TRT - Governança Organizacional Flashcards
Gestão de riscos é o processo de natureza transitória, estabelecido, direcionado e monitorado pela administração, que contempla as atividades de identificar, avaliar e gerenciar potenciais eventos que possam afetar a organização, destinado a fornecer segurança razoável quanto à realização de seus objetivos.
Errado, de natureza permanente. O outro erro da questão diz respeito a quem estabelece, direciona e monitora a gestão de riscos. A questão informa apenas administração, de modo genérico, mas tal processo será estabelecido, direcionado e monitora pela Alta Administração.
Enquanto a governança é a função direcionadora, a gestão é a função realizadora. Deste modo, temos que a governança é responsável por estabelecer a direção a ser seguida, com fundamento em evidências e levando em conta os interesses da sociedade e das partes interessadas. A gestão, de outro turno, é a função responsável por planejar a forma mais adequada de implementar as diretrizes estabelecidas, executar os planos e realizar o controle de indicadores e de riscos.
Certo
Os princípios da integridade e da prestação de contas e responsabilidade (accountability), disciplinados pelo Decreto n.º 9.203/2017, representam, respectivamente, a busca pela prevenção da corrupção e pelo fortalecimento dos padrões morais de conduta, e a vinculação necessária, notadamente na administração de recursos públicos, entre decisões, condutas e competências e seus respectivos responsáveis.
Certo
São diretrizes da governança pública, disciplinadas pelo Decreto n.º 9.203/2017, promover um complexo sistema de gestão administrativa, a modernização da gestão pública e a integração dos serviços públicos, especialmente aqueles prestados por meio eletrônico.
Errado:
II - promover a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a integração dos serviços públicos, especialmente aqueles prestados por meio eletrônico;
São diretrizes da governança pública, disciplinadas pelo Decreto n.º 9.203/2017, definir formalmente as funções, as competências e as responsabilidades das estruturas e dos arranjos institucionais.
Certo
A liderança, que compreende conjunto de práticas de natureza humana ou comportamental exercida nos principais cargos das organizações, para assegurar a existência das condições mínimas para o exercício da boa governança; o controle, que compreende a definição de diretrizes, objetivos, planos e ações, além de critérios de priorização e alinhamento entre organizações e partes interessadas, para que os serviços e produtos de responsabilidade da organização alcancem o resultado pretendido; e a estratégia, que compreende processos estruturados para mitigar os possíveis riscos com vistas ao alcance dos objetivos institucionais e para garantir a execução ordenada, ética, econômica, eficiente e eficaz das atividades da organização, com preservação da legalidade e da economicidade no dispêndio de recursos públicos.
Errado, conceitos de controle e estratégia. Controle = mitigação de riscos e Estratégia = definição de diretrizes, objetivos, planos…
O CIG se reunirá, em caráter ordinário, trimestralmente e, em caráter extraordinário, sempre que necessário. Quanto ao quórum para que ocorra a reunião será de maioria absoluta, bem como para aprovação de qualquer matéria.
Errado, quanto ao quórum para que ocorra a reunião, este será de maioria simples dos membros, ou seja, apenas 2 (dois) para que seja possível deliberar.
Já o quórum para aprovação será de maioria absoluta, ou seja, mais da metade, logo, também será de 2 (dois) para que haja aprovação de qualquer matéria.
O Comitê Interministerial de Governança se reunirá, em caráter ordinário, trimestralmente e, em caráter extraordinário, sempre que necessário.
Certo
O Comitê Interministerial de Governança poderá instituir tantos grupos de trabalho quanto forem necessários, com o objetivo de assessorá-lo no cumprimento de suas competências, respeitando dentre outros, o seguinte requisito: os grupos não poderão ter mais de cinco membros.
Errado, não poderá tantos grupos quantos forem necessários, pois estará limitado a um total de 3 (três) operando simultaneamente.
A fim de que haja a confidencialidade desejada, os comitês internos de governança publicarão suas atas e suas resoluções em sítio eletrônico, ressalvado o conteúdo sujeito a sigilo.
Errado, não tem nada a ver ‘que haja confidencialidade desejada’. O que se busca é a transparência e não confidencialidade.
A alta administração das organizações da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverá estabelecer, manter, monitorar e aprimorar sistema de gestão de riscos e controles internos com vistas à identificação, à avaliação, ao tratamento, ao monitoramento e à análise crítica de riscos que possam impactar a implementação da estratégia e a consecução dos objetivos da organização no cumprimento da sua missão institucional.
Certo
Cabe à alta administração estabelecer os procedimentos necessários à estruturação, à execução e ao monitoramento dos programas de integridade dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Errado, isso é competência da CGU.