, física ou jurídica, que mantenha em seu poder suídeos cujo produto final seja destinado à reprodução”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Em relação à Instrução Normativa nº 6, de 9 de março de 2004, em que aprova as normas para a erradicação da peste suína clássica (PSC) a serem observadas em todo o território nacional:

Caso a ocorrência de PSC seja oficialmente confirmada por diagnóstico laboratorial, o serviço veterinário oficial delimitará uma zona interna de proteção, com um raio mínimo de três quilômetros em torno do local do foco e uma zona externa de vigilância com um raio mínimo de dez quilômetros a partir do foco.

A

V

“Art. 8º O estabelecimento de criação no qual tenha sido detectada clínica ou epidemiologicamente a suspeita da PSC será imediatamente interditado pelo médico veterinário oficial.

Art. 9º Caso a ocorrência de PSC seja oficialmente confirmada por diagnóstico laboratorial, o serviço veterinário oficial delimitará uma zona interna de proteção, com um raio mínimo de três quilômetros em torno do local do foco e uma zona externa de vigilância com um raio mínimo de dez quilômetros a partir do foco.

Art. 10. Os suídeos acometidos de PSC e seus contatos serão submetidos ao sacrifício sanitário no próprio estabelecimento ou em outro local adequado, a critério do serviço veterinário oficial, no prazo máximo de vinte e quatro horas, contado a partir do recebimento da ordem de matança emitida pela autoridade competente”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

m relação à INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 47 DE 18 DE JUNHO DE 2004 em que aprova o REGULAMENTO TÉCNICO DO PROGRAMA NACIONAL DE SANIDADE SUÍDEA – PNSS, assinale a alternativa com as definições corretas:

A.
Estabelecimento de Criação é o local onde são mantidos ou criados suídeos para abate.

B.
Interdição é a proibição do ingresso e egresso de suídeos num estabelecimento de criação, para abate, bem como de produtos ou subprodutos suídeos ou materiais que possam constituir via de transmissão ou propagação da doença, a critério do serviço veterinário oficial.

C.
Sacrifício Sanitário é o abate de animais em estabelecimento designado pelo Serviço Oficial, com aproveitamento condicional das carcaças e vísceras.

D.
Serviço Veterinário Oficial é órgão oficial de defesa sanitária animal federal, estadual ou municipal.

E.
Abate sanitário é a operação realizada pelo serviço veterinário oficial quando se confirma a ocorrência de doença emergencial ou em erradicação e que consiste em sacrificar todos os animais do rebanho, enfermos, contatos e contaminados, e, se preciso, outros rebanhos que foram expostos ao contágio por contato direto ou indireto com o agente patogênico, com a destruição das carcaças, por incineração ou enterramento.

A

: Letra D

Letra A – Incorreta. São mantidos ou criados suídeos para qualquer finalidade.

Letra B – Incorreta. Proibição do ingresso e egresso para qualquer finalidade.

Letra C – Incorreta. A definição da assertiva é a definição de “Abate Sanitário”.

Letra D – Correta.

Letra E – Incorreta. A definição da assertiva é a de “Sacrifício Sanitário”.

“SERVIÇO VETERINÁRIO OFICIAL: órgão oficial de defesa sanitária animal federal, estadual ou municipal.

ABATE SANITÁRIO: o abate de animais em estabelecimento designado pelo Serviço Oficial, com aproveitamento condicional das carcaças e vísceras.

ESTABELECIMENTO DE CRIAÇÃO: local onde são mantidos ou criados suídeos para qualquer finalidade.

INTERDIÇÃO: proibição do ingresso e egresso de suídeos num estabelecimento de criação, para qualquer finalidade, bem como de produtos ou subprodutos suídeos ou materiais que possam constituir via de transmissão ou propagação da doença, a critério do serviço veterinário oficial.

SACRIFÍCIO SANITÁRIO: operação realizada pelo serviço veterinário oficial quando se confirma a ocorrência de doença emergencial ou em erradicação e que consiste em sacrificar todos os animais do rebanho, enfermos, contatos e contaminados, e, se preciso, outros rebanhos que foram expostos ao contágio por contato direto ou indireto com o agente patogênico, com a destruição das carcaças, por incineração ou enterramento”.

