Políticas Contábeis, Mudanças de Estimativas e Retificação de Erro Flashcards
PARA FIXAR
O CPC 23 tem dois objetivos básicos:
- melhorar a relevância e a confiabilidade das demonstrações contábeis da entidade; e
- permitir sua comparabilidade ao longo do tempo com as demonstrações.
CERTO OU ERRADO:
Os efeitos tributários de retificação de erros de períodos anteriores e de ajustes retrospectivos feitos para a aplicação de alterações nas políticas contábeis são contabilizados e divulgados de acordo com o CPC 23.
ERRADO! Deve ser de acordo com o CPC 32 – Tributos sobre o Lucro.
Qual a definição de políticas contábeis?
São os princípios, as bases, as convenções, as regras e as práticas específicas aplicados pela entidade na elaboração e na apresentação de demonstrações contábeis.
CERTO OU ERRADO:
A legislação societária e os próprios CPCs oferecem mais de uma opção para a empresa com relação às políticas contábeis e a empresa, em algum momento, poderá alterá-la.
CERTO!
No que consiste a “Mudança na estimativa contábil”?
Ajuste nos saldos contábeis de ativo ou passivo ou nos montantes relativos ao consumo periódico de ativo, que decorre da avaliação da situação atual e das obrigações e dos benefícios futuros esperados associados aos ativos e passivos.
As alterações nas estimativas contábeis decorrem de que?
Nova informação ou inovações.
se surgir uma nova tecnologia na manutenção de um equipamento e essa tecnologia aumentar sua vida útil econômica originalmente estimada, a alteração das taxas de depreciação é uma mudança de estimativa.
Alterações na estimativa contábil pode ser considerada retificação de erro?
NÃO!! Não há erro, apenas mudanças devido à nova informação ou inovações.
No que consiste a “omissão material ou incorreção material”?
A omissão ou a informação incorreta que puder,
individual ou coletivamente, influenciar as decisões econômicas que os usuários das demonstrações contábeis tomam com base nessas demonstrações.
A materialidade da omissão material ou incorreção material depende de que fatores?
Da natureza e da dimensão da omissão ou da informação incorreta julgada à luz das circunstâncias às quais está sujeita. A natureza ou a dimensão do item, ou a combinação de ambas, pode ser o fator determinante.
No que consistem os “erros de períodos anteriores”?
Omissões e incorreções nas demonstrações contábeis da entidade de um ou mais períodos anteriores decorrentes da falta de uso, ou uso incorreto, de informação confiável que:
a) estava disponível quando da autorização para divulgação das demonstrações contábeis desses períodos; e
b) pudesse ter sido razoavelmente obtida e levada em consideração na elaboração e na divulgação dessas demonstrações contábeis.
PARA FIXAR
Os “Erros de períodos anteriores” incluem os efeitos de erros matemáticos, erros na aplicação de políticas contábeis, descuidos ou interpretações incorretas de fatos e fraudes.
No que consiste uma “Aplicação retrospectiva”?
Aplicação de nova política contábil a transações, a outros eventos e a condições, como se essa política tivesse sido sempre aplicada.
É como se a política contábil que está sendo alterada já fosse aplicada no período anterior
PARA FIXAR
A aplicação retrospectiva refere-se a ajustes de transações e eventos passados.
Nesse caso a empresa deve ajustar o estoque inicial utilizando o custo médio desde o final do exercício anterior como se esse método tivesse sido sempre aplicado (aplicação retrospectiva).
No que consiste uma “Reapresentação retrospectiva”?
Correção do reconhecimento, da mensuração e da divulgação de valores de elementos das demonstrações contábeis, como se um erro de períodos anteriores nunca tivesse ocorrido.
No que consiste uma aplicação impraticável de requisito?
Quando a entidade não pode aplica-lo depois de ter feito todos os esforços razoáveis nesse sentido.
