Investimento em Coligadas, em Controladas e Empreendimento em Conjunto (CPC 18) Flashcards
Quais as duas formas principais de avaliação dos investimentos permanentes?
Pelo Método de Custo (MC) e pelo Método de Equivalência Patrimonial (MEP).
No que consiste o método de Custo?
Em avaliar os investimentos atribuindo-lhes os respectivos valores originais das transações. (valor/custo de aquisição).
Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:
III - os investimentos em participação no capital social de outras sociedades, ressalvado o disposto nos artigos 248 a 250 (investimentos em coligadas e controladas), pelo custo de _________, deduzido de ________ para ______ _________ na realização do seu valor, quando essa _____ estiver comprovada como __________, e que não será modificado em razão do recebimento, sem custo para a companhia, de _____ ou ______ ___________;
IV - os demais investimentos, pelo custo de _________, deduzido de ________ para atender às ______ _________ na realização do seu valor, ou para redução do custo de _________ ao valor de _______, quando este for ________;
Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:
III - os investimentos em participação no capital social de outras sociedades, ressalvado o disposto nos artigos 248 a 250 (investimentos em coligadas e controladas), pelo custo de aquisição, deduzido de provisões para perdas prováveis na realização do seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente, e que não será modificado em razão do recebimento, sem custo para a companhia, de ações e quotas bonificadas;
refere-se a investimentos em títulos representativos do capital de outras
sociedades.
IV - os demais investimentos, pelo custo de aquisição, deduzido de provisões para atender às perdas prováveis na realização do seu valor, ou para redução do custo de aquisição ao valor de mercado, quando este for inferior;
refere-se a outros investimentos como obras de arte, propriedade para investimentos, etc.
Os investimentos que não sejam em coligadas ou controladas são avaliados pelo custo de _________, deduzido de ______ __________ na realização de investimentos.
Os investimentos que não sejam em coligadas ou controladas são avaliados pelo custo de aquisição, deduzido de perdas prováveis na realização de investimentos.
Como devem ser avaliados os investimentos permanentes em participação no capital social de sociedades coligadas, sociedades controladas, sociedades controladas em conjunto (ou que façam parte de um mesmo grupo) e sociedades que estejam sob controle comum?
Pelo método da equivalência patrimonial.
PARA FIXAR
PARA FIXAR
O CPC 18 - Investimentos em Coligadas, Controladas e Empreendimento em Conjunto, deve ser aplicado por todas as entidades que sejam investidora com o controle individual ou conjunto de investida ou com influência significativa sobre ela.
No que consiste uma entidade coligada?
A entidade no qual o investidor tem influência significativa.
Qual a definição de influência significativa?
O poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, mas sem que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas.
CERTO OU ERRADO
O poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, desde que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas.
ERRADO! Não é necessário o controle individual ou em conjunto.
No que consiste ad demonstrações consolidadas?
As demonstrações contábeis de um grupo econômico, em que ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica.
No que consiste o método da equivalência patrimonial?
Método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida.
CERTO OU ERRADO
As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida.
CERTO!
No que consiste um negócio em conjunto?
Um negócio do qual duas ou mais partes tem controle conjunto.
Qual a definição de controle conjunto?
Compartilhamento, contratualmente convencionado, do controle de negócio, que existe somente quando decisões sobre as atividades relevantes exigem o
consentimento unânime das partes que compartilham o controle.
No que consiste um empreendimento controlado em conjunto?
Um acordo conjunto por meio do qual as partes, que detêm o controle em conjunto do acordo contratual, têm direitos sobre os ativos líquidos desse acordo.
Qual outra expressão (nome) dada a “empreendimento controlado em conjunto”?
Joint venture.
No que consiste um investidor conjunto?
Uma parte de um empreendimento controlado em conjunto (joint venture) que tem o controle conjunto desse empreendimento.
Qual outra expressão (nome) dada ao investidor em conjunto?
Joint venturer.
PARA FIXAR
O Método da Equivalência Patrimonial é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida.
