Redução ao Valor Recuperável (CPC 01) Flashcards
O que é o impairment test?
O teste de recuperabilidade de ativos.
O teste de recuperabilidade se aplica a quais ativo?
Imobilizado e intangível.
CUIDADO! Parte da doutrina e do CPC 01 dizem que é para todo ativo
CERTO OU ERRADO
Art. 183, § 3º A companhia deverá efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível.
CERTO!
Qual o objetivo do teste de recuperabilidade?
1) registrar as perdas de valor do capital aplicado quando houver decisão de interromper os empreendimentos ou atividades a que se destinavam ou quando comprovado que não poderão produzir resultados suficientes para recuperação desse valor; ou
2) revisar e ajustar os critérios utilizados para determinação da vida útil econômica estimada e para cálculo da depreciação, exaustão e amortização.
A Lei determina que o teste de recuperabilidade do ativo seja efetuado periodicamente. E qual é esse período?
No mínimo, anualmente.
O CPC 01 é aplicado na contabilização de ajuste para perdas por desvalorização de todos os ativos, exceto:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
i)
O CPC 01 é aplicado na contabilização de ajuste para perdas por desvalorização de todos os ativos, exceto:
a) estoques;
b) ativos advindos de contratos de construção;
c) ativos fiscais diferidos;
d) ativos advindos de planos de benefícios a empregados;
e) ativos financeiros que estejam dentro do alcance dos Pronunciamentos Técnicos do CPC que disciplinam instrumentos financeiros*;
f) propriedade para investimento que seja mensurada ao valor justo;
g) ativos biológicos
h) custos de aquisição diferidos e ativos intangíveis advindos de direitos contratuais de companhia de seguros contidos em contrato de seguro; e
i) ativos não circulantes (ou grupos de ativos disponíveis para venda) classificados como mantidos para venda.
O “CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável” é aplicado na contabilização de ajuste para perdas por desvalorização de ativos advindos de contratos de construção?
NÃO!
O “CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável” é aplicado na contabilização de ajuste para perdas por desvalorização de ativos fiscais diferidos?
NÃO!
O “CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável” é aplicado na contabilização de ajuste para perdas por desvalorização de ativos financeiros classificados como controladas, coligadas e empreendimento controlado em conjunto?
SIM!
O “CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável” é aplicado na contabilização de ajuste para perdas por desvalorização de ativos advindos de planos de benefícios a empregados?
NÃO!
O “CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável” é aplicado na contabilização de ajuste para perdas por desvalorização de propriedade para investimento que seja mensurada ao valor justo?
NÃO!
O “CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável” é aplicado na contabilização de ajuste para perdas por desvalorização de ativos biológicos?
NÃO!
O “CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável” é aplicado na contabilização de ajuste para perdas de ativos não circulantes (ou grupos de ativos disponíveis para venda) classificados como mantidos para venda?
NÃO!
Nos termos do CPC 01, o que a entidade deve avaliar ao fim de cada período de reporte, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização.
Se houver alguma indicação, o que a entidade deve fazer?
Estimar o valor recuperável do ativo.
CERTO OU ERRADO
Somente se houver indicação de desvalorização do ativo é que a entidade irá estimar o valor recuperável.
Em regra, CERTO!
Somente se houver indicação de desvalorização do ativo é que a entidade irá estimar o valor recuperável.
A quais ativos essa regra não se aplica e por que?
1) Ativo intangível com vida útil indefinida;
2) Ativo intangível não disponível para uso;
3) Ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios.
Não se aplica porque pra esses ativos, a entidade deve estimar o valor recuperável anualmente.
PARA FIXAR
Independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável, a entidade deve testar, no mínimo anualmente, a redução ao valor recuperável de um ativo intangível com vida útil indefinida ou de um ativo intangível ainda não disponível para uso, comparando o seu valor contábil com seu valor recuperável. Esse teste de redução ao valor recuperável pode ser executado a qualquer momento no período de um ano, desde que seja executado, todo ano, no mesmo período.
PARA FIXAR
Ocorre que os ativos em geral passam pelo processo de depreciação, amortização e exaustão, ou seja, passam pelo processo normal de desvalorização decorrente do desgaste, obsolescência ou exaurimento natural. Logo, a entidade verifica apenas se houve indícios de perdas (anormais) e, caso positivo, procede com o teste de recuperabilidade.
Por outro lado, os demais ativos citados (exceções), não sofrem esse processo normal (depreciação/exaustão/amortização). Nesse sentido, há necessidade de a entidade testar esses ativos, independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável (indício de perda).
Ativos intangíveis diferentes podem ter o valor recuperável testado em períodos diferentes do que anualmente?
SIM!
mas se tais ativos intangíveis foram inicialmente reconhecidos durante o ano corrente, devem ter a redução ao valor recuperável testada antes do fim do ano corrente
PARA FIXAR
Os ativos em geral passam pelo processo de depreciação, amortização e exaustão, ou seja, passam pelo processo normal de desvalorização decorrente do desgaste, obsolescência ou exaurimento natural.
Logo, a entidade verifica apenas se houve indícios de perdas (anormais) e, caso positivo, procede com o teste de recuperabilidade.
PARA FIXAR
Os ativos onde não ocorre contabilização de ajuste para perdas por desvalorização (exceções do CPC 01) não sofrem esse processo normal (depreciação/exaustão/amortização). Nesse sentido, há necessidade de a entidade testar esses ativos, independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável (indício de perda).
CERTO OU ERRADO:
Se um ativo deixar de gerar benefícios, ele ainda poderá ser considerado um ativo se ainda for controlável e mensurável.
ERRADO! Os critérios são cumulativos. Deixará de se enquadrar na definição de ativo e, portanto, não deve mais ser evidenciado no Balanço Patrimonial.
Como os ativos geram benefícios econômicos futuros?
Por meio do uso ou da venda.
Qual a equação do teste de recuperabilidade (impairment)?
O valor contábil do ativo menos seu valor recuperável.
VALOR CONTÁBIL - VALOR RECUPERÁVEL
Algum ativo pode ser evidenciado no Balanço Patrimonial por valor superior ao valor recuperável pelo uso ou pela venda do ativo?
NÃO!