Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis (CPC 02) Flashcards
Uma entidade pode manter atividades em moeda estrangeira de duas formas. Quais?
1) transações em moedas estrangeiras: quando a empresa realiza importações, exportações, empréstimos, ou quaisquer outras transações vinculadas à moeda estrangeira.
2) ter operações no exterior: empresas brasileiras que abrem filial, agência ou mesmo uma empresa controlada no exterior.
No que consiste a taxa de fechamento?
Taxa de câmbio à vista vigente ao término do período de reporte, ou seja, a taxa de câmbio da data de encerramento (fechamento) do balanço.
O que é a variação cambial?
É a diferença da conversão de um número específico de unidades em uma moeda para outra moeda, a diferentes taxas cambiais.
O que é taxa de câmbio?
Relação de troca entre duas moedas, a taxa da data em que ocorre a transação.
O que é o valor justo?
Preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.
Qual a definição de “entidade no exterior”?
Entidade que pode ser controlada, coligada, empreendimento controlado em conjunto ou filial, sucursal ou agência de uma entidade que reporta informação, por meio da qual são desenvolvidas atividades que estão baseadas ou são conduzidas em um país ou em moeda diferente daquelas da entidade que reporta a informação.
O que é a moeda funcional?
A moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera.
O que é um grupo econômico?
A controladora e suas controladas.
O que é um investimento líquido em entidade no exterior?
Montante que representa o interesse (participação na maior parte das vezes) da entidade que reporta a informação nos ativos líquidos dessa entidade.
CERTO OU ERRADO
Investimento líquido em entidade no exterior é a participação da entidade que reporta nos ativos líquidos de entidade do exterior.
ERRADO! Nem sempre o investimento líquido corresponde a participação efetiva nos ativos líquidos. Pode ser a representação do interesse em participar dos ativos líquidos dessa entidade também.
O que é a moeda de apresentação?
A moeda que será usada nas demonstrações contábeis.
O que é a taxa de câmbio à vista?
A taxa de câmbio normalmente utilizada para liquidação imediata das operações de câmbio.
Qual a característica essencial de um item monetário?
O direito a receber (ou a obrigação de entregar) um número fixo ou determinável de unidades de moeda.
Qual a característica essencial de um item não monetário?
É justamente o contrário do item monetário, é a ausência o direito de receber um valor em moeda.
Quais os tipos de itens monetários?
1) puros: contas de valor prefixado que não contêm qualquer forma de reajuste ou atualização. ex: conta caixa
2) pré fixados: não têm atualização, mas que possuem embutida alguma expectativa de inflação já inserida em seu valor. ex: duplicatas a receber a prazo
3) indexados: são as contas monetárias sujeitas à atualização por índice pós-fixado. ex: empréstimos da taxa referencial ou renda
Cite exemplos de itens não monetários.
1) bens (estoque, imobilizado, etc.)
2) despesas antecipadas ou diferidas (seguros a apropriar, despesas pré- operacionais etc.),
3) adiantamentos a serem liquidados em bens (a fornecedores, de clientes, etc.),
4) resultado de exercício futuro, etc.
O que é valor intrínseco de um ativo?
Valor que esse ativo tem, independentemente do valor que está expresso no ativo.
ex: os bens, tais como estoques, ou equipamentos, podem ser avaliados a preço de mercado, não importando o valor que custaram. O mesmo não ocorre com os itens monetários. Uma nota de cem reais tem valor nominal de cem reais, hoje ou daqui a um mês.
PARA FIXAR
Moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera.
Como saber qual é o ambiente econômico principal da entidade?
É aquele em que principalmente ela gera e despende caixa.
Geralmente, é a moeda do país em que ocorrem as operações e está apresentando as demonstrações contábeis.
O ambiente econômico principal no qual a entidade opera é normalmente aquele em que principalmente ela gera e despende caixa.
Quais os fatores a entidade deve considerar para determinar a sua moeda funcional?
1) a moeda que mais influencia os preços de venda de bens e serviços (geralmente é a moeda na qual os preços de venda para seus bens e serviços estão expressos e são liquidados)
2) a moeda do país cujas forças competitivas e regulações mais influenciam na determinação dos preços de venda para seus bens e serviços;
3) a moeda que mais influencia fatores como mão de obra, matéria-prima e outros custos para o fornecimento de bens ou serviços (geralmente é a moeda na qual tais custos estão expressos e são liquidados).
Quando os indicadores de determinação da moeda funcional estão mesclados e a determinação da moeda funcional não é um processo tão óbvio, o que deve fazer a administração?
Realizar julgamento para determinar a moeda funcional que representa com maior fidedignidade os efeitos econômicos das transações, eventos e condições subjacentes.
Quais os fatores secundários que podem servir como evidências para determinar a moeda funcional da entidade?
1) a moeda por meio da qual são originados recursos das atividades de financiamento (exemplo: emissão de títulos de dívida ou ações).
2) a moeda por meio da qual os recursos gerados pelas atividades operacionais são usualmente acumulados.
Quais fatores devem ser considerados na determinação da moeda funcional de entidade no exterior, e também para avaliar se a moeda funcional dessa entidade no exterior é a mesma daquela utilizada pela entidade que reporta a informação?
1) se as atividades da entidade no exterior são executadas como extensão da entidade que reporta a informação e, não, nos moldes em que lhe é conferido um grau significativo de autonomia.
2) se as transações com a entidade que reporta a informação ocorrem em uma proporção alta ou baixa das atividades da entidade no exterior;
3) se os fluxos de caixa advindos das atividades da entidade no exterior afetam diretamente os fluxos de caixa da entidade que reporta a informação e estão prontamente disponíveis para remessa para esta;
4) se os fluxos de caixa advindos das atividades da entidade no exterior são suficientes para pagamento de juros e demais compromissos, existentes e esperados, normalmente presentes em título de dívida, sem que seja necessário que a entidade que reporta a informação disponibilize recursos para servir a tal propósito.
A moeda funcional da entidade reflete as transações, os eventos e as condições subjacentes que são relevantes para ela. Assim, uma vez determinada, a moeda funcional pode ser alterada?
NÃO! Só se houver mudança nas transações, nos eventos e nas condições subjacentes que determinam a moeda funcional.