Leptospirose Flashcards

1
Q

O que é Leptospirose?

A

É uma doença infecciosa febril aguda, causada por uma bactéria espiroqueta do gênero Leptorspira, sendo a espécie mais comum a Leptorspira interrogans.
É uma zoonose, por ser transmitida pela urina de ratos, cachorros e porcos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como é a interação entre leptospira-rato-homem?

A

O rato é capaz de eliminar a Leptorspira por toda a vida, que permanece alojada nos rins, uma vez que não provoca doença nesse roedor. O homem acaba sendo um hospedeiro acidental, uma vez que não tem importância na transmissão da doença.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como ocorre a transmissão de leptospirose?

A

Contato urina de animais infectados. Também pode haver contaminação por sangue, órgãos, tecidos desses animais, penetrando a espiroqueta pela pele, por mucosas e conjuntivas,
É comum a transmissão após enchentes em locais sem saneamento básico. É três vezes mais comum no sexo masculino, devido a ocupação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual o tempo médio de incubação da leptorspirose?

A

5-14 dias, em média 10 dias

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Fisiopatologia leptospirose:

A

As espiroquetas penetram na pele/mucosa/conjuntiva, alcançam a corrente sanguínea se multiplicando e se disseminando por diversos órgãos e sistemas esta é a fase de leptospiremia (3-10 dias). Pela sua ativa movimentação helicoidal e pela produção de hialuronidase, a leptospira tem facilidade de se difundir pelo tecido conjuntivo, atingindo diversos tecidos e compartimentos corporais como líquor e humor aquoso.
O aspecto principal da patogênese da leptospirose é a lesão direta do endotélio vascular levando a uma capilarite generalizada e às manifestações clínicas da doença como disfunção tubular renal, hepática, miocardite e hemorragia pulmonar.
A segunda fase da doença começa quando surgem os anticorpos IgM anti leptospira, sendo portanto denominada fase imune. Nesta fase também a eliminação dos microorganismos do sangue e líquor. A resposta imune humoral, por meio da opsonização, elimina a leptospira de quase todos os órgãos, menos as meninge os olhos e os rins (especialmente os túbulos próximas). A excreção urinária dessas espiroquetas viáveis pode persistir por seis semanas a três meses tendo importante significado clínico epidemiológico, especialmente nas letras pirose de animais próximos ao homem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quadro clínico leptospirose:

A

É uma doença bifásica; do 3º ao 10º dias ocorre uma febre, hemocultura positiva por disseminação hematogênica. Após esse período, ocorre uma febre que não responde a antibióticoterapia, além de urinocultura positiva, por conta do alojamento das espiroquetas nos rins. Os achados clínicos são que quemose, eritema faríngeo, dor e rigidez muscular, rash , ucterícia rubínica, meningismo, hiporreflexia de membros inferiores, DOR NAS PANTURRILHAS.

90% evolui na forma branda da doença que é autorresolutiva, semelhante a uma síndrome febril como a dengue clássica ou a gripe esta é chamada de forma anictérica.

Os outros 10% evoluindo de forma Weil, que se manifesta com icterícia + eritema (icterícia rubínica), insuficiência renal aguda (disfunção tubular proximal), hemorragia pulmonar maciça bilateral, hipocalemia hipotensão, hipomagnesemia, meningite asséptica e rash.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Exames leptospirose:

A

A cultura (exame de escolha) de sangue ou líquor deve ser feita nos primeiros sete a 10 dias da doença (fase de leptospiremia) com alta sensibilidade deve ser feita seguida de um antibiograma. Após os 10 dias deve ser feita urinocultura.

Na prática clínica exames sorológicos são mais utilizados os principais métodos são aglutinação e Elisa. A aglutinação consiste na visualização da reação de aglutinação através da microscopia de campo escuro. esse método não permite afirmar o sorotipo e falsos negativos são comuns até o 10º dia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Tratamento leptospirose:

A

O tratamento sintomático é feito com hidratação oral, analgésicos, anti térmicos, tratamento da insuficiência pulmonar (VM ou intubação), tratamento da insuficiência renal (diálise), correção de distúrbios Hidroeletrolíticos e de coagulação.

A antibióticoterapia deve ser feita até o quinto dia de doença; se a doença for branda usar a amoxicilina, doxiciclina ou ampicilina, Se a doença forma moderada ou grave usar ceftriaxona, penicilina ou cefotoxima.

O antibiótico também pode ser usada de forma Profilática em caso de viagens para regiões endêmicas ou regiões de enchentes nesse caso usa-se doxicilcina uma vez por semana ou azitromicina de uma a duas vezes por semana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é síndrome de Jarish-Herxheimer?

A

Pela destruição das espiroquietas, há liberação do conteúdo semelhante a bacteremia, levando a uma piora do quadro de febre, rash, dentre outros, após o uso de antibióticos. Nesse caso trata-se dos sintomas e mantém a antibióticoterapia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly