Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários Flashcards
O CPC 08 regula a contabilização e evidenciação dos custos de transação incorridos:
- na distribuição primária de ações ou bônus de subscrição;
- na aquisição e alienação de ações próprias;
- na captação de recursos por meio da contratação de empréstimos ou financiamentos;
- pela emissão de títulos de dívida , bem como dos prêmios na emissão de debêntures e outros instrumentos de dívida ou de patrimônio líquido (frequentemente referidos como títulos e valores mobiliários – TVM);
PARA FIXAR
Custos de transação são somente aqueles incorridos e diretamente atribuíveis às atividades necessárias exclusivamente à consecução das transações seguintes:
- na distribuição primária de ações ou bônus de subscrição;
- na aquisição e alienação de ações próprias;
- na captação de recursos por meio da contratação de empréstimos ou financiamentos;
- pela emissão de títulos de dívida , bem como dos prêmios na emissão de debêntures e outros instrumentos de dívida ou de patrimônio líquido (frequentemente referidos como títulos e valores mobiliários – TVM)
Os custos de transações são, por natureza, gastos:
incrementais.
Exemplos de custos de transação:
Gastos com elaboração de prospectos e relatórios;
Remuneração de serviços profissionais de terceiros (advogados, contadores, auditores, consultores, corretores etc.);
- Gastos com publicidade (inclusive os incorridos nos processos de road-shows);
- taxas e comissões;
- custos de transferência;
- custos de registro;
Custos de transação não incluem:
- Ágios ou deságios na emissão dos títulos e valores mobiliários;
- Despesas financeiras; e
- Custos internos administrativos ou custos de carregamento.
Despesas financeiras são os custos ou as despesas que representam o ____ ____ ou a _____ como remuneração direta do recurso tomado __________ do financiador derivado dos fatores _____, _____, ________, ______, índice específico de ________ __ ______ e assemelhados;
Despesas financeiras são os custos ou as despesas que representam o ônus pago ou a pagar como remuneração direta do recurso tomado emprestado do financiador derivado dos fatores tempo, risco, inflação, câmbio, índice específico de variação de preços e assemelhados;
As despesas financeiras incluem:
os juros, a atualização monetária, a variação cambial etc.
As despesas financeiras não incluem:
taxas, descontos, prêmios, despesas administrativas, honorários etc.
Encargos financeiros são a soma das ________ ___________, dos ______ __ _________, _______, _________, _____, ________ e assemelhados, a qual representa a diferença entre os valores _________ e os valores _____ ou a _____ a terceiros.
Encargos financeiros são a soma das despesas financeiras, dos custos de transações, prêmios, descontos, ágio, deságio e assemelhados, a qual representa a diferença entre os valores recebidos e os valores pagos ou a pagar a terceiros.
Prêmio na emissão de debêntures ou de outros títulos e valores mobiliários é o valor recebido que:
supera o de resgate desses títulos na data do próprio recebimento ou o valor formalmente atribuído aos valores mobiliários.
Taxa interna de retorno (TIR) é a taxa efetiva de juros que iguala o valor presente dos ______ __ ________ __ ________ ao valor presente dos ______ __ ______ __ ________.
Taxa interna de retorno (TIR) é a taxa efetiva de juros que iguala o valor presente dos fluxos de entrada de recursos ao valor presente dos fluxos de saída de recursos.
é a taxa efetiva de juros que faz com que, por exemplo, o valor presente líquido dos fluxos de caixa de determinado título de dívida ou empréstimo seja igual a zero, considerando-se, necessariamente, a captação inicial líquida dos custos de transação
PARA FIXAR
Segundo o CPC 08, o registro do montante inicial dos recursos captados por intermédio da emissão de títulos patrimoniais deve corresponder aos valores ________ disponibilizados para a entidade pela _________, pois essas transações são efetuadas com ______ já existentes e/ou novos, não devendo seus custos influenciar o saldo _______ das transações geradoras de _________ da entidade.
Segundo o CPC 08, o registro do montante inicial dos recursos captados por intermédio da emissão de títulos patrimoniais deve corresponder aos valores líquidos disponibilizados para a entidade pela transação, pois essas transações são efetuadas com sócios já existentes e/ou novos, não devendo seus custos influenciar o saldo líquido das transações geradoras de resultado da entidade.
O CPC 08 destaca que os custos de transação incorridos na captação de recursos por intermédio da emissão de títulos patrimoniais devem ser contabilizados, de forma _________, em conta ________ de __________ _______, deduzidos os eventuais _______ _______, e os prêmios recebidos devem ser reconhecidos em conta de _______ __ _______.
O CPC 08 destaca que os custos de transação incorridos na captação de recursos por intermédio da emissão de títulos patrimoniais devem ser contabilizados, de forma destacada, em conta redutora de patrimônio líquido, deduzidos os eventuais efeitos fiscais, e os prêmios recebidos devem ser reconhecidos em conta de reservas de capitais.
Nas operações de captação de recursos por intermédio da emissão de títulos patrimoniais em que exista prêmio (excedente de capital) originado da subscrição de ações aos quais os custos de transação se referem, deve o prêmio, até o limite do seu _____, ser utilizado para absorver os ______ __ __________ registrados na conta de _______ __ _______.
Nos demais casos, a conta de reserva de capital será apresentada após o _______ ______ e somente pode ser utilizada para redução do _______ ______ ou absorção por ________ __ _______.
Nas operações de captação de recursos por intermédio da emissão de títulos patrimoniais em que exista prêmio (excedente de capital) originado da subscrição de ações aos quais os custos de transação se referem, deve o prêmio, até o limite do seu saldo, ser utilizado para absorver os custos de transação registrados na conta de reservas de capital.
Nos demais casos, a conta de reserva de capital será apresentada após o capital social e somente pode ser utilizada para redução do capital social ou absorção por reservas de capital.