DIFERENTEMENTE DA IN 50

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qualquer desequilíbrio no estado de algum dos elementos da tríade epidemiológica pode desencadear uma série de eventos que podem resultar em doença. A sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se história natural da doença.

A

F

  1. PROCESSO EPIDÊMICO

A sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se processo epidêmico, e ao estudo das relações entre o agente etiológico e os demais componentes do ecossistema denomina-se história natural da doença.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Em relação a amostragem, existe uma diferença fundamental entre estrato e conglomerado. O conglomerado é homogêneo internamente, mas um difere do outro. Já o estrato é heterogêneo internamente no que diz respeito à característica investigada, e os estratos não diferem muito entre si.

A

F

O estrato é homogêneo internamente, mas um difere do outro. Já o conglomerado é heterogêneo internamente no que diz respeito à característica investigada, e os conglomerados não diferem muito entre si.

  1. NOÇÕES DE AMOSTRAGEM EM SAÚDE ANIMAL

10.6.1. Determinação do tamanho da amostra

Existe uma diferença fundamental entre estrato e conglomerado. O estrato é homogêneo internamente, mas um difere do outro. Já o conglomerado é heterogêneo internamente no que diz respeito à característica investigada, e os conglomerados não diferem muito entre si.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Para a determinação do tamanho da amostra devem ser levados em consideração dois aspectos, sendo um técnico e um de ordem econômica: variação da população e disponibilidade de recursos.

A

F

  1. NOÇÕES DE AMOSTRAGEM EM SAÚDE ANIMAL

10.6.1. Determinação do tamanho da amostra

Para a determinação do tamanho da amostra são levados em consideração cinco aspectos, sendo quatro deles técnicos e um de ordem econômica: variação da população, precisão desejada, nível de confiança, tamanho da população e disponibilidade de recursos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Por que os estudos de casos e controles são chamados de retrospectivos?

a.
Porque os investigadores buscam, no passado, uma determinada causa para a doença ocorrida

b.
Porque os investigadores coletam dados sobre a ocorrência da doença no futuro

c.
Porque os investigadores coletam dados sobre a ocorrência da exposição no futuro

d.
Porque os investigadores coletam dados sobre a ocorrência da exposição no passado

e.
Porque os investigadores coletam dados sobre a ocorrência da doença no passado

A

A

Comentário: Os estudos de casos e controles são chamados de retrospectivos porque os investigadores buscam, no passado, uma determinada causa para a doença ocorrida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:

________ é definido como qualquer resumo dos elementos de uma população, enquanto o resumo provável de elementos de uma amostra é chamado de estatística (medida, métrica).

a.
Conjunto

b.
Amostra

c.
Elemento

d.
Parâmetro

e.
Número

A

D

Gabarito: D

Comentário: Um parâmetro é definido como qualquer resumo dos elementos de uma população, enquanto o resumo provável de elementos de uma amostra é chamado de estatística (medida, métrica).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Assinale a alternativa correta:

I- O ensaio clínico randomizado é um experimento epidemiológico que tem por objetivo estudar os efeitos de uma intervenção em particular. Os indivíduos selecionados são aleatoriamente alocados para os grupos intervenção e controle, e os resultados são avaliados comparando-se os desfechos entre esses grupos.

II- Os estudos de coorte, também chamados longitudinais ou de incidência, iniciam com um grupo de pessoas livres da doença, que são classificados em subgrupos, de acordo com a exposição a uma causa potencial da doença ou desfecho sob investigação.

III- Estudos de casos e controles constituem uma forma relativamente simples de investigar a causa das doenças, particularmente doenças raras.

a.
Somente a I está correta

b.
Somente a II está incorreta

c.
Somente III está incorreta.

d.
Somente a I está incorreta.

e.
Todas estão corretas.

