Administração Geral e Pública Flashcards
Das características de um planejamento estratégico estão: projeção a longo prazo, envolve toda a empresa e preocupa-se em atingir os objetivos a nível tático.
Errado, a nível organizacional.
O planejamento estratégico envolve também uma análise do ambiente externo.
Certo
O planejamento estratégico busca encontrar um formato específico da organização, se tratando, portanto, de um ambiente rígido.
Errado, ao contrário é necessário a adaptação da organização a um ambiente mutável, e, por isso, trata-se de um
processo dinâmico e flexível.
O planejamento estratégico é realizado no nível institucional, sendo de atribuição da cúpula da organização, subordinando os demais planos da organização.
Certo
O planejamento estratégico, de acordo com Chiavenato, trata-se de um planejamento global em longo prazo.
Certo
De acordo com Djalma de Oliveira, planejamento é um processo que visa o alcance de uma situação desejada, futura, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com melhor concentração de recursos e esforços pela empresa.
Certo
O planejamento estratégico se trata de um processo conflituoso e, portanto, é rígido e não pode considerar o interesse de todos devido à problemática de organização. Desse modo, fica a cúpula da organização responsável por objetivar o foco do planejamento.
Errado, é um processo construído por meio do consenso, devendo considerar a diversidade de interesse de todos os envolvidos.
O planejamento estratégico é construído por meio do consenso, devendo considerar a diversidade de interesse de todos os
envolvidos. É uma forma de aprendizagem organizacional, que se dá por meio da adaptação ao ambiente complexo.
Certo
A Gestão Estratégica diferentemente do Planejamento Estratégico é um conceito mais amplo, pois engloba tanto o planejamento quando sua implementação.
Certo
Meta é uma situação desejada (aspecto qualitativo) enquanto objetivo é um desdobramento da meta em etapas intermediárias e aferíveis (aspecto quantitativo).
Errado, é ao contrário, objetivo é situação desejada, meta desdobramentos do objetivo com etapas aferíveis
Plano é o conjunto organizado de ações e metas necessários à consecução dos objetivos.
Certo
Os planos se desdobram em planos estratégicos, táticos e operacionais.
Certo
Planos estratégicos são aqueles que definem a missão, o futuro e as formas de atuar no ambiente, bem como os objetivos de longo prazo.
Certo
Planos táticos (funcionais ou administrativos) são aqueles que definem os objetivos e cursos de ação das áreas funcionais para realizar os planos estratégicos.
Certo
Estão abarcados nos planos estratégicos: planos de produção, financeiros, marketing e recursos humanos.
Errado, são os táticos que abarcam esses outros planos
Tendências são séries métricas que se modificam gradualmente ao longo do tempo, apresentando variações de curto prazo e causando mudanças contínuas no sistema.
Errado, variações de longo prazo
Planos operacionais são os que definem atividades, recursos e formas de controles necessários para realizar os cursos de ação escolhidos, tais como procedimentos, orçamentos, programas, regulamentos, dentre outros.
Certo
A diferença entre tendências e eventos é que, a primeira trata-se de fenômeno categórico que pode ou não ocorrer em determinado momento, repentina e inesperadamente ocasionando em impacto importante. O segundo, por sua vez, é uma série métrica, se modifica gradualmente com o tempo, apresentando variações de longo prazo e causa mudanças contínuas no sistema.
Errado, é o inverso.
Para que haja planejamento estratégico, parte-se da informação de como a organização está (diagnóstico), para, posteriormente, fixar onde se quer chegar (formulação de objetivos).
Certo
São fases do planejamento: definição dos objetivos - entendido por outros autores como análise de ambientes interno e externo; delimitação da situação atual; desenvolvimento de premissas sobre o futuro; análise e escolha de alternativas e implementação do plano e avaliação dos resultados.
Certo
O diagnóstico estratégico comumente é a primeira fase dentro do planejamento estratégico.
Certo
As fases do planejamento estratégico podem compor: o diagnóstico estratégico, a missão da empresa, os instrumentos prescritivos e quantitativos e controle e avaliação.
Certo
A missão da empresa, das fases do planejamento estratégico, pode abarcar visão, valores, análise externa e interna.