Para um período anterior em particular, é impraticável aplicar retrospectivamente a mudança em política contábil ou fazer a reapresentação retrospectiva para corrigir um erro em que circunstâncias?
a) Se os efeitos da aplicação retrospectiva ou da reapresentação retrospectiva não puderem ser determinados;
b) Se a aplicação retrospectiva ou a reapresentação retrospectiva exigir premissas baseadas no que teria sido a intenção da Administração naquele momento passado; ou
c) Se a aplicação retrospectiva ou a reapresentação retrospectiva exigir estimativas significativas de valores e se for impossível identificar objetivamente a informação sobre essas estimativas que:
i) proporciona evidências das circunstâncias que existiam à data em que esses valores deviam ser reconhecidos, mensurados ou divulgados; e
ii) estaria disponível quando as demonstrações contábeis desse período anterior tiveram autorização para divulgação.
No que consiste a aplicação prospectiva de mudança em política contábil e de reconhecimento do efeito de mudança em estimativa contábil?
1) a aplicação da nova política contábil a transações, a outros eventos e a condições que ocorram após a data em que a política é alterada; e
2) o reconhecimento do efeito da mudança na estimativa contábil nos períodos corrente e futuro afetados pela mudança
PARA FIXAR
Segundo o CPC 23, a entidade deve selecionar e aplicar suas políticas contábeis uniformemente para transações semelhantes, outros eventos e condições, a menos que Pronunciamento, Interpretação ou Orientação especificamente exija ou permita a classificação de itens para os quais possam ser aplicadas diferentes políticas. Se um Pronunciamento, Interpretação ou Orientação exigir ou permitir tal classificação, uma política contábil apropriada deve ser selecionada e aplicada uniformemente para cada categoria.
PARA FIXAR
Regra: a entidade deve selecionar e aplicar suas políticas contábeis uniformemente para
transações semelhantes, outros eventos e condições;
Exceção: quando um Pronunciamento, Interpretação ou Orientação especificamente exija ou permita a classificação de itens para os quais possam ser aplicadas diferentes políticas
Nos termos do CPC 23, quando a entidade deve alterar uma política contábil?
Somente se for exigida por Pronunciamento, Interpretação ou Orientação ou resultar em informação confiável e mais relevante nas demonstrações contábeis sobre os efeitos das transações, outros eventos ou condições acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho ou dos fluxos de caixa da entidade.
não são critérios cumulativos, mas independentes. Assim, se a mudança for exigida por um CPC, não há necessidade dessa mudança resultar em informação confiável e mais relevante
PARA FIXAR
As políticas contábeis, em regra, devem ser mantidas ao longo do tempo tendo em vista que os usuários das demonstrações contábeis devem ter a possibilidade de comparar as demonstrações contábeis da entidade ao longo do tempo para identificar tendências na sua posição patrimonial e financeira, no seu desempenho e nos seus fluxos de caixa.
Segundo o CPC 23, quais situações que não constituem mudanças nas políticas contábeis?
1) A adoção de política contábil para transações, outros eventos ou condições que difiram em essência daqueles que ocorriam anteriormente; e
2) A adoção de nova política contábil para transações, outros eventos ou condições que não ocorriam anteriormente ou eram imateriais.
As alterações (mudanças) nas Políticas Contábeis devem ter aplicação prospectiva ou retrospectiva?
Retrospectiva, a não ser que isso seja impraticável.
PARA FIXAR
Procedimento em caso de aplicação retrospectiva decorrentes de mudanças nas políticas contábeis (regra)
A entidade deve ajustar o saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido afetado para o período anterior mais antigo apresentado e os demais montantes comparativos divulgados para cada período anterior apresentado, como se a nova política contábil tivesse sempre sido aplicada.
O valor do ajuste resultante, relacionado com períodos anteriores aos apresentados nas demonstrações contábeis, é registrado no saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido afetado do período anterior mais antigo apresentado. Geralmente, o ajuste é registrado em Lucros ou Prejuízos Acumulados.