A

Gabarito: E

Comentário:

I- O ensaio clínico randomizado é um experimento epidemiológico que tem por objetivo estudar os efeitos de uma intervenção em particular. Os indivíduos selecionados são aleatoriamente alocados para os grupos intervenção e controle, e os resultados são avaliados comparando-se os desfechos entre esses grupos.

II- Os estudos de coorte, também chamados longitudinais ou de incidência, iniciam com um grupo de pessoas livres da doença, que são classificados em subgrupos, de acordo com a exposição a uma causa potencial da doença ou desfecho sob investigação.

III- Estudos de casos e controles constituem uma forma relativamente simples de investigar a causa das doenças, particularmente doenças raras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

or que as crianças têm maior risco de contrair doenças?

a.
Pela ausência de memória imunológica

b.
Pela alta suscetibilidade

c.
Pelo alto grau de exposição

d.
Todas as opções acima

A

Gabarito: d

Comentário: as crianças têm maior risco devido a sua alta suscetibilidade (pela ausência de memória imunológica) e alto grau de exposição.

16
Q

O que é a densidade de incidência?

a.
A proporção de indivíduos com a doença em uma determinada população em um momento específico.

b.
A velocidade com que novos eventos ocorrem em uma determinada população.

c.
O número de indivíduos que adoeceram no período dividido pelo número de pessoas em risco no período vezes 10 elevado a “n”.

d.
A soma de todos os períodos livres de doença para todos os participantes do estudo.

e.
A proporção de mortes dentre aqueles doentes por uma causa específica em um certo período de tempo.

A

Gabarito: D.

Comentário: A densidade de incidência é um tipo de taxa de incidência, onde o denominador é constituído pela soma de todos os períodos livres de doença para todos os participantes do estudo. Essa medida é útil para estudar a ocorrência de novos casos de uma doença em um período específico e com a unidade de tempo incluída. A densidade de incidência leva em consideração o período de tempo, calculando a incidência por unidade de tempo, como por exemplo por ano ou por dia.

17
Q

Considerando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.

No caso de suspensão do registro ou do relacionamento, será apreendida a rotulagem e serão recolhidos os materiais pertencentes ao SIF, além de documentos, lacres e carimbos oficiais.

A

F

Conforme literalidade do art. 36 do RIISPOA:

Art. 36. No caso de CANCELAMENTO DO REGISTRO OU DO RELACIONAMENTO, será apreendida a rotulagem e serão recolhidos os materiais pertencentes ao SIF, além de documentos, lacres e carimbos oficiais.

18
Q

Considerando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.

Os produtos de origem animal devem, caso seja oportuno a sua comercialização, atender aos parâmetros e aos limites microbiológicos, físico- químicos, de resíduos de produtos de uso veterinário, contaminantes e outros estabelecidos RIISPOA, no RTIQ ou em normas complementares.

A

F

Conforme o art. do RIISPOA, não é somente quando oportuno a sua comercialização que os produtos de origem animal atender aos parâmetros e aos limites microbiológicos, físico- químicos, de resíduos de produtos de uso veterinário, contaminantes e outros estabelecidos RIISPOA, no RTIQ ou em normas complementares.

OBS: Oportuno = conveniente, vantajoso, apropriado.

Art. 274. Os produtos de origem animal devem atender aos parâmetros e aos limites microbiológicos, físico- químicos, de resíduos de produtos de uso veterinário, contaminantes e outros estabelecidos neste Decreto, no RTIQ ou em normas complementares.

19
Q

Considerando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.

No teste de incubação produtos cárneos esterilizados, amostras representativas de uma partida diária devem ser submetidas a teste de incubação por dez dias, contemplando, no mínimo, 0,1% das embalagens processadas e dispostas em sala-estufa com temperatura controlada, mantida a 35ºC, tolerando-se variações de 2,8ºC para cima ou para baixo.

A

F

Conforme o inciso I do parágrafo único do art. 320 do RIISPOA, amostras representativas de TODAS AS PARTIDAS devem ser submetidas a teste de incubação por dez dias…

Art. 320. Os produtos cárneos esterilizados serão submetidos a controles de processo que compreendam teste de penetração e distribuição de calor, processamento térmico, avaliação do fechamento e da resistência das embalagens ou dos recipientes, incubação e outros definidos em normas complementares.

