TRT - Governança Organizacional Flashcards
(29 cards)
Gestão de riscos é o processo de natureza transitória, estabelecido, direcionado e monitorado pela administração, que contempla as atividades de identificar, avaliar e gerenciar potenciais eventos que possam afetar a organização, destinado a fornecer segurança razoável quanto à realização de seus objetivos.
Errado, de natureza permanente. O outro erro da questão diz respeito a quem estabelece, direciona e monitora a gestão de riscos. A questão informa apenas administração, de modo genérico, mas tal processo será estabelecido, direcionado e monitora pela Alta Administração.
Enquanto a governança é a função direcionadora, a gestão é a função realizadora. Deste modo, temos que a governança é responsável por estabelecer a direção a ser seguida, com fundamento em evidências e levando em conta os interesses da sociedade e das partes interessadas. A gestão, de outro turno, é a função responsável por planejar a forma mais adequada de implementar as diretrizes estabelecidas, executar os planos e realizar o controle de indicadores e de riscos.
Certo
Os princípios da integridade e da prestação de contas e responsabilidade (accountability), disciplinados pelo Decreto n.º 9.203/2017, representam, respectivamente, a busca pela prevenção da corrupção e pelo fortalecimento dos padrões morais de conduta, e a vinculação necessária, notadamente na administração de recursos públicos, entre decisões, condutas e competências e seus respectivos responsáveis.
Certo
São diretrizes da governança pública, disciplinadas pelo Decreto n.º 9.203/2017, promover um complexo sistema de gestão administrativa, a modernização da gestão pública e a integração dos serviços públicos, especialmente aqueles prestados por meio eletrônico.
Errado:
II - promover a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a integração dos serviços públicos, especialmente aqueles prestados por meio eletrônico;
São diretrizes da governança pública, disciplinadas pelo Decreto n.º 9.203/2017, definir formalmente as funções, as competências e as responsabilidades das estruturas e dos arranjos institucionais.
Certo
A liderança, que compreende conjunto de práticas de natureza humana ou comportamental exercida nos principais cargos das organizações, para assegurar a existência das condições mínimas para o exercício da boa governança; o controle, que compreende a definição de diretrizes, objetivos, planos e ações, além de critérios de priorização e alinhamento entre organizações e partes interessadas, para que os serviços e produtos de responsabilidade da organização alcancem o resultado pretendido; e a estratégia, que compreende processos estruturados para mitigar os possíveis riscos com vistas ao alcance dos objetivos institucionais e para garantir a execução ordenada, ética, econômica, eficiente e eficaz das atividades da organização, com preservação da legalidade e da economicidade no dispêndio de recursos públicos.
Errado, conceitos de controle e estratégia. Controle = mitigação de riscos e Estratégia = definição de diretrizes, objetivos, planos…
O CIG se reunirá, em caráter ordinário, trimestralmente e, em caráter extraordinário, sempre que necessário. Quanto ao quórum para que ocorra a reunião será de maioria absoluta, bem como para aprovação de qualquer matéria.
Errado, quanto ao quórum para que ocorra a reunião, este será de maioria simples dos membros, ou seja, apenas 2 (dois) para que seja possível deliberar.
Já o quórum para aprovação será de maioria absoluta, ou seja, mais da metade, logo, também será de 2 (dois) para que haja aprovação de qualquer matéria.
O Comitê Interministerial de Governança se reunirá, em caráter ordinário, trimestralmente e, em caráter extraordinário, sempre que necessário.
Certo
O Comitê Interministerial de Governança poderá instituir tantos grupos de trabalho quanto forem necessários, com o objetivo de assessorá-lo no cumprimento de suas competências, respeitando dentre outros, o seguinte requisito: os grupos não poderão ter mais de cinco membros.
Errado, não poderá tantos grupos quantos forem necessários, pois estará limitado a um total de 3 (três) operando simultaneamente.
A fim de que haja a confidencialidade desejada, os comitês internos de governança publicarão suas atas e suas resoluções em sítio eletrônico, ressalvado o conteúdo sujeito a sigilo.
Errado, não tem nada a ver ‘que haja confidencialidade desejada’. O que se busca é a transparência e não confidencialidade.
