Administração Pública Flashcards
O silêncio eloquente é compatível com o imperativo de motivação dos Atos Administrativos?
Não, é incompatível (STJ)
Autorregulação tem autoridade e executoriedade?
Não, pois é da iniciativa privada
O que é autorregulação?
Autorregulação é a capacidade que algumas entidades apresentam para estabelecer suas próprias regulações, suas regras de funcionamento e fiscalizar a adequação a essas regras. Ela é adotada em algumas atividades do mercado de capitais, evitando centralização excessiva da atividade regulatória.
Pagamento de débitos do Correio é por precatório?
Sim
“Para a execução da ECT, deve ser observado o regime de precatório por se tratar de empresa pública que não exerce atividade econômica e presta serviço público da competência da União Federal e por ela mantido, por isso o pagamento dos débitos deve ser processado em observância ao regime de precatório, consoante o disposto nos artigos 100 da Constituição Federal e 730 e seguintes do CPC.”
Pessoas jurídicas da administração indireta de Direito Público:
- Autarquias
- Fundações Públicas
- Agências Reguladoras
- Associações Públicas
Pessoas jurídicas da administração indireta de Direito Privado:
Empresas Públicas
Sociedades de Economia Mista
Fundações Governamentais
veterinario nao é “cargo de profissional da saude”, para acumulação?
Não!
Reajuste GERAL anual:
é concedido a TODOS os funcionários públicos
* Proposto por lei de iniciativa do Presidente
* É DISCRICIONÁRIO do Presidente (pode nao conceder), mas deve JUSTIFICAR negativa (STF)
Aposentadoria compulsória se aplica a cargos em comissão?
Não!
Espécies de descentralização
- Descentralização territorial: É própria de países que adotam a forma unitária de Estado, como Bélgica, França e Portugal, que se dividem em departamentos, províncias e regiões.
- Descentralização por serviços: Assim se denomina a descentralização administrativa em que o Poder Público cria uma pessoa jurídica e atribui a titularidade e a execução de serviço público, como exemplos clássicos há a criação de entes da Administração Indireta, isto é, autarquias, fundações, sociedades de economia mista
e empresas públicas. - Descentralização por colaboração: É feita por concessão ou permissão de serviço, sendo que o Poder Público conserva a titularidade do serviço público, cujo exercício é repassado ao particular.
Teoria da captura das agências reguladoras:
A agência passar a servir de instrumento para proteção e benefício de interesses setoriais aos quais a regulação se destina. É a hipótese em que a agência se transforma em via de proteção e benefício para os setores empresariais regulados. De acordo com a referida teoria da captura, a ilegalidade se configura quando a agência perde sua condição de autoridade comprometida com a realização do interesse coletivo e passa a reproduzir atos destinados a legitimar a consecução de interesses privados dos segmentos regulados.