Errado, missão é a razão de ser da empresa, propósitos atuais, debate de cenários. O da questão é diagnóstico estratégico.
O planejamento orçamentário é um tipo de instrumento quantitativo.
Certo
Instrumentos prescritivos são desafios e metas; estratégias e políticas; projetos, programas e planos de ação.
Certo
Entede-se por instrumentos prescritivos o estabelecimento de padrões de medida e de avaliação; medição do desempenho; comparação do realizado com o planejado; análise dos desvios observados em relação ao planejado.
Errado, isso é controle e avaliação, não instrumentos prescritivos.
Dentro do diagnóstico estratégico é importante ter a identificação da visão, dos valores, da análise externa e interna e análise dos concorrentes.
Certo
A análise externa e interna trata-se de análise SLT.
Errado, é análise SWOT, isso aí foi inventado kk
Negócio é a razão de ser da entidade, enquanto missão é a principal atividade desenvolvida pela organização.
Errado, tá invertido
Visão é como a entidade se vê a longo prazo, enquanto os valores são princípios norteadores que determinam a cultura organizacional.
Certo
A matriz SWOT (do inglês Strength, Weakness, Opportunities e
Threats), também é conhecida como análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
Certo
Na análise SWOT, são identificados os fatores internos (oportunidades e ameaças) e os fatores externos (forças e fraquezas).
Errado, tá ao contrário
A partir da matriz SWOT é possível diminuir os riscos relacionados às fraquezas (interno) e às ameaças identificadas (externo) e otimizar as forças (interno) e as oportunidades (externo) identificadas da entidade.
Certo
A Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) tal qual a Matriz SWOT refere-se uma ferramenta de identificação de pontos fracos e fortes em uma empresa.
Errado, essa é uma ferramenta utilizada na priorização de problemas.
A Matriz GUT refere-se a uma ferramenta utilizada na priorização de problemas. A sigla GUT refere-se, respectivamente, aos critérios Gravidade, Urgência e Tendência, que são avaliados de maneira independente.
Certo
A gravidade, na matriz GUT, diz respeito, necessariamente, ao custo monetário da não resolução do problema.
Errado, não necessariamente monetário, pode ser custo social, ambiental, etc.
Na matriz GUT, a tendência tem relação com a evolução do que, negativamente irá acontecer se nada for feito.
Errado, negativamente ou positivamente.
A Matriz BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta de análise de portfólio que ajuda a empresas a priorizarem investimentos em produtos ou unidades de negócios. É uma matriz de crescimento e participação de mercado.
Certo
A Matriz BCG (Boston Consulting Group) classifica os produtos em quatro categorias com base em dois critérios: crescimento do mercado e participação de mercado (estrelas); quantidade significativa de lucros, mas baixa taxa de crecimento (vacas leiteiras), baixa participação em um mercado de crescimento e precisam de investimentos (interrogações) e a baixa participação no mercado maduro e não geram retornos significativos (abacaxis ou cachorros).
Certo
A matriz BCG é tida como uma ferramenta de análise de portifólio de produtos.
Certo
Na matriz BCG, as vacas representam produtos ou unidades de negócios com alta participação de mercado em setores de alto crescimento.
Errado, essas são as estrelas.
Na matriz BCG, as interrogações representam dilemas, negócios com baixa participação de mercado, mas em setores de alto crescimento.
Certo
Na matriz BCG, abacaxis ou cachorros representam o mesmo: baixa participação e baixo crescimento. São candidatos a desinvestimento, pois geram pouco retorno.
Certo
A curva de experiência é um conceito que mostra como, à medida que uma empresa vai atuando no mercado e produzindo mais, ela vai se tornando mais eficiente. Isso significa que o custo de produção por unidade tende a aumentar quanto mais a empresa faz ou vende um produto.
Errado, tende a diminuir.
A economia de escala é quanto mais a empresa produz, mais ela pode comprar matérias-primas em grandes quantidades, o que reduz o custo por unidade.
Certo
O custo de produção por unidade tende a diminuir quanto mais a empresa faz ou vende um produto por vários motivos: economia em escala; especialização do trabalho; curva de aprendizagem; desenvolvimento de novos processos e padronização.
Certo
A especialização do trabalho ocorre que, com o tempo, os funcionários se tornam mais especializados em suas tarefas, o que aumenta a produtividade.
