Ativos Intangíveis (CPC 04) Flashcards
O CPC 04 se aplica a todos os ativos intangíveis?
De modo geral SIM! Mas possuem algumas EXCEÇÕES!
Quais os exemplos de ativos intangíveis que não estão sob o alcance do CPC 04?
a. ativos financeiros, sob alcance principalmente do CPC 39;
b. ativos advindos da exploração e avaliação de recursos minerais, sob alcance do CPC 34;
c. gastos com desenvolvimento e extração de minerais, óleo, gás natural e recursos naturais não renováveis similares;
d. ativos intangíveis mantidos por uma entidade para venda no curso ordinário dos negócios, sob alcance do CPC 16;
e. ativos fiscais diferidos (CPC 32);
f. arrendamentos mercantis (CPC 06);
g. ativos advindos de planos de benefícios a empregados (CPC 33);
h. ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) adquirido em combinação de negócios (CPC 15);
i. custos de aquisição diferidos e ativos intangíveis advindos de direitos contratuais de seguradora (CPC 11);
j. ativos intangíveis não circulantes classificados como mantidos para venda (CPC 31);
k. ativos decorrentes de contratos com clientes (CPC 47).
Todo ativo intangível é um ativo. Logo, todas as características de um ativo que constam no CPC 00 devem estar presentes:
deve ser um recurso controlado, resultar de um evento passado e gerar futuros benefícios econômicos.
O que é um ativo intangível?
Um ativo não monetário identificável sem substância física.
Um dos requisitos para enquadrarmos determinado ativo como intangível é que esse ativo seja não monetário.
O que isso significa?
Que não deve ser representado por dinheiro ou por direitos que gerem dinheiro.
Segundo o CPC 02, qual a característica essencial de item não monetário?
A ausência do direito a receber (ou da obrigação de entregar) um número fixo ou determinável de unidades de moeda.
Qual a característica fundamental do ativo intangível?
Não possuir substância física, ou seja, é imaterial ou incorpóreo
Quando um ativo intangível é identificável?
a. for separável (puder ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, individualmente ou junto com um contrato, ativo ou passivo relacionado, independente da intenção de uso pela entidade); Exemplos: Marcas, Patentes, Fórmulas, etc.
b. resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais, independentemente de tais direitos serem transferíveis ou separáveis da entidade ou de outros direitos e obrigações. Exemplo: Concessões.
Exemplo: No Brasil, a Coca-Cola detém a propriedade ou usa sob licença 33 marcas, oferecendo mais de 125 produtos. A marca “Aquarius”, uma das marcas da Coca-Cola é perfeitamente identificável, pois é separável. A Coca-Cola pode vendê-la, licenciá-la, trocá-la e, mesmo assim, continuará com suas atividades normalmente.
Qual a diferença entre ativo intangível e goodwill?
O ativo intangível é necessariamente, identificável, ao passo que o ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) não é identificado individualmente apesar de ser um ativo que representa benefícios econômicos futuros, gerados por outros ativos adquiridos em uma combinação de negócios.
PARA FIXAR
- A definição de ativo intangível requer que ele seja identificável, para diferenciá-lo do ágio derivado da expectativa de benefícios futuros (goodwill). O ágio derivado da expectativa de benefícios futuros (goodwill) reconhecido em uma combinação de negócios é um ativo que representa benefícios econômicos futuros gerados por outros ativos adquiridos em uma combinação de negócio, que não são identificados individualmente e reconhecidos separadamente.
CERTO OU ERRADO:
Ativos monetários identificáveis e sem substância física devem ser classificados contabilmente como ativos intangíveis.
ERRADO! Os ativos intangíveis são não monetários, identificáveis e não possuem substância física (são incorpóreos/imateriais).
Caso um item não atenda à definição de ativo intangível, como deve ser reconhecido o gasto incorrido na sua aquisição ou geração interna?
Como despesa.