No que consiste uma entidade coligada?
A entidade sobre a qual o investidor tem influência significativa.
Quando presume-se que o investidor tenha influência significativa?
Quando o investidor mantém direta ou indiretamente (por meio de controladas, por exemplo), vinte por cento ou mais do poder de voto da investida, a menos que possa ser claramente demonstrado o contrário.
CERTO OU ERRADO
Se o investidor detém, direta ou indiretamente, menos de vinte por cento do poder de voto da investida, ele não possui influência significativa sobre ela.
ERRADO! Presume-se que ele não tem influência significativa, mas ele pode ter se essa influência possa ser claramente demonstrada.
CERTO OU ERRADO:
A propriedade substancial ou majoritária da investida por outro investidor não necessariamente impede que um investidor tenha influência significativa sobre ela.
CERTO! Mesmo se outro investidor tiver parte majoritária, outro investidor ainda pode ter influência significativa.
PARA FIXAR
A presunção de influência significativa é relativa, ou seja, a investidora pode ser titular de mais de 20% do capital votante da investida e não ter influência significativa e ser titular de menos de 20% do capital votante da investida e ter influência significativa.
CERTO OU ERRADO:
Influência significativa é o poder de participar exclusivamente das decisões sobre políticas financeiras de uma investida mas sem que haja o controle individual ou conjunto.
ERRADO! É o poder de participar das decisões políticas financeiras e operacionais.
QUESTÃO DE PROVA
Para fins de contabilização dos investimentos em coligadas e em controladas pelo método de equivalência patrimonial, considera-se o critério de influência significativa. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa correta.
a) A influência significativa define-se da mesma forma que o critério de relevância, ou seja, investimentos cujo valor contábil, em conjunto, seja maior que 15% do patrimônio líquido da investidora.
b) A influência significativa é presumida em participações acima de 20% na coligada ou controlada, mas pode-se reconhecer um investimento pelo método de equivalência patrimonial com participação inferior a esse percentual.
c) Todo investimento em coligadas ou em controladas superior a 20% será obrigatoriamente reconhecido pelo método de equivalência patrimonial.
d) A influência significativa define-se objetivamente. Portanto, se a participação na coligada ou controlada é superior a 20%, então, necessariamente, está caracterizada a influência significativa.
e) O critério de relevância é determinante para fins de aplicação do método de equivalência patrimonial.
b) A influência significativa é presumida em participações acima de 20% na coligada ou controlada, mas pode-se reconhecer um investimento pelo método de equivalência patrimonial com participação inferior a esse percentual.
o critério de influência significativa é relativo
PARA FIXAR
O CPC 18 informa que a existência de influência significativa por investidor geralmente é evidenciada por uma ou mais das seguintes formas:
a) representação no conselho de administração ou na diretoria da investida;
b) participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições;
c) operações materiais entre o investidor e a investida;
d) intercâmbio de diretores ou gerentes;
e) fornecimento de informação técnica essencial.
No que consiste uma entidade controlada?
A entidade, incluindo aquela não constituída sob a forma de sociedade tal como uma parceria, na qual a controladora, diretamente ou por meio de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.
O que é necessário para que ocorra o controle da controladora na investida?
A investidora (controladora) tem que ter, direta ou indiretamente, mais de 50% das ações com direito a voto da investida (controlada).
O capital social de uma companhia pode ser formado por meio de que tipo de ações?
Ações preferenciais (que não tem direito a voto) e por ações ordinária (que tem direito a voto).
Capital Votante: ações ordinárias
Capital Não Votante: ações preferenciais
Qual o percentual máximo de ações preferenciais em uma entidade?
50% do capital social.
Qual o percentual mínimo de ações ordinárias em uma entidade?
50% do capital social.
Quando uma investidora possui o controle direto?
Quando a investidora é proprietária de mais de 50% do capital votante da investida.
Quando a investidora possui o controle indireto?
Quando a investidora exerce o controle de uma companhia por meio de outra companhia, que é controlada por essa investidora.