Parágrafo único. O teste de incubação de que trata o caput será realizado de acordo com o disposto a seguir:

I- amostras representativas de todas as partidas devem ser submetidas a teste de incubação por dez dias, contemplando, no mínimo, 0,1% (zero vírgula um por cento) das embalagens processadas e dispostas em sala-estufa com temperatura controlada, mantida a 35ºC (trinta e cinco graus centígrados), tolerando-se variações de 2,8ºC (dois vírgula oito graus centígrados) para cima ou para baixo;

20
Q

Considerando a epidemiologia da Salmonelose, julgue o seguinte item.

A Salmonella spp. é sensível a nitritos.

A

F

Geralmente, bactérias Gram negativas como a Salmonella spp. são suscetíveis a muitos desinfetantes incluindo hipoclorito de sódio 1%, etanol 70%, glutaraldeído 2%, e formaldeído, além de fenol, ácido peracético, peróxido de hidrogênio, compostos de amônia quaternária, e iodóforos.
A Salmonella spp. É RESISTENTE A NITRITOS.

Elas também podem ser eliminada por calor úmido (121°C por no mínimo 15 minutos) ou calor seco (170°C por pelo menos 1 hora). A Salmonella spp. também é suscetível ao ozônio.

21
Q

Considerando os métodos de diagnóstico da Tuberculose Bovina, julgue o seguinte item.

Entre outros cuidados especiais para a realização de testes tuberculínicos em rebanho, animais infectados há menos de 40 dias podem não responder aos testes tuberculínicos.

A

V

Diagnóstico

Diagnóstico Alérgico-cutâneo

Cuidados na Tuberculinização de Rebanhos

A realização de testes tuberculínicos em rebanho requer os seguintes cuidados especiais:

  • as tuberculinas precisam ser mantidas sob refrigeração (2º a 8º C), evitando-se o seu congelamento;
  • os animais a serem tuberculinizados deverão estar devidamente contidos e identificados;
  • a inoculação intradérmica da tuberculina só é perfeita quando há formação de uma pápula;
  • animais infectados há menos de 40 dias podem não responder aos testes tuberculínicos;
22
Q

Através da Portaria nº 193/1994, foi instituído o comitê consultivo do programa nacional de sanidade avícola, que será composto por profissionais especializados em específicas áreas de saúde animal.

A

F

Em diversas áreas da saúde animal.

“Art. 2º Instituir o Comitê Científico Consultivo do Programa Nacional de Sanidade Avícola com as seguintes atribuições:(ALTERADO PELA PORTARIAN Nº 254, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015)

I - fornecer subsídios técnico-científicos ao Departamento de Saúde Animal;

II - emitir pareceres técnicos relacionados à área de sanidade avícola; e

III - elaborar, avaliar e apresentar propostas que visem melhorar o sistema de vigilância, prevenção e controle das doenças avícolas.”

“Art. 3º O Comitê será composto por profissionais especializados em diversas áreas da saúde animal. (ALTERADO PELA PORTARIAN Nº 254, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015)”.

23
Q

De acordo com o Decreto 5.741/2006, que organiza e regulamento o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e dá outras providências, julgue o seguinte o item.

À Instância Central do Sistema Unificado de Atenção compete, entre outras atividades, o controle da rede de diagnóstico e dos profissionais de sanidade credenciados.

A

F

Art. 20. Às Instâncias Intermediárias do Sistema Unificado de Atenção competem as seguintes atividades:

I - vigilância agropecuária do trânsito interestadual de vegetais e animais;

II - coordenação e execução de programas e campanhas de controle e erradicação de pragas dos vegetais e doenças dos animais;

III - manutenção dos informes nosográficos;

IV - coordenação e execução das ações de epidemiologia;

V - coordenação e execução dos programas, dos projetos e das atividades de educação sanitária em sua área de atuação; e

VI - controle da rede de diagnóstico e dos profissionais de sanidade credenciados.

