Sepse Flashcards
O que é sepse?
É a presença de uma disfunção orgânica ameaçadora à vida em decorrência de uma resposta desregulada do organismo à infecção.
O que é uma disfunção orgânica?
É a variação de 2 pontos no score do SOFA.
O que é choque séptico?
É o estado de choque (hipotensão persistente requerendo vasopressores para PAM > 65 mmHg + lactato > 2 mmol/L) em decorrência de um quadro de sepse.
O que é a SIRS e como eu posso identificar um paciente em SIRS?
É a síndrome da resposta inflamatória sistêmica, ocorrendo quando houver 2 ou mais das seguintes condições: Temperatura > 38°C ou < 36°C; FC > 90 bpm; FR > 20 irpm ou PaCO2 < 32 mmHg; Leucócitos > 12.000 ou < 4.000/mm³ ou > 10% de bastões.
Qual a epidemiologia da sepse?
Corresponde a 32% das internações em UTI e apresenta mortalidade de 54%.
Quais as principais infecções que promovem sepse?
Pneumonia, ITU, infecção intra-abdominal, cateteres vasculares, meningite e endocardite.
Quais os principais agentes etiológicos da sepse?
Principalmente as bactérias (mais raramente os fungos).
A hemocultura é sempre positiva em casos de sepse?
Não, é positiva apenas em 1/3 dos casos.
Qual a fisiopatologia da sepse?
Fatores do patógeno estimulam, através de Toll-Like receptors, macrófagos e monócitos. Estes sintetizam citocinas pró-inflamatórias que, quando não são interrompidas por citocinas anti-inflamatórias, atuam sobre o endotélio e promovem o quadro de sepse (há um up-regulation dos genes pró-inflamatórios).
As alterações endoteliais promovem alterações na circulação sistêmica (vasodilatação e aumento da perm vasc -> hipovolemia relativa e hipotensão), na microcirculação (redução da densidade capilar por heterogenicidade do fluxo, trombose -> redução tecidual de O2) -> alterações celulares.
Quais os principais mecanismos da disfunção orgânica que ocorre na sepse?
Alterações na circulação sistêmica: vasodilatação, hipovolemia relativa, hipotensão, depressão miocárdica. Alterações na microcirculação: aumento da permab cap, edema intersticial, heterogeneidade de fluxo (centralização do fluxo sanguíneo), trombose. Alterações celulares: apoptose e hipóxia citopática.
Qual o QC do paciente com sepse?
Apresenta as condições clínicas do foco infeccioso que deu origem à sepse, sinais de SIRS e sinais de disfunção orgânica.
Quais os sinais de disfunção orgânica CV?
Taquicardia e hipotensão (PAS< 90 ou PAM < 70), hipovolemia, hipoperfusão (livedo reticular, extremidades frias e aumento do tempo de enchimento capilar), alterações ECG e arritmias.
Quais os sinais de disfunção orgânica respiratória?
Taquipneia, hipoxemia, redução da complacência pulmonar (aumento da permeabilidade capilar promove edema pulmonar e diminuição de surfactante) e síndrome do desconforto respiratório agudo. ***A primeira alteração na disfunção respiratória é a queda do PaCO2 (seguindo-se a queda de PO2 e aumento de PaCO2).
Quais os sinais de disfunção neurológica?
Alteração no nível de consciência, confusão mental, torpor, coma, hiporreflexia, miopatia.
Quais os sinais de disfunção orgânica renal?
Oligúria, aumento de ureia e Cr -> a hipoperfusão renal ativa o SRAA, promovendo IRA, necrose tubular aguda e apoptose.