Certo
Quando uma empresa padroniza seus processos e produtos ocorre o aumento dos custos, já que a produção se torna mais simples e previsível.
Errado, reduzir os custos
O Balanced Scorecard (BSC) é uma tecnologia gerencial que visa a coleta e a geração de dados quantitativos e qualitativos sobre o desenvolvimento da empresa em novas perspectivas além da financeira.
Certo
O Balanced Scorecard (BSC) auxilia na condução da empresa ao permitir a compreensão e a mensuração de todos os aspectos que influenciam no negócio.
Certo
As perspectivas abordadas pelo BSC são: a perspectiva financeira, do cliente, de processos internos e do aprendizado/crescimento/inovação.
Certo
A Perspectiva do Aprendizado/Crescimento/Inovação na metodologia de gestão Balance Scorecard (BSC) identifica dentro da empresa os processos críticos necessários para o crescimento da empresa.
Errado, isso é Perspectiva de Processos Internos.
A Perspectiva do Aprendizado/Crescimento/Inovação na metodologia de gestão Balance Scorecard (BSC) identifica as medidas a serem tomadas para seu desenvolvimento futuro. Tem como principais variáveis as pessoas, os sistemas e
procedimentos.
Certo
A ameaça de novos entrantes é menor em mercados onde existem altas barreiras de entrada, como altos custos iniciais, regulamentações complexas e economias de escala já estabelecidas.
Certo. Barreiras de entrada dificultam que novas empresas entrem no mercado, reduzindo a competição e protegendo as empresas já estabelecidas.
O poder de barganha dos clientes é menor quando existem muitas alternativas de produtos substitutos disponíveis no mercado.
Errado. O poder de barganha dos clientes aumenta quando há muitas alternativas de produtos substitutos, pois eles podem optar por outras opções, pressionando as empresas por preços mais baixos ou melhores condições.
As cinco forças competitivas do Modelo de Porter são: poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes, ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos e rivalidade entre concorrentes.
Certo
O poder de inovação tecnológica é uma das cinco forças competitivas do Modelo de Porter.
Errado, nada a ver
As estratégias competitivas genéricas de Michael Porter são três abordagens principais que as empresas podem adotar para ganhar uma vantagem competitiva no mercado. Cada estratégia tem um foco distinto e é projetada para ajudar uma empresa a se diferenciar ou a competir de forma mais eficiente.
Certo
As estratégias competitivas genéricas de Michael Porter são a liderança em custo (a empresa decide se tornar o produtor de
menor custo no mercado), a diferenciação (empresa decide ser a única a ter produto serviço único e distinto) e o foco (a empresa decide escolher um ambiente competitivo mais restrito - atenção a um segmento específico, com possibilidade de liderança em custo ou diferenciação.)
Certo
O conceito de Planejamento por Cenários tem como premissa a ideia de que o presente pode impactar de diversas maneiras, então isso deve ser analisado para melhorar as escolhas futuras.
Errado, completamente. O conceito tem como premissa a ideia de que o futuro pode impactar, então precisa analisar os cenários futuros para melhor realizar escolhas no presente.
Podem haver dois tipos de planejamento por cenários: o projetivo, que constrói apenas um cenário (projeção das tendências atuais) e o prospectivo, que constrói diversos cenários, desde que estes tenham relevância, plausibilidade, clareza e foco.
Certo
Um dos métodos para a construção de cenários futuros é a lógica indutiva que faz previsão com base em padrões passados, assumindo que tendências históricas vão se repetir.
Certo
Um dos métodos para a construção de cenários futuros é a análise prospectiva, que avalia o impacto de tendências futuras com base em probabilidades e como elas podem afetar o futuro.
Errado, isso é análise de Impactos de Tendências Probabilística
Um dos métodos para a construção de cenários futuros é a análise prospectiva que cria e avalia vários cenários futuros possíveis, considerando diferentes variáveis e incertezas.
Certo
Há dois tipos de planejamento por cenários: o projetivo, que constrói apenas um cenário (projeção das tendências atuais); e
prospectivo, que constrói diversos cenários, desde que estes tenham relevância, plausibilidade, clareza e foco.
Certo