Febre Amarela Flashcards
Qual o agente da FA?
Flavivírus.
Como a FA pode ser transmitida?
- Ciclo silvestre: o vetor é de mata fechada (Haemagogus). Funciona como se fosse reservatório, picando o macaco, ciclando a doença (epizootias - epidemia em macaco = mortes sucessivas de macacos). O humano é o hospedeiro acidental.
- Ciclo urbano: mosquito que circula na cidade = Aedes aegypti. O hospedeiro é o humano e essa transmissão está AUSENTE no Brasil desde 1942.
Quando um paciente é um caso suspeito de febre amarela?
Febre com até 6d de duração e dois ou mais dos seguintes sintomas: cefaleia, mialgia, dor lombar, mal-estar, calafrio, náuseas, icterícia e manifestações hemorrágicas sem vacinação e que esteve em área com transmissão da doença nos 15d anteriores.
Qual o QC da febre amarela?
90% dos sintomáticos é um quadro leve de febre. Outras manifestações possíveis: cefaleia e mialgia, podendo haver injeção conjuntival.
Na forma grave (10%, letalidade 50%) , há breve melhora da febre com posterior reaparecimento acompanhada de manifestações hemorrágicas (p GI), hepatite aguda (icterícia por BD, elevação das aminotransferases, sendo AST > ALT - é uma necrose intensa do fígado), oligúria e alteração do nível de consciência. Espécie de sd hepatorrenal com febre.
*A AST se eleva mais pois ela está presente também nos rins.
Qual a dica de prova para FA?
O sinal de FAGET!!! A dissociação pulso-temperatura (febre e FC normal ou baixa). Outra dica é o histórico de ecoturismo.
Quais doenças eu devo pensar na prova quando houver sinal de Faget?
FageT: FA e febre tifoide.
Qual a historia natural da febre amarela?
Incubação de 3-6d, febre alta de início súbito com cefaleia e mialgia. 3-5d após os sintomas há desaparecimento deles, porém, alguns pacientes podem evoluir para icterícia, sangramento leve (epistaxe), albuminúria e plaquetopenia.
Quais os achados laboratoriais na febre amarela?
Leucopenia e neutropenia, plaquetopenia, anemia, VHS próximo de ZERO (característico da doença), aumento de AST/ALT, aumento de brb e aumento do TAP.
Como é feito o diagnóstico de febre amarela?
RT-PCR até o 5°d, sorologia (a partir do 5°d). Idem dengue.
Qual o tto da febre amarela?
Suporte: hidratação oral e sintomáticos nas formas leves. Em casos graves ou moderados, deve haver hospitalização e receberem hidratação EV, vit. K e hemoderivados.
Quais os sinais de alerta para as formas graves da febre amarela?
Icterícia, hemorragias, colúria, oligúria, vômitos constantes, diminuição do nível de consciência e dor abdominal intensa.
Qual a patogenia da febre amarela?
Replicação no local da picada com posterior viremia, havendo acometimento do fígado, baço, miocárdio e medula óssea.
Como ocorre a transmissão da febre amarela?
Através da picada do mosquito Aedes ou Haemagogus. Esses mosquitos se contaminam quando fazem o respasto sanguíneo em um indivíduo ou macaco infectado, dependendo do ciclo que está sendo realizado (urbano ou silvestre).
Quais as formas clínicas da febre amarela?
Assintomática (50%), leve/moderada (30%), icterícia grave (15%) e maligna (5%).