Todos os ativos intangíveis que são reconhecidos no balanço patrimonial?
NÃO! Mesmo que o ativo satisfaça a definição de ativo intangível (não monetário, identificável e sem substância física), ele pode não atender os critérios de reconhecimento e, portanto, não deve ser contabilizado.
- Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se:
a) for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade;
b) o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.
PARA FIXAR
No reconhecimento do ativo intangível, a entidade deve avaliar a probabilidade de geração de benefícios econômicos futuros utilizando premissas razoáveis e comprováveis que representem a melhor estimativa da administração em relação ao conjunto de condições econômicas que existirão durante a vida útil do ativo.
No reconhecimento do ativo intangível, como a entidade deve avaliar o grau de certeza relacionado ao fluxo de benefícios econômicos futuros atribuíveis ao uso do ativo?
Por meio de julgamento, com base nas evidências disponíveis no reconhecimento inicial, dando maior peso às evidências externas.
PARA FIXAR
CERTO OU ERRADO:
Quanto ao reconhecimento de um ativo intangível, é correto afirmar que ocorrerá quando o custo for mensurado com confiabilidade.
CERTO!
A Coca-Cola detém a propriedade ou usa sob licença diversas marcas, sendo que grande parte foi gerada internamente (Exemplo: Coca-Cola Zero) e outras foram adquiridas (Exemplo: Guaraná Jesus).
A Marca Coca-Cola Zero deve ser reconhecida no balanço patrimonial da Companhia Coca-Cola?
NÃO! O custo da marca não pode ser mensurado com confiabilidade. QUALQUER MARCA GERADA INTERNAMENTE não deve ser reconhecida no BP justamente por não possuir mensuração confiável e dificuldade em separar os gastos com a marca e o negócio como um todo.
CERTO OU ERRADO
Lista de clientes pode ser considerado um ativo intangível.
CERTO!
Quando marcas, títulos de publicações, listas de clientes e outros itens similares não devem ser reconhecidos como ativos intangíveis?
Quando forem gerados internamente, por ser difícil determinar com confiabilidade o custo do ativo. Os gastos incorridos com marcas, títulos de publicações, listas de clientes e outros itens similares não podem ser separados dos custos relacionados ao desenvolvimento do negócio como um todo. Dessa forma, esses itens não devem ser reconhecidos como ativos intangíveis.
A Coca-Cola detém a propriedade ou usa sob licença diversas marcas, sendo que grande parte foi gerada internamente, como a Coca Zero, e outras foram adquiridas, com o Guaraná Jesus.
A Marca Guaraná Jesus deve ser reconhecida no balanço patrimonial da Companhia Coca-Cola?
SIM! Atende aos requisitos para reconhecimento do ativo intangível no BP:
- não monetária, identificável e sem substância física
- É provável de geração de benefícios econômicos futuros
- Pode ser mensurada (pois foi adquirida em aquisição separada, podendo mensurar pelo valor pago pela marca)
PARA FIXAR
- Normalmente, o preço que a entidade paga para adquirir separadamente um ativo intangível reflete sua expectativa sobre a probabilidade de os benefícios econômicos futuros esperados, incorporados no ativo, serem gerados a seu favor. Em outras palavras, a entidade espera que haverá benefícios econômicos a seu favor, mesmo que haja incerteza em relação à época e ao valor desses benefícios econômicos. Portanto, a condição de probabilidade a que se refere o item (a) [for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade] é sempre considerada atendida para ativos intangíveis adquiridos separadamente.
- Além disso, o custo de ativo intangível adquirido em separado pode normalmente ser mensurado com confiabilidade, sobretudo quando o valor é pago em dinheiro ou com outros ativos monetários.
CERTO OU ERRADO:
O ativo intangível gerado internamente não deve ser reconhecido nas demonstrações contábeis.
ERRADO! Se os ativos intangíveis atenderem aos requisitos de reconhecimento, serão reconhecidos no BP.