24
Q

De acordo com DECRETO Nº 5.741, DE 30 DE MARÇO DE 2006, que regulamenta os arts. 27-A, 28-A e 29-A da Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, organiza o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, e dá outras providências, julgue a seguinte assertiva:

As atividades dos Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários que cabem aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios serão exercidas por instituições públicas e privadas cadastradas e reconhecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A

F

De acordo com o artigo 136 do decreto, SERÃO EXERCIDAS POR INSTITUIÇÕES PÚBLICAS (NÃO INCLUI AS PRIVADAS) e reconhecidas pelo ministério da agricultura, pecuária e abastecimento…

DECRETO Nº 5.741, DE 30 DE MARÇO DE 2006

Art. 136. As atividades dos Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários que cabem aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios serão exercidas por instituições públicas e reconhecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

25
Q

Após colonização da mucosa e adesão à superfície das células intestinais, o C. jejuni perturba a capacidade de absorção normal do intestino devido aos danos causados na função das células epiteliais. Isso é resultado tanto de ação direta, que se caracteriza por invasão celular ou produção de toxina(s), quanto indireta, seguindo o início de uma resposta inflamatória.

A

V

4.3 Patógenos de origem alimentar: bactérias

4.3.1 Campylobacter jejuni, C. coli e C. lari

O C. jejuni coloniza o íleo distal e o colo no trato intestinal humano. Após colonização da mucosa e adesão à superfície das células intestinais, o organismo perturba a capacidade de absorção normal do intestino devido aos danos causados na função das células epiteliais. Isso é resultado tanto de ação direta, que se caracteriza por invasão celular ou produção de toxina(s), quanto indireta, seguindo o início de uma resposta inflamatória (Fig. 4.4). A sobrevivência intracelular no hospedeiro pode ser auxiliada pela produção de catalase, que protege contra o estresse oxidativo causado pelos lisossomos. O organismo pode, também, entrar em estado VNC, o qual pode ser importante na virulência do organismo (Rollins e Colwell, 1986).

25
Q

De acordo com DECRETO Nº 5.741, DE 30 DE MARÇO DE 2006, que regulamenta os arts. 27-A, 28-A e 29-A da Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, organiza o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, e dá outras providências, julgue a seguinte assertiva:

As três Instâncias do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e as autoridades responsáveis pelos serviços públicos vinculados aos Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários disporão de mecanismo para impedir que sejam reveladas informações confidenciais a que tenham tido acesso na execução de controles oficiais independentemente de serem abrangidas pelo sigilo profissional.

A

F

(…) IMPEDIR QUE SEJAM REVELADAS INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS A QUE TENHAM TIDO ACESSO NA EXECUÇÃO DE CONTROLES OFICIAIS E QUE, PELA SUA NATUREZA, SEJAM ABRANGIDAS PELO SIGILO PROFISSIONAL.

DECRETO Nº 5.741, DE 30 DE MARÇO DE 2006

Art. 156. As autoridades competentes das três Instâncias do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e dos serviços públicos vinculados aos Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários assegurarão que as suas atividades sejam realizadas com transparência, devendo, para esse efeito, facultar ao público o acesso às informações relevantes que detenham, em especial as atividades de controle.

Parágrafo único. As três Instâncias do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e as autoridades responsáveis pelos serviços públicos vinculados aos Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários disporão de mecanismo para impedir que sejam reveladas informações confidenciais a que tenham tido acesso na execução de controles oficiais e que, pela sua natureza, sejam abrangidas pelo sigilo profissional.

26
Q

Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.

A constatação de caso suspeito de febre aftosa implica na adoção de medidas sanitárias para identificação e contenção do agente etiológico, conforme previsto em manuais e planos disponibilizados pelo Departamento de Saúde Animal no endereço eletrônico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A

F

De acordo com o art. 9º da IN 48/2020:

Art. 9º A constatação de caso provável de doença vesicular ou confirmado de febre aftosa implica na adoção de medidas sanitárias para identificação e contenção do agente etiológico, conforme previsto em manuais e planos disponibilizados pelo Departamento de Saúde Animal no endereço eletrônico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

27
Q

Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.