A alta administração das organizações da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverá estabelecer, manter, monitorar e aprimorar sistema de gestão de riscos e controles internos com vistas à identificação, à avaliação, ao tratamento, ao monitoramento e à análise crítica de riscos que possam impactar a implementação da estratégia e a consecução dos objetivos da organização no cumprimento da sua missão institucional.
Certo
Cabe à alta administração estabelecer os procedimentos necessários à estruturação, à execução e ao monitoramento dos programas de integridade dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Errado, isso é competência da CGU.
A estrutura organizacional é uma ferramenta que pode ser utilizada pelos gestores com a finalidade de harmonizar os recursos, de forma que as atividades sejam realizadas por meio das estratégias estabelecidas.
Certo
A organização formal moderna caracteriza-se por grupos formados a partir de interesses, atitudes e comportamentos comuns, inspirados por formadores de opinião e influenciadores de atitudes.
Errado. Isso é a organização informal. A organização formal baseia-se, entre outras características, na formalidade, na impessoalidade e no profissionalismo, portanto, a alternativa é incorreta.
Visando ao aumento da competitividade com mais fluidez e flexibilidade na tomada de decisões, a tendência das organizações modernas é adotar cadeias de comando mais curtas, que tenham menos níveis hierárquicos e estruturas horizontais mais ágeis.
Certinho (:
A redução de níveis hierárquicos, em busca de mais fluidez e flexibilidade nas decisões, é uma tendência das organizações para alcance de vantagens competitivas.
Certo
Nas organizações horizontalizadas, com poucos níveis administrativos, quando comparadas com organizações com muitos níveis administrativos, as oportunidades de promoção são mais raras, mas, em contrapartida, as decisões são mais rápidas e o processo de comunicação é mais fluido, com menos distorções.
Certo
A amplitude administrativa ampla de uma organização é mais vantajosa que a estreita, porque naquela os custos administrativos são menores e é mais fácil gerir os empregados subordinados.
Errado.
Amplitude alta: menor custo, porém é mais difícil gerenciar!!! Vai ser mais subordinados, logo, a gestão é mais difícil.
Amplitude estreita (ou baixa): maior custo, porém é mais fácil de gerenciar.
A estrutura organizacional é definida no nível institucional, enquanto a departamentalização ocorre no nível intermediário.
Certo, a estrutura organizacional está vinculada à organização como um todo e a departamentalização é uma decorrência da estrutura organizacional. Enquanto a estrutura organizacional define as estruturas em nível institucional, a departamentalização vai promover uma organização no nível das tarefas (intermediário). Portanto, a assertiva é correta.
Em desenhos organizacionais com grande amplitude de controle, há, igualmente, grande número de subordinados e organograma achatado.
Certinnnn!
A estrutura matricial é um modelo híbrido que permite a interação entre áreas, que podem ser por produto, processo ou projeto.
Certo, matricial MESCLA departamentalização por projetos com funcional, mas também pode combinar estas estruturas também com uma estrutura voltada para produtos.
Em uma organização, a hierarquia é a forma com que cargos e funções são definidos de acordo com a especialidade e especificidade de cada colaborador, o que contribui com a eficiência da organização.
Errado, a hierarquia tem a ver com subordinação e subordinado, gerenciamento ou não. Sobre especificidade de colaborador e especialidade estamos falando de especialização de trabalho, não hierarquia (:
Em uma estrutura organizacional de linha/staff, a autoridade é dual, ou seja, o colaborador responde a duas autoridades diferentes: o superior funcional e o coordenador do projeto do qual o colaborador faça parte.
Errado, neste tipo de estrutura o subordinado continua respondendo apenas a uma autoridade. A autoridade dual ocorre em estrutura matricial, em que um colaborador trabalha em duas equipes distintas, por exemplo. Na linha-staff a parte ‘linha’ é relacionada à tomada de decisão e a ‘staff’ assessoria e aconselhamento, entao não vai tá mandando em ninguém (:
A estrutura matricial tem como foco mudar a hierarquia de uma organização.
Errado, o foco é otimizar o trabalho e proporcionar melhor resultado.