Ética no Serviço Público Flashcards
O objeto que será tutelado pelo sistema de responsabilização por atos de probidade administrativa previsto na Lei de Improbidade Administrativa é a probidade na organização do Estado e o exercício de suas funções, visando assegurar a integridade do patrimônio público e social.
Certo
Os atos de improbidade violam a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções e a integridade do patrimônio público e social de todos os Poderes, bem como da administração direta e indireta, no âmbito da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
Certo
A Lei de Improbidade Administrativa considera atos de improbidade administrativa as condutas culposas.
Errado. As condutas dolosas (com intenção)
São atos de improbidade administrativa os atos que causam: enriquecimento ilícito; lesão ao erário e aqueles que atentam conta os princípios da administração pública (honestidade, imparcialidade e responsabilidade).
Errado. O que está errado é o fato da ‘resposabilidade’, o que entra aqui é a legalidade. (HIL)
É considerado dolo, resultado ilícito inconsciente, bastando a voluntariedade.
Errado. O dolo é justamente o ato consciente de alcançar o resultado ilícito, não bastando a voluntariedade.
Não configura improbidade a ação ou omissão decorrente de divergência interpretativa da lei, baseada em jurisprudência, ainda que não pacificada, mesmo que não venha a ser posteriormente prevalecente nas decisões dos órgãos de controle ou dos tribunais do Poder Judiciário.
Errado. Essa disposição encontra-se suspensa em decorrência de decisão do STF.
Um prefeito de uma cidade decide usar parte dos recursos de um programa federal de educação para reformar escolas, mas também utiliza uma parcela para comprar computadores. No entanto, o TCE entendeu que o correto seria não usar o recurso para compra de computadores, nesse caso, o prefeito pode se defender dizendo que sua ação não configura improbidade, pois seguiu uma outra interpretação da lei.
Errado. Essa disposição está em suspenso (era sobre divergência interpretativa da lei). Nesse caso, o prefeito pode sim ser responsabilizado.
A Lei 14.230/2021 que traz alterações no que tange a LIA, prevê que o requisito dolo é indispensável para haver ato de improbidade.
Certo. Antigamente não, condutas culposas eram inseridas também, mas agora só dolosas (faz mais sentido, inclusive).
É necessária a comprovação de responsabilidade subjetiva para a tipificação dos atos de improbidade administrativa.
Certo
A norma benéfica da Lei 14.230/2021 que trata da revogação da modalidade culposa do ato de improbidade administrativa, é retroativa a depender do caso em questão.
Errado. Irretroativa.
A Lei nº 14.230/2021 aplica-se também a casos antigos de improbidade administrativa que foram cometidos por negligência (culposos) que ainda não foram julgados.
Certo
Casos em que a condenação ainda não foi transitada em julgado, exige-se do juiz que verifique se houve dolo por parte do agente público.
Certo
Agente público é o agente político, o servidor público e todo aquele que exerce cargo, emprego ou função nas entidades, exceto os que atuam transitoriamente ou sem remuneração.
Errado, mesmo os que atuam transitoriamente ou sem remuneração, se estão em função de entidade pública, é agente público.
Não são apenas servidores públicos que são considerados agentes públicos.
Certo
O Particular é pessoa física ou jurídica, que celebra com a administração pública algum ajuste administrativo que se refira a recursos de origem pública.
Certo
É Particular aquele que não é considerado agente público, mas que induza dolosamente para a prática de ato de improbidade ainda que sem a participação de agente público.
Errado, precisa de participação do agente público.
Os sócios, os cotistas, os diretores e os colaboradores de pessoa jurídica de direito privado não respondem pelo ato de improbidade que venha a ser imputado à pessoa jurídica.
Certo
Caso haja comprovação de participação de sócios, cotistas ou outros colaboradores em ato de improbidade que venha ser imputado à pessoa jurídica, esses responderão nos limites de sua participação.
Certo
Os sócios, os cotistas, os diretores e os colaboradores de pessoa jurídica de direito privado respondem pelo ato de improbidade que venha a ser imputado à pessoa jurídica.
Errado, salvo se comprovado responderão nos limites de sua participação.
Uma empresa não pode ser punida pela Lei de Improbidade Administrativa se já foi punida pela Lei Anticorrupção pelo mesmo ato, para evitar dupla punição.
Certo
Uma empresa pode ser punida tanto pela Lei de Improbidade Administrativa quanto pela Lei Anticorrupção pelo mesmo ato caso esse ato seja considerado gravíssimo.
Errado, não pode, pois configuraria “bis in idem”
São sujeitos passivos dos atos de improbidade administrativa: a administração direta, a administração indireta e a entidade privada.
Certo