O serviço de inspeção oficial participa do Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose, visando melhorar a eficácia das ações de vigilância sanitária

A

V

De acordo com o art. 83 da IN10/2017:

Art. 83. O serviço de inspeção oficial participa do Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose, visando melhorar a eficácia das ações de vigilância sanitária.

28
Q

Segundo o RIISPOA, gelatina de pescado é o produto obtido a partir de proteínas naturais insolúveis, coaguladas ou não, obtidas pela hidrólise do colágeno presente em tecidos de pescado como a bexiga natatória, os ossos, as peles e as cartilagens.

A

F

Conforme o art. 348 do RIISPOA, gelatina de pescado é o produto obtido a partir de proteínas naturais SOLÚVEIS, coaguladas ou não, obtidas pela hidrólise do colágeno…

Art. 348. Para os fins deste Decreto, gelatina de pescado é o produto obtido a partir de proteínas naturais solúveis, coaguladas ou não, obtidas pela hidrólise do colágeno presente em tecidos de pescado como a bexiga natatória, os ossos, as peles e as cartilagens.

29
Q

Considerando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.

Os fígados que apresentem lesões discretas de telangiectasia maculosa podem ser liberados depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.

A

V

Conforme o parágrafo único do art. 170 do RIISPOA:

Art. 170. Os fígados que apresentem lesão generalizada de telangiectasia maculosa devem ser condenados.

Parágrafo único. Os fígados que apresentem lesões discretas podem ser liberados depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.

30
Q

De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o item a seguir:

São considerados adulterados as matérias-primas ou os produtos de origem animal fraudados, quando as matérias-primas e os produtos elaborados ou comercializados estão em desacordo com a tecnologia ou o processo de fabricação estabelecido em normas complementares ou em desacordo com o processo de fabricação registrado, mediante detalhamento de etapas essenciais para qualidade ou identidade do produto

A

F

DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017

Art. 504 …….

………

§ 2º São considerados adulterados as matérias-primas ou os produtos de origem animal: (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

I - fraudados: (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

………

d) as matérias-primas e os produtos elaborados ou comercializados em desacordo com a tecnologia ou o processo de fabricação estabelecido em normas complementares ou em desacordo com o processo de fabricação registrado, mediante supressão, abreviação ou substituição de etapas essenciais para qualidade ou identidade do produto; ou (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

31
Q

De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o item a seguir:

Consideram-se impróprios para o consumo humano, na forma em que se apresentam, no todo ou em parte, as matérias-primas ou os produtos de origem animal que contenham substâncias tóxicas ou compostos radioativos em níveis acima dos limites permitidos em legislação específica

A

V

DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017

Art. 497. Consideram-se impróprios para o consumo humano, na forma em que se apresentam, no todo ou em parte, as matérias-primas ou os produtos de origem animal que:

……..

V - contenham substâncias tóxicas ou compostos radioativos em níveis acima dos limites permitidos em legislação específica;

32
Q

onsiderando o Decreto 9.013/2017, que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, julgue o seguinte item.

O tratamento pelo frio das carcaças acometidas de Trichinella spirallis (Triquinelose) deve atender, entre outros possíveis, ao binômio de tempo e temperatura de quinze dias a trinta graus Celsius negativos.

A

F

Conforme o inciso I do §1º do art. 202 do RIISPOA.

Art. 202. As carcaças acometidas de Trichinella spirallis (Triquinelose) devem ser destinadas ao aproveitamento condicional, por meio de tratamento pelo frio.

§ 1º O tratamento pelo frio deve atender aos seguintes binômios de tempo e temperatura:

I - por trinta dias, a -15ºC (quinze graus Celsius negativos);

II - por vinte dias, a -25ºC (vinte e cinco graus Celsius negativos); ou

III - por doze dias, a -29ºC (vinte e nove graus Celsius negativos).