Hepatite C Flashcards
Qual a classificação do vírus da hepatite C?
RNA vírus com 6 genotipos distintos.
O que permite o HCV evadir do sistema imune do hospedeiro?
Várias mutações sofridas por esse vírus, fazendo com que em um mesmo indivíduo exista genotipos diferentes do vírus, não sendo eliminados pela RI humoral. Além disso, ele apresenta baixa antigenicidade, não havendo RI celular efetiva também.
Como é a transmissão do HCV?
Parenteral, por contato com o sangue de indivíduos infectados, e já foi identificada a transmissão vertical quando a mãe apresenta alta CV ou coinfecção com HIV. Pode haver transmissão sexual, mas é raro e acontece mais em coexistência com uma DST, como o HIV.
Qual a patogenia da HC?
O vírus apresenta tropismo pelo fígado e, por via hematogênica, alcança os hepatócitos, onde se replica e promove inflamação e lesão tecidual. Apesar desse dano, a magnitude da necrose de hepatócitos raramente promove um quadro de hepatite aguda como da HA e HB, praticamente inexistindo hepatite fulminante. A lesão contínua dos hepatócitos que permanece na fase crônica desencadeia mecanismos de reparo baseados em fibrose, evoluindo com disfunção hepática e hipertensão portal
Quando a resposta humoral contra o HCV se torna detectável? Ela é eficiente? Justifique.
Entre 7-31 semanas, porém não são eficientes no clareamento viral, pois eles são específicos contra o envelope viral, que apresenta alta variabilidade genética e antigênica.
A resposta imune humoral é eficiente contra o HCV? Justifique.
Não, pois o HCV apresenta baixa antigenicidade.
Qual a epidemiologia da HC?
No Brasil, apresenta prevalência de 1,38% da população, apresentando alta capacidade de cronificação.
Qual é a taxa de cronificação do HCV? A coinfecção com o HBV influencia nisso?
Aproximadamente 70%. Sim, a coinfecção aumenta a taxa de cronificação.
Qual o prognósico da HCV?
80% de chance de cronificação e, desses que cronificam, 30% evoluem para cirrose hepática em 20-30 anos. Desses, 10% são diagnosticados com HCC.
Qual fator aumenta a velocidade de evolução para cirrose?
Coinfecção com HBV ou HIV.
Como é feito o diagnóstico da HC?
É realizado, geralmente, na fase crônica, utilizado-se a técnica de PCR em tempo real (quantitativo). A sorologia não é adequada para o diagnóstico pois não diferencia IgM de IgG, não havendo distinção entre cura e infecção crônica.
Qual a conduta para um paciente diagnosticado com HCV?
Realizar biópsia hepática para avaliar o grau de extensão e atividade necroinflamatória e o genótipo viral.
Qual a relevância da identificação do genótipo do HCV?
Afeta o tratamento e o prognóstico, sendo que o genótipo tipo 1 é o que menos responde ao tratamento e o mais prevalente no Brasil, necessitando de um tratamento mais prolongado do que o 2.
Qual o tratamento para HC?
Fase aguda: PEG-IFN podendo estar associado à ribavirina.
Crônica: Sofosbuvir, daclastavir e simeprevir.
Quais as diferenças entre o HCV e HBV?
O HCV é um vírus de RNA, apresenta baixa concentração viral em outros fluidos que não o sangue e na maioria das vezes cronificam. O HBV, por sua vez, é um vírus de DNA, alta concentração do vírus em outros fluidos que não o sangue e raramente cronificam.