Zika e Chikungunya Flashcards
Como é a transmissão do vírus da Zika (ZIKAV)?
Picada dos mosquitos A. aegypti e A. albopictus, transmissão vertical, sexual e transfusional.
Qual o QC da Zika em adultos e crianças (que contraíram após o nascimento)?
Doença febril aguda autolimitada: febre baixa, fadiga, exantema MP pruriginoso e hiperemia conjuntival. Pode haver mialgia, artralgia, dor retro-orbital e cefaleia.
Qual o começo e curso da Zika?
Incubação de 2-14d após a picada, sendo que a maioria dos infectados se mantém assintomáticos (80%). Quando sintomática, é uma doença febril aguda autolimitada de 2-7d de duração.
Quais as complicações da Zika?
Neurológicas devido ao neurotropismo do ZIKAV, sendo elas Síndrome de Guillain-Barré (surge após 6d dos sintomas da Zika -> 2,4 casos/10.000 infecções) por neurotoxicidade direta e Microcefalia.
Quais os DDs para Zika e como podem ser diferenciados? (5)
Dengue (cefaleia, mialgia e febre mais intensas, cursa mais comumente com formas mais graves. Não há hiperemia conjuntival).
Chikungunya (febre mais alta e artralgia mais intensa. Raro ter hiperemia conjuntival).
Parvovirose (face esbofeteada).
Rubéola (coriza e linfadenopatia).
Sarampo (manchas de Koplik, tosse, coriza).
Como é feito o diagnóstico de Zika?
RT-PCR (até o 5°d) e sorologia (após o 5°d).
Qual o tto da Zika?
Sintomáticos (antitérmicos, analgésicos e antipruriginosos) como paracetamol, dipirona e anti-histamínicos evitando o uso de AINEs (pelo risco de coinfecção com dengue).
Qual a patogenia da Zika?
Após a inoculação do vírus pela picada, ele se replica em células dendríticas da pele e se dissemina para os gg linfáticos, atingindo a corrente sanguínea e ganhando a pele, conjuntivas e outros órgãos.
Quais as manifestações na síndrome congênita da Zika?
Microcefalia, alterações oculares (comprometimento visual), retardo neuropsicomotor, surdez.
Qual a etiologia da CHIK? Qual local do Brasil sofre muito com CHIK?
Togavírus/Alphavírus. A região do Ceará (Fortaleza).
Quais as manifestações clínicas da CHIK na fase aguda?
São 3 fases clínicas com manifestações, dx e condutas diferentes:
1) Aguda (3-10 dias): “febre articular” (artralgia/artrite simétrica e distal e muito itnensa, principalmente mãos, pé e punho = idem AR). O dx pode ser feito com PCR ou sorologia. O lab pode ter leucopenia por linfopenia (diferente de dengue, que é neutropenia). A conduta é REPOUSO, BOA ANALGESIA (reduz risco de cronificar - NÃO fazer AINE/AAS, pois pode estar em viremia para dengue também), crioterapia e fisioterapia. Refratários: opioide.
2) Sugabuda (até 3m): melhora das manifestações iniciais, porém retorno da artralgia. O dx é feito com sorologia. A conduta é tentar modular a RI = prednisona.
3) Crônica (> 3m): a artic. passa a ser destruída (QC ~ AR, com formação até do pannus). Mulheres > 45a com artropatia prévia apresentam maior risco disso. O dx é feito com sorologia e a conduta é hidroxicloroquina (escolha) ou MTX.
* A partir da fase subaguda, não há mais vírus, porém sim a resposta imune do indivíduo atacando a pessoa.
Como diferenciar dengue, zika e CHIK?