Demonstrações Consolidadas Flashcards
Demonstrações Contábeis Consolidadas são aquelas resultantes da:
agregação das demonstrações contábeis de duas ou mais entidades, das quais uma tem o controle direto ou indireto sobre a(s) outra(s).
CERTO OU ERRADO
O objetivo da consolidação é apresentar as demonstrações contábeis de duas ou mais empresas como se fossem as demonstrações de apenas uma entidade.
CERTO!
Art. 249. A companhia aberta que tiver (1) em sociedades controladas deverá elaborar e divulgar, juntamente com suas demonstrações financeiras, (2) nos termos do artigo 250.
Art. 249. A companhia aberta que tiver investimentos em sociedades controladas deverá elaborar e divulgar, juntamente com suas demonstrações financeiras, demonstrações consolidadas nos termos do artigo 250.
antigamente era necessário mais de 305 em investimentos mas não é mais aplicado
Parágrafo único. A Comissão de Valores Mobiliários poderá expedir normas sobre as
sociedades cujas demonstrações devam ser abrangidas na consolidação, e:
a) determinar a inclusão de sociedades que, embora não controladas, sejam financeira ou administrativamente (1) da companhia;
b) autorizar, em casos especiais, a (2) de uma ou mais sociedades controladas.
Parágrafo único. A Comissão de Valores Mobiliários poderá expedir normas sobre as
sociedades cujas demonstrações devam ser abrangidas na consolidação, e:
a) determinar a inclusão de sociedades que, embora não controladas, sejam financeira ou administrativamente dependentes da companhia;
b) autorizar, em casos especiais, a exclusão de uma ou mais sociedades controladas.
ATENÇÃO: financeiramente ou administrativamente
Art. 250. Das demonstrações financeiras consolidadas serão excluídas:
I - as (1) de uma sociedade em outra;
II - os (2) de quaisquer contas entre as sociedades;
III – as parcelas dos (3), dos (4) ou (5) e do custo de (6) ou do (7) que corresponderem a resultados, ainda não realizados, de negócios entre as sociedades.
Art. 250. Das demonstrações financeiras consolidadas serão excluídas:
I - as participações de uma sociedade em outra;
II - os saldos de quaisquer contas entre as sociedades;
III – as parcelas dos resultados do exercício, dos lucros ou prejuízos acumulados e do custo de estoque ou do ativo não circulante que corresponderem a resultados, ainda não realizados, de negócios entre as sociedades.
§ 1º A participação dos acionistas não controladores no patrimônio líquido e no lucro do exercício será destacada, respectivamente, no:
balanço patrimonial e na demonstração do resultado do exercício.
§ 2o A parcela do custo de aquisição do investimento em controlada, que não for absorvida na consolidação, deverá ser mantida no (1), com dedução da (2) já comprovadas, e será objeto de (3).
§ 2o A parcela do custo de aquisição do investimento em controlada, que não for absorvida na consolidação, deverá ser mantida no ativo não circulante, com dedução da provisões para perda já comprovadas, e será objeto de notas explicativas.
§ 3º O valor da participação que exceder do custo de aquisição constituirá parcela (1) dos resultados de exercícios (2) até que fique comprovada a existência de (3).
§ 3º O valor da participação que exceder do custo de aquisição constituirá parcela destacada dos resultados de exercícios futuro até que fique comprovada a existência de ganhos efetivos.
§ 4º Para fins deste artigo, as sociedades controladas, cujo exercício social termine mais de (1) antes da data do encerramento do exercício da companhia, elaborarão, com observância das normas desta Lei, demonstrações financeiras extraordinárias em data compreendida nesse prazo.
§ 4º Para fins deste artigo, as sociedades controladas, cujo exercício social termine mais de 60 dias antes da data do encerramento do exercício da companhia, elaborarão, com observância das normas desta Lei, demonstrações financeiras extraordinárias em data compreendida nesse prazo.
CERTO OU ERRADO
A entidade que seja controladora deve apresentar demonstrações consolidadas.
CERTO!
CERTO OU ERRADO
As demonstrações para consolidação devem ter a mesma data.
CERTO!
As demonstrações para consolidação devem ter a mesma data, sendo aceitável uma diferença de prazo de (1). Se ultrapassar esse prazo, a controlada deve emitir (2), para a consolidação.
As demonstrações para consolidação devem ter a mesma data, sendo aceitável uma diferença de prazo de 60 dias. Se ultrapassar esse prazo, a controlada deve emitir demonstrações extraordinárias, para a consolidação.
Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de (1), em que os (2), (3), (4), (5), (6) e (7) da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma (8).
Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de grupos econômicos, em que os ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica.
Um investidor controla a investida quando está exposto a, ou tem direitos sobre, (1) decorrentes de seu envolvimento com a investida e tem a capacidade de afetar esses retornos por meio de seu (2) sobre a investida.
Um investidor controla a investida quando está exposto a, ou tem direitos sobre, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida e tem a capacidade de afetar esses retornos por meio de seu poder sobre a investida.
Entidade de investimento é a entidade que:
(a) obtém recursos de um ou mais investidores com o intuito de prestar a esses investidores serviços de (2);
(b) se compromete com os seus investidores no sentido de que seu propósito comercial é investir recursos exclusivamente para (3), (4) ou (5); e
(c) mensura e avalia o desempenho de substancialmente todos os seus investimentos com base no (6).
Entidade de investimento é a entidade que:
(a) obtém recursos de um ou mais investidores com o intuito de prestar a esses investidores serviços de gestão de investimentos;
(b) se compromete com os seus investidores no sentido de que seu propósito comercial é investir recursos exclusivamente para retornos de capital, receita de investimentos ou ambos; e
(c) mensura e avalia o desempenho de substancialmente todos os seus investimentos com base no valor justo.
CERTO OU ERRADO
Tomador de decisões entidade com direitos de tomada de decisões que seja principal ou agente de outras partes.
CERTO!
Grupo econômico é a:
controladora e todas as suas controladas.
Controladora é uma entidade que:
controla uma ou mais controladas.
Participação de não controlador é a parte do patrimônio líquido da controlada não atribuível, direta ou indiretamente, à:
controladora.
ou seja, é aquilo que não pertence à controladora, direta ou indiretamente.
Poder são (1) existentes que dão a capacidade atual de (2) as atividades relevantes.
Poder são direitos existentes que dão a capacidade atual de dirigir as atividades relevantes.
Atividades relevantes para os fins deste Pronunciamento, são atividades da investida que:
afetam significativamente os retornos da investida.
Direitos de proteção são direitos destinados a proteger o interesse da parte que (1), sem dar a essa parte (2) sobre a entidade à qual esses direitos se referem.
Direitos de proteção são direitos destinados a proteger o interesse da parte que o detém, sem dar a essa parte poder sobre a entidade à qual esses direitos se referem.
Direitos de destituição são direitos de privar o (1) de sua autoridade de (2).
Direitos de destituição são direitos de privar o tomador de decisões de sua autoridade de tomada de decisões.
As demonstrações contábeis da controladora e de suas controladas utilizadas na elaboração das demonstrações consolidadas devem ter a mesma data-base. Quando o final do período das demonstrações contábeis da controladora for diferente do da controlada, a controlada deve elaborar, para fins de consolidação, (1) de mesma data que as demonstrações contábeis da controladora para permitir que esta consolide as informações contábeis da controlada, a menos que seja (2) fazê-lo.
As demonstrações contábeis da controladora e de suas controladas utilizadas na elaboração das demonstrações consolidadas devem ter a mesma data-base. Quando o final do período das demonstrações contábeis da controladora for diferente do da controlada, a controlada deve elaborar, para fins de consolidação, informação contábil adicional de mesma data que as demonstrações contábeis da controladora para permitir que esta consolide as informações contábeis da controlada, a menos que seja impraticável fazê-lo.
As demonstrações devem ter a mesma data base. Se necessário, a controlada deve elaborar informações contábeis adicionais, para possibilitar que a controladora efetue a consolidação.
Se isso for impraticável, a controladora deve utilizar as (1) da controlada, sendo que a diferença de data entre as demonstrações não pode ser superior a (2). A duração dos períodos abrangidos nas demonstrações devem ser (3).
As demonstrações devem ter a mesma data base. Se necessário, a controlada deve elaborar informações contábeis adicionais, para possibilitar que a controladora efetue a consolidação.
Se isso for impraticável, a controladora deve utilizar as demonstrações contábeis mais recentes da controlada, sendo que a diferença de data entre as demonstrações não pode ser superior a 2 meses. A duração dos períodos abrangidos nas demonstrações devem ser os mesmos.
Se uma empresa fechar o balanço em novembro e outra em dezembro, na consolidação, a empresa que fecha em novembro deve usar (1) nas demonstrações.
Se uma empresa fechar o balanço em novembro e outra em dezembro, na consolidação, a empresa que fecha em novembro deve usar 12 meses